Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ensine os pequenos a desenhar

De Carolina, publicado dia 10/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Aulas de desenho para crianças

A partir de 18 meses, os bebês adoram rabiscar!

Pouco a pouco, seus desenhos evoluem. Essa atividade divertida não é apenas um jogo. É essencial para o despertar e o desenvolvimento da criança.

Em alguns anos, o jovem aprende a desenhar facilmente e dominar o uso de um lápis. O gesto é mais seguro com o passar do tempo!

  • Então, como ajudar os pequenos a progredir no desenho?
  • Por que é importante deixar as crianças desenharem?

Se os livros de colorir são interessantes, nada melhor que uma folha em branco e alguns lápis de cor para despertar os sentidos dos pequeninos.

Mas, na realidade, quais são os benefícios das aulas de desenho para crianças?

Antes de encher seu filho de papéis brancos e lápis de cor, saiba se ele quer mesmo desenhar. Se tentar forçá-lo, pode ser pior… Antes disso, faça essas perguntas:

  • Seu filho tem um interesse real em desenhar?
  • Você planeja levá-lo para aulas para melhorar sua técnica?
  • Você tem alma de artista e quer compartilhar sua paixão dando lições de desenho para crianças?

As aulas de desenho são um complemento interessante para a educação artística ministrada na escola primária. Essa é uma oportunidade para fortalecer a relação entre a arte e a criança e dar-lhe a oportunidade de desenvolver seu talento e espírito criativo…

Não há limite para o desenho, já para o tablet... Os pequenos podem desenhar em companhia do irmão ou colega

Sem contar que as telas estão em todos os lugares da nossa vida diária. Computador, telefone, tablet, TV… Novas tecnologias abriram o caminho para novas oportunidades em todas as áreas, incluindo a educação.

Antes, o desenho era somente folhas brancas, lápis de cor, canetinha, marcadores, adesivos, fotos e quadro negro. Livros para colorir era o que tinha de mais sofisticado! As crianças agora estão aprendendo a desenhar em todos os tipos de mídia.

Isso lhe dá uma grande quantidade de recursos para ensinar seu filho a desenhar, não acha?

Vamos fazer um rápido passeio pelos aplicativos e sites indispensáveis para ensinar seu filho a desenhar e colorir.

Como o desenho ajuda no desenvolvimento das crianças?

Entre 12 e 18 meses, o bebê já pode segurar um lápis na mão. E automaticamente, ele começa a rabiscar com o que está em suas mãos… lápis, caneta, giz de cera…

O desenho permite que a criança desenvolva suas habilidades motoras e, em particular, a gerenciar suas ações, coordenar melhor seus movimentos. Ele explora materiais e faz novas descobertas sensoriais.

A partir dos 2 anos de idade, você pode realmente começar a falar sobre o desenho com a criança!

Ela já não faz rabiscos em forma de espirais. Suas linhas tornam-se mais precisas. Ele começa a ter o hábito de desenhar da esquerda para a direita. Nessa fase, a criança já desenvolveu seus músculos e sua visão. Ele consegue seguir gestos graças à sua visão e antecipar movimentos.

O que não era originalmente um desenho se torna em um com a idade de cerca de 4 anos. É nesse momento que a criança começa a querer representar coisas que ele conhece através de seus desenhos. Ele, então, desenha formas e começa a reproduzir homens. De certa forma, ele desenha um rosto, um retrato, seu auto-retrato.

Durante os anos do jardim de infância, vemos claramente que seus desenhos evoluem. A criança aprende a desenhar personagens de forma mais realista:

Inicialmente, a criança desenha um homem “boneco”. Ele o representa com a forma de um círculo,  com pernas e braços. Posteriormente, a criança adiciona uma segundo círculo que simboliza o tronco e alguns detalhes da anatomia do corpo humano. Ele desenha o pescoço, o cabelo, os olhos, a boca, os dedos, os pés, até o umbigo… É apenas por volta dos 6 anos que a criança começa a vestir o homem atraindo roupas.

Desenho ajuda no desenvolvimento dos miúdos Eles sabem muito bem o que fazer com um papel e lápis na mão

Esses estágios comuns à grande maioria das crianças mostram que inicialmente eles não desenham o que vêem, mas uma representação do que sabem. É somente crescendo que eles aprendem localizando-se no espaço, especialmente para fazer representações mais realistas.

Antes de 7 anos, os elementos que compõem o desenho podem parecer desproporcionais. A criança ainda não tem a noção de perspectiva. Também é comum que ela desenhe uma casa e veja seus ocupantes, como se as paredes fossem transparentes.

O desenho é, portanto, uma atividade que promove:

  • Desenvolvimento cognitivo: a criança usa seu conhecimento para fazer desenhos. Essa atividade faz o pequeno cérebro trabalhar e estimula seu senso de observação.
  • Desenvolvimento de coordenação de gestos: ao desenhar formas geométricas, a criança começa a dominar seus gestos. Ele agora desenha linhas horizontais e verticais e para quando o resultado desejado é alcançado. Isso era impossível para os pequeninos que mexem suas mãos sem controlá-las perfeitamente ou ser capaz de respeitar os limites de uma folha em branco.
  • Melhoria das coordenações motoras finas: em seguida, a criança aprende a desenhar elementos cada vez mais detalhados, em superfícies menores. Acabou-se os grandes desenhos. A criança pode se limitar a uma superfície menor e realizar formas mais complicadas.
  • Afirmação de sua personalidade: a criança se expressa através do desenho. Ela se coloca em prova. Ao longo de suas criações você notará muitas variações: traços fortes se ele estiver irritado ou mais leve. Ele também aprende a desenvolver sua paciência a perceber o desenho que ele tem em mente. Às vezes, tem que redobrar esforços e concentração para conseguir isso.
  • Desenvolvimento do seu senso artístico, da sua criatividade: com o desenho, deixe lugar para a imaginação. Não só para representar os personagens e objetos de sua escolha, mas também para verbalizar o que ele conseguiu. Os desenhos das crianças são, portanto, o suporte de histórias incrivelmente ricas. Você já perguntou a uma criança o que ele desenhou? Seu discurso geralmente é inesgotável sobre o assunto. O mesmo desenho pode ter várias interpretações. Essa atividade desenvolve seu lado criativo.
  • Expressão de emoções: o desenho também permite que a criança se expresse de maneira diferente do que pela fala. Suas criações refletem suas emoções e seu estado de espírito. A escolha das cores é particularmente reveladora. O bebê já é um artista que se expressa criando!

Como preparar uma aula de desenho para crianças?

É óbvio que as aulas de desenho devem se adaptar à idade da criança, mas também ao seu nível!

Desenhar faz os miúdos crescerem Quer coisa mais legal que ver a imaginação dos pequenos?

Crianças de 6 a 10 anos não têm as mesmas habilidades de concentração que um adolescente, por exemplo. Também não têm a mesma maturidade e percepção da realidade. Por isso, é importante adaptar o tipo de curso de desenho online, mas também a sua duração.

Em todos os casos, além da técnica, os curso de desenho devem abordar temas relacionados à arte. Esse é realmente o momento perfeito para apresentar crianças a pintores, ilustradores, mas também escultores…

Além das diferentes correntes artísticas!

As aulas grupais são particularmente interessantes para assuntos artísticos. Eles facilitam as trocas, estimulam a criatividade e promovem o desenvolvimento.

Aulas de desenho de 6 a 11 anos

Para os alunos do ensino fundamental, as aulas de desenho costumam ser divididas em várias partes, todas relacionadas ao mesmo tema (um trabalho, uma técnica…). As possibilidades são muitas.

Pequenos gostam muito de imaginar situações e histórias na hora de desenhar

Podemos assim cortar o curso de desenho em vários momentos distintos:

  • Apresentação de um trabalho e discussão sobre suas características,
  • Explicação da técnica para o trabalho e demonstração,
  • Desenho de um tema específico.

Se a essa idade, as obras dos grandes pintores clássicos são difíceis de alcançar com precisão, é muito fácil se inspirar em artistas contemporâneos ou mesmo em arte abstrata. Assim, as crianças podem colorir ou praticar um desenho se inspirando em grandes artistas da arte contemporânea!

Por exemplo: as obras de Keith Haring! Seu lado colorido atrai crianças.

E por que não Matisse?

Então, ensinar a desenhar trabalhos inspirados em pinturas conhecidas como as de Keith Haring pode ser um bom exercício!

Encontre também um bom professor para seu curso de pintura em tela no Superprof!

Natureza morta também é interessante nessa idade

Esse exercício permite que as crianças trabalhem seu sentido de observação. Por isso, escolha objetos simples antes de organizar a aula do mesmo modo: perguntas e trocas, demonstração e prática.

As crianças aprendem a desenhar enquanto se divertem e essas aulas têm a vantagem de estimular sua curiosidade e seu senso de observação.

Sites para ensinar os pequenos a desenhar

Atenção! As recomendações mencionam claramente que seu uso prolongado das telas ou a exposição muito jovem não é aconselhável para assegurar o bom desenvolvimento da criança.

Desenhe e tenha uma infância feliz As cores ajudam os pequenos a desenvolver a observação

Para consumir com moderação, portanto, é melhor respeitar os seguintes conselhos:

  • Antes de 2 anos, as crianças não devem ser expostas a telas
  • Entre 2 e 6 anos de idade, o uso deve ser limitado a uma hora por dia
  • Entre 6 e 12 anos, o limiar de 2 horas diárias não deve ser excedido

Mas, não exagerando, o tablet, smartphone e os sites podem ser um bom apoio para ajudar seu filho ou aluno a desenhar.

1 Desenho para crianças (Bini Bambini): simples, divertido e intuitivo, os pequenos vão adorar. Basta escolher um desenho, a linha tracejada aparece na tela. A criança escolhe suas cores e só precisa reutilizar seu dedo nas linhas para fazer o desenho.

O melhor? Quando o desenho é concluído, ele ganha vida. Os pequenos ficarão surpresos ao ver o seu desenho ganhar vida!

2 Kids Doodle-Color and Draw (Doodle Joy Studio): um aplicativo para desenhar com o dedo que oferece excelentes possibilidades. Cores de néon, escovas de diferentes tamanhos, a capacidade de desenhar fotos, seguir modelos… As crianças podem dar asas à imaginação.

Confira esses sites onde você pode encontrar vários modelos para desenhos de criança:

  • Hellokids.com: Modelos para aprender a fazer desenhos simples. Um primeiro passo para que a criança ganhe confiança e aprenda a seu próprio ritmo para desenhar personagens, animais…
  • Desenhos para colorir: Novamente, os desenhos são simples e os modelos são bem feitos. A criança se tornará imbatível e desenhará um pato ou o Papai Noel com perfeição! Os desenhos são baseados em formas simples que são mais fáceis de reproduzir para crianças pequenas.
  • Soloinfantil: desenho online para pequenos desenhistas. O site tem formas complicadas, desenhar em perspectiva, desenhar flores, desenhar animais, brincar na sombra e na luz… Porém, os pais vão encontrar muitos conselhos, dicas para ensinar seu filho a melhorar sua técnica de desenho. Desenhe um personagem, desenhe animais, super-heróis, desenhe um retrato, etc.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar