Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia para o desenho de um retrato

De Carolina, publicado dia 14/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como desenhar um rosto?

“Este desenho me levou 5 minutos, mas demorou 60 anos para eu chegar lá”, Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), pintor francês.

Pegando o exemplo de Renoir, sabia que os franceses gostam muito de pintar e desenhar? De acordo com um levantamento sociológico das práticas culturais dos franceses feito pelo Ministério da Cultura e da Comunicação do país, em 2008, 14% das pessoas com 15 anos ou mais praticaram o desenho nos últimos  doze meses.

Um bom exemplo para seguir? Nós aqui no Brasil? Quantos brasileiros pintam e desenham? Mais ou menos que na França?

Mas uma coisa é certa, a maioria dos amadores de desenho pensa que reproduzir um rosto é um dos exercícios mais difíceis.

Como passar para o papel as expressões humanas Uma pose, um suspiro, tudo pode ser representado na ilustração

Independente se você é um aprendiz de desenhista, iniciante em sala de aula em casa, artista autodidata, caricaturista, pintor, desenhista especializado em personagens femininas, respeitar as proporções, dar volume através das sombras, desenhar um olhar expressivo, são tarefas que precisam sempre ser superadas.

Para desenhar (as mãos?) um rosto em três quartos, face ou perfil, fazer algumas marcas no esboço, saber a distância entre os olhos, como apagar o suficiente para fazer a sombra ideal para o seu desenho, requer um bom golpe de lápis. Para isso, não há segredo. A palavra mágica é: treino!

Como desenhar as diferentes formas de um rosto bonito sem se desencorajar e aprender os conceitos básicos de desenho?

Para adquirir uma base sólida, há pouca alternativa, como dizemos acima. A não ser fazer aulas de desenho, treinar, treinar e treinar novamente.

Não ter medo de erros, não ficar frustrado por não conseguir partes iguais de um braço levantado, isso é fundamental para o aprendizado do desenho.

Como aprender também os diferentes ângulos para poder desenhar em perspectiva (qual enquadramento, ponto de fuga, linha d0 horizonte, etc)?

Vamos descobrir juntos algumas técnicas simples para aprender sobre a arte do retrato. Seja para desenhar (em 3D?) o rosto de um personagem de mangá ou fazer um retrato realista, o básico é o mesmo.

Tudo depende de prática, perseverança e observação.

A redação do Superprof perguntou para um professor de desenho quais são as técnicas de desenho para fazer um rosto.

Como desenhar um rosto realista? Quais ferramentas?

Com quais ferramentas você pode desenhar um retrato facilmente? O que é necessário para desenhar um mangá e desenhos para crianças?

Existem várias ferramentas para fazer as diferentes partes de um desenho figurativo.

Alguns vão favorecer o carvão quanto outros trabalharão com a sanguínea ou lápis. Em todos os casos, o material utilizado depende do resultado desejado, mas também do domínio das diferentes técnicas de desenho.

Isso sem contar com o orçamento para se equipar com os materiais de desenho: infelizmente, as atividades manuais e artísticas são caras.

Procure por um bom curso de desenho artistico no Superprof!

Os olhos arredondados são uma marca do Japão Você vê alguma influência japonesa nesta ilustração?

Aqui está uma lista de materiais de desenho que um iniciante precisa para desenhar (uma logo?) um rosto:

  • Lápis macios tipo B (2B, 4B…): esse modelo de lápis de grafite é muito útil para fazer degradês. Basta você apoiar mais firme ou menos com o grafite para ter uma representação uniforme,
  • Lápis de pontos rígidos tipo H (2H, 4H até 10H),
  • Uma borracha esfuminho: é o acessório essencial para trabalhar as sombras em particular. Isso ajuda a suavizar, aliviar o carvão e os lápis. Essa pasta macia pode ser modelada para funcionar em uma superfície grande ou pelo contrário, para entrar em detalhes,
  • Uma borracha em vinil: essa borracha é usada para apagar completamente as linhas de lápis. Ela é útil especialmente para corrigir as linhas e apagar as primeiras marcas do desenho,
  • Um borrão: essa ferramenta evita desfocar as linhas com um pano ou com o dedo. É um dos elementos essenciais,
  • Papel de Bristol.

Geralmente, para fazer um retrato, você precisa adquirir:

  • Um carvão: graças às diferentes técnicas de desenho de carvão vegetal, é possível fazer traços muito precisos, mas também aplicá-lo no plano para fazer traços espessos. Essa técnica permite dar efeitos de textura ao desenho, mas também criar borrões para trabalhar os degradês e produzir efeitos borrado.
  • Sanguínea: existem em forma de giz ou lápis de sanguínea. As cores variam de laranja a bege. A sanguínea é comumente usada para retratos porque oferece um volume e resultados muito bons.

Proporções para desenhar um rosto

Em primeiro lugar, para aprender a desenhar (uma tatuagem) um rosto passo a passo, é essencial ter marcas confiáveis.

  • Quais são as proporções de um rosto?
  • Como colocar a boca, o nariz, os olhos no lugar certo?

Algumas dicas simples ajudarão você a realizar seus retratos!

Mas saiba que para se tornar um bom desenhista, a observação é a chave para o sucesso!

Alguns pontos em comum para desenhar um rosto

Cada face tem suas próprias características (finas, redondas, quadradas, alongadas…). Mas, para fazer um desenho de retrato, podemos ter uma orientação traçando uma forma oval e dividindo-a em 4 partes.

Uma das partes mais difíceis de fazer em um desenho, a face Os traços e as proporções devem corresponder ao modelo

Essa é a fase preparatória comum aos desenhos infantis, ao rosto da mulher e ao rosto de homem.

Para fazer isso, desenhe o que são chamados de linhas de divisão: uma linha vertical no meio do círculo oval e as linhas horizontais.

Desenhe o nariz

A primeira linha desenhada horizontalmente corresponde àquela em que é necessário colocar os olhos, mas não imediatamente. Primeiro, desenharemos uma segunda linha horizontal, dividindo a parte inferior do oval em duas partes.

É no ponto de interseção entre essa linha e a linha vertical que a base do nariz deve ser desenhada: coloque uma narina de cada lado da linha vertical.

Faça a sua boca

A boca se localiza em um terceiro eixo desenhado horizontalmente, de modo que o quarto inferior do círculo oval seja dividido em dois.

O fundo dos lábios inferiores deve estar nestas demarcações: desenhe a linha de separação dos dois lábios, depois o lábio superior e, finalmente, termine com o lábio inferior.

Desenhe os olhos

Ao nível da linha horizontal colocada primeiro – no meio do oval – desenhe dois círculos grandes em cada lado da linha horizontal: estas são as órbitas dos olhos.

Para desenhar (quadrinhos) um personagem, você deve fazer a órbita e a íris. Os olhos são muito importantes para a expressão de um rosto!

Marque brevemente as sobrancelhas no topo desses dois círculos, então desenhe duas amêndoas pequenas dentro de cada uma delas: os contornos dos olhos, espaçados da largura de um terceiro olho.

Desenhe cada íris, depois a pupila cada vez no centro de cada “círculo” e no eixo dos olhos. Colora cada pupila de preto para marcar o branco do olho.

Em seguida, vá para as pálpebras: de alguma forma, faça uma segunda amêndoa no primeiro, cercando a íris.

Desenhe as orelhas, o cabelo, o pescoço, os detalhes

O fundo de cada orelha deve estar no mesmo nível que a base do nariz.

As orelhas superiores, no entanto, estão nas sobrancelhas.

É, então, necessário desenhar o cabelo, o pescoço e adicionar alguns pequenos detalhes básicos: algum sombreamento, algumas definições no nível do nariz, no queixo, nas características da expressão.

Ao esboçar, quanto mais seco, rígido e marcado, mais velho o rosto vai parecer. Para criar um personagem bastante jovem, é preciso fazer linhas arredondadas e flexíveis.

Uma vez que essas marcas são desenhadas, poderemos refinar a forma do rosto, especialmente a do queixo, e por que não adicionar os ombros e roupas?

Saiba também como encontrar um bom professor para um curso de pintura em tela!

Dicas para desenhar um rosto humano

Para desenhar um personagem imaginário, é a criatividade do desenhista que deve prevalescer.

Por outro lado, se o objetivo é fazer um retrato de um modelo vivo ou uma foto, é preciso observá-lo com muito cuidado para reproduzir esses elementos, levando em consideração as proporções do original.

Observar e enquadrar para reproduzir um rosto

Esse é o mesmo processo que desenhar: o ilustrador que quer desenhar uma mão deve observar muito precisamente a forma dos dedos e das unhas, a cor e os pigmentos da pele, etc, antes de delimitar os contornos, o mais fiel possível.

Nem sempre é necessário desenhar fielmente o real Você também pode estilizar o seu desenho!

Outra técnica:

Faça pequenos quadrados para reproduzir fielmente um rosto em uma folha de desenho.

É necessário conhecer a anatomia humana para fazer o esboço de um personagem, não é?

Seja qual for a técnica de desenho (conheça as várias!) que se escolhe, o importante aqui é encontrar uma maneira de respeitar fielmente as proporções do modelo e de cada parte do rosto.

Alguns elementos essenciais para observar:

  • A largura da boca em relação ao nariz,
  • O posicionamento dos olhos em relação à boca,
  • As características e a posição das sobrancelhas no rosto.

Entre as dicas úteis, incluem:

  • O espaçamento dos dois olhos corresponde à largura de um terceiro olho imaginário,
  • A base do nariz está alinhada com o canto interno dos olhos,
  • As comissuras dos lábios estão alinhadas com a borda interna da íris.

Se essas proporções são gerais, estar atento a esses detalhes permite fazer bem as marcas para começar os primeiros traços.

Então, tudo o que resta é refinar as linhas para reproduzir todos os detalhes observados.

Como desenhar um rosto mais real que a realidade? Os desenhos dos retratados parecem uma imagem!

Encontre um curso de desenho online ou então um bom professor para seu curso de desenho presencial no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar