Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Rock n’roll: como aprender essa dança?

De Fernanda, publicado dia 08/11/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como aprender a dançar o rock?

Impossível dissociar o rock dos grandes nomes da música como Elvis Presley. Aquele famoso movimento dos seus quadris chocou toda uma geração! Tanto que a revista Times Magazine publicou:

Se ele fizesse isso na rua, nós o prenderíamos!

Seu jeito de mexer as pernas, no entanto, ajudou a mudar a história da dança. A dança rock ainda é uma das mais populares hoje em dia. Dar os passos certos e balançar o corpo é fundamental na pista de dança!

Você sempre sonhou em aprender e dançar bem o rock n’roll? Tem inveja daqueles casais que dão piruetas e giram ao som de Rock around the clock?

Nesse artigo você encontra todas nossas dicas para chegar lá. Sozinho, em dupla ou numa aula em grupo… Descubra o básico para aprender esta dança que faz chacoalhar o esqueleto!

Quais são os diferentes tipos de rock para dançar?

Onde aprender a dançar rock n roll? O rock enfeitiça dançarinos de todas as idades.

Antes de mais nada, é importante esclarecer sobre o estilo de dança em questão. O rock, na verdade, abrange vários tipos de danças. E cada uma dela utiliza um número de passos e certas coreografias (mais ou menos agitadas) para se expressar.

Dançar o rock dos anos 40-50-60 vai além do que mexer o seu corpo conforme a música. É também cultura, história e até um estilo de se vestir!

Mas quando e como essa dança apareceu?

Entre 1920 e 1930, após o surgimento do jazz e depois de ele se tornar uma música popular norte-americana, as pessoas começaram a incorporar outros estilos, usando como base o Charleston e o Break Away. Isso passa a formar a dança própria do jazz das big bands. Na década de 1950, uma nova dança surgia em paralelo e estava buscando uma denominação. Inicialmente foi desenvolvida e nomeada como Lindy Hop, East Coast Swing, West Coast Swing e Jitterbug. É possível conferir essas referências em diversos filmes da época, como “Ao Balanço das Horas” (1956); “Ritmo Alucinante” (1956); “Mocidade Indomável” (1957); “Carnival Rock” (1957) e “Rock, Rock, Rock” (1957).

Foi nessa época que música e moda se fundiram e criaram um novo estilo: o rockabilly. O rockabilly vem do jive, e o jive vem do Lindy Hop. O conceito nasceu da união das palavras rock e hillbily, que era como as pessoas se referiam à música country na época.

Hoje, podemos diferenciar basicamente dois estilos de dança rock n’roll, e que são confundidos com frequência.

  • Jive rock: É uma mistura de rock, boogie woogie e swing afro-americano nascida nos anos 40. É uma dança muito rápida e está presente em muitas competições; no entanto, é sempre a última a ser apresentada por ser extremamente cansativa. É necessário um alto grau de preparo físico! Para se ter uma ideia, o Lindy Hop tradicional, por exemplo, é dançado em 6 e 8 tempos. Apesar disso, o básico do jive é bem controlado e se dá em grupos de seis passos, que são fáceis de aprender e dominar. Uma dupla dançando jive apresenta grande agilidade, mas a dança não tem passos acrobáticos. É um ritmo cheio de dinamismo, alegria e muita técnica. Depois que o estilo jive chegou no Brasil, acabou integrando também outros estilos e passos, sobretudo de danças latinas, o que o fez atenuar um pouco da forma tradicional americana.
  • Rockabilly: o rockabilly, por sua vez, nada mais é que uma vertente musical típica dos anos 50, com influência principalmente do hillbilly, do country e do rhythm & blues. Entre os principais músicos estão: Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Buddy Holly, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette. Muitas pessoas ainda confundem a dança jive rock com rockabilly. Na verdade, quando falam de dançar rockabilly, estão se referindo ao jive rock adaptado à cultura brasileira e ritmos latinos. Mais recentemente surgiu o Rockabilly Revival, com Robert Gordon, The Polecats, Crazy Cavan. Há ainda o Neo Rockabilly, representado pelo grupo Stray Cats, que marca outro período na transição das décadas de 80 e 90 e que possui como referências as bandas Matchbox, Restless, Deltas, Long Tall Texans, Guana Batz, entre outros.

Selecionamos alguns vídeos que podem inspirá-lo a aprender a dançar o jive rock ou o rockabilly!

Aprenda a dançar rock fazendo aulas

Para aprender a dançar o rock em pouco tempo, o ideal é contratar um professor particular de dança. Você também pode fazer um curso de rock intensivo para aprender o básico ou fazer aulas em uma escola a longo prazo. A prática regular em uma instituição especializada pode contribuir para que você evolua rapidamente.

Adquirir desde o começo boas bases técnicas é essencial para aprender a dançar o rock e passar do nível iniciante ao nível intermediário em pouco tempo. Uma vez que os passos básicos foram adquiridos e alguns passos mais elaborados aprendidos, você poderá dançar facilmente e continuar a progredir, afirmando seu estilo pouco a pouco.

Como vimos, o rock tem inúmeras passagens e variações. Todos podem adicionar um toque pessoal para aperfeiçoar seu estilo.

Para começar a fazer suas aulas de dança de rockabilly, rock ou jive rock, você pode pesquisar perto de você:

  • Escolas de dança especializadas;
  • Uma associação de dança que ofereça aulas de dança de salão e rock n’ roll,
  • Professores de dança particulares.

Fazer aulas de rock numa escola de dança faz com que você desfrute desses encontros em grupo numa atmosfera amigável.

Esta é uma boa solução se você quiser fazer aulas durante todo o ano e praticar dança regularmente.

Como aprender a dançar rock n roll. O rockabilly ainda é uma febre ao redor do mundo inteiro. E você, já sabe qual é o primeiro passo?

Se você pretende realizar aulas com um objetivo específico, como participar de um concurso de dança, treinar para uma festa ou um baile especial ou até mesmo se tornar um dançarino profissional deste estilo, procure referências de escolas mais profissionalizantes ou associadas a instituições ou universidades de dança ou de música.

Para aprender a dançar sem ter objetivos muitos específicos ou simplesmente para se divertir, as aulas de dança particulares talvez sejam a melhor opção. Com um professor particular, você vai progredir no seu próprio ritmo e vai seguir um programa adaptado às suas necessidades pessoais.

Por exemplo, no Superprof, você consegue encontrar perfis diversificados de professores de dança de salão nas mais diversas cidades brasileiras.

As taxas variam em função do perfil do professor, mas também do aluno. Você pode encontrar aulas muito caras e outras bem mais acessíveis. Em todo caso, no portal, geralmente os professores oferecem a primeira aula gratuitamente.

As tarifas horárias variam de 75 a 150 reais. Alguns professores podem se deslocar até a sua casa, outros já oferecem aulas em seu próprio estúdio de dança.

Como aprender a dançar sozinho?

Você quer aprender a dançar rock, mas prefere fazer isso sozinho?

Também é possível aprender a dançar sem precisar recorrer às famosas aulas de zumba online. Para isso, você tem várias possibilidades, que também podem ajudá-lo nesse processo:

  • Procure na sua família ou na sua rede social: pense com atenção, você com certeza conhece alguém no seu círculo de amigos ou parentes que dance bem. Você pode entrar em contato com essa pessoa e conversar mais sobre essa atividade.
  • Você também pode aprender a dançar em casa graças aos milhares de sites especializados e vídeos disponíveis no Youtube e Dailymotion. Na internet, é muito fácil encontrar tutoriais para dançar todos os estilos de música. A maioria deles é elaborada por profissionais da dança. Você com certeza vai encontrar orientações didáticas e ilustrativas para todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado. Você também pode acessar os sites de formação online de dança, como o portal elaborado pelo Festival de Dança de Joinville.
  • Participe de noites de rock: para aprender a dançar, você tem que praticar. Nada melhor do que ir a uma festa dançante, um baile ou uma balada para aprender a mexer o esqueleto! Você vai progredir rapidamente e colocar em prática os passos que aprendeu por meio dos vídeos tutoriais em casa. Se você tem bons parceiros de dança, pode unir o útil ao agradável!
  • Fazer o download de um aplicativo para celular ou tablet também pode lhe ajudar a praticar e treinar os seus passos de dança de onde você estiver; esse é o caso do Map Dance, um aplicativo que ajuda a encontrar facilmente os lugares para dançar de acordo do local onde você estiver.

Como dançar rock n roll. O jeito de dançar de Elvis mexeu com uma geração! Você sabia que quando ele apareceu na televisão, em rede nacional, no programa de Ed Sullivan, no qual já tinha sido muito criticado, o movimento do rebolado foi censurado? Isso mesmo! O artista dançava, mas câmeras mostravam apenas da cintura para cima!!

Para aprender a dançar o jive rock ou o rockabilly ou a dança de salão, todos os métodos são válidos. O importante é associar todos os recursos disponíveis que você tem e, sobretudo praticar!

A paixão pela dança talvez o leve a variar os estilos… Quem sabe você não decida também aprender a dançar o tango argentino, fazer aulas de zumba, a valsa, o forró, o hip hop, o ballet ou a salsa?

Ou, será que você quer experimentar o rockabilly para fazer acrobacias incríveis e participar de uma competição para valer?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,33 sob 5 de 3 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar