Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Desenhe em três dimensões

De Carolina, publicado dia 15/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como fazer desenhos em 3D?

O que percebemos não é o mundo, mas o modelo de mundo criado pelo nosso cérebro

Essa citação de Chris Frith faz sentido quando você percebe a verossimilhança de um desenho em 3D que pode mesmo enganar nossas percepções…

E, no entanto, representar a realidade em todas as suas dimensões em uma superfície plana não é fácil quando você começa a desenhar.

Técnicas para desenhar em perspectiva até a arte da anamorfose…

Aprenda a desenhar em sua folha branca padrões variados mais verdadeiros que os do curso de desenho online ou presencial.

E por que não tentar a caneta 3D?

O que é um desenho em 3D?

Qual é a diferença entre um desenho 2D e um desenho 3D? A resposta é simples o suficiente para entender.

Faça cursos de softwares de desenho A representação em três dimensões mostra a largura, comprimento e profundidade

Ao desenhar em 2D, então em duas dimensões, reproduzimos na folha um desenho sem a noção de volume. Apenas a largura e a altura são levadas em conta. Ao desenhar em 3D, integramos uma terceira dimensão: a profundidade.

Inútil dizer que desenhar em 3D torna o desenho muito mais realista, pois é fiel em todos os detalhes ao que o olho observa na realidade. Ele transcreve relevos, distâncias e mantém as mesmas proporções que na realidade, como ao desenhar um rosto (como?).

Do ponto de vista da realização de uma verdadeira ilusão de ótica, o desenho em 3D assume várias formas e requer habilidades de desenho em profundidade.

  • Como os artistas dominam perfeitamente essas técnicas de desenho?
  • Como dar a ilusão de que um desenho feito em uma forma plana deixa literalmente a folha?

A primeira coisa a fazer para os volumes aparecerem em um desenho é desenhar uma perspectiva.

Encontre um bom curso de desenho no Superprof!

Como desenhar em perspectiva?

Perspectiva é a técnica que permite desenhar um objeto em seu espaço tridimensional. O desenhista leva em consideração a profundidade do campo e reproduz o objeto conforme ele é percebido de acordo com seu ponto de vista.

Para desenhar em 3D, é necessário ter em conta a profundidade do desenho e respeitar as proporções.

Quando a perspectiva é respeitada, todas as linhas de um desenho convergem para um ponto de fuga.

A perspectiva cavalaria é dar volume a um objeto adicionando linhas paralelas. Esse é o tipo de desenho que encontramos em particular em geometria para representar um cubo, por exemplo. Neste caso, o objeto não é representado levando em consideração a deformação normalmente obtida pela sua profundidade.

A perspectiva linear é comumente usada no desenho. Para criar uma boa perspectiva linear, geralmente baseia se em dois elementos:

  1. Uma linha do horizonte,
  2. Um ou mais pontos de fuga.

A partir desses elementos, desenhando linhas, podemos criar uma grade que leve pistas visuais para desenhar os elementos do desenho reproduzindo uma cena.

Existem vários tipos de perspectivas lineares permitindo dar profundidade e volume a um desenho:

  • A perspectiva frontal: o olho é colocado na frente do palco. O desenho é baseado em um horizonte, no nível dos olhos e todas as linhas convergem para um único ponto de fuga,
  • A perspectiva oblíqua: olhamos aqui em duas direções. A composição tem dois pontos de fuga. Para desenhar um cubo ou outras formas geométricas levando em consideração a deformação relacionada à profundidade no espaço, é esse tipo de perspectiva, com dois pontos de fuga usados,
  • A perspectiva aérea: aqui, levamos em consideração todas as dimensões de um objeto trabalhando sua representação com três pontos de fuga. Esta é a perspectiva mais realista, especialmente usada na arquitetura para representar, por exemplo, um edifício.

O domínio do desenho em perspectiva é necessário para fazer um desenho realista e dar-lhe volume como desenhar uma mão. O desenho em 3D não pode ser improvisado. Você tem que exercitar seus olhos e levar em consideração as proporções. Representar objetos e personagens com efeitos de profundidade é essencial para desenhar em 3D.

Mas real que o real? Isso é possível? Relógios, tudo pode ser desenhado com verossimilhança

Outros pintores usam outro tipo de perspectiva: a perspectiva atmosférica.

Como se tornar um desenhista profissional como Leonardo da Vinci? A Mona Lisa é um exemplo de uma técnica de perspectiva atmosférica.

Poderia ser comparado a uma câmera e seu sistema de focagem. Essa perspectiva é baseada em impressões. Concretamente, o que está no primeiro plano é desenhado de forma clara e precisa, mas quanto mais você olha em profundidade, mais os detalhes estão desfocados. Os pintores também reproduzem cores e degradês para criar esse efeito de profundidade. Quanto mais frias as cores, menos os detalhes são precisos.

É uma técnica desenvolvida e utilizada pelos pintores flamengos no século XV, mas também por Leonardo da Vinci, especialmente na Mona Lisa.

Porque não procurar por um curso de desenho?

Crie um efeito de ilusão de ótica no desenho

Os desenhistas que dominam a arte do desenho em perspectiva conseguem um resultado ainda mais impressionante em suas obras. Os objetos parecem literalmente sair do quadro para ganhar vida.

Como isso é possível? Essa é outra técnica de desenho: a anamorfose, também chamada de arte da perspectiva secreta. A ilusão anamórfica é uma técnica que permite desenhar ilusões de ótica graças a um processo de deformação da imagem.

Quando o desenho é bem sucedido, ele dá a impressão de ganhar vida e estar realmente em movimento. Nada mal para propor uma logo para uma empresa, certo?

Essa impressão é uma ilusão de ótica, que é visível apenas a partir de um ângulo muito preciso. Quando você olha para um desenho anamórfico, você deve olhar para ele de certo modo para ver o resultado em 3D. Sob os outros ângulos, descobre-se, pelo contrário, um desenho deformado.

Desenhe em três dimensões para criar uma ilusão óptica! Alessandro Diddi (veja seus vídeos no Youtube) é um dos desenhadores que dominam perfeitamente a técnica da anamorfose!

Como fazer um desenho que sai da folha?

É preciso técnica. Na verdade, é necessário saber como distorcer a imagem corretamente. Mas, para que o resultado seja ultra realista, também é essencial dominar as técnicas de desenho. Do primeiro esboço ao desenho realista, as etapas são numerosas! Você precisa saber como desenhar cada detalhe do objeto, mas também como pintar ou colorir seu desenho.

Para construir uma anamorfose, é essencial deformar a imagem que se deseja representar na folha. Algumas das técnicas que podem ajudá-lo a construir uma imagem anamórfica incluem:

  • Use uma câmera para fotografar o objeto sob uma folha e poder trabalhar sua representação,
  • Use um software para deformar o objeto que se deseja representar e poder desenhá-lo,
  • Use uma grade para desenhar o objeto nas proporções certas,
  • Corte uma parte do esboço do desenho para reforçar a impressão em 3D,
  • Use várias folhas ou dobre uma folha para alcançar o efeito de volume desejado…

Muitos artistas são mestres na arte da anamorfose como Ramon Bruin. Você pode até mesmo, com um pouco de sorte, descobrir uma anamorfose na sua rua. Muitos artistas de rua produzem trabalhos impressionantes desse tipo!

Entre o buraco no meio da calçada ou os tubarões que sobressaem da estrada… As performances de Edgar Mueller ou Julian Beever, por exemplo, são impressionantes.

Aceite o desafio e diga se isto é real ou virtual Esta é uma foto ou uma imagem em 3D?

Você poderia usar essa técnica para desenhar sua própria tatuagem. Muito legal, não é?

Desenhe em 3D com um software de desenho

Há muitos softwares 3D. Usados ​​de diferentes formas, eles permitem criar imagens de computador em três dimensões.

Software de arquitetura 3D, modelagem 3D, desenho industrial, software de design ou mesmo software de animação 3D…

Hoje, o 3D está em toda parte. É mesmo superado pela realidade aumentada e pelo cinema 4D! Com o software de modelagem 3D, os criativos agora podem ter forma com uma impressora 3D!

Como desenhista amador, você pode encontrar facilmente um software de desenho gratuito. Geralmente intuitivo e fácil de usar, o software facilita desenhar e familiarizar-se com a visão tridimensional.

  • Qual o software de desenho para escolher?
  • Qual o melhor software?

Depende das suas necessidades. Você pode usar o software de desenho 3D online ou optar por software para download no seu computador. Aqui estão alguns exemplos de software 3D:

  • Photoshop: obrigatório para todos os designers gráficos, oferece inúmeras possibilidades de fazer desenhos, assim como o Adobe Illustrator (pago),
  • Krita e Artweaver: também são programas de desenho bem avançados,
  • Google sketchup: perfeito para modelagem 3D, esse software foi originalmente projetado para arquitetura e design de interiores,
  • Blender: esse software de modelagem e animação em 3D faz parte do software de referência,
  • Autocad: é uma das plataformas mais utilizadas para design 2D e 3D,
  • Manga Studio EX é perfeito para criar quadrinhos e mangas,

Desenho 3D: os melhores aplicativos!

Se você deseja aprender a desenhar em 3D, existem outras ferramentas interessantes para usar: aplicativos de desenho em 3D!

Um castelo pode sair do seu smartphone? O celular pode ser um aliado na hora de fazer imagens em três dimensões

Eles vão acompanhá-lo em todos os lugares ao longo do dia. É fácil, assim que você tiver um momento, durante a hora do almoço ou no transporte público, você pode melhorar a sua técnica de desenho em três dimensões.

Em um tablet ou smartphone, você aprende a desenhar volumes para alcançar um efeito 3D bem sucedido.

O desenho 3D é uma das técnicas mais populares. Se você quer se tornar um profissional ou simplesmente aprender essa técnica, você pode facilmente encontrar o aplicativo de desenho mais apropriado!

Caso queira aprender algo diferente pois já domina a técnica do desenho, procure por um bom profe para seu curso de pintura em tela no superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar