Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para você progredir no aprendizado da língua inglesa

De Myla, publicado dia 27/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Como você mede seu progresso no estudo do inglês?

A língua inglesa é o idioma mais difundido no mundo de hoje. É a língua mais falada no mundo do business, nas esferas acadêmicas, na internet e em viagens internacionais. De uma certa forma, esse idioma se tornou a nossa língua comum, conectando diferentes culturas, povos e nações ao redor do planeta.

Então Ok, já sabemos que o estudo do inglês é algo essencial na vida atual, mas como a gente pode melhorar esse aprendizado e ter certeza de que estamos fazendo progresso na língua?

Esse texto traz algumas dicas que ajudam o aluno a estudar e a aprender melhor o inglês e também a fixar na memória o que foi aprendido e estudado. Puxe uma cadeira, e se aproxime!

Currículos e cartas de apresentação são necessários em 99% dos casos para se candidatar a uma vaga de emprego.

Certos cuidados a serem tomados durante a redação de sua carta de apresentação

Atualmente, muitas são as pessoas que buscam por uma colocação no exterior e se esforçam por criar uma carreira internacional. A crise socioeconômica brasileira, a violência disseminada, a corrupção arraigada e a instabilidade política podem ser apenas algumas das principais razões que fazem muitos brasileiros galgarem empregos em outras nações.

Além disso, as revoluções tecnológicas e digital também facilitam a busca de empregos em outros países. Você já considerou fazer um estágio no exterior? Ou trabalhar como voluntário em troca de alimentação e estadia? Ou você já pensou em se candidatar para trabalhos sazonais ou em estudar inglês em um país estrangeiro enquanto também trabalha? Que tal um curso de ingles online?

O cenário hoje nunca foi tão rico e diverso em suas oportunidades de se galgar uma experiência de trabalho internacional. No entanto, saber como responder a um anúncio de vaga de trabalho é um passo fundamental para se conseguir uma entrevista de recrutamento.

Pensando nisso, a redação de sua carta de apresentação deve ser convincente, redigida corretamente, clara e direta ao ponto. É através dela que você tem a chance de expressar seus talentos linguísticos e demais habilidades.

Além disso, a carta precisa ser redigida de forma clara e precisa. Ela destaca suas habilidades e expertise e explica ao recrutador porque ele deveria contratar você.

Confira as aulas de ingles no Superprof!

Frequentemente, uma carta de apresentação divide-se em três ou quatro parágrafos, nos quais você deverá:

  • Apresentar uma breve apresentação de sua vida profissional até então e expressar seu interesse na empresa e suas datas de disponibilidade.
  • Explicar o que atraem você para a posição para a qual você está se candidatando.
  • Descrever suas experiências, habilidades e expertise que podem ser usadas para a posição pretendida, e
  • Incentivar o recrutador a receber você de forma ativa, em vez de terminar a carta de forma passiva. Em vez de você solicitar um retorno ao empregador, você pode ser um pouco mais pró-ativo e comentar que o telefonará em breve para responder a possíveis dúvidas, por exemplo.

A partir desses pontos acima, você pode criar uma tabela e adicionar todas as informações que deseja destacar em sua carta. Dessa forma, o esqueleto da sua carta estará pronto e só restará escrever! Anexe-a a seu currículo, que esperamos que você tenha igualmente se dedicado a sua elaboração, e boa sorte!

Confira também nossas dicas sobre como trabalhar sua fluência em inglês em uma entrevista de emprego.

O ensaio é uma ferramenta que permite colocar em ação diversas habilidades da linguagem e do pensamento.

Por que aprender a elaborar ensaios, a dissertar em inglês?

Sabemos que um ensaio visa desenvolver a habilidade do aluno em elaborar um assunto e desenvolvê-lo adequadamente, valendo-se de argumentos palpáveis. Utilizada na exploração de temas em disciplinas e cursos, sobretudo nas áreas de humanas, e também nas demais, a dissertação de um ensaio pode também a vir a ser uma ferramenta para aprender línguas estrangeiras.

Embora essa prática possa parecer um pouco tediosa, aqui estão algumas vantagens em escrever um ensaio em inglês e, de quebra, em aprender inglês online ou em aprofundá-lo.

Construção gramatical, concordância de tempos, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, enfim, escrever um texto longo permite trabalhar vários aspectos intercambiantes entre a língua nativa e a língua inglesa.

Lembre que aprender a fazer uma dissertação é uma chance de progredir rapidamente no aprendizado do inglês ao mesmo tempo em que você discute assuntos que lhe interessam.

Após finalizada a redação do ensaio, incluindo aí uma primeira revisão do conteúdo, desligue-se dele por alguns poucos dias. Isso fará com que, qdo for relê-lo novamente, você assim o faça com “novos olhos”, mais apto a reconhecer no texto erros e trechos onde você pode melhorá-lo.

Além disso, quanto mais você escrever ensaios em inglês, melhor redator você se tornará! Como tudo na vida, quanto mais você praticar elaborar redações em uma língua estrangeira, mais tarimbada e confiante sua escrita se tornará.

Espie aqui nossas informações sobre como passar na prova de compreensão oral em inglês sem apertos!

Você já pensou em como pode ser divertido manter um amigo por correspondência com quem você troca cartas e emails em inglês? E de quebra você ainda também avança na língua!

Como progredir no inglês com a ajuda de um pen pal?

Você já pensou em unir o melhor de dois mundos: em cultivar uma relação de amizade através da troca de correspondência e emails em inglês com o seu pen pal ao mesmo tempo em que você progride no aprendizado da língua?

O primeiro passo após você encontrar o seu pen pal, e deixar claro para ela ou para ele que seu objetivo é o de praticar e avançar no inglês. Veja só, discutir pontos da gramática inglesa como seu amigo nem sempre pode ser algo divertido, mas discutir em inglês com ele o último episódio de Game of Thrones pode ser algo bastante agradável e estimulante!

Outra dica importante é vocês dois manterem em mente que o progresso no aprendizado da língua feito por cada um é o principal objetivo pelo qual vocês interagem. Com esse foco, vocês poderão discutir vários assuntos e, ao fazê-lo, no momento da elaboração do texto, vocês irão ter que acessar a gramática da língua, seu vocabulário, suas peculiaridades gramaticais e lexicais, etc.

Os cursos online em inglês também podem oferecer um norte nesse sentido. O que você estuda nesses curso de ingles acaba recebendo um contexto prático quando você discute, felizmente, sobre qualquer assunto com seu pen pal.

Progredir no inglês com um pen pal também lhe oferece a chance de aprender com um nativo da língua. Em outras palavras, você irá aprender as autênticas expressões em inglês utilizadas por falantes comuns à língua. Esse contato com um nativo em inglês pode trazer várias outras vantagens, lembrando sempre que você está estabelecendo um contato autêntico, direto, com a língua, através de seu amigo.

EUA, Canadá, Escócia, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Austrália… Não importa de onde seu pen pal estiver, vocês poderão trocar figurinhas sobre suas culturas de qualquer lugar do mundo! E quem sabe? Talvez vocês possam até visitar um ao outro, tendo a oportunidade de cultivarem um contato direto com a língua inglesa e a cultura do país do seu amigo.

Preparamos algumas informações super úteis sobre como memorizar bem o aprendizado do inglês. Venha cá ver!

Em muitos casos, durante a troca de experiências e visões do mundo que ocorre entre pen pals, é possível se cultivar amizades que duram uma vida inteira!

Não seja vítima dos falsos cognatos em inglês

Aprender um novo idioma implica aprender uma nova forma de se olhar para o mundo. E, embora muitas vezes esse aprendizado teça pontes entre pessoas em diversas partes do globo, caso o estudante não possua certos conhecimentos sobre o idioma, essa comunicação entre os pares pode ser mal compreendida. Um bom exemplo é o que ocorre em relação aos falsos cognatos em inglês!

Cognato é um termo usado para se referir a palavras que têm uma origem comum. Dessa maneira, dizemos que a palavra setembro em português tem os seguintes cognatos em outras línguas: September (em inglês), septiembre (em espanhol), Septembre (em francês), September (em alemão) e settembre (em italiano). A origem dessas palavras é a mesma; logo, são cognatos. Deu pra entender, não deu?

Até aqui a gente já sabe que cognatos são palavras que têm a mesma origem, portanto, dizer falso cognato não é algo que seja linguisticamente correto. Se cognato serve para se referir a palavras que comungam da mesma origem, então falso cognato serviria para se referir a palavras que possuem origem diferente, não é mesmo?

Por exemplo, a palavra actually nos faz pensar na palavra “atualmente” em português. A origem das suas palavras é a mesma. Contudo, como sabemos, seus significados são diferentes. Actually significa “na realidade”, “na verdade, o fato é que”. Caso a gente queira dizer atualmente em inglês, o correto é usarmos palavras como now, currently, today, at the moment, nowadays e outras. A origem das palavras é a mesma, no entanto, os significados de uma língua para a outra são bem diferentes.

O modo correto, mais linguisticamente acertado, seria o termo heterossemântico. Esse palavrão aí quer dizer com significados diferentes. Dessa forma, heterossemântico é uma categoria de palavras que têm significados diferentes em duas línguas, mesmo tendo a mesma origem. Assim, actually é heterossemântico de “atualmente”.

Veja também algumas dicas para cultivar uma conversação eficiente e descomplicada em inglês!

Em resumo, seja elaborando uma carta de apresentação em inglês, ou redigindo um ensaio no qual você trabalha seus conhecimentos do idioma, ou seja trocando experiências e conhecimentos na língua com um pen pal ou fixando na memória o emprego dos falsos cognatos em inglês, todos esses caminhos levam você a progredir no aprendizado da língua.

E lembre que todas essas podem se tornar atividades prazerosas e abrir sua cabeça e seu mundo a diferentes culturas e povos! Suas interações, portanto, deixam de se limitar apenas à língua natal e têm poder de ganhar o mundo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar