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Crie uma logomarca!

De Carolina, publicado dia 15/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como fazer uma logo?

Os desenhistas e designers gráficos normalmente criam logomarcas para seus clientes. Uma missão que pode parecer simples ao primeiro olhar, mas dá muito trabalho e de longo prazo!

A criatividade sem estratégia, isso é chamado de arte. Criatividade com estratégia, é chamada de publicidade.

Jef L Richards – advogado e Professor de publicidade americana

Quer aprender como desenhar (quadrinhos?) uma logomarca, mas não sabe por onde começar?

Descubra todas as etapas necessárias para o processo criativo e as armadilhas para evitar! Desenhe uma logomarca para fazer a diferença!

Uma logo não deve ser só bonita. Deve ter sentido e ser reconhecido para todos.

A concepção gráfica de uma logo profissional não há nada por acaso!

Para que serve uma logomarca?

ESSENCIAL! A logomarca é a identidade visual da empresa. A imagem que liga a empresa ao seu alvo.

Vários elementos são importantes na hora de criar a identidade visual Logo não é coisa fácil de criar…

Sem grande discurso, apenas graças a esse pequeno pictograma, o consumidor identifica o nome da empresa, mas também sua cultura, seus produtos, sua imagem…

Uma boa logomarca deve transmitir uma mensagem. Isso constitui a base de toda comunicação visual.

Suas cores são utilizadas para determinar a identidade visual de todas as mídias relacionadas à marca (cartões de visita, cabeçalho, folheto, site, brochura comercial…).

Suas formas também servem de inspiração para campanhas de comunicação.

Em suma, para simplificar, a logo é inseparável nos planos de marketing e comunicação.

Ela permite que o público em geral identifique de relance uma empresa e suas características e faça a ligação com todos os valores que transmite.

A logomarca tem um impacto muito importante no público.

Tanto que existe mesmo um jogo de tabuleiro totalmente dedicado a elas. E, nesse jogo, as crianças sempre ganham! Prova de que a imagem tem um impacto real e se fixa no inconsciente coletivo desde a mais tenra idade.

Como ser um bom designer gráfico e criar belas imagens para as marcas? Uma logomarca deve ser simples, memorável e facilmente adaptável a todas as mídias.

As características de uma logo bem sucedida

Desenhar uma logomarca não deve ser tarefa feita pelos “cocos”, pelo contrário. Uma boa logomarca deve atender a vários critérios essenciais.

Antes de começar e criar uma imagem que representa fielmente uma empresa, é importante lembrar-se de ter ela em mente quando você faz seus primeiros esboços.

  • Uma logomarca deve ser exclusiva
    Essa é, obviamente, a base. A logo deve ser uma criação pura. Se ela se parece com uma outra, ela será confundida e você pode ser acusado de plágio. Então, sim, mostramos originalidade quando criamos uma logomarca. Um pouco como quando fazemos um desenho para uma tatuagem (como?)!
  • Um logotipo deve ser intemporal
    Cuidado com os efeitos de moda que podem passar rapidamente. Uma logomarca deve ser projetada para durar no tempo. Embora possa ser modificada se necessário quando o negócio evoluir, ela deve manter sua identidade gráfica. Quando construímos uma imagem, ela deve poder passar pelos anos sem ficar obsoleta.
  • Uma logomarca deve ser simples
    Uma logo deve ser facilmente lembrada e ser identificada rapidamente. A ideia é pensar na empresa no clique! Uma logomarca muito complicada, com muitos níveis de leituras ou detalhes não cumprem sua função.
  • Uma logomarca deve ser legível em preto e branco
    Como a logomarca de uma empresa nem sempre é reproduzida em processo de quatro cores, é importante que ela permaneça legível, mesmo em preto e branco ou em bicolor. Tenha cuidado com os degradês ou tons de cores que podem tornar a logo inutilizável em preto e branco.

    A identidade visual de uma empresa é a marca dela! Quer ver filmes e vídeos? Já pensou como a logomarca te incita para tal?

  • Uma logomarca deve atrair o olhar
    Uma logo não deve passar despercebida. Ela deve chamar a atenção. Essa é uma das maiores dificuldades na criação de uma logomarca. Encontrar as cores e os gráficos que terão um impacto no público é um ponto central do processo de criação.
  • Uma logomarca deve se adaptar a todos os suportes
    Uma logomarca deve permanecer visível e legível seja qual for o meio em que ele está integrada. Você já notou na parte inferior dos cartazes essas logomarcas impressas em tamanho pequeno? Algumas se destacam e são facilmente identificáveis ​​quando outras se tornam inexistentes.

Como criar uma logomarca?

Antes de entrar na fase criativa, você tem que pensar seriamente sobre os principais elementos que caracterizam a logomarca.

As cores, as formas de uma logo são muito importantes! A fase de criação e reflexão é essencial para desenhar uma excelente logomarca.

Em seguida, coloque no desenho para realizar várias versões e para compará-las.

A fase de reflexão para projetar uma logo

Alguns elementos são muito importantes nessa fase.

O briefing (quando o criador da logo recebe as informações do cliente sobre o que ele quer, sobre a empresa, etc) tem que ser muito bem detalhado. De qualquer jeito, é importante olhar para as características essenciais do negócio. Também é útil fazer um balanço da concorrência para se destacar, sem negar os códigos visuais relacionados ao setor empresarial, por exemplo.

Entre os pontos importantes, não negligenciar a criação de uma nova identidade visual:

  • A paleta de cores: cada cor tem um significado. A escolha é, portanto, representativa do setor da atividade em que a empresa opera (o verde é comumente usado para ecologia e natureza, por exemplo). A cor também é uma ótima maneira de chamar a atenção e transmitir uma mensagem,
  • A integração do nome da empresa na logomarca: é uma escolha a fazer. Algumas marcas conseguiram transmitir em sua logo a identidade e o nome da marca sem mencionar isso (como maçã da Apple),
  • Integração ou não de texto com a logo: muitas vezes, várias versões do mesma logomarca são realizadas, com ou sem linha de base, de acordo com seu uso. Em todos os casos, a coerência do todo deve ser respeitada,
  • O formato e a direção da leitura: em comprimento, altura, forma redonda ou quadrada…
  • A fonte: uma tipografia original, mesmo única e bem escolhida, transmite informações essenciais sobre a empresa.

Na agência de comunicação, um brainstorming (momento em que as ideias são expostas sem muito filtro para encontrar o caminho certo para a realização de projeto) nunca é demais para fazer as perguntas certas, determinar os eixos de trabalho e tomar as primeiras arbitragens como no desenho.

Uma imagem fala mais que mil palavras Olhando para esta árvore, você pode reconhecer várias empresas por trás dos ícones

Para encontrar inspiração, também é importante fazer alguma pesquisa e olhar para o mundo do design gráfico.

Tudo que você precisa é um bloco de desenho para expressar sua criatividade! A criação de uma logo começa com muitos esboços para encontrar a ideia para o trabalho.

Primeiros esboços da logomarca

Quando falamos dos primeiros esboços, obviamente, estamos nos referindo a fase de criação. Ela começa com o lápis para colocar os primeiros elementos e retrabalhá-los em diversos esboços. Não precisa saber como desenhar um rosto até agora!

Quando se trata de criar uma logo, esteja ciente de que a primeira ideia geralmente não é a definitiva…

Por que? Simplesmente porque a primeira ideia é muitas vezes condicionada, não é bastante original e, portanto, está longe de ser a ideal, como deve ser uma boa logomarca.

As primeiras ideias que vêm a sua mente são as mesmas que as da maioria das pessoas. Em outras palavras, é importante afastar-se delas e refinar seu trabalho de design gráfico para ser original e exclusivo.

Transmitir uma ou mais mensagens em uma única imagem está longe de ser óbvio… Cada detalhe conta! E essa é a força de uma logomarca personalizada. Cores, tipografia, formas, texto, espaços negativos… Cada elemento deve atender a uma mensagem comum e refletir melhor a imagem da marca da empresa.

Harmonia no design gráfico inclui o estudo de curvas, proporções e simetria. Um pouco como desenhar uma mão.

Algumas logomarcas são diretamente inspiradas do caso Fibonacci. O famoso número de ouro ou proporção áurea. Esse é o caso das logomarcas da Apple, Pepsi ou National Geographic.

Durante a fase de criação, é importante dar um passo atrás. Deixe a criação de lado e volte com um novo olho. O projeto amadurece naturalmente e novas ideias surgem.

Muitas vezes, é necessário dar um passo atrás durante a fase de criação gráfica.
Todo designer tem suas técnicas de desenho para encontrar inspiração. Objetivo: criatividade!

Finalização da logomarca

O que torna a qualidade de uma logomarca, exceto todos os elementos mencionados acima, também é devido à sua harmonia geral.

E não é qualquer frutinha, é a do Macbook, iPhone, iPad Não há uma palavra, só uma maçã, que nos diz de qual marca ele é e funciona!

Os designers gráficos sabem bem estudar muitos modelos diferentes. Não improvisamos designers gráficos. O detalhe que vai saltar dos olhos de um profissional certamente escapa de uma pessoa normal, que nunca fez estudos para tal. Mas se a harmonia da logomarca não for perfeita, ela não atrairá a atenção das pessoas como deveria.

Se você entrar em contato com uma agência de publicidade, um estúdio gráfico ou um designer gráfico freelancer para fazer uma logomarca, uma coisa é certa: o profissional deve explicar a logo que ele acabou de criar e justificar suas escolhas.

Em todos os casos, uma logomarca deve ser enviada a várias pessoas antes de ser validada. Todos terão uma percepção diferente, que ajudarão a fazer os ajustes necessários para ela ficar perfeita (ou quase).

Por que não propor uma imagem 3D como logo para a empresa?

 

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