Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Trabalhando a sua fluência em inglês para entrevista de emprego

De Myla, publicado dia 13/05/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Como ser fluente na língua inglesa no mercado de trabalho?

Muitas pessoas têm essa dúvida: é possível falar inglês fluente em entrevistas de emprego? Cada vez mais a proficiência em inglês torna-se pré-requisito significativo para muitas vagas de emprego. Ainda assim, pelo menos aqui no Brasil, poucas são as empresas que realmente testam se os candidatos sabem de verdade falar inglês fluente.

Quando isso acontece, e o recrutador acaba pedindo para que o candidato responda à entrevista em inglês, apenas isso já é o suficiente para que muitas pessoas fiquem de cabelo em pé!

A boa notícia é que você pode se preparar para esse tipo de situação. É isso mesmo, ser entrevistado por um recrutador nativo não precisa amedrontar você, desde que você se sinta seguro e pronto para o desafio.

Quer saber mais informações e dicas sobre o tema? Chegue perto e confira!

E se você quer aprender inglês fuente, veja aqui curso de ingles!

Estude no Brasil, aprenda português Você pode se preparar muito bem para o desafio de enfrentar uma entrevista de emprego em inglês. Tudo é uma questão de objetivo, método e disciplina.

A imensa carência de profissionais qualificados fluentes em inglês

De acordo com um levantamento recente realizado pelo British Council, em agosto de 2018, míseros 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e, desdes, insignificante 1% apresenta algum grau de fluência na língua. Além disso, o Brasil encontra-se na 41ª posição, num ranking de 70 países, situado abaixo de outras nações latino-americanas como Equador, Chile, Peru e México.

Essa carência na proficiência do inglês, a língua mais difundida do mundo, prejudica os desempregados que buscam por uma colocação no mercado de trabalho e também atinge executivos de grandes empresas. Estes encontram imensa dificuldade de contratação de pessoas que possam representar suas empresas em congressos e eventos internacionais, por exemplo.

Para agravar ainda mais o quadro, a maioria dos brasileiros costuma exagerar ao qualificar seu conhecimento do idioma no momento de preencher um currículo. Um dos grandes problemas apontados pela pesquisa tem relação com a forma como o ensino do inglês é feito no país, mais baseado na leitura, enquanto deveria considerar as demais habilidades de escuta, escrita e fala do idioma, atribuindo-lhes o mesmo peso.

Espie aqui nossas informações sobre como passar na prova de compreensão oral em inglês sem apertos!

É importante a gente saber muito bem o vocabulário em inglês da nossa área de trabalho. Isso facilita as entrevistas de emprego.

Estude sempre o vocabulário de sua área

Está procurando por um verdadeiro curso de ingles?

Cada área de atuação ou ramo de emprego possui um vocabulário em inglês muito específico e é sempre bom conhecer o da sua. Perceba como um bom repertório e desenvoltura sobre o assunto pode impressionar positivamente e garantir segurança ao recrutador.

Além disso, esse é um excelente indicativo de que você anda antenado e por dentro das novidades da sua área. E também prova que você sabe falar inglês fluente e que está entrosado com as tendências da área em que atua.

Leia notícias e artigos em inglês sempre que puder

Para permanecer atualizado, nada melhor do que ler muito em inglês sobre a sua área. Buscar sites na internet que ofereçam conteúdo relevante e realizar a sua leitura deixa você up-to-date com as tendências e ainda por cima contribui para memorizar o vocabulário!

Para treinar ainda mais, você pode dedicar um tempo para ouvir podcasts, assistir documentários e palestras no YouTube, etc. Lembre que vale a pena explorar qualquer outra metodologia que consiga promover os seus conhecimentos e também o progresso do seu inglês.

Seja direto e fuja do papo furado e dos clichês

Durante uma entrevista de emprego em inglês, é sempre bom ser direto e deixar claro quais são as suas habilidades e como as mesmas podem agregar valor em determinada empresa. Mesmo que isso pareça complicado, expresse a razão que levou você ali e seus reais interesses.

Provavelmente você e o recrutador vão começar a entrevista com um papo “quebra-gelo”, que são as perguntas mais comuns, tipo “Como você está?” Ainda assim, não se esqueça, seja o mais direto possível. Recrutadores estrangeiros são bem diretos e tendem a falar apenas sobre questões de trabalho, focando apenas o lado profissional.

Ademais, ficar naquele papo de encher linguiça pode ser contraprodutivo. O recrutador pode entender que você não tem muito a apresentar e até que não conhece muito sobre a empresa. Para completar, evite todo tipo de clichê, pois isso pode transmitir uma ideia pouco madura do idioma. Fale de maneira natural e leve.

Preparamos algumas informações super úteis sobre como memorizar bem o aprendizado do inglês. Venha cá ver!

No começo, uma língua estrangeira é como se fosse um diamante bruto. É preciso lapidá-la com muito cuidado e dedicação e a habilidade de compreensão oral é uma das partes desse trabalho de paciência.

