Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aula de culinária: Quiche Lorraine

De Marcia, publicado dia 01/10/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Descubra os segredos de um tradicional prato francês

“Gastronomia é a arte de fazer os outros felizes através da comida.” – Theodore Zeldin

E que felicidade! Quem não gosta de conhecer a culinária típica dos locais para onde viaja? Se percorrer outros Estados do nosso país já nos coloca diante de diversas opções gastronômica, o que dizer então de ir ao exterior? A França, por exemplo, conta com diversos pratos típicos apreciados no mundo todo.

A quiche lorraine é um prato típico francês, fácil de fazer.

Um belo exemplo é a quiche Lorraine. Mas como fazer uma verdadeira quiche Lorraine? Contamos tudo sobre uma das receitas favoritas da França!

Aula de culinária: faça a massa da quiche Lorraine

Grande destaque da gastronomia francesa, a receita da quiche lorraine é uma verdadeira descoberta quando você gosta de cozinhar. E mesmo que você não tenha a alma de um ótimo chef, a quiche lorraine ajuda a ampliar suas ideias de o que fazer na cozinha sempre que quiser inovar.

E qualquer boa quiche lorraine começa com a fabricação da massa (embora, e veremos mais adiante, a quiche lorraine sem massa seja agora uma alternativa).

A mistura para quiche lorraine é tradicionalmente uma massa quebrada, mas alguns optam por fazer uma massa folhada, mais leve que a primeira.

O melhor é fazer a massa separada. Se você não tiver tempo, também é possível comprar uma massa pronta em algum local.

Então, como fazer uma massa caseira?

Aqui estão os ingredientes que permitem cozinhar a massa:

  • 250 g de farinha de trigo;
  • 125 g de manteiga;
  • Uma pitada de sal;
  • Uma gema de ovo;
  • Água.

Para quebrar a massa, use uma saladeira ou faça-o diretamente na bancada.

Para o preparo, junte a farinha de trigo com a manteiga. A manteiga deve ser cortada em pedaços e amolecida antes de ser colocada na farinha. Adicione uma pitada de sal e misture tudo.

Quando a primeira mistura estiver concluída, forme um poço novamente para incorporar a gema de ovo. Continue a amassar a massa e adicione um pouco de água conforme avança, para que a massa não se desfaça à medida que seca.

Forme uma bola e deixe sua massa na geladeira por meia hora.

Você pode então dar a sua forma final usando um rolo (ou uma garrafa de vidro, se você não tiver um rolo).

Se você tiver feito muita massa, ainda é possível congelar o excedente. Basta embrulhá-la em um pedaço de filme plástico e levá-la ao freezer.

Primeiro, coloque suas mãos na massa… literalmente!

Aliás, fazer uma quantidade maior de massa pode ser uma estratégia para você que não tem muito tempo e acredita que, em breve, desejará repetir a receita. Se já contar com a massa pronta, você não precisará mais reiniciar o processo de fazê-la.

A receita tradicional de quiche lorraine

Uma vez que sua massa quebrada estiver pronta, você deve partir para o recheio.

Para fazer uma quiche lorraine tradicional, você precisará de:

  • Uma massa quebrada;
  • Creme de leite;
  • Leite integral;
  • 5 ovos ou 4 ovos inteiros e 2 gemas;
  • 250 g de bacon;
  • Pimenta e noz-moscada moídas.

No início, cuide da sua massa quebrada. Escolha um prato (você pode untar e polvilhar com manteiga para que a massa não grude) e espalhe a massa antes de espetá-la com um garfo. Faça furos no fundo da massa.

Pré-aqueça o forno a 200°C e coloque a massa por 10 minutos.

Truque: muitas vezes acontece que a massa amolece no forno. Suas bordas eventualmente caem para o fundo e quebram completamente o formato da sua “obra prima”. Para evitar isso, na aula de culinária, costuma-se ensinar a usar pesos como grãos. Nesse caso, coloque um papel vegetal na massa para poder descartar os grãos mais tarde. Isso impedirá que as bordas se enrolem.

E não se esqueça de retirar a massa do forno após 10 minutos de cozimento.

Pegue uma saladeira e quebre os 5 ovos. Se preferir, você pode colocar 4 ovos inteiros e 2 gemas. Na cozinha, a gema de ovo permite que a massa suba e evita que toda a torta desça depois de esfriada.

Quando os ovos estiverem bem batidos, adicione o creme de leite e misture tudo até obter uma mistura homogênea.

Agora vem a fase de tempero. Você pode adicionar sal, pimenta e noz-moscada para melhorar o sabor da quiche lorraine. Mas tenha cuidado, porque o bacon defumado já salga a quiche. Portanto, leve esse elemento em consideração antes de colocar o sal para não passar da medida.

A mesma regra vale para a pimenta. Se você tem uma mão pesada, tome cuidado para que isso não seja notado somente quando seus convidados forem comer a quiche.

Agora praticamente tudo está pronto.

Tudo o que resta é polvilhar o bacon na massa pré-cozida. Você pode clarear o bacon antes de colocá-lo na quiche, se preferir. Isso é uma questão de gosto.

Em seguida, despeje a mistura no bacon para obter uma espessura mais ou menos igual sobre toda a massa.

Finalmente, apenas asse sua maravilhosa receita no forno a 180°C por 30 minutos .

Resta apenas provar a quiche lorraine. Acompanhado por uma salada e vinagrete, o prato é delicioso! Bom apetite!

Como fazer uma quiche lorraine sem ovos?

Por razões de intolerância ou porque você não tem ovos em estoque, aqui está uma receita que permite cozinhar uma quiche lorraine sem usar ovos.

Você pode fazer uma quiche lorraine, mesmo que não tenha ovos na geladeira.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 massa quebrada;
  • 300g de queijo branco;
  • Creme de leite;
  • Bacon 100g;
  • Presunto 80g;
  • 1 colher de sopa de farinha;
  • Queijo ralado 100g.

Escalde o bacon e o presunto e misture o queijo branco, o creme de leite, queijo ralado e farinha em uma tigela de salada.

Despeje a mistura sobre a massa pré-aquecida. Tudo o que você precisa fazer agora é colocar no forno por apenas meia hora.

Esta receita é fácil!!!

A receita de quiche lorraine sem massa

Ainda mais incrível que a quiche lorraine sem ovos é a quiche lorraine sem massa! Sim, isso mesmo! Sem massa!

Pode acontecer que você não seja fã dessa crosta que circunda a quiche lorraine. Nesse caso, basta fazer a receita despejando a mistura diretamente em um prato e sem passar pela etapa de massa quebrada.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 100 g de presunto;
  • 200g de bacon;
  • 4 ovos inteiros;
  • 250ml de leite;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 100g de farinha de trigo;
  • Pimenta e sal a gosto.

Você notará que a farinha ainda está presente, apesar da ausência de massa.

Para fazer quiche lorraine sem massa, misture todos os ingredientes em um recipiente. Despeje a farinha por último e pouco a pouco para evitar grumos.

Prepare um molde com manteiga e depois deslize a mistura sobre esse molde. Resta apenas assar tudo por 30 minutos a 180°C.

A receita para quiche lorraine vegana

Quiche lorraine, como se pode ver, é alvo de muitas variações de acordo com os gostos, os ingredientes disponíveis, etc. Hoje em dia, a culinária vegana também vem inovando. Para juntar o útil ao agradável, aqui está uma receita vegana de quiche lorraine:

Até mesmo para os veganos, há uma opção de receita de quiche.

Ingredientes para 4 pessoas :

  • 1 massa quebrada de legumes;
  • 200g de tofu defumado;
  • Creme de soja;
  • 2 xícaras de maizena;
  • 2 colheres de sopa de fermento maltado em flocos;
  • Sal e pimenta a gosto.

Desembrulhe a massa de vegetais (você pode encontrá-la em lojas especializadas em produtos orgânicos) e espalhe-a no fundo de uma assadeira para torta.

Em seguida, pegue o tofu e corte-o em cubos pequenos. Coloque os pedaços sobre a massa, como no bacon da receita tradicional.

Em uma tigela, misture amido de milho, fermento, sal e pimenta. Despeje o creme de soja e misture tudo. Quando tudo estiver bem misturado e sem grumos, despeje sobre a massa e o tofu.

Termine assando a 180°C por 45 minutos. Sua quiche lorraine vegana está pronta.

As variantes da quiche lorraine

Além das variações que citamos, você ainda pode adicionar cebola, queijo gruyère ralado, queijo de cabra, frango… tudo é possível em uma cozinha e não é porque trata-se de uma receita estrangeira que tudo precisa ser “engessado”, sem chances de dar o seu toque especial. Só tenha bom-senso: alterar demais os ingredientes e preparo pode acabar descaracterizando a receita.

De fato, a quiche lorraine (com bacon) é uma receita básica. Mas desde a sua criação, muitas receitas enriqueceram a verdadeira receita original francesa. Existem tantas quiches quanto cozinheiros. Afinal, quem não gosta e dar o seu toque especial ao prato preparado?

Você pode, por exemplo, juntar os restos de comida que você tem na geladeira para fazer uma quiche lorraine. Além de inovar, ainda se trata de uma maneira de reduzir os desperdícios.  Sobras de legumes, carne, peixe… use sua imaginação para criar sua própria quiche.

Basta começar da base com uma massa quebrada (ou massa folhada) e misturar seus ingredientes com creme de leite fresco, ovos (ou não) e leite, e pronto!

E você? Já experimentou fazer quiche lorraine ou alguma outra receita francesa? Para quem é apaixonado por cozinhar, algumas aulas de culinária fazem toda a diferença. E para quem não sabe cozinhar, mas tem interesse em aprender, esse pode ser o melhor caminho.

Então, que tal acessar a nossa plataforma Superprof e procurar agora mesmo por um professor de culinária para aulas particulares? Talvez essa seja a sua oportunidade até mesmo de mudar de profissão e passar a viver do que realmente gosta.

E para quem cozinha como hobby, tome nota da receita e coloque a mão na massa.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar