Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Prepare e sirva deliciosas panquecas

De Marcia, publicado dia 02/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Massa com recheio tem tudo para agradar a seus convidados

Receber amigos em casa sempre traz dúvidas quanto ao prato a ser servido. E quem nunca pensou em apostar nas panquecas, que atire a primeira pedra.

Para quem gosta de cozinhar, trata-se de uma receita mais barata que uma lazanha ou feijoada, por exemplo. E você vai precisar de poucos itens para tornar esse verdadeiro banquete possível.

Então… gostou da ideia? Já está se imaginando cozinhando panquecas para seus amigos? Você está no lugar certo! Aqui estão as melhores receitas de panquecas.

Aula de culinária: a história das panquecas

Panqueca é uma verdadeira receita internacional. Para alguns, elas são tanto uma memória de infância quanto uma receita de sobremesa apreciada em muitos restaurantes. Seja na reunião de amigos ou naquele almoço de domingo em família, qualquer ocasião pode se tornar a desculpa perfeita para comer panquecas.

Você sabe como surgiram as primeiras panquecas tradicionais?

Mas, você conhece a origem desse prato?

Normalmente cozida em uma panquequeira, a panqueca é feita a partir de uma massa de leite e farinha. Dependendo do recheio escolhido, ela pode ser comida como prato principal ou sobremesa. A panqueca pode ser salgada ou doce e pode ser servida quente ou fria, dependendo do local da refeição.

A panqueca raramente é comida sozinha, já que acompanha guarnições. Açúcar, chocolate ou geléia para as doces e legumes cozidos ou creme de milho para as salgadas.

Mas as panquecas são muito mais antigas do que se pode imaginar. De acordo com fatos históricos, podemos remeter a criação de panquecas até 7000 aC. Mas a panqueca não parecia com o que conhecemos hoje. Naquela época, as panquecas eram feitas de água e cereais triturados e formavam uma pasta muito mais grossa. A primeira panqueca teria sido assada em uma pedra plana muito quente.

A versão mais próxima da que conhecemos aparece muito mais tarde, no século XIII .

E por uma boa razão! Devemos esperar a chegada do trigo mourisco na França, depois das cruzadas na Ásia, para que os bretões começassem a cozinhar as famosas panquecas bretãs. Muito mais finas que as primeiras versões, elas agora são chamadas de bolos de trigo sarraceno. Sem glúten, essas panquecas são consumidas com todos os tipos de vegetais e são um prato por si só.

A tradição bretã explica, então, que é necessário segurar uma moeda em uma mão enquanto faz saltar o bolo ou a panqueca da outra para ganhar dinheiro ao longo do ano.

Essas panquecas diferem um pouco das tradicionais, muito mais conhecidas no hexágono, por sua consistência. Enquanto a panqueca é feita com trigo sarraceno, nós brasileiros as preparamos com farinha de trigo.

Panquecas podem ser servidas acompanhadas de legumes ou creme de milho.

Hoje, a panqueca cruzou as fronteiras. Ela está nos países de língua inglesa, nos países orientais, nos bolos de trigo do México… o mundo inteiro conhece variantes da panqueca. E nós, brasileiros, temos até uma panela específica para preparar o prato. Todo mundo cozinha à sua maneira e de acordo com seus ingredientes.

Como fazer massa de panqueca?

Agora que você sabe tudo sobre a invenção da panqueca, é hora de aprender a cozinhar a massa.

Panquecas de sucesso sempre começam com uma boa receita de massa. Se perder a medida ou o ponto na sua massa, será muito difícil fazer uma correção para que a receita dê certo. Suas panquecas podem estar muito grudentas, muito grossas, muito enfarinhadas, etc. O sucesso pode não ser tão óbvio quanto parece.

Ingredientes para cerca de quinze panquecas (versão original):

  • 250 g de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 5 gramas de sal;
  • 4 ovos inteiros;
  • 450 ml de leite;
  • 50 g de manteiga derretida.

A receita para a massa de panqueca não é tão complicada, no entanto. Ela pode ser feita rapidamente. O segredo é saber qual consistência dar a essa massa.

Para começar, escolha um recipiente grande para derramar toda a farinha. Para garantir que não fiquem grumos, você pode peneirar a farinha antes de derramá-la.

Crie um poço no centro da farinha para incorporar os ovos. Misture os ovos e a farinha. Gradualmente, despeje o leite enquanto continua a bater. Por fim, polvilhe com sal e açúcar. Uma pequena pitada pode ser suficiente.

Adicione a manteiga amolecida e termine colocando o restante do leite. Também é possível reduzir a quantidade de leite e adicionar um pouco de água morna.

Misture tudo até obter uma pasta lisa. A massa deve ser cremosa e líquida. Mas cuidado, não deve ser tão líquido quanto a água. Ele deve permanecer um pouco mais viscosa. Na prática de fazer a receita, você perceberá a consistência ideal. Em seguida, deixe a massa descansar na geladeira por cerca de uma ou duas horas.

Aula de culinária: como cozinhar panquecas

Se a sua massa for bem sucedida, você pode adicioná-la, em medidas, a uma panquequeira para cozinhar. Mas se você não tiver esse instrumento específico, poderá usar uma panela antiaderente mais convencional.

Comece por aquecê-la sem colocar nada nela. Se a panela não estiver quente o suficiente no momento da primeira panqueca, pode levar muito tempo para cozinhar e ficar pegajosa. Quando o fogo estiver quente, espalhe o óleo com uma toalha de papel ou pano. Então, você repetirá a operação regularmente entre cada massada, para que a panqueca não grude no fundo.

Use uma concha para pegar um pouco de massa e colocá-la no centro da panela. Em seguida, gire a panela para que a massa se espalhe e forme uma linda panqueca.

Você pode medir a quantidade de massa com uma concha para colocá-la na panquequeira.

O ideal é cozinhar a panqueca entre um e dois minutos de cada lado. Se o fogo estiver quente o suficiente, a panqueca deve se soltar da panela.

Agora é a hora daquela típica cena de filmes e programas de culinária. Se você se sentir confiante, jogue a panqueca para cima para virá-la. Mas se o seu forte não é esse tipo de “aventura”, então utilize uma espátula para fazê-lo. O resultado é o mesmo.

Cozinhe mais um pouco do outro lado e é só espalhar o recheio e enrolar. Pronto! Sua primeira panqueca está pronta!

Como fazer panquecas salgadas?

Os ingredientes para panquecas bretãs:

  • 330g de farinha de trigo preta;
  • 10 g de sal grosso;
  • Água fria;
  • Um ovo.

Você deve ter notado que o leite não faz parte da lista de ingredientes. De fato, para fazer esse tipo de panqueca, a água é o ingrediente principal.

Em um recipiente, misture a farinha com o sal grosso.

Despeje a água aos poucos e misture gradualmente com a ajuda de um batedor. Mexa até obter uma massa agradável. Para terminar, basta incorporar um ovo e misturar novamente.

Coloque uma toalha sobre o recipiente e deixe descansar por uma a duas horas na geladeira. O cozimento é exatamente igual ao das panquecas. Não se esqueça de lubrificar a panela regularmente!

Cozinhando panquecas veganas

Se você quiser continuar comendo panquecas mesmo com uma dieta vegana, aqui está uma receita que pode ajudá-lo.

Ingredientes:

  • 500 g de farinha;
  • 1 litro de leite de soja;
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • Cerveja ou cidra.

Para fazer esta massa vegana, misture a farinha e o óleo vegetal em um recipiente. Em separado, aqueça levemente o leite de soja para que fique morno (não quente!). Em seguida, use este leite para misturar com óleo e farinha. Adicione cerveja ou cidra. Você também pode usar água com gás. O objetivo é que o líquido seja gasoso para arejar a massa.

Mexa mais uma vez e deixe repousar cerca de 20 minutos. Tudo o que você precisa fazer é ir para a fase de cozimento.

Uma versão com um toque brasileiro

Existem hoje no Brasil, algumas versões de receitas de massa de panquecas. Nem sempre optamos por usar a receita original, visto que algumas são mais práticas e leves.

 

No Brasil, normalmente fazemos panquecas enroladas.

Aqui vai um exemplo:

  • 1 ovo;
  • 1 copo de leite;
  • 1 copo de farinha de trigo;
  • 1 pitada de fermento.

É só bater no liquidificador e o restante do processo é o mesmo que para as outras versões da massa.

Vale lembrar que essa quantidade é suficiente para um número bem pequeno de panquecas e uma boa dica é multiplicá-la por três para uma quantidade razoável.

A partir daí, você pode mensurar quantas massadas mais serão necessárias de acordo com o número de pessoas que vão se servir.

Opções de recheio para panquecas

A receita de panquecas não pára apenas em fazer e assar a massa. Você também deve escolher os ingredientes a incorporar nessas panquecas.

Assim como as pizzas, as panquecas doces são frequentemente acompanhadas por chocolate, geléia, banana com canela e tudo o mais que a sua criatividade permitir.

Panquecas salgadas, na receita original, seriam recheadas com presunto, queijo emmental ralado e ovo. Porém, para nós, brasileiros, elas vão bem com carne, frango, calabresa, escarola, dentre outros sabores.

Como se pode ver, trata-se de uma receita tradicional e versátil ao mesmo tempo. Uma vez pronta a massa, você pode usar suas ideias para elaborar recheios mais clássicos ou inusitados. Receitas de panqueca podem sair da sua imaginação diretamente para a sua mesa. E esse é o grande barato de cozinhá-las.

Mas, se você até tem ideias, mas acha que não leva muito jeito na cozinha, que tal procurar por algumas aulas de culinária para se sentir mais confiante? Nossa plataforma Superprof pode ajudá-lo com certeza.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar