Todas as fases da vida são importantes e a infância é sem sombra de dúvida a mais especial delas, pois trata-se de um período em que aprendemos tudo com mais facilidade e, além disso, onde o lúdico se faz presente em grande parte das atividades diárias.

Sabemos que a criança é curiosa por natureza e o interessante disso é que elas acham o máximo quando compartilhamos algum ensinamento, sem falar que agir por imitação é o que mais sabem fazer - não é a toa que o exemplo pelas atitudes são mais eficazes do que propriamente palavras.

Tendo em vista que a criança gosta de novidades, hoje em dia, muitos pais estão incentivando seus pequenos a desenvolverem atividades manuais, tais como artesanato e costura, ate mesmo para estimular o lado lúdico e a imaginação deles no dia a dia.

No caso da costura, é importante destacar que apesar de ser algo que aguça ainda o imaginário de nossos pequenos, ela deve ser sempre monitorada por um adulto, até para não haver nenhum imprevisto no manuseio das agulhas. Mas, você pode estar se perguntando se é válido uma criança mexer com costura, não é mesmo?

Veja bem, o contexto que pretendemos abordar aqui não tem nenhuma relação com força de trabalho ou algo do gênero. Na verdade, um curso de costura para criança proposto por um profissional sério e experiente tem por intuito o desenvolvimento motor e cognitivo dessa pessoa que está em fase de crescimento.

Para quem não sabe, é possível encontrar no Brasil pessoas que trabalham exclusivamente com aulas de corte e costura para crianças, sendo que tais atividades visam trabalhar o lado criativo delas.

Mas é importante contar com um espaço adequado, bem organizado e com todos os acessórios, para que as aulas possam fluir tranquilamente. Fazendo isso, as crianças vão se sentir muito à vontade para se desenvolverem nessa oficina especial.

E o bacana será ver as reações delas frente aos resultados das atividades realizadas nos encontros, onde as pequenas costuras se transformam em uma arte de grande importância para todo o grupo.

Se você trabalha com costura e planeja levar um pouco de seu conhecimento a esses pequenos, com o intuito de aguçar suas imaginações e até quem sabe despertá-los para uma profissão, acompanhe neste artigo algumas dicas que podem te ajudar a como dar aulas de costura para crianças, sem ser um bicho-de-sete-cabeça e de forma segura!

Como é uma aula de costura infantil?

Uma aula de costura para criança precisa ser bem atraente e contar com muita didática na explicação. Para quem está planejando trabalhar com os pequenos, saiba que ganhar a confiança deles é o primeiro requisito para ser bem sucedido nessa empreitada.

E para que tudo isso seja possível, procure organizar um bom planejamento de aulas com abordagens divertidas, as quais possam contemplar noções básicas de corte e costura. Mas, atente-se para não criar algo que seja muito engessado, fazendo com que a aula fique muito maçante. Por isso, pense em algo que incentive a organização e a criatividade desses pequenos, enquanto se divertem e aprendem ao mesmo tempo.

Imaginação!
Nas aulas de costura, a criança imagina diversos tipos de peças, como fantoches de dedo, por exemplo!

Não é nem preciso dizer que, logo na primeira aula, as crianças vão chegar perguntando o que vão costurar, não é mesmo?! Pois é, como já vão falar o que querem criar na aula de costura, procure então estabelecer nesse primeiro encontro quais serão as peças que o grupo vai começar a desenvolver. Pode ser almofadas, bolsinhas, bichos de pelúcia, fantoches de dedo ou roupas infantis mesmo.

Uma vez que você define com elas o que vão começar a trabalhar, separe os materiais e traga exercícios que prendam a atenção. Peça, por exemplo, que a criança risque com o giz o molde de uma peça em um tecido e, depois, ensine-a a cortar na linha riscada. Apesar de sempre valorizar o lado lúdico na aula de corte e costura, não deixe de mostrar a elas a importância da concentração e o capricho nos trabalhos.

Nas primeiras aulas você pode também trabalhar a combinação de tecidos, mostrando as opções que combinam melhor, mas tentando estimular a criança a escolher qual é a melhor combinação das peças. É interessante destacar que, nas primeiras aulas, a técnica de costura reta é a mais indicada para apresentar aos pequenos, uma vez que outros estilos de costura podem fazer com que percam o interesse com facilidade.

Lembre-se de ter paciência e não exigir demais de seus aluninhos. Mas saiba que o bacana vai ser ver suas expressões quando verem as peças tomando forma.

Esteja bem atenta a tudo que a criança está a desenvolver na aula de costura, dê dicas de segurança, mas evite transmitir medo a ela acerca do manuseio da máquina de costura ou do uso de agulhas, tesouras e outros objetos cortantes.

Quais materiais as crianças podem usar no curso de costura?

Segurança!
É importante sempre usar materiais adequados e seguros nas aulas de corte e costura para crianças!

Essa é uma questão muito importante que vale a pena ser destacada, afinal, se você planeja trabalhar com aulas de corte e costura para crianças, saiba que alguns dos principais materiais a serem utilizados nos encontros podem ser:

  • Cartolinas;
  • Lápis de cor;
  • Papel offset;
  • Retalhos de tecido;
  • Cola ou fita adesiva;
  • Linhas;
  • Agulhas de plástico;
  • Tesouras;
  • Reguas e esquadros.

Esses materiais não são difíceis de encontrar e opte por itens que sejam seguros, como tesouras sem ponta, por exemplo.

Qual a melhor idade para aprender a costurar?

Apesar de acreditarmos que diversão não requer idade, um curso de corte e costura para criança precisa ser pensado para idades a partir de 8 anos, pois é uma fase em que já estão maiores, com melhor coordenação motora e um pouco mais independentes.

É claro que uma criança de 5 anos, por exemplo, pode fazer aulas de costura, mas saiba que ela precisará de constante ajuda ao longo dos encontros.

Outra coisa importante a destacar é que, apesar de ser uma atividade onde a busca é maior entre as meninas, os meninos podem muito bem fazer um curso nessa área, mesmo porque há muitos garotos caprichosos e que possuem grande capacidade de concentração. Ou seja, todo mundo é bem-vindo, sem preconceito ou julgamentos, ok?!

Quais os benefícios das aulas de costura para as crianças?

Em vários momentos foi dito neste artigo que o interessante de uma aula de costura para criança é que se trata de uma atividade capaz de estimular o lado criativo e a coordenação motora desses pequenos.

Mas é claro que há outros benefícios, como a possibilidade de conhecerem diferentes tipos de tecidos, combinar cores e texturas, criar seus próprios modelos, personalizar suas roupas, testar novas habilidade e, por fim, aprender a como gerenciar o tempo livre para aprender um ofício tão útil na sociedade e que poderia ser mais valorizado...

Criando muito!
Dentre os principais benefícios de um curso de costura para crianças, vale destacar o estímulo à criatividade!

E se você ainda não está convencido de que um curso de corte e costura pode ser indicado para crianças, acompanhe outros benefícios logo abaixo:

  • Desenvolvimento da motricidade fina - como as atividades realizadas exigem pequenos movimentos, logo essas crianças passam a desenvolver uma coordenação motora mais sutil;
  • Aumento da capacidade visual - enquanto os adultos descobrem que precisam usar óculos na hora de passar a linha na agulha, as crianças podem desenvolver ainda mais a coordenação visual, lembrando que, se houver alguma reclamação de dificuldade em enxergar, procure não forçar a criança e busque a ajuda de um oftalmologista;
  • Maior agilidade - ao unir com linha e agulha pedaços de pano de diferentes formas e tamanhos, a criança desenvolve a agilidade nos dedos e a dominar as mãos com precisão;
  • Desenvolvimento cognitivo - o simples ato de unir peças estimula a imaginação, fazendo com que esses pequenos potencializem a inteligência e a sensibilidade, ao mesmo tempo em que são desenvolvidos aspectos intuitivos, conscientes e inconscientes da pessoa, podendo potencializar o funcionamento do raciocínio analítico e matemático.

Comece a dar aulas de corte e costura para crianças!

Criando responsabilidade!
Ensinar costura para crianças é também levar a elas total senso de responsabilidade!

Tomara que com as informações que acabam de apresentar você se sinta encorajado a começar dar aulas de corte e costura para crianças, pois desenvolvendo um trabalho com dedicação, você será capaz de promover muito valor a esses pequenos e, quem sabe, descobrir os próximos estilistas da moda.

Além disso, essas pessoas vão aprender, já desde cedo, a terem senso de responsabilidade. Assim, quando aquele botão da camisa cair ou quando a barra da calça estiver muito grande, quem sabe eles mesmos podem pôr a mão na massa (ou na linha e agulha) e resolver o problema.

Por fim, vale enfatizar que o setor de vestuário e moda vem se destacando bastante no mundo e empreender nessa área pode ser uma opção interessante para essas novas costureiras e costureiros do Brasil fiquem ainda mais evidentes no mercado!

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.