Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas da web para fazer desenho com as crianças

De Carolina, publicado dia 10/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Sites para ensinar os pequenos a desenhar

As telas estão em todos os lugares da nossa vida diária. Computador, telefone, tablet, TV… Novas tecnologias abriram o caminho para novas oportunidades em todas as áreas, incluindo a educação.

Antes, o desenho era somente folhas brancas, lápis de cor, canetinha, marcadores, adesivos, fotos e quadro negro. Livros para colorir era o que tinha de mais sofisticado! As crianças agora estão aprendendo a desenhar em todos os tipos de mídia.

Isso lhe dá uma grande quantidade de recursos para ensinar seu filho a desenhar, não acha?

Vamos fazer um rápido passeio pelos aplicativos e sites indispensáveis para ensinar seu filho a desenhar e colorir.

Use as telas para desenhar, sem abusar

Antes de entregar nossa seleção 2.0 de ferramentas para ensinar seu filho a desenhar, é preciso fazer um balanço sobre o uso de telas.

Não há limites para a criatividade dos menores O bom é que seu filho ou aluno pode desenhar o quanto quiser!

De fato, as recomendações mencionam claramente que seu uso prolongado ou muito jovem não é aconselhável para assegurar o bom desenvolvimento da criança.

Para consumir com moderação, portanto, é melhor respeitar os seguintes conselhos:

  • Antes de 2 anos, as crianças não devem ser expostas a telas
  • Entre 2 e 6 anos de idade, o uso deve ser limitado a uma hora por dia
  • Entre 6 e 12 anos, o limiar de 2 horas diárias não deve ser excedido

De qualquer forma, os tablets e os smartphones não substituem os pais e seu uso pelas crianças deve ser vigiado pelos responsáveis.

É importante notar que é mais adequado usar suportes interativos (tablet, smartphone) com crianças que deixá-los assistir à televisão na frente. Eles permanecem passivos e não estimulam seu raciocínio.

Agora vamos começar a trabalhar e descobrir as ferramentas que você pode usar para ensinar desenho ao seu filho.

Seleção de aplicativo para aprender a desenhar

As ferramentas digitais oferecem uma abordagem alternativa para o desenvolvimento das crianças para colorir, trabalha as coordenações motoras finas e muito mais.

Então, utilize o tablet para praticar desenho com seu filho ou aluno.

Aplicativos para dispositivos móveis, há um para tudo! Alguns muito bem feitos, outros, pelo contrário, que não têm grande interesse educacional. Então, para ajudá-lo a encontrar o caminho da selva da Appstore ou Google Play, aqui está uma seleção!

Alguns aplicativos são úteis para ajudar as crianças a aguçar suas linhas ou reproduzir desenhos em padrões.

Outros serão adequados para crianças mais independentes que já estão fazendo desenhos sozinhos.

O lado brincalhão do tablet torna possível entender o desenho de forma diferente e aproveitar uma nova abordagem das artes visuais.

Aqui estão algumas ideias que podem inspirar você de acordo com suas necessidades e a idade da criança:

1 Desenho para crianças (Bini Bambini): simples, divertido e intuitivo, os pequenos vão adorar. Basta escolher um desenho, a linha tracejada aparece na tela. A criança escolhe suas cores e só precisa reutilizar seu dedo nas linhas para fazer o desenho.

O melhor? Quando o desenho é concluído, ele ganha vida. Os pequenos ficarão surpresos ao ver o seu desenho ganhar vida!

2 Kids Doodle-Color and Draw (Doodle Joy Studio): um aplicativo para desenhar com o dedo que oferece excelentes possibilidades. Cores de néon, escovas de diferentes tamanhos, a capacidade de desenhar fotos, seguir modelos… As crianças podem dar asas à imaginação.

A vantagem é que ele pode fazer essa atividade onde e quando quiser Desenhar é uma atividade muito rica para as crianças

O melhor? A criança pode ver novamente, como um pequeno filme, todos os desenhos que ele fez para realizar seu desenho.

3 Drawnimal (L. Zanotto): original e criativo, esse aplicativo permite que você saia do tablet ou smartphone. As animações incentivam a criança a colocar o tablet em uma folha na qual ele desenha para prolongar a imagem que aparece na tela. Uma vez terminado, o desenho ganha vida. Esse aplicativo explica às crianças como desenhar elementos simples para completar o animal que aparece no tablet. Requer o uso de uma folha e um lápis. Permite trabalhar as habilidades motoras da criança.

O melhor? Com seu lado artístico e brincalhão, o aplicativo tem uma dimensão educacional e a criança também aprende letras!

4 Squiggle Fish (Stripey Design): Trazer vida aos desenhos que você faz no papel é mágico! Com esse aplicativo, tiramos uma foto dos peixes que acabamos de desenhar em uma folha branca e magicamente, ele integra a decoração do aplicativo e ganha vida! Podemos desenhar vários peixes e vê-los evoluir no meio do oceano na tela do tablet.

O melhor? Um aplicativo que mistura realidade e mundo virtual, enquanto permite que a criança realize seus desenhos no papel.

5 DogBiscuit (Tivola): o livro de desenho para colorir com os dedos. É um aplicativo poético que permite que as crianças desenhem facilmente através de modelos, cores de personagens, mas também os deixa brincar com personagens interativos e explorar vários mundos.

O melhor? É um verdadeiro livro de imagens interativas reais com uma história, promovendo a criatividade e a imaginação.

Essa lista, obviamente, não tem nem a metade das opções disponíveis na net. Mas ela mostra quão variadas são as possibilidades.

Para completar a aprendizagem do desenho que levará as crianças pequenas à escrita, os aplicativos gráficos também são interessantes. As crianças praticam para reproduzir curvas, espirais, linhas, círcullos…

Para beneficiar dos benefícios do desenho, por que não usar as telas?

Os principais sites de desenho para criança

Ao desenhar, a criança aprende a coordenar seus gestos, você sabia? Além de exercitar sua criatividade!

Quer uma atividade que ajuda o crescimento dos pequenos? Colorir! Desenhar pode parecer difícil no começo, mas se torna um verdadeiro prazer para a criança

A arte de colorir não é tão simples quando se tem mãos pequenas! Mas há ferramentas par ajudar a desenvolvê-las!

Antes de descobrir como acontece uma aula de desenho infantil, por que não começar com umas dicas online?

Se você não quer abusar dos tablets, mas está procurando atividades criativas para promover a aprendizagem de desenho para o seu filho, dê uma olhada na internet. Você pode encontrar os recursos educacionais que estavam faltando para complementar suas aulas.

A vantagem?

Você propõe atividades concretas para seu filho ou aluno. Ele vai aprender a segurar o lápis, fazer linhas em uma folha para poder desenhar.

A gente volta ao básico, inevitável para ensinar bem alguma coisa para as crianças. Ainda estamos longe de tudo se tornar digital, especialmente para aprender a desenhar ou a escrever. O rastreamento com a ponta de um dedo ou com uma caneta não oferece as mesmas sensações que com uma caneta.

Embora os aplicativos e tablets móveis sejam úteis para o desenvolvimento da criança, eles não substituem as atividades manuais.

Alguns sites permitem combinar os dois modos de aprendizagem.

Este é o caso do colorir.com!

Esse site completo oferece muitos desenhos para imprimir. Você encontra não apenas desenhos coloridos, mas também desenhos de todos os temas imagináveis para a criança. Com isso, ela aprende a seguir um caminho para realizar qualquer tipo de desenho. Passo a passo, ela memoriza os gestos e os repete. Suas habilidades para dominar suas características são trabalhadas.

Ao abrir o site no seu tablet, você também pode propor ao seu filho para fazer desenhos online com os dedos, com o mesmo princípio. Posteriormente, uma vez que ele desenvolveu suas habilidades, ele pode fazer seus próprios desenhos reproduzindo o modelo fornecido, o que facilita a memorização. Colorir.com é adequado para crianças de todas as idades. Dependendo do nível e das habilidades, as atividades de desenho são variadas.

Uma vez que a criança aprende o caminho, elas podem praticar seus próprios desenhos. Muitos sites oferecem explicações claras para acompanhar a criança passo a passo em sua abordagem e ajudá-la a fazer um desenho mais realista.

Os desenhos ajudam os pequenos com noções de volume e coordenação motora Muitos sites oferecem modelos para as crianças colorirem

Então, os desenhos online são uma ótima ajuda para ensinar a desenhar. Com aulas de desenho na net, seu filho será capaz de deixar sua criatividade falar.

Quando a paixão do desenho se desperta, as crianças pedem muito aos pais para desenhar. Se você não é muito bom no desenho, terá dificuldade em responder às solicitações da sua criança. Mãe, desenha um carro para mim? Pai, como posso desenhar uma vaca?…

Viva a internet nesses casos! Confira esses sites que encontraram a resposta para você… E em fotos!

  • Hellokids.com: Modelos para aprender a fazer desenhos simples. Um primeiro passo para que a criança ganhe confiança e aprenda a seu próprio ritmo para desenhar personagens, animais…
  • Desenhos para colorir: Novamente, os desenhos são simples e os modelos são bem feitos. A criança se tornará imbatível e desenhará um pato ou o Papai Noel com perfeição! Os desenhos são baseados em formas simples que são mais fáceis de reproduzir para crianças pequenas.
  • Soloinfantil: desenho online para pequenos desenhistas. O site tem formas complicadas, desenhar em perspectiva, desenhar flores, desenhar animais, brincar na sombra e na luz… Porém, os pais vão encontrar muitos conselhos, dicas para ensinar seu filho a melhorar sua técnica de desenho. Desenhe um personagem, desenhe animais, super-heróis, desenhe um retrato, etc.
  • Se você tem filhos pequenos, você provavelmente também conhece Louie, o desenho animado em que as crianças aprendem a desenhar!

Seus filhos vão gostar de pegar seus lápis de cor para reproduzir os mesmos desenhos!

Acho que agora, você já tem os recursos necessários para ajudar seu filho ou aluno. Então, dê uma olhada nesses e outros sites para ajudá-los nessa missão artística tão prazerosa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar