Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Desenhe seus próprios comics

De Carolina, publicado dia 16/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como fazer quadrinhos?

Os quadrinhos são uma longa história de amor! Se podemos citar um país que tem verdadeira paixão por esse estilo de história desenhada é a França! A Bélgica também não fica muito longe nessa loucura quase nacional!

Entre os personagens famosos que abalaram a nossa infância e os quadrinhos franceses que visitaram o mundo para se tornarem cultos, descobrimos hoje novos quadrinhos a cada ano!

É um setor muito dinâmico. Os franceses são os primeiros consumidores de mangá depois dos japoneses. Nós, brasileiros, não ficamos muito atrás! Adoramos os comics e também temos nossa tradição aqui!

Você também é daqueles que tem ideias na cabeça e sonha em aprender como desenhar (uma tatuagem?) sua própria tira de quadrinhos?

Faça comics em qualquer lugar Muitas artes se inspiram dos quadrinhos como a de rua

É um trabalho complexo que exige muitas etapas para criar uma história, personagens e trazê-los à vida no desenho.

Aqui estão as linhas principais para criar um quadrinho…

Desenhar quadrinhos: comece pelas bases

A fase de reflexão é importante antes de desenhar sua primeira tira e pintar suas placas de HQ. Ao contrário de um único desenho, uma revista em quadrinhos é uma revista ou livro que conta uma história. Então, assim como um escritor que prepara uma novela (nada a ver com as da Globo…) , você deve determinar vários elementos antes de começar o seu quadrinho, que pode ser definido como uma novela gráfica:

  • Os personagens: quem são eles? Pense sobre suas características físicas, sua personalidade, seu ambiente de vida, as ligações que os unem…
  • O tom: existem muitos tipos de quadrinhos… como será o seu? Humorístico, aventura, fantasia, erótico, mangá… Essa escolha é muito importante para o futuro. Ela será refletida nos balões, mas também nos desenhos.
  • O tema: sobre o que você quer falar em seu quadrinho? Qual será o tema central? Qual mensagem você quer transmitir na sua história?
  • O enredo: é o fio condutor do seu quadrinho. Você precisa saber, antes de começar a desenhar, como a história vai começar, acabar, mas também prever os seus estágios principais e algumas reviravoltas,
  • O formato dos quadrinhos: você quer começar com uma tira de quadrinhos de algumas tiras para começar ou criar várias para ter total liberdade na criação de seus quadrinhos? É agora que devemos decidir.

Você precisa de todos esses elementos para esboçar seu storyboard, ou seja, seu roteiro, exibindo o que você vai colocar em cada parte. Para fazer isso, lembre-se de que cada quadro (ou requadro) deve representar uma cena na história. Uma vez que o quadro do seu quadrinho é claro, você pode fazer os ajustes necessários e começar a desenhar suas placas em 2D ou 3D (aprenda a desenhar em 3D!).

Faça comics divertidos! Pense em quem vai fazer parte de seus quadrinhos

Essa etapa é muito importante porque também é uma oportunidade para determinar a estrutura dos seus quadros no quadro e fazer as perguntas certas. Sempre pense se os quadros são úteis e bem apresentados.

Finalmente, para criar um quadrinho, é importante respeitar os fundamentos e dar particular importância a vários elementos:

  • Os quadros (requadros),
  • Balões e recordatórios,
  • A direção da leitura

Como criar um personagem de HQ?

Como aprender a desenhar? A fase de esboço é um dos primeiros passos a seguir!

Porque na cerne de um quadrinho, há uma história! Mas especialmente personagens e um principal. Você precisará de tempo para criá-los. Como desenhar um personagem para os quadrinhos? Você deve levar em conta todos os recursos que definiu previamente e dar-lhes um estilo próprio.

1º passo: a imaginação. Antes de lhes dar vida na folha, seus personagens tomarão forma em sua mente.

Para isso, você deve encontrar inspiração. Alguns terão dificuldades quando outros terão muita imaginação e vão ter que se limitar para não ir em todas as direções. Em todos os casos, não é apenas uma questão de desenhar um personagem para dar vida. Devemos criá-los em todas as suas dimensões. Então, você pode fazer uma lista de seus personagens principais detalhando:

  • Nome do personagem, idade, sexo,
  • Características físicas: grandes ou pequenos, castanhos ou loiros, fortes ou fracos,
  • Traços de caráter: o estilo de cada personagem deve refletir seu caráter profundo, por isso é essencial para ser criado,
  • Sua história pessoal: qual é o passado, a situação atual, suas experiências, suas habilidades,
  • Seu comportamento: para determinar suas atitudes específicas, suas reações, seus tocs (transtorno obsessivo e compulsivo),
  • Seu objetivo: cada personagem tem um propósito em uma história. Comece por fazer essa pergunta para cada personagem.

Para definir todos esses elementos, olhe ao seu redor, inspire-se de pessoas que você conhece… Existem muitas fontes de inspiração!

Depois de passar por esse passo, agora é a hora de aprender a desenhar personagens. Você tem que evoluí-los no curso da história de acordo com as situações encontradas. Pense em trabalhar em técnicas de desenho facial, mas também em expressões e atitudes corporais. Seja cauteloso, porém a inspiração não significa reprodução. Seus personagens devem permanecer únicos e não ser cópias pálidas de personagens existentes.

Não deixe de apresentar seus desenhos a sua volta para saber como seus personagens são percebidos e se refletem realmente as características que você imaginou.

Desenho de um quadrinho: que estilo adotar?

O importante ao criar um quadrinho é encontrar seu próprio estilo. Tradicionalmente, existem três categorias principais de quadrinhos:

Você sonha com super-heróis? Inspire-se dos quadrinhos americanos. Heróis da Marvel são os quadrinhos mais populares!

A indústria dos super-heróis Irom Man virou personagem de filme e boneco

  1. BD Franco Belge: nascido com Bécassine na França e desenvolvido pela Hergé na Bélgica, é distribuído sob a forma de álbuns ou na imprensa especializada (Pif Gadget, Pilot…)
  2. Os comics: forma de historia em quadrinhos nascida nos EUA, eles narram as aventuras de um personagem, mas, ao contrário dos outros quadrinhos, o personagem principal é propriedade de uma editora e são desenhadores diferentes que conseguem continuar a criar novos episódios
  3. O mangá: nascido no Japão, os quadrinhos japoneses são inspirados em personagens de desenho animado e são caracterizados por desenhos elegantes em preto e branco.

Hoje, os artistas aproveitam as muitas influências do mundo dos quadrinhos para misturar e rever gêneros. Os quadrinhos não são tão codificados e, com um pouco de talento, é bem possível criar seu próprio estilo!

Vemos hoje em muitos quadrinhos novos estilos gráficos. Eles evoluíram e os desenhos também. Podemos, portanto, gostar de desenhos realistas (e devemos saber como desenhar todas as partes do corpo, incluindo saber como desenhar uma mão), caricaturas, estilizados, aulas de desenho… Cada autor de quadrinhos desenvolve seu próprio estilo.

As ferramentas digitais e a internet também oferecem novas possibilidades em termos de gráficos e difusão. Os quadrinhos digitais florescem na web sem necessariamente serem editados em formato de papel.

Como desenhar seu quadrinho? Os próximos passos…

Agora que você tem o seu storyboard e seus personagens, falta apenas a fase de desenho!

Você gosta de folha branca e lápis ou tablet gráfico? Talvez até os dois… De qualquer maneira, você pode escolher o material que prefere para criar seu quadrinho.

É perfeitamente possível fazer um quadrinho completamente no papel ou, pelo contrário, usar um computador e um software de desenho, como desenhar uma logomarca.

Se você deseja desenhar seu quadrinho a lápis, comece preparando suas tiras e desenhar seus quadros, também chamadas de requadros. Você pode, então, completá-los um a um. Tenha cuidado, claro, para trabalhar bem enquadrado para obter desenhos bem desenhados.

Você pode, obviamente, desenhar a lápis para apagar suas linhas até obter o resultado desejado. A tintura de uma tira de quadrinhos é o estágio em que as linhas são passadas para a tinta. Isso permite um acabamento limpo e esconde as marcas de lápis.

Se você precisar adicionar texto narrativo para esclarecimentos, você precisará colocá-lo em um quadrado na parte superior ou inferior de um quadro. Você também terá que completar os balões com os diálogos e textos, sem esquecer as onomatopeias característica dos quadrinhos de ação!

Quanto à coloração e aos textos contidos nos balões de HQ, também chamados de filactérias, você tem duas possibilidades:

  1. Faça tudo à mão na sua folha, à moda antiga,
  2. Digitalize suas HQ para finalizá-las no computador. Você poderá então escolher uma fonte adequada para inserir os textos nos balões que você criou ou cuidar da coloração.

O computador pode ser uma saída para os comics É possível fazer HQ digital!

Se você optar por digitalizar suas tiras, considere escolher uma boa resolução (600 dpi). Isso melhorará a qualidade da mídia digital. Você pode, então, trabalhar facilmente a partir de um software como o Photoshop. Também é uma solução interessante se você quiser colocar seu quadrinho online!

Podemos criar um quadrinho sem saber como desenhar?

Graças a softwares online, você nem precisa ter um bom lápis para desenhar um quadrinho.

Você tem tiras na cabeça e gostaria de colocá-las no desenho? Você sonha em se tornar um cartunista?

Mesmo que seja melhor saber desenhar (um rosto), naturalmente, é possível se divertir com os programas de quadrinhos online.

Claro, eles são ferramentas mais limitadas. Mas é sempre melhor ter as técnicas de desenho necessárias para personalizar seu quadrinho. Enquanto você se aperfeiçoa nas técnicas de desenho, pode testar:

  • Pixton,
  • Gerador de tiras,
  • Toondoo.com,
  • Stripcreator,

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar