Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O básico para desenhar várias coisas

De Carolina, publicado dia 19/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Comece com variadas técnicas de desenho

O que percebemos não é o mundo, mas o modelo de mundo criado pelo nosso cérebro

Essa citação de Chris Frith faz sentido quando você percebe a verossimilhança de um desenho em 3D que pode mesmo enganar nossas percepções…

E, no entanto, representar a realidade em todas as suas dimensões em uma superfície plana não é fácil quando você começa a desenhar.

  • Quais são as técnicas para desenhar?
  • Como criar a ilusão de que um desenho não é plano?

Técnicas para desenhar em perspectiva até a arte da anamorfose…

Aprenda a desenhar em sua folha branca padrões variados mais verdadeiros que os da aula de desenho.

E se seu desenho fosse além da folha branca? Para a pele das pessoas?

A tatuagem, para nós brasileiros, não é só moda. Virou uma carteira de identidade! Reconhecemos nossos amigos, até muitos pais pelas marcas que eles têm no corpo. Sem contar para gente mesmo, não é?

Se fosse há alguns anos, ainda seríamos considerados marginais. Hoje, é difícil encontrar alguém que não possua sequer um coração, uma letra, algo para simbolizar um acontecimento importante na nossa vida, alguém que amamos muito, etc.

Preto e branco é também uma forma de ilustração Desenhe formas, corações, deixe sua vida mais doce com eles!

A Revista Super Interessante fez uma pesquisa no ano passado nas redes sociais para mostrar o 1º Censo de Tatuagem do Brasil. Não podemos ver todos os dados da pesquisa pelo site, mas eles indicam o total de 150 mil tatuagens entre as 80 mil pessoas entrevistadas.

Então, aprenda neste post as várias maneiras de desenhar: rosto, mãos, quadrinhos, tatuagem, logomarca…

Como desenhar um rosto?

Em primeiro lugar, para aprender a desenhar um rosto passo a passo, é essencial ter marcas confiáveis.

  • Quais são as proporções de um rosto?
  • Como colocar a boca, o nariz, os olhos no lugar certo?

Algumas dicas simples ajudarão você a realizar seus retratos!

Mas saiba que para se tornar um bom desenhista, a observação é a chave para o sucesso!

Alguns pontos em comum para desenhar um rosto

Cada face tem suas próprias características (finas, redondas, quadradas, alongadas…). Mas, para fazer um desenho de retrato, podemos ter uma orientação traçando uma forma oval e dividindo-a em 4 partes.

Os traços e as proporções devem corresponder ao modelo

Essa é a fase preparatória comum aos desenhos infantis, ao rosto da mulher e ao rosto de homem.

Para fazer isso, desenhe o que são chamados de linhas de divisão: uma linha vertical no meio do círculo oval e as linhas horizontais.

Desenhe o nariz

A primeira linha desenhada horizontalmente corresponde àquela em que é necessário colocar os olhos, mas não imediatamente. Primeiro, desenharemos uma segunda linha horizontal, dividindo a parte inferior do oval em duas partes.

É no ponto de interseção entre essa linha e a linha vertical que a base do nariz deve ser desenhada: coloque uma narina de cada lado da linha vertical.

Faça a sua boca

A boca se localiza em um terceiro eixo desenhado horizontalmente, de modo que o quarto inferior do círculo oval seja dividido em dois.

O fundo dos lábios inferiores deve estar nestas demarcações: desenhe a linha de separação dos dois lábios, depois o lábio superior e, finalmente, termine com o lábio inferior.

Desenhe os olhos

Ao nível da linha horizontal colocada primeiro – no meio do oval – desenhe dois círculos grandes em cada lado da linha horizontal: estas são as órbitas dos olhos.

Para desenhar (quadrinhos) um personagem, você deve fazer a órbita e a íris. Os olhos são muito importantes para a expressão de um rosto!

Marque brevemente as sobrancelhas no topo desses dois círculos, então desenhe duas amêndoas pequenas dentro de cada uma delas: os contornos dos olhos, espaçados da largura de um terceiro olho.

Desenhe cada íris, depois a pupila cada vez no centro de cada “círculo” e no eixo dos olhos. Colora cada pupila de preto para marcar o branco do olho.

Em seguida, vá para as pálpebras: de alguma forma, faça uma segunda amêndoa no primeiro, cercando a íris.

Como desenhar uma mão?

Saiba que as mãos são muito importantes nas artes. Elas estão no centro das obras, como aqui no afresco da Capela Sistina de Michelangelo.

Saiba como fazer o desenho das articulações Traços, pele, movimentos, pelo, tudo é importante na hora de desenhar a mão

Para fazer um curso de anatomia rápido, uma mão é composta de ossos, músculos e tendões. Não conta menos que:

  • 27 ossos divididos em três grupos (carpa, metacarpo e falanges),
  • 5 metacarpos: esses são os ossos localizados na palma da mão. Os dedos estão em sua extensão,
  • 14 falanges: esses são os ossos dos dedos. Cada dedo tem 3, exceto o polegar que tem apenas dois,
  • 21 músculos
  • Tendões flexores e extensores.

Uma mecânica muito precisa que dá a mão e dedos suas muitas funções, incluindo a garra. Flexibilidade, destreza, mobilidade… A mão é uma ferramenta incrível!

Por sinal, a mão (saiba como desenhá-la) não funciona sozinha. Está relacionada aos movimentos do pulso e do antebraço. O cotovelo garante a rotação da mão, enquanto o punho oferece inclinação para a frente e para trás da mão, mas também dos lados.

Como fazer desenhos em 3D?

Existem vários tipos de perspectivas lineares permitindo dar profundidade e volume a um desenho:

  • A perspectiva frontal: o olho é colocado na frente do palco. O desenho é baseado em um horizonte, no nível dos olhos e todas as linhas convergem para um único ponto de fuga,
  • A perspectiva oblíqua: olhamos aqui em duas direções. A composição tem dois pontos de fuga. Para desenhar um cubo ou outras formas geométricas levando em consideração a deformação relacionada à profundidade no espaço, é esse tipo de perspectiva, com dois pontos de fuga usados,
  • A perspectiva aérea: aqui, levamos em consideração todas as dimensões de um objeto trabalhando sua representação com três pontos de fuga. Esta é a perspectiva mais realista, especialmente usada na arquitetura para representar, por exemplo, um edifício.

O domínio do desenho em perspectiva é necessário para fazer um desenho realista e dar-lhe volume como desenhar uma mão. O desenho em 3D não pode ser improvisado. Você tem que exercitar seus olhos e levar em consideração as proporções. Representar objetos e personagens com efeitos de profundidade é essencial para desenhar em 3D.

Desenhar uma logomarca não deve ser tarefa feita pelos “cocos”, pelo contrário. Uma boa logomarca deve atender a vários critérios essenciais.

Antes de começar e criar uma imagem que representa fielmente uma empresa, é importante lembrar-se de ter ela em mente quando você faz seus primeiros esboços.

  • Uma logomarca deve ser exclusiva
    Essa é, obviamente, a base. A logo deve ser uma criação pura. Se ela se parece com uma outra, ela será confundida e você pode ser acusado de plágio. Então, sim, mostramos originalidade quando criamos uma logomarca. Um pouco como quando fazemos um desenho para uma tatuagem!
  • Um logotipo deve ser intemporal
    Cuidado com os efeitos de moda que podem passar rapidamente. Uma logomarca deve ser projetada para durar no tempo. Embora possa ser modificada se necessário quando o negócio evoluir, ela deve manter sua identidade gráfica. Quando construímos uma imagem, ela deve poder passar pelos anos sem ficar obsoleta.
  • Uma logomarca deve ser simples
    Uma logo deve ser facilmente lembrada e ser identificada rapidamente. A ideia é pensar na empresa no clique! Uma logomarca muito complicada, com muitos níveis de leituras ou detalhes não cumprem sua função.
  • Uma logomarca deve ser legível em preto e branco
    Como a logomarca de uma empresa nem sempre é reproduzida em processo de quatro cores, é importante que ela permaneça legível, mesmo em preto e branco ou em bicolor. Tenha cuidado com os degradês ou tons de cores que podem tornar a logo inutilizável em preto e branco.
  • Uma logomarca deve atrair o olhar
    Uma logo não deve passar despercebida. Ela deve chamar a atenção. Essa é uma das maiores dificuldades na criação de uma logomarca. Encontrar as cores e os gráficos que terão um impacto no público é um ponto central do processo de criação.
  • Uma logomarca deve se adaptar a todos os suportes
    Uma logomarca deve permanecer visível e legível seja qual for o meio em que ele está integrada. Você já notou na parte inferior dos cartazes essas logomarcas impressas em tamanho pequeno? Algumas se destacam e são facilmente identificáveis ​​quando outras se tornam inexistentes.

Como criar tatuagens?

Vamos primeiro dar uma olhada nos principais estilos de tatuagens (como desenhá-las) para encontrar o que mais lhe convém.

Faça aquarela, guache, lápis, mas desenhe! Um desenho inocente requer técnicas

A tatuagem tradicional

A tatuagem é uma arte tradicional em várias culturas ancestrais: símbolos fortes, desenhos significativos. Esse estilo ainda está presente nas tatuagens de hoje. Entre os mais conhecidas, podemos citar:

As tattoo tradicionais têm um significado profundo de acordo com sua etnia

  • A tatuagem tribal: bem conhecida no mundo da tatuagem, esse estilo baseado em grandes linhas negras e curvas perdeu seu significado profundo. Originalmente, as tribos que praticavam tatuagens, seja na Polinésia ou na África, visavam uma classificação social, pertencente a um grupo. Essas tatuagens altamente codificadas têm um forte simbólico ainda hoje, especialmente as tatuagens polinésias. Elas ainda são muito populares,
  • A tatuagem asiática: tatuagem chinesa ou tatuagem japonesa, esse estilo é fortemente inspirado pela arte asiática. Os Yakusas em particular optaram por esse estilo de tatuagem. Entre os símbolos mais utilizados, encontramos, naturalmente, o dragão, o samurai, a gueixa, mas também o lótus,
  • A tatuagem celta: composta de símbolos celtas e escrituras, é uma espécie de tatuagem tribal facilmente reconhecível com a cruz celta como motivo principal.

A tatuagem realista

A tatuagem realista visa reproduzir fielmente um modelo. Essas verdadeiras obras de arte exigem um domínio perfeito da arte da tatuagem para alcançar a perfeição.

As tatuagens realistas podem representar muitos assuntos: seja um rosto, uma natureza morta, um animal, uma paisagem… em preto e branco ou em cores, eles reproduzem perfeitamente seu modelo como se alguém estivesse de frente para uma foto.

Essas tatuagens hiper-realistas não suportam o amadorismo, é preciso realmente ter o dom de reproduzir a finura dos detalhes sobre a pele.

A tatuagem old school

Estilo retrô e culto com um toque rock n’roll, a tatuagem da velha guarda, old school, nasceu nos EUA a partir dos anos 30 inspirada na cultura local. Muitas pessoas foram adeptas desse tipo de tatuagem: nativos americanos, pin-ups, motociclistas… Ela foi popularizada pelos marinheiros que, simbolicamente, levavam através de suas tatuagens o que lhes era mais importante.

Durante muito tempo, a tatuagem da old school foi considerada delinquente e teve uma imagem ruim. Hoje, ele entrou na cultura popular!

A tatuagem gráfica

Abstrata e artística, a tatuagem gráfica dá lugar à imaginação. Recentemente, esse estilo tem sua origem na arte e cada artista de tatuagem tem seus traços próprios. Motivos geométricos, simbólicos, objetos, animais… As inspirações são variadas e as tatuagens são feitas com total liberdade de expressão. Se você gosta do trabalho de um artista de tatuagem e seu estilo, confie nele para fazer a sua tatuagem.

Ele saberá fazer uma tatuagem única para você, uma verdadeira obra de arte em sua pele!

A tatuagem biomecânica

Ainda uma tendência muito recente. A tatuagem biomecânica, como o próprio nome sugere, combina elementos mecânicos e biológicos. Voltada para o futuro, ela encontra inspiração nas ficções científicas. Você pode fazer uma tatuagem de um braço biônico, por exemplo.

A tatuagem combinada entre amigos, namorados, maridos, esposas é bem comum

A tatuagem dotart

Outro estilo, próximo ao espírito do pontilhismo na pintura. A técnica consiste em tatuar multiplicando os pontos. Isso produz efeitos de diferentes materiais e texturas trazendo um toque de originalidade e realismo à tatuagem.

Escrita de letras ou tatuagens

Tatuar uma frase inspiradora, uma citação é muito comum hoje. O que faz a diferença entre uma boa e má tatuagem, além dos erros ortográficos, é a caligrafia utilizada. Antes de fazer uma tatuagem com letras, é essencial determinar o estilo de escrita desejado.

Como fazer quadrinhos?

Ao contrário de um único desenho, uma revista em quadrinhos é uma revista ou livro que conta uma história. Então, assim como um escritor que prepara uma novela (nada a ver com as da Globo…) , você deve determinar vários elementos antes de começar o seu quadrinho, que pode ser definido como uma novela gráfica:

Não esqueça de pensar bem no seu gibi antes de executá-lo Suas HQ vão ficar mais ricas com todos os detalhes

  • Os personagens: quem são eles? Pense sobre suas características físicas, sua personalidade, seu ambiente de vida, as ligações que os unem…
  • O tom: existem muitos tipos de quadrinhos… como será o seu? Humorístico, aventura, fantasia, erótico, mangá… Essa escolha é muito importante para o futuro. Ela será refletida nos balões, mas também nos desenhos.
  • O tema: sobre o que você quer falar em seu quadrinho? Qual será o tema central? Qual mensagem você quer transmitir na sua história?
  • O enredo: é o fio condutor do seu quadrinho. Você precisa saber, antes de começar a desenhar, como a história vai começar, acabar, mas também prever os seus estágios principais e algumas reviravoltas,
  • O formato dos quadrinhos: você quer começar com uma tira de quadrinhos de algumas tiras para começar ou criar várias para ter total liberdade na criação de seus quadrinhos? É agora que devemos decidir.

Você precisa de todos esses elementos para esboçar seu storyboard, ou seja, seu roteiro, exibindo o que você vai colocar em cada parte. Para fazer isso, lembre-se de que cada quadro (ou requadro) deve representar uma cena na história. Uma vez que o quadro do seu quadrinho é claro, você pode fazer os ajustes necessários e começar a desenhar suas placas em 2D ou 3D.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar