Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba como fazer o desenho dos membros

De Carolina, publicado dia 15/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como desenhar uma mão?

De acordo com uma pesquisa realizada pela BVA, um centro de estudos em Paris, para a revista francesa Beaux-Arts Magazine, um em cada dois franceses pratica uma atividade artística e 30% dos entrevistados aderiram ao desenho ou a música.

Você é um daqueles cartunistas amadores que desenha tudo o que vê?

Quando você aprende a desenhar, você começa com formas simples, você faz seus primeiros esboços. Então, rapidamente, queremos abordar modelos mais complexos. As partes mais difíceis do corpo para reproduzir a lápis são as mãos, sabia?

Uma estrutura complexa que requer aprender técnicas básicas para saber como desenhar uma mão realmente como modelo. A reprodução de uma mão é um dos exercícios de desenho mais difíceis, mais que desenhar um rosto (como?) ou desenhar um pé.

Conheça a anatomia da mão para desenhar

A mão é uma das partes mais complexas do corpo. Antes de saber como reproduzi-la com um lápis, é importante conhecer as diferentes partes da sua mão. Eu sei que isso pode fazer alguns fugirem, mas sem um conhecimento minimo de anatomia, um desenho não pode ser realista.

Por quê?

As mãos devem ser representadas fielmente Pense em todos os detalhes: osso, pele, linhas, unhas…

Simplesmente porque desenhar (quadrinhos?) uma mão significa saber reproduzir todas as poses que ela pode tomar. Não se trata apenas de desenhar uma mão aberta, mas desenhá-la de todos os ângulos e em diferentes posições. A mão, como a face, é um elemento essencial em um desenho. É uma parte muito expressiva do corpo. Portanto, é essencial saber como retransmitir todos os detalhes, mas também os volumes e a impressão de movimento.

Saiba que as mãos são muito importantes nas artes. Elas estão no centro das obras, como aqui no afresco da Capela Sistina de Michelangelo.

Para fazer um curso de anatomia rápido, uma mão é composta de ossos, músculos e tendões. Não conta menos que:

  • 27 ossos divididos em três grupos (carpa, metacarpo e falanges),
  • 5 metacarpos: esses são os ossos localizados na palma da mão. Os dedos estão em sua extensão,
  • 14 falanges: esses são os ossos dos dedos. Cada dedo tem 3, exceto o polegar que tem apenas dois,
  • 21 músculos
  • Tendões flexores e extensores.

Uma mecânica muito precisa que dá a mão e dedos suas muitas funções, incluindo a garra. Flexibilidade, destreza, mobilidade… A mão é uma ferramenta incrível!

Por sinal, a mão não funciona sozinha. Está relacionada aos movimentos do pulso e do antebraço. O cotovelo garante a rotação da mão, enquanto o punho oferece inclinação para a frente e para trás da mão, mas também dos lados.

Tudo isso para levar ao primeiro erro do iniciante: não levar em conta a espessura dos ossos do pulso no desenho de uma mão.

Os ossos dos metacarpos se encaixam no pulso: o primeiro está conectado ao polegar, o 2º ao dedo indicador, o 3º ao dedo do meio, o 4º ao dedo anelar e o 5º ao dedo mindinho.

O primeiro metacarpo é muito móvel, o que permite que o polegar esteja em oposição aos outros dedos e isso nos permite fazer um movimento de pinças e pegar objetos.

Os outros quatro metacarpos são mais fixos e formam um arco. Quando você deseja dar mais movimento e vida em uma mão, basta acentuar esse arco no desenho.

Para evitar um erro grosseiro, lembre-se também de que o eixo do braço e antebraço passa pelo meio do pulso e, portanto, pelo terceiro metacarpo correspondente ao dedo do meio. Fácil, certo?

Desenhe os dedos

Os dedos consistem em três falanges com a exceção do polegar que tem apenas dois. Outro erro de iniciante: confundir o primeiro metacarpo com a primeira falange.

Na verdade, é muito móvel e pode ser facilmente confundido com uma falange.

Ao desenhar uma mão, antes de olhar os dedos, é melhor desenhar (tatuagens, como?) a palma, o primeiro metacarpo e depois os dedos.

Dica: desenhe sempre o polegar por último. Ele é o mais complicado de se reproduzir de maneira realista.

Os dedos e seus movimentos, o desafio da ilustração De tão complexa, a mão está no centro de alguns desenhos mais conhecidos

O dedo indicador e o dedo anelar são geralmente do mesmo tamanho, enquanto o dedo do meio é um pouco maior. Na verdade, o que dá essa impressão de diferença de comprimento é principalmente porque o terceiro metacarpo é mais longo que o segundo e o quarto. Portanto, é necessário concentrar-se mais no comprimento dos metacarpos que no comprimento dos dedos.

Quanto à dobra dos dedos, eles geralmente vão para o topo das articulações: faça o teste dobrando a mão.

O polegar é um caso especial por si só. Não é diferente dos outros dedos, mas é a mobilidade do primeiro metacarpo que o dá sua particularidade. Ele pode acender-se quase a 90°.

Assim, se você tocar o dedo polegar e o dedo mindinho (pequeno dedo), eles estão quase face a face .

Como aprender a desenhar uma mão aberta?

Como em qualquer desenho que você precisa fazer, primeiro você deve observar cuidadosamente o modelo.

A vantagem quando você quer aprender a desenhar uma mão é que sempre temos um modelo vivo disponível. Pratique desenhando suas próprias mãos. Comece pelo mais simples, com a mão aberta. Você pode aprender a desenhar a parte de trás da mão ou o interior da mão.

Perceber cada um desses dois desenhos permite dominar a anatomia completa da mão e descobrir todos os detalhes.

Não é fácil desenhar todas as minúcias dos dedos Já imaginou representar todos esses movimentos da mão?

As mãos são complexas. Os muitos detalhes a desenhar (como criar uma logomarca?) devem ser trabalhados.
Para aprender a desenhar uma mão, comece com a posição mais simples: abra a mão.

Antes de fazer o primeiro esboço de sua mão, você precisa de tempo para colocar os pontos de referência na sua folha. Essas características básicas são essenciais para colocar os diferentes elementos e respeitar as proporções certas.

Você pode desenhar três linhas horizontais ligeiramente curvas que delineiam a ponta dos dedos, a base dos dedos e a base da palma da mão.

Em seguida, você pode desenhar quadros em que você desenha os elementos que compõem a mão: a palma (sem o polegar) e cada dedo. A linha vertical que corta a palma pela metade corresponde à separação entre o dedo do meio e o dedo anelar.

Faça formas simples. A ideia inicial é começar a localizar os diferentes comprimentos dos dedos e colocar cada articulação.

Tutoriais estão disponíveis no Youtube para entender melhor como desenhar uma mão aberta.

Você deve ter notado que as articulações dos dedos não estão alinhadas. Elas estão deslocadas. Esses são alguns dos detalhes que não devem ser ignorados!

Comece com ferramentas simples: um lápis é suficiente antes de ir ao carvão, lápis de cor ou pintura a óleo. Desenhar com a mão levantada não é fácil, mas aconselhamos você a fazê-lo diretamente sem rascunho. Se fizermos um rascunho primeiro, sempre vamos querer fazê-lo antes de fazer o verdadeiro desenho e isso não funciona.

Outra restrição ao desenhar uma mão: desenho em três dimensões. De fato, uma mão não é plana. Para fazer um desenho realista, é importante levar isso em conta. Os dedos são cilíndricos, a palma da mão tem músculos importantes que formam solavancos e cavidades, as diferentes articulações também devem aparecer.

Desenhe uma mão com luvas e luvas inteiras

Quando você começa, é melhor progredir em etapas para não ficar desencorajado. Assim, você aprende passo a passo e avança no seu ritmo.

Por isso, Desenhar uma luva inteira (sem a separação dos dedos) em vez da mão é mais fácil, uma vez que não tem todos os dedos para detalhar.

Mas isso não é tudo: desenhar uma luva inteira facilita a compreensão da posição da mão no espaço. Quando você tem uma luva, você pode dobrar todos os dedos ao mesmo tempo. Não é necessário quebrar a cabeça com o movimento do pulso: uma boa maneira de fazer um desenho mais rápido.

Como fazer um desenho de dedos naturais? A técnica da luva também é usada para desenhar mangá e na Disney. Já viu o Mickey? Ele sempre usa luvas…

Não é porque eles estão com frio nas mãos... Por que você acha que eles estão sempre com elas?

Quando passamos por essa etapa, o próximo passo é desenhar seu personagem com luvas normais, com a separação dos dedos. Essa é uma técnica usada com muita frequência para evitar quebrar a cabeça com o movimento do pulso dos personagens.

Fazendo uma mão com uma luva e apenas quatro dedos torna possível concentrar-se apenas na perspectiva e deixar as proporções de lado.

Desenhe todos os detalhes de uma mão

Como desenhar (todas as técnicas profissionais) uma mão realista?

Uma vez que o primeiro esboço é desenhado, você tem que olhar para todos os detalhes da mão. E o mínimo que podemos dizer é que eles são muito numerosos:

  • O osso do pulso,
  • Dobras de dedos e articulações
  • As linhas da mão na palma da mão,
  • As diferentes texturas da pele,
  • Tendões e veias,
  • Unhas,
  • Volumes,

Uma vez finalizado o desenho geral da mão, você precisa trabalhar todos esses detalhes.

E isso é, sem dúvida, o passo mais difícil. Para desenhar uma mão facilmente, é aconselhável colocar as dobras das articulações dos dedos, as linhas principais da palma da mão e as dobras localizadas na base do polegar.

Com esses poucos elementos adicionais, o desenho da mão fica imediatamente mais realista e você pode trabalhar o volume da mão!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar