Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para ensinar os pequenos a desenhar

De Carolina, publicado dia 09/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como preparar uma aula de desenho para crianças?

As crianças se familiarizam muito cedo com o desenho!

Uma vez após o período dos primeiros rabiscos, elas aperfeiçoam seu controle de gestos e coordenações motoras finas. Em paralelo, desenvolvem também seu senso de observação.

  • Seu filho tem um interesse real em desenhar?
  • Você planeja levá-lo para aulas para melhorar sua técnica?
  • Você tem alma de artista e quer compartilhar sua paixão dando lições de desenho para crianças?

As aulas de desenho são um complemento interessante para a educação artística ministrada na escola primária. Essa é uma oportunidade para fortalecer a relação entre a arte e a criança e dar-lhe a oportunidade de desenvolver seu talento e espírito criativo…

Com qual idade a gente começa a desenhar?

Antes de fazer as aulas de desenho, a criança deve ter adquirido certas habilidades.

Entre o desenho para se divertir e descobrir as técnicas básicas, há um grande passo a dar!

Como disse Pablo Picasso: “Todas as crianças são artistas. O problema, é continuar sendo artista depois de adulto”

Antes de 6 anos, a criança desenha para se divertir. Essa atividade permite que ele desenvolva suas habilidades motoras e desperte seus sentidos. Isso faz parte dos benefícios de atrair os pequenos.

Cores são mágicas e deixam a vida mais feliz Deixe todo o material que o pequeno precisar disponível para o desenho

A criança pratica essa atividade todos os dias na escola e em casa. Seja em oficina de pintura ou oficina de desenho, eles ainda não têm o objetivo de representar fielmente um modelo.

Isso continua sendo um meio de expressão, é claro, mas a criança ainda não possui as capacidades cognitivas necessárias para apreender o desenho de forma realista, como a materialização de seu senso de observação.

Oficinas de desenho para crianças no jardim de infância são projetadas para despertar sua imaginação e seu senso criativo. É também uma oportunidade para descobrir as cores, o espaço e começar a aproximar os gestos do desenho. Isso resulta em oficinas divertidas em que a criança pode florescer livremente.

Muitas vezes, com a aprendizagem da leitura, as crianças encontram uma nova atividade de predileção. De repente, eles descobrem livros como novas descobertas. Alguns também tendem a deixar o desenho de lado para explorar outro universo: as histórias.

Se o seu filho continua a viver diariamente com um lápis na mão, é porque sua paixão pelo desenho está bem ancorada. É nessa idade que é bom pensarmos em matriculá-lo em cursos para aprender técnicas de desenho e abrir-se para o mundo da arte em todos os seus aspectos. É certo que as crianças têm um forte potencial artístico para se desenvolver (como incentivá-lo?). Pintura, desenho, tudo pode ser aprendido desde muito cedo!

Como organizar uma aula de desenho?

É óbvio que as aulas de desenho devem se adaptar à idade da criança, mas também ao seu nível!

Crianças de 6 a 10 anos não têm as mesmas habilidades de concentração que um adolescente, por exemplo. Também não têm a mesma maturidade e percepção da realidade. Por isso, é importante adaptar o tipo de curso de desenho online, mas também a sua duração.

Em todos os casos, além da técnica, os curso de desenho devem abordar temas relacionados à arte. Esse é realmente o momento perfeito para apresentar crianças a pintores, ilustradores, mas também escultores…

Além das diferentes correntes artísticas!

As aulas grupais são particularmente interessantes para assuntos artísticos. Eles facilitam as trocas, estimulam a criatividade e promovem o desenvolvimento.

Aulas de desenho de 6 a 11 anos

Para os alunos do ensino fundamental, as aulas de desenho costumam ser divididas em várias partes, todas relacionadas ao mesmo tema (um trabalho, uma técnica…). As possibilidades são muitas.

Como incentivar um menino nas artes? Pequenos gostam muito de imaginar situações e histórias na hora de desenhar

Podemos assim cortar o curso de desenho em vários momentos distintos:

  • Apresentação de um trabalho e discussão sobre suas características,
  • Explicação da técnica para o trabalho e demonstração,
  • Desenho de um tema específico.

Se a essa idade, as obras dos grandes pintores clássicos são difíceis de alcançar com precisão, é muito fácil se inspirar em artistas contemporâneos ou mesmo em arte abstrata. Assim, as crianças podem colorir ou praticar um desenho se inspirando em grandes artistas da arte contemporânea!

Por exemplo: as obras de Keith Haring! Seu lado colorido atrai crianças.

E por que não Matisse?

Então, ensinar a desenhar trabalhos inspirados em pinturas conhecidas como as de Keith Haring pode ser um bom exercício!

Encontre também um bom profe para um curso de pintura em tela!

Natureza morta também é interessante nessa idade

Esse exercício permite que as crianças trabalhem seu sentido de observação. Por isso, escolha objetos simples antes de organizar a aula do mesmo modo: perguntas e trocas, demonstração e prática.

As crianças aprendem a desenhar enquanto se divertem e essas aulas têm a vantagem de estimular sua curiosidade e seu senso de observação.