Treine sua pronúncia

Quando se trata de uma conversação, a pronúncia se torna um dos aspectos mais importantes, não é mesmo? Se você quiser impressionar nesse quesito, treine, treine, e treine. Quanto mais imerso você estiver na língua inglesa, melhor sua pronúncia se tornará. Ademais, a pronúncia é um aspecto importante na hora de praticar inglês fluente.

Saiba falar sobre a empresa em inglês

Perguntas do tipo o que você sabe sobre a empresa em que quer trabalhar são cada vez mais comuns. Dessa forma, para que você não seja pego de surpresa, comece treinando os pontos mais relevantes, como área de atuação, crescimento nos últimos anos, e tudo o mais que você considera interessante. Sempre treinando o seu inglês.

Em uma entrevista de emprego em inglês, pequise bem sobre a empresa anteriormente e deixe claro que você está familiarizado com ela e que detém habilidades que lhe seriam úteis.

Tenha conhecimento sobre as perguntas mais clássicas

Sempre existem aquelas perguntas que são frequentemente feitas ou que estão na moda em toda entrevista de emprego e isso também é válido quando o contexto é uma entrevista em inglês. Um conselho é você já tomar conhecimento delas, previamente à entrevista e treiná-las consigo mesmo ou com a ajuda de um amigo. Certamente isso diminuirá a sua ansiedade.

Que tal fazer um curso de ingles online?

Os recrutadores normalmente começam com um “quebra gelo”

Geralmente, como já mencionado, os recrutadores começam estabelecendo um contato mais superficial, “breaking the ice”, ou seja, “quebrando o gelo”. Observe alguns exemplos:

How are you today? (Como você está hoje?)

Did you have any trouble finding us? (Você teve alguma dificuldade para nos encontrar?)

Perguntas sobre você

How do you describe yourself? (Como você se autodescreve?)

What are your greatest difficulties? (Quais são suas maiores dificuldades?)

Sobre a vaga de emprego

What type of position are you looking for? (Que tipo de posição você está procurando?)

How could you help us? (Como você poderia nos ajudar?)

Are you interested in a full-time position? (você está interessado em um cargo de tempo integral?)

Sobre outras experiências

Could you tell me about your responsibilities at your last job? (Você poderia me dizer sobre suas responsabilidades no último emprego?)

Have you been involved in any extra curricular activity? (Você já se envolveu com alguma atividade extracurricular?)

Veja também algumas dicas para cultivar uma conversação eficiente e descomplicada em inglês!

Criar uma boa impressão é o primeiro passo para uma entrevista de emprego em inglês bem-sucedida!

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Muitos candidatos veem o processo da entrevista em inglês como algo muito difícil e até amedrontador. Contudo, seguindo as dicas que a gente já apresentou aqui, junto a mais algumas dicas que você verá logo abaixo, é possível que você enfrente esse desafio de forma tranquila e decidida. Desde, que, claro, você se trabalhe e se prepare para tanto!

  • Seja honesto sobre o seu nível de inglês no seu currículo. Caso contrário, isso será rapidamente desmascarado.
  • Prepare sua entrevista respondendo às perguntas usuais.
  • Demonstre um claro interesse na empresa“I’ve always been interested in working in your industry.”, “I like the friendly tone on your website.”
  • Revise o vocabulário do setor pretendido, mas também suas posições anteriores!
  • Treine a pronúncia do inglês em casa o mais rápido possível. Além disso, assista a programas de tv e ouça o rádio para ouvir notícias em inglês em dia.
  • Não se preocupe com o seu sotaque: é melhor ser claro e conciso com um forte sotaque português do que ter um bom sotaque, mas não saber como alinhar duas palavras em inglês…
  • Não hesite em repetir a pergunta a seu interlocutor se não entender o seu significado.
  • Demonstre-se interessado: faça perguntas sobre a empresa; o tamanho da equipe, da empresa, as horas normais de trabalho…
  • Sinta-se à vontade para falar sobre dinheiro se o recrutador não fizer a pergunta. Em qualquer entrevista, você tem o direito de ter expectativas salariais relacionadas às suas habilidades e experiência. Por exemplo:  “Given my experience and skill level, I’m focusing on positions in the $60 K range. “
  • Fique calmo e ouça o recrutador.

Que tal algumas informações sobre como progredir no seu aprendizado de inglês?

Em resumo, embora tenhamos aqui no Brasil uma carência muito grande de profissionais proficientes na língua inglesa, isso muito em razão do foco na leitura que damos aqui ao ensino de inglês, não desista!

Lembre que, como tudo na vida, ser bem-sucedido em uma entrevista de emprego em inglês exige tempo, paciência e dedicação. Nada que vale a pena a gente alcançar acontece de uma hora para a outra. Portanto, acredite em você, corra atrás dos seus sonhos e vença desafios como esse!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar