Não há dúvida de que trabalhar com artesanato é colocar em prática toda a nossa criatividade e, de lambuja, ter excelentes retornos, seja financeiro, seja aquela sensação de bem-estar, uma vez que o artesanato, em sua essência, tem esse lado terapêutico.

Há muitas formas de colocar seu talento em prática, com peças criativas e diferenciadas, tendo também a possibilidade de utilizar uma diversidade de materiais versáteis. E dentre esses materiais, vamos destacar neste post o uso do feltro nos trabalhos manuais.

Trata-se de um tipo de artesanato que muitas pessoas estão aderindo em suas produções, pois além de resultar em um belo acabamento, também possibilita a composição em peças variadas para o universo infantil e decoração em geral.

É praticamente um estopim para a nossa imaginação e, talvez por isso, diversos estudantes de costura estão investindo em fazer um curso de feltro, sendo que, durante as atividades começam praticando em peças menores, indo, posteriormente, para a produção de objetos maiores, em razão das habilidades adquiridas ao longo dos encontros.

Independentemente se você já costura ou está ainda estudando para tal prática, mas tem muito interesse em ampliar seus conhecimento aprendendo como costurar com feltro, acompanhe algumas informações que reunimos acerca desse tipo de artesanato que, de certa forma, vão fazer com que você se motive ainda mais e coloque a mão na massa!

O que é feltro?

Basicamente, o feltro se caracteriza como um tecido feito de lã que, em alguns casos, pode ser misturado às fibras sintéticas ou naturais.

Muito utilizado na criação de peças artesanais, o feltro é um material bastante versátil que, proveniente da mistura de calor com umidade, substâncias químicas e muita pressão, dispõe de cores e espessuras variadas.

Manta pra aquecer!
Desde os homens da caverna o feltro já fazia parte da rotina das caças e proteção contra dias gelados!

Desde os primórdios, o uso do feltro é uma constante, haja vista que esse material chegou a ser produzido a partir do uso de pelo de animais para promover o aquecimento das pessoas nas épocas mais frias do ano.

E não só isso,o feltro também foi utilizado para a construção de cabanas, ao passo que, com o tempo, o material passou a ser confeccionado com fibras sintéticas para que, assim, fossem feitas diversas peças artesanais, artigos esportivos, e, principalmente, chapéus.

Vale destacar, por fim, que desde as últimas décadas, o mercado da costura e artesanato vem apostando na criação de feltros com estampas exclusivas.

Mas, afinal, como costurar com feltro? Para ter uma noção de como trabalhar com feltro, é necessário saber quais são seus quatro pontos essenciais.

Mas isso você verá no tópico a seguir. Borá lá?

Pontos para costura em feltro

Uma vez que você começa a fazer um curso de costura em feltro, as primeiras lições serão sobre os quatro pontos essenciais para trabalhar com esse tipo de artesanato, que são o Ponto Caseado, o Ponto Alinhavo (ou Pesponto), o Ponto Atrás e o Ponto Palito.

E para uma maior compreensão acerca desses pontos, confira abaixo suas definições para aplicações nas produções em feltro:

  • Ponto Caseado - muito comum em peças de artesanato em feltro, o famoso ponto de casear (como também é chamado) proporciona uma acabamento delicado sem deixar de ser bem resistente. Em geral, o caseado é aplicado em produções de bichinhos, chaveiros e guirlandas, por exemplo. Sem dúvida, é o tipo de costura mais comum no artesanato com feltro.
  • Ponto Alinhavo (ou Pesponto) - tido como um ponto mais simples que o caseado, o Alinhavo é muito utilizado para unir e fechar peças de feltro. Apesar de não ter segredo, esse tipo de ponto exige muita atenção em relação à simetria e espaçamento durante a costura;
  • Ponto Atrás - comumente utilizado para contornar e traçar linhas de um desenho, esse tipo de ponto trabalha com uma técnica capaz de fazer com que a agulha volte uma casa para formar mais um ponto. Essa costura sucessiva faz com que as peças tenham mais detalhes criativos;
  • Ponto Palito - esse tipo de ponto resulta em um acabamento perfeito, em razão da exigência em costura reta na parte da frente, seguindo o contorno da peça, mesmo que os pontos no verso fiquem na diagonal. É muito utilizado para quem quer unir partes das peças de feltros ou, então, fechá-las.

Como costurar feltro (o básico)

Costura em feltro pode não ser nada tão complicado quando se entende o funcionamento de cada ponto e, principalmente, quando se pratica muito essa forma de artesanato.

De um modo geral, o processo vai exigir uma noção de costura e conhecimento sobre os materiais básicos, tais como o feltro (obviamente), tesoura, agulha e linha de bordado, sendo que o ideal é que a cor da mesma combine com o feltro escolhido, ok.

Após separar os materiais e antes de iniciar o trabalho, tenha em mente que para costurar o feltro, é interessante fazer uso de uma agulha simples, que disponha de espessura e tamanho para o melhor furo - se estiver em dúvida, use agulhas com pontas finas, pois são melhores para furar o feltro.

Foco em cada parte!
Para trabalhar com feltro é preciso saber valorizar os detalhes! 

Com relação à linha, tente fazer uso de retrós ou, então, a linha de meada. Mas, se a ideia for uma peça com detalhes mais delicados, fique com a linha simples, se possível da mesma cor do feltro.

É importante se ater a essa questão da cor, até porque há casos em que algum detalhe da peça, como olhos e bocas de um bichinho que está sendo criado, inevitavelmente serão destaques no resultado final. E, para tanto, o uso de uma linha de cor diferente é quase que obrigatório, se a sua ideia for confeccionar peças mais delicadas.

Curso de feltro para iniciante

Com o intuito de aprender a fazer diferentes peças com acabamentos diferenciados, muitas pessoas que já trabalham com costura ou até aquelas que estão começando na carreira estão aderindo aos cursos de feltro para iniciantes.

E isso porque as aulas de costura em feltro oferecem formas variadas de como lidar com esse material cheio de finalidades e que, por sua vez, instiga não somente a criatividade como a imaginação da costureira ao utilizar os moldes.

No Brasil há muitas opções de curso de feltro para iniciante, os quais vão desde escolas técnicas como plataformas de aulas onlines, onde o internauta tem acesso a profissionais capacitados que atendem tanto em ateliês quanto residencial.

E como hoje em dia é possível fazer um curso online em vários tipos de costura, nunca é demais enfatizar que as aulas de feltro também podem ser encontradas na web, basta fazer uma busca por sites já reconhecidos que são capazes de reunir os melhores profissionais em costura do Brasil, como o Superprof, por exemplo.

Vale a pena fazer um curso de feltro online?

Para responder a essa pergunta é preciso saber quais são os objetivos da pessoa que está em busca de um curso de feltro online.

Há muitas pessoas que preferem, por exemplo, aulas presenciais de costura, mas como estamos vivendo uma época cada vez mais dinâmica, até mesmo essas pessoas acabam se interessando em saber, pelo menos, como se dá um curso online de costura em feltro.

Network!
O interessante de um curso pela internet é que as aulas reúnem várias pessoas para trocar experiências!

Com a evolução das plataformas digitais, podemos dizer que muitas ofertas de estudos na web são capazes de oferecer um ambiente dinâmico, intuitivo e com acesso completo a um material bem didático que não diferencie em nada do sistema presencial - às vezes é até melhor.

Por conta dessa afirmações, podemos sim afirmar que vale a pena fazer um curso de feltro online, pois grande parte das aulas que também saibam valorizar o artesanato, sendo que os encontros acontecem em uma sala virtual (seja em grupo ou individual), a partir de uma abordagem que estimule uma aprendizagem mais intuitiva e dinâmica.

Alem disso, as atividades desenvolvidas não são como um mero passatempo, ao contrário, elas instigam cada participante a desenvolver seu potencial no artesanato em feltro, desenvolvendo desde guirlandas até enfeites em geral.

Os melhores sites para aprender o feltro

No Brasil, o artesanato é um setor que oferece oportunidades interessantes de empreender.  Por isso, saber fazer trabalhos em feltro pode ser uma renda extra a ser aproveitada.

Como já foi dito no tópico anterior, é possível hoje em dia contar com aulas de artesanato em feltro na internet, sendo que as opções são tão boas quanta as ofertas de aulas presenciais.

Tudo em só lugar!
É possível acessar vários cursos de costura, mas o Superprof é o que mais reúne profissionais capacitados!

Não é à toa que existem inúmeros sites que oferecem aulas de costura com feltro, em que podemos destacar a artesã Sheila Garcia, a Escola de Feltro e a Learn Café que trabalha muito com videoaulas.

E quem está em busca de um sistema de estudo diário, a grande sacada podem ser as plataformas de estudo, como o Superprof, por exemplo, que contam com profissionais do setor, atendendendo tanto em casa, quanto online, por meio de videoconferências.

Seja lá qual for a forma adotada, as aulas continuam oferecendo temas que trazem desde o beabá  até técnicas mais avançadas do artesanato em feltro. Vale a pena tentar...

Agora que você teve acesso ao que é feltro, seus pontos essenciais, o básico da costura em feltro e os cursos de feltro na internet, que tal começar a produzir suas próprias peças e, assim, se destacar nas artes manuais com grande chance de um bom retorno financeiro, hein?

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.