Aulas de desenho a partir de 12 anos

A partir dos 12 anos, os pré-adolescentes já desenvolveram um sentido muito útil no desenho.

Essa é a idade em que os esboços tornam-se mais realistas. O olhar é exercido, as crianças prestam atenção nos detalhes. É, então, tempo para ensiná-los a aprofundar no básico e aperfeiçoar sua técnica de desenho.

As habilidades de concentração também aumentam. O aprendiz de desenho pode passar mais tempo em sua composição. O desenho torna-se um verdadeiro meio de expressão. Paisagens, desenhos imaginativos, desenhos de observação, pintura… As possibilidades são muitas de acordo com os gostos, desejos e inspirações de cada um.

Lazer é uma palavra muito importante na infância A pintura deve ser ensinada para os pequenos como uma brincadeira

Os adolescentes gostam particularmente de abordar tópicos como quadrinhos, mangás ou caricatura. Com isso, eles podem aprender a desenhar como os autores de seus quadrinhos favoritos, mas também aprender a arte de contar histórias.

Bases do desenho para as crianças

Através de todos esses temas, as crianças podem facilmente aprender os conceitos básicos de desenho e aperfeiçoar sua técnica.

Entre os essenciais, encontramos (de acordo com as idades):

  • Desenho linear: aprenda a desenhar formas, desenhar os contornos de um objeto, respeitar as proporções…
  • Desenho em perspectiva: para passar do desenho em 2D para 3D, o professor de desenho deve transmitir as técnicas essenciais. Esse é um passo essencial para dominar a arte do desenho realista.
  • Técnicas relacionadas a diferentes ferramentas: qual ferramenta para qual suporte? Para que efeito? As aulas de desenho são uma oportunidade para se familiarizar com todos os tipos de ferramentas: tinta acrílica, guache, pintura a óleo, lápis, pastel, caneta, carvão, pedra negra…
  • Os efeitos da estrutura, sombra e luz… Como dar profundidade ao desenho e reproduzir o que vemos? Aprendemos aqui a tocar nos detalhes para fazer reproduções fiéis à realidade, para passar uma emoção ou para valorar um elemento preciso do desenho.
  • Desenho de valores (ou em massas): como jogar nos volumes, os efeitos de luz e fazer aparecer os formulários graças ao contraste assim criado? Uma atividade para cursos avançados que requer uma boa base de desenho.

Assim fica mais fácil desenvolver o seu sentido artístico com o desenho. As oficinas de desenho também são uma oportunidade para aprender sobre a pintura.

Portanto, aprender desenho visa primeiro refinar os recursos, desenvolver um domínio do gesto e adquirir automatismos. Posteriormente, o trabalho se concentra em aspectos técnicos específicos que permitem às crianças descobrir novas facetas da arte do desenho.

Quando começamos a aprender a desenhar, nunca terminamos. Aprendemos novas técnicas, procuramos, vemos o seu estilo evoluir, encontramos novas inspirações… É verdadeiramente uma paixão evolucionária. Sem esquecer de mencionar para os entusiastas que isso pode abrir belas perspectivas de carreira.

Qual é o perfil de um professor de desenho ideal para uma criança?

Para ensinar arte às crianças, é essencial ser um bom pedagogo e poder ser paciente.

Por melhor artista que ele seja, ele não saberá ensinar para as crianças se ele não tiver a capacidade de entender e colocar-se em seu nível.

As primeiras pinturas a gente nunca esquece Quando eles saem dos riscos e passam a desenhar bonecos e sol?

Para ensinar o desenho às crianças, é essencial:

  • Amar crianças e saber como chamar sua atenção: ensinar crianças é quase uma vocação: estamos preparados para isso… ou não!
  • Tornar as aulas divertidas: uma apresentação sobre os começos do cubismo é provavelmente muito interessante, mas certamente não é adequada.
  • Adaptar seu vocabulário: mesmo que você tenha que transmitir e ensinar vocabulário infantil relacionado ao desenho, é importante saber simplesmente explicar os conceitos que lhes são apresentados.
  • Ser um diplomata: não dizer a uma criança que o trabalho dela está perdido. Explique para ela que o resultado é bom e dê alguns conselhos para que ela faça ainda melhor.
  • Estar animado: para progredir, as crianças precisam ser encorajadas. Diante da dificuldade e desmotivação, o professor terá que encontrar as palavras apropriadas para motivá-las cada vez mais e de seu jeito.

Não se esqueça que as aulas de desenho para as crianças devem, acima de tudo, ser sinônimo de prazer! Então, deixe espaço suficiente para imaginação e criatividade para que elas floresçam.

É um momento de relaxamento fora da escola, uma maneira de descobrir o contrário para desenvolver os sentidos e as aptidões. Para que os cursos de desenho sejam produtivos e satisfatórios, é essencial que a criança seja prestativa, que tenha iniciativa própria para desenhar. Não adianta os pais, família forçarem a barra para que ela siga esse caminho.

Quem sabe? Eles se tornarão verdadeiros artistas?

Descubra também as ferramentas online para ensinar as crianças a desenhar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar