Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba tudo sobre as regras gramaticais do inglês

De Joseane, publicado dia 13/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Aprenda a gramática inglesa

Aprender uma língua estrangeira é uma necessidade nos dias atuais. No entanto, quando se trata do inglês essa necessidade se torna quase que uma obrigação. Isso por que o inglês tem sido solicitado cada vez mais em diferentes áreas profissionais. Infelizmente, o número de brasileiros que possuem fluência em inglês é bem baixo. Pesquisas apontam que somente 3% da população brasileira possui fluência em inglês, como relatado neste artigo publicado pela revista Exame.

Não falar inglês pode ser um grande empecilho sobretudo na vida profissional, impedindo que o envolvido evolua na sua profissão e ocupe cargos exponenciais.

A língua é tão importante que uma pesquisa da consultoria Robert Half, em parceria com a Education First, revelou que para 80% dos 100 diretores de recursos humanos entrevistados a fluência em inglês é essencial para assumir cargos exponenciais. Exame, 18 de Abril 2017

Mas por que o brasileiro não fala inglês?

Dentre uma variedade de razões, a gramática da língua aparece como uma vilã. Vista por muitos alunos como algo “chato e complicado”, estudar a gramática do inglês é essencial para o progresso no idioma.

Atualmente, falar inglês é indispensável sobretudo no mundo dos negócios.

Não adianta encontrar desculpas como falta de tempo, idade avançada, falta de paciência…se você deseja evoluir na sua vida profissional, conquistar uma vaga de trabalho em uma multinacional, trabalhar em um país estrangeiro, estudar no exterior, viajar para fora do Brasil entre outros…você terá que falar inglês.

Para começar a sua odisseia, saiba como escolher um bom material de estudo de inglês.

Como escolher um bom livro para estudar inglês

Aprender a gramática faz parte do aprendizado de toda e qualquer língua estrangeira e não seria diferente com o inglês.

A gramática permite compreender as regras que regem uma língua e, consequentemente, o seu funcionamento.

Aprenda as regras gramaticais do inglês A gramática é essencial, use sem moderação!

Construção de frases, uso da pontuação, uso dos verbos… fazem parte do aprendizado de base de toda língua, possível através do estudo da gramática.

Porém, muitas vezes, o termo gramática causa embrulho no estômago do aluno que vêem a mesma com um certo receio e até medo. Esse julgamento é passado entre os alunos e já virou uma espécie de “vírus” entre os estudantes de línguas que repetem: “a gramática é difícil”.

Mas não é bem assim! É possível aprender a gramática do inglês sem usar a gramática propriamente dita… Um bom material de inglês consegue abordar a gramática de forma fluída e inserida em um contexto de uso, o que torna o aprendizado do inglês mais prático e fácil.

Como escolher o seu material de inglês?

Um bom material para estudar inglês deve ser completo, abordar a gramática e, claro, ser adaptado ao seu nível. Fazer um teste de inglês é super importante antes de investir em seu livro de inglês.

No mais, um bom material de inglês deve atender as suas expectativas e necessidades. É importante saber se situar: Quer aprender inglês para negócios? melhorar o seu vocabulário? melhorar a sua compreensão oral ou escrita?

Delimitar as suas necessidades é importante para encontrar o melhor material de inglês para o seu perfil.

A melhor maneira de dominar a gramática do inglês

Aprender inglês não é fácil mas também não é tão complicado assim. Algumas astúcias podem te ajudar a aprender inglês mais rapidamente…

Aprenda inglês se divertindo

A melhor forma de aprender inglês é certamente encontrando uma maneira divertida para aprender. Parece impossível? Pois saiba que dá sim para aprender inglês enquanto se diverte. Para tanto, é preciso que você se pergunte como você aprende, qual método funciona para você?

Fale inglês fluente Ouça suas músicas favoritas em inglês!

Você é do tipo “bom de ouvido” que aprende escutando? ouça músicas em inglês! Monte sua playlist favorita e preste atenção na letra, reescreva-a, faça anotações, busque o significado das palavras que você não conhece…você também pode escolher acompanhar um canal de TV em inglês, ouvir a rádio em inglês utilizando um aplicativo, ver filmes em inglês… a lista de possibilidades é bem grande!

Agora se você é mais visual, aposte nos livros de contos em inglês, assine um jornal inglês online…

Aprenda inglês praticando

Praticar inglês é imprescindível para que você consolide os seus conhecimentos na língua. Você pode praticar com um amigo que esteja aprendendo inglês ou até mesmo com um nativo de inglês. Existe hoje no mercado uma variedade de aplicativos cujo objetivo é a troca linguística. Você pode se conectar com pessoas do mundo inteiro que estão dispostas a ensinar a sua língua materna e aprender uma língua estrangeira. Vale muito a pena!

Peça ajuda a um professor particular de inglês

Se você se sente enferrujado e gostaria de atualizar os seus conhecimentos de inglês com alguém que manja dos paranauês, contacte um professor particular de inglês. Ele ou ela já esteve na mesma situação que você e saberá te passar os “bizus” para que você evolua rapidamente no inglês.

Como entender a gramática da língua inglesa?

Você já se ligou que para ficar fluente em inglês terá que estudar a gramática da língua nê? Então confira algumas dicas que te ajudarão a assimilar facilmente as regras gramaticais do inglês.

Não coloque barreiras, esqueça as desculpas

Muitas pessoas enfrentam dificuldade para aprender inglês pois eles costumam criar bloqueios com relação a sua capacidade em aprender a língua; Alguns se dizem muitos velhos, outros impacientes, outros se acham pouco inteligentes, as desculpas são as mais variadas…

Como aprender inglês sozinho Qual desculpa você usa para alimentar a sua preguiça de estudar?

Se você quer passar pela fase inicial do aprendizado de inglês evite se colocar barreiras. Aprender inglês é possível e você vai conseguir.

Dedique tempo para aprender inglês

Você decidiu que quer se tornar fluente em inglês? Se invista na sua decisão e dedique um pouco do seu dia ao aprendizado da gramática e das regras do inglês. Estudando apenas trinta minutos por dia você consegue aprender inglês. Tenha foco e você verá o resultado.

Seja organizado e estude com empenho

Entender a gramática da língua inglesa se torna fácil se você se dedicar ao seu aprendizado. Organize o seu tempo, o seu material de estudo, desenvolva um técnica de aprendizado que funcione para você!

Os tempos verbais na língua inglesa…

Ta aí um assunto chatinho do inglês. O uso dos verbos em inglês causa um certo nó no raciocínio dos brasileiros pois os anglófonos possuem umas regra gramaticais bem especiais com relação ao uso dos verbos.

Seja no presente, no passado ou no futuro, os ingleses possuem uma forma de conjugação dita “simples” e uma segunda chamada “contínuo”, esta última sendo fonte de discórdia entre professores e alunos (risos).

  • Para formar o presente simples, adiciona-se um -s nas terceiras pessoas do singular.
  • O passado se forma com a adição da partícula -ed ao verbo.
  • Para formar o futuro, adiciona-se will antes do verbo.

Para formar o presente, passado e futuro contínuo a fórmula é BE + base do verbo +ING =  I am sleeping – I ll be going

A melhor forma de consolidar o seu conhecimento sobre o uso dos verbos em inglês é praticando a sua expressão oral.

Gramática do inglês para o TOEIC

O TOEIC é um dos testes de maior reconhecimento mundial, sendo feito anualmente por mais de 5 milhões de pessoas. O foco desse teste é avaliar o nível de inglês de um falante em contexto profissional.

Descubra os benefícios de falar inglês Possuir fluência em inglês é um “up” para o currículo

Muitas empresas solicitam o resultado da prova do TOEIC antes de fazer as suas contratações, por essa razão cada vez mais pessoas tem se dedicado ao aprendizado do inglês para negócios.

No TOEIC não há questões específicas sobre as regras da gramática inglesa, conjugação, etc…Mas é preciso que o candidato possua uma excelente base e esteja preparado para compreender os textos e a aplicação da língua inserida em um dado contexto.

A melhor forma de se preparar para o TOEIC é praticando todas as competências:

  • Compreensão oral
  • Compreensão escrita
  • Expressão oral
  • Expressão escrita

Saiba mais sobre a prova do TOEIC, aqui.

Exercícios de gramática inglesa

Por último mas não menos importante: faça muitos exercícios de gramática inglesa. Responder exercícios ajuda a manter o cérebro focado em determinado assunto. Essa técnica ajuda a consolidar o conhecimento adquirido sobre um dado conteúdo além, é claro, de permitir que o aluno melhore as suas competências linguísticas.

Para progredir na língua inglesa é preciso praticar bastante, tanto a compressão quanto a expressão oral e escrita. Fazer exercícios ajudará a atingir o objetivo de ser fluente em inglês.

O livro de exercícios ou workbook  como é conhecido pelo seu termo em inglês, geralmente acompanha o kit de material de estudo de inglês. Se você preferir, é possível encontrar uma grande variedade de material online.

Alguns aplicativos disponibilizam a lição e a lista de atividades correlatas, alguns desenvolveram um conceito de jogo onde, cada vez que o aluno responde corretamente às questões ele ganha o direito de passar para a lição seguinte.

Dessa forma, conclui-se que dá sim para aprender inglês de forma divertida e fluída.

Aliás, vai começar quando o seu curso de inglês com professor particular?

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar