Sempre que estamos aprendendo algo, a sensação de desafio pode ser ainda maior e, junto a ela, as dúvidas tornam-se incessantes, ampliando a sensação de que não vai dar pé.

Se você tem (ou já teve) esse tipo de impressão, não se preocupe, é mais do que normal, afinal, frente a uma enxurrada de informação é quase certo que muitos pontos não se liguem, dando a impressão de que há mais questionamentos do que compreensões...

Tal fato pode ser visto em praticamente todo tipo de estudo e quem está a começar a fazer um curso de costura, do mesmo modo, passa por esses perrengues.

E como resolver um conflito desse? Simples: perguntando...

Por isso, se você é um debutante (no sentido de novato) no ramo do vestuário e quer ficar por dentro de truques e dicas de costura, não deixe de conferir neste artigo alguns conceitos que você precisa saber e que, sem dúvida, vão fazer toda a diferença nessa nova empreitada no mundo da moda.

Significa que toda pessoa que está dando seus primeiros passos no ramo de corte e costura, descobrirá como buscar os melhores conteúdo desse universo fascinante, trazendo para si truques e macetes que vão facilitar na hora de "costurar" seu projetos.

Mas, não é somente com dicas de costura para iniciantes que uma pessoa poderá descobrir sua vocação profissional, mas também se inscrevendo em escolas do setor em todo o Brasil, onde diversos formatos são oferecidos para todos os tipos de perfis e orçamentos.

As aulas de corte e costura para iniciantes

Assim como em qualquer curso, uma aula de corte e costura para iniciante tem por objetivo trazer conceitos básicos sobre as técnicas de produção de vestuário, mostrando também as tendências do mundo da moda, mesmo que seu intuito não seja atuar profissionalmente na área.

Uma das principais dicas para quem está começando a estudar corte e costura é procurar anotar tudo que é falado na aula e, se for permitido, não deixe de tirar fotos de cada exemplo prático apresentado pela professora.

Fazendo anotações!
Todo iniciante no mundo da moda deve anotar dicas de habilidades para costurar melhor!

É claro que cada curso tem seu próprio método, uma vez que a proposta de ensinamento, por regra, é  desenvolvido a partir da formação e experiência de quem será responsável por ministrar o curso.

Em geral, o trabalho desenvolvido envolve tanto conceitos teóricos como a sua aplicação. E não importa se as aulas são onlines ou presenciais, pois todo conteúdo apresentado precisa contar com uma linguagem clara e objetiva que facilite o processo de aprendizagem.

Quais ferramentas são necessárias para o curso de corte e costura?

Ao iniciar um curso de corte e costura você precisa se organizar com relação aos acessórios que utilizará nas aulas. Sem eles, é praticamente impossível obter sucesso nas atividades, uma vez que esses kits possibilitam o trabalho de costura simples e eficaz durante uma aula online, por exemplo.

Sendo assim, organize as suas ferramentas necessárias para um curso de corte e costura, que são:

  • Tesoura;
  • Lápis;
  • Fita métrica;
  • Abridor de casas;
  • Agulhas para máquina de costura;
  • Colocador de linhas na agulha;
  • Bobinas para máquina de costura;
  • Caixa para armazenar as bobinas;
  • Carretéis de linha em cores sortidas;
  • Alfinetes com cabeças multicoloridas;
  • Tubo de óleo;
  • Chave de fenda.

No tópico final deste artigo, será abordado os detalhes de alguns desses materiais, ok...

Onde ter aulas de corte e costura?

No Brasil, há diversas opções de aulas de corte e costura, sendo que grande parte delas estão voltadas para quem está começando na carreira. E muitos desses cursos, além de não serem caros, são indicados para todos os públicos, idades e níveis sociais.

As plataformas que oferecem cursos online de corte e costura são, também, alternativas interessantes para quem quer trabalhar com vestuário ou apenas aprender um hobby.

Alternativas para aprender a costurar!
Opções de aulas de corte e costura não faltam em todo o Brasil!

Nesses sites, é possível ter acesso a profissionais da moda que dispõem de ampla experiência e preparo para ensinar o beabá desse universo da costura.

Uma vez que você faz a pesquisa, já poderá definir como será seu curso de costura que, por sua vez, será personalizado de acordo com seus gostos e interesses.

Além disso, há a opção de fazer as aulas tanto no sistema presencial quanto pela webcam. Estudar online, no entanto, acaba sendo uma excelente escolha, já que além da flexibilidade de horários, você pode fazer tudo no seu ritmo e realizar as atividades de acordo com seus interesses e objetivos.

Materiais de corte e costura para iniciantes na internet

Uma vez que você começa a estudar corte e costura pela internet, em pouco tempo já está por dentro de quais materiais utilizar para desenvolver os trabalhos.

Isso significa que quem é novo no assunto, após descobrir um bom curso de costura, dando foco na qualificação da escola ou do profissional (em caso de aulas particulares), também deve se atentar ao material que usará nos encontros, mesmo porque, essa pessoa terá acesso a vários exemplos para poder praticar nas respectivas aulas.

Ou seja, é necessário saber acompanhar e compreender os novos conceitos acerca dos tipos de costuras que comumente são trabalhados na indústria e comércio, assimilando, assim, como é cada etapa de criação de uma peça de vestuário.

As informações de quais itens necessários para trabalhar, você acaba descobrindo no próprio curso que, naturalmente, traz dicas ao longo dos encontros.

A produção!
Em um curso de corte e costura você aprende como são as produções na indústria e no comércio!

No entanto, há grupos de corte e costura em redes sociais, como o Facebook, por exemplo que fazem esse tipo de discussão. São discussões bem interessantes que, de certa forma,  fazem com que você fique por dentro de tudo que está acontecendo no mercado, sem falar nos conselhos recebidos por profissionais mais experientes.

Além disso, ao participar desses grupos, você tem a chance de ampliar seu círculo de amizades, o que pode ser uma boa para a sua carreira, pois trata-se de um network superválido.

As trocas de ideias entre as costureiras e costureiros é excelente e quem está começando pode aproveitar para também fazer parte dessa turma, uma vez que isso motiva ainda mais a sua caminhada nessa nova profissão.

Vale destacar que muitas pessoas que desejam aprender a costurar, muitas vezes deixam de lado esse sonho por simplesmente não terem tido nenhuma informação sobre quais quais materiais são indicados para praticar nas aulas.

Assim, tanto no curso, quanto em grupos que reúnem pessoas mais experientes, é possível ficar por dentro acerca dos melhores kits de corte e costura que podem ser adquiridos na internet.

Mas, para dar aquela forcinha, vamos destacar alguns desse acessórios básicos que podem te ajudar nos trabalhos - como foi prometido nos tópicos anteriores. Vejamos:

  • Tesoura - deve ser de excelente qualidade, lembrando que o ideal é não utilizá-la para outras coisas que não sejam tecidos, pois fazendo isso, ela pode perder o corte;
  • Cortador - se você for trabalhar com patchwork, a dica é adquirir um cortador circular que possua vários tamanhos;
  • Base de corte - essa base é essencial para utilizar o cortador circular, já que se trata de um objeto afiado;
  • Linha - para quem está começando, a sugestão é utilizar as cores mais comuns: preto e branco;
  • Tecidos - na hora de comprar o tecido, procure escolher um que seja "principal" e outros dois ou três que sejam idênticos a esse oficial;
  • Giz - você até pode utilizar caneta, mas há o risco da tinta não sair, dependendo da peça. Desse modo, o giz acaba sendo o mais indicado, pois ele sai com a lavagem do tecido;
  • Régua - a régua ideal é aquela que possui marcações diversas, até para te ajudar na hora de riscar os tecidos;
  • Alfinetes - o alfinete de flor é o mais indicado, uma vez que ao colocar a régua por cima, ela não desliza tão fácil como um alfinete com a cabeça arredondada;
  • Bobina - seu uso é imprescindível, sendo que cada qual precisa ser diferenciada para não misturar as linhas na mesma bobina;
  • Abridor de casas - ideal para desfazer facilmente costuras que deram errado.
Maquinários!
Em um curso de moda, você aprende a trabalhar com todo tipo de máquina!

Toda pessoa que deseja trabalhar com corte e costura, ao fazer um curso nessa área, irá aprender não apenas a utilizar os melhores acessórios, mas também a operar todo tipo de maquinário, além de desenvolver as habilidades em fazer barras e acabamentos, sem falar nas costuras mais elaboradas.

E tudo isso infere técnicas que são essenciais na produção e comercialização de vestimentas, tais como saias, blusas, vestidos, calças, shorts, coletes e camisas.

Mas, para se destacar no mercado, é importante muita prática e, se possível, estar sempre se aprimorando para que, assim, seja possível conseguir bastante clientes. Embora exista no mercado da moda excelentes profissionais, há ainda certa carência de pessoas que dominam o assunto e que tenham capacidade de entregar um serviço de qualidade.

Por isso, se você tem vontade de aprender a trabalhar no setor de vestuário e se destacar como ninguém, não deixe de pesquisar aulas de corte e costura que, hoje em dia, estão sendo bem solicitadas por pessoas que sonham em empreender.

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.