Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda bateria por meio de canais do Youtube

De Marcia, publicado dia 09/11/2018 Blog > Música > Os melhores vídeos de bateristas disponíveis na rede

A internet é o grande refúgio do cidadão moderno. Nela, encontramos os mais diversos tipos de assuntos e discussões. De acordo com seus interesses, você pode fazer cursos, iniciar novas amizades e manter contato com pessoas de toda as partes do mundo.

Para quem está a procura de um curso de bateria online, ela é, sem sombra de dúvida, a melhor opção. Calcula-se hoje que, a cada hora, são postadas 300 horas de conteúdo no Youtube. Se considerarmos que grande parte disso é dedicado à música, podemos concluir que matricular-se em um curso de bateria pode ser bem fácil.

Muitas opções, entretanto, podem ser sinônimo de que há um problema. Afinal, como escolher os melhores canais para seguir e os tutorias que realmente acrescentarão algo à sua gama de conhecimentos? Pensando nessa dificuldade, preparamos abaixo um post especial sobre as formas de aprender a tocar bateria (ou praticar seus conhecimentos no instrumento) por meio do Youtube, uma das mais famosas plataformas de vídeos online.

Canais do Youtube para quem tem talento musical

Antes de escolher uma sequência de aulas de bateria ou mesmo um jogo que permita interação com outras pessoas, você precisa dar vazão ao seu talento musical. Podemos considerar que o Youtube conta hoje com milhares de vídeos. E eles englobam tanto conteúdo profissional quanto gravações desenvolvidas por amadores. Basta direcionar suas buscas para o que realmente lhe interessa.

Por lá, é muito comum encontrarmos:

  • vídeos temáticos com instrumentos de sopro;
  • vídeos com instrumentos de corda;
  • gravações com instrumentos de percussão;
  • meios de tocar instrumentos virtuais, através de sequências pré-estabelecidas.

Se o seu hobby é compor canções na bateria, você pode acessar alguns canais específicos que ajudam a desenvolver essa habilidade.

  • Music Pro Tutorials – Considerado uma verdadeira referência quando o assunto é bateria, trata-se de uma ferramenta especializada em produção musical. Para quem pensa em ingressar em uma carreira solo ou em banda como baterista, o canal pode ser uma ótima fonte de informação. Com cerca de 76.000 inscritos, o canal oferece tutoriais para todos os gostos;

Hobby ou profissão? Bateristas de banda podem aprender diversos traquejos pelos canais do Youtube.

  • Marty Music – Especializado em aulas de violão e guitarra, o canal é recordista em assinaturas (cerca de 900.000). Seu enredo é considerado único e original, já que visa fazer um homem feliz a partir da possibilidade de tocar seu instrumento preferido. Com uma boa dose de humor, são abordados milhares de vídeos de ensaios e composições musicais com violão;

Talento que se desenvolve O violão também é bastante abordado nos canais especializados em música.

  • Drumeo – Como o próprio nome sugere, trata-se de um canal inteiramente dedicado aos tambores. E isso se estende a músicos amadores e profissionais. Seus vídeos, em sua maior parte focados em modulação já atraíram cerca de 790.000 assinantes. Quem sabe você pode ser o próximo;
  • Jess Greenberg 1 – Com faixas de violão clássicas, o canal conta com 1.400.000 assinantes. Desde o seu início, a vertente mais clássica tem chamado a atenção de quem tem interesse pelo tema. Também tem ajudado muitas pessoas que gostam de compor suas próprias músicas;
  • PV Nova – Para quem quer ver e ouvir música de uma maneira divertida, basta seguir esse canal, que já conta com 560.000 assinantes. O diretor lança frequentemente versões remixadas dos mais variados estilos musicais.

Seguindo bateristas do Youtube

Hoje em dia, o Youtube se tornou uma verdadeira febre, especialmente entre os jovens. Existem canais dos mais variados assuntos, e seus criadores, os Youtubers, se tornam uma espécie de ídolos junto a seus públicos. Você já parou para pensar que essa pode ser uma grande oportunidade de conhecer bateristas que se tornaram famosos na rede?

A partir do momento que você escolhe o seu ritmo favorito, isso pode determinar que Youtubers você vai escolher seguir. E eles não precisam, necessariamente, ser músicos profissionais. Existem pessoas que simplesmente amam tocar bateria mas, por quaisquer motivos, não fazem isso em tempo integral.

Há aqueles que tocam como hobby, mantêm uma banda e se dedicam a ela apenas algumas horas por semana. É nessas horas que surgem os vídeos que são postados na rede. Eles compartilham essa paixão com seus fãs e, dessa forma, se tornam inspiração para pessoas do mundo todo.

Alguns ainda sonham com uma carreira profissional na música, enquanto outros, nem tem essa pretensão. E dessa forma, eles vão se tornando um exemplo a ser seguido por outros jovens do mundo todo que também sonham em tornar seus acordes conhecidos na rede.

Há quem, inclusive, aprendeu a tocar bateria a partir de aulas online, assistidas em outros canais do Youtube.

Como se profissionalizar via Youtube

Se você se considera um entusiasta de vídeos caseiros, o Youtube pode ter muito mais a lhe oferecer do que você imagina. Entretanto, antes de começar a postar na rede, você precisa se familiarizar com alguns equipamentos, como:

  • Sintetizadores;
  • Placa de som;
  • Câmera para gravação dos vídeos;
  • Uma bateria de boa qualidade.

Sucesso nas aulas Para fazer bom proveito das aulas, será necessário adquirir alguns equipamentos.

Você vai precisar investir um certo valor nesses itens, é claro, mas isso jamais deve ser considerado um gasto que não trará retornos. Já imaginou se o seu canal emplaca e você passa a lucrar com publicidade? Além de ter o seu talento reconhecido, você ainda ganhará a oportunidade de recuperar todo o dinheiro empregado nos equipamentos.

Dessa maneira, você pode começar a seguir alguns canais do Youtube que vão lhe ensinar a usar um metrônomo, fazer gravações de áudio, cortar, editar e disponibilizar suas composições para download.

Se o seu desejo é fazer um curso de bateria online, você precisa pesquisar por canais específicos para isso, sem deixar de ler as especificações de cada um. Só assim é possível escolher um que realmente acrescente conhecimentos e permita chegar ao seu objetivo.

Os primeiros passos na bateria por aplicativos

Se as vantagens de estudar bateria pelo Youtube são numerosas, a começar pela gratuidade das aulas, há também outros meios online de começar a tocar bateria. Há aplicativos para celular com jogos que, além de entretê-lo durante o trajeto de casa para o trabalho, ainda proporcionam uma oportunidade de desenvolver seu talento. E você pode baixá-los em seu aparelho, a partir das lojas de aplicativos para Android ou iOS.

Além disso, os mesmos modelos de cursos disponíveis no Youtube podem também estar presentes em outras plataformas similares, como Vmeo, Sound Cloud ou Dailymotion. Cabe a você encontrar aquela que o faz sentir-se mais confortável com os estudos.

No Youtube, por exemplo, você pode criar uma conta de assinante, que permite seguir canais específicos, curtir e comentar os vídeos. Trata-se de uma oportunidade de entrar em contato com seus criadores para tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Alguns canais, inclusive, têm a vantagem de proporcionar oportunidades de aprendizado e diversão ao mesmo tempo. A maioria deles é gratuita e, os que não o são, apresentam apenas pequenas taxas para utilizá-los. O importante é que por meio deles, você pode desenvolver-se em diversas vertentes da bateria.

Por falar em aprendizado, não podemos esquecer que cursos, ainda que por meio do Youtube ou outras plataformas que pareçam bem impessoais, são ministrados por…. professores! Entusiastas e até mesmo pessoas que já possuem seu próprio canal do Youtube para postar assuntos sobre bateria precisam se inspirar e aprender com quem realmente entende do assunto. É essa conduta que permite manter a qualidade dos vídeos postados e conquistar a confiança dos seguidores.

Há quem encontre ainda professores que se tornam parceiros em seus projetos musicais. Quer melhor oportunidade de evolução do que essa? Se os primeiros passos podem ser dados gratuitamente, entretanto, é possível que no futuro você precise investir algo para aprimorar seus talentos e tornar-se um verdadeiro baterista. Nesse caso, vale a pena pleitear a inscrição em algum curso online, ou mesmo contratar um professor que possa ministrar aulas à distância, via Skype. Na plataforma Superprof você encontra diversos profissionais com esse perfil.

Você quer apenas sentir-se baterista por um dia ou seguir a profissão para sempre? Qualquer que seja a sua resposta para esse questionamento, será possível encontrar ferramentas online capazes de ajudá-lo a conquistar seus objetivos.

Os canais do Youtube são uma ótima maneira de encontrar outras pessoas com interesses parecidos com os seus e aprender com quem já chegou onde você almeja estar daqui a algum tempo. Encontrar o formato de tutoriais que mais lhe atrai é uma questão de foco. Uma vez iniciadas as pesquisas, você poderá testar diversos modelos até encontrar a sua “praia”.

Embora esse meio de estudos funcione basicamente para quem é autodidata, qualquer pessoa pode utilizá-los para aprimorar suas técnicas e aprender um pouco mais sobre o instrumento. Ainda que você frequente uma escola de bateria ou receba aulas particulares com os mais conceituados professores, os vídeos online podem ter algo a lhe ensinar.

Escolha o seu tutorial A bateria é tema de diversos canais. Vamos começar a procurar?

Se você está disposto a percorrer a rede em busca de assuntos relacionados à bateria, existem blogs, sites, cursos, vídeos e todo tipo de material que se pode imaginar. Escolher um bom profissional para ajudá-lo a realmente evoluir em conhecimentos relacionados ao instrumento e utilizar essas ferramentas como complemento para os estudos é uma ótima maneira de tornar-se, no futuro, uma referência para outros jovens que também sonham tocar bateria. Que tal começar agora mesmo?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar