Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fazer desenhos para tatuar

De Carolina, publicado dia 16/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como criar tatuagens?

A tatuagem, para nós brasileiros, não é só moda. Virou uma carteira de identidade! Reconhecemos nossos amigos, até muitos pais pelas marcas que eles têm no corpo. Sem contar para gente mesmo, não é?

Se fosse há alguns anos, ainda seríamos considerados marginais. Hoje, é difícil encontrar alguém que não possua sequer um coração, uma letra, algo para simbolizar um acontecimento importante na nossa vida, alguém que amamos muito, etc.

A Revista Super Interessante fez uma pesquisa no ano passado nas redes sociais para mostrar o 1º Censo de Tatuagem do Brasil. Não podemos ver todos os dados da pesquisa pelo site, mas eles indicam o total de 150 mil tatuagens entre as 80 mil pessoas entrevistadas.

Sem contar que a maioria delas são jovens e que ganham bons salários. Já a página do Brasil Econômico da IG disse que o mercado de tatuagens não para de crescer, mesmo durante a crise atual do país. Entre 2016 e 2017, os estúdios de tatuagem cresceram mais de 26% ao ano!

Portanto, a tatuagem hoje é um verdadeiro hábito da nossa sociedade e apresenta um mercado promissor!

  • Você também tem vontade de passar pela agulha de um tatuador?
  • Ou quer se tornar um artista de tatuagem?

Para isso, você terá que aprender a desenhar (uma mão) uma tatuagem! Procure um curso de desenho para aprimorar suas técnicas!

Desenho de tatuagem: quais são os diferentes estilos?

Do sinal chinês ao retrato realista, o mundo da tatuagem é particularmente rico. E quando você quer desenhar uma tatuagem, o primeiro passo é determinar um estilo. Você é mais old-school ou tribal? Vamos primeiro dar uma olhada nos principais estilos de tatuagens para encontrar o que mais lhe convém.

A tatuagem tradicional

A tatuagem é uma arte tradicional em várias culturas ancestrais: símbolos fortes, desenhos significativos. Esse estilo ainda está presente nas tatuagens de hoje. Entre os mais conhecidas, podemos citar:

Tatue aquilo que você gosta As tattoo tradicionais têm um significado profundo de acordo com sua etnia

  • A tatuagem tribal: bem conhecida no mundo da tatuagem, esse estilo baseado em grandes linhas negras e curvas perdeu seu significado profundo. Originalmente, as tribos que praticavam tatuagens, seja na Polinésia ou na África, visavam uma classificação social, pertencente a um grupo. Essas tatuagens altamente codificadas têm um forte simbólico ainda hoje, especialmente as tatuagens polinésias. Elas ainda são muito populares,
  • A tatuagem asiática: tatuagem chinesa ou tatuagem japonesa, esse estilo é fortemente inspirado pela arte asiática. Os Yakusas em particular optaram por esse estilo de tatuagem. Entre os símbolos mais utilizados, encontramos, naturalmente, o dragão, o samurai, a gueixa, mas também o lótus,
  • A tatuagem celta: composta de símbolos celtas e escrituras, é uma espécie de tatuagem tribal facilmente reconhecível com a cruz celta como motivo principal.

A tatuagem realista

A tatuagem realista visa reproduzir fielmente um modelo. Essas verdadeiras obras de arte exigem um domínio perfeito da arte da tatuagem para alcançar a perfeição.

As tatuagens realistas podem representar muitos assuntos: seja um rosto, uma natureza morta, um animal, uma paisagem… em preto e branco ou em cores, eles reproduzem perfeitamente seu modelo como se alguém estivesse de frente para uma foto.

Essas tatuagens hiper-realistas não suportam o amadorismo, é preciso realmente ter o dom de reproduzir a finura dos detalhes sobre a pele.

Escolher o estilo da tatuagem é um dos conceitos básicos antes de começar a desenhá-la.
A tatuagem 3D (aprenda a fazer esse tipo de desenho!) é uma das novas tendências! Efeito garantido!

A tatuagem old school

Estilo retrô e culto com um toque rock n’roll, a tatuagem da velha guarda, old school, nasceu nos EUA a partir dos anos 30 inspirada na cultura local. Muitas pessoas foram adeptas desse tipo de tatuagem: nativos americanos, pin-ups, motociclistas… Ela foi popularizada pelos marinheiros que, simbolicamente, levavam através de suas tatuagens o que lhes era mais importante.

Durante muito tempo, a tatuagem da old school foi considerada delinquente e teve uma imagem ruim. Hoje, ele entrou na cultura popular!

A tatuagem gráfica

Abstrata e artística, a tatuagem gráfica dá lugar à imaginação. Recentemente, esse estilo tem sua origem na arte e cada artista de tatuagem tem seus traços próprios. Motivos geométricos, simbólicos, objetos, animais… As inspirações são variadas e as tatuagens são feitas com total liberdade de expressão. Se você gosta do trabalho de um artista de tatuagem e seu estilo, confie nele para fazer a sua tatuagem.

Ele saberá fazer uma tatuagem única para você, uma verdadeira obra de arte em sua pele!

A tatuagem biomecânica

Ainda uma tendência muito recente. A tatuagem biomecânica, como o próprio nome sugere, combina elementos mecânicos e biológicos. Voltada para o futuro, ela encontra inspiração nas ficções científicas. Você pode fazer uma tatuagem de um braço biônico, por exemplo.

Tatuem-se juntos ao mesmo tempo A tatuagem combinada entre amigos, namorados, maridos, esposas é bem comum

A tatuagem dotart

Outro estilo, próximo ao espírito do pontilhismo na pintura. A técnica consiste em tatuar multiplicando os pontos. Isso produz efeitos de diferentes materiais e texturas trazendo um toque de originalidade e realismo à tatuagem.

Escrita de letras ou tatuagens

Tatuar uma frase inspiradora, uma citação é muito comum hoje. O que faz a diferença entre uma boa e má tatuagem, além dos erros ortográficos, é a caligrafia utilizada. Antes de fazer uma tatuagem com letras, é essencial determinar o estilo de escrita desejado.

E entre as novas tendências, podemos citar em particular a tatuagem branca que é cada vez mais usada ou a tatuagem 3D para criar uma ilusão de ótica na pele como no desenho.

Tatuar uma frase é parte das tendências de tatuagem de hoje, sabia? A escrita na tatuagem é muito atual. Só tenha cuidado para escolher as letras!

Como encontrar o tema de uma tatuagem antes de desenhá-la?

Antes de iniciar os primeiros esboços de uma tatuagem, obviamente é necessário determinar o estilo desejado, mas também encontrar o tema.

Um passo muito importante já que, uma vez tatuado na pele, permanecerá! A não ser que você passe por sessões dolorosas de laser… Nenhum arrependimento é permitido na tatuagem… É um passo de grande reflexão. Além do aspecto estético, uma tatuagem expressa algo importante para o tatuado ou a ser tatuado.

O simbolismo da tatuagem: uma tatuagem é pessoal, deve ter significado para o tatuado. Caráter, padrão abstrato, símbolo… As possibilidades são muitas! Para desenhar uma tatuagem personalizada, é importante encontrar inspiração.

  • Em suas experiências pessoais para encontrar um assunto importante
  • Em referências artísticas: livros de arte, arte de rua, cinema, quadrinhos…
  • Folheando os livros de seus artistas favoritos de tatuagem

A tatuagem é uma representação gráfica, assim como uma logomarca (saiba como fazê-la). Para um resultado satisfatório, ela não deve apenas expressar uma mensagem, mas também ser perfeitamente desenhada e realizada.

Duas possibilidades estão disponíveis para você:

  1. Desenhe sua própria tatuagem: para isso, você terá que ter boas bases no desenho para propor uma tatuagem estética. Cuidado na hora de escolher aquele que vai reproduzi-la em sua pele,
  2. Peça a um artista tatuador experiente: de acordo com seus desejos, ele vai propor um desenho original e criativo. Um bom artista de tatuagem é acima de tudo um tatuador experiente. Para evitar decepções, é melhor seguir seu conselho…

Encontre um bom curso de desenho online no Superprof!

5 restrições para fazer tatuagens

Todos os artistas de tatuagens vão te dizer: não é porque um desenho é lindo que fará uma bela tatuagem. Os motivos são simples: uma tatuagem deve ser projetada levando em consideração certas restrições.

Tatue muitas vezes A tattoo muitas vezes vem associada a um estilo rock in’roll

1. O tamanho da tatuagem

Parece óbvio! Fazer uma tatuagem de um rosto (saiba como desenhá-lo) em um quadrado de 3 cm não dá para ter um resultado realista. Lembre-se de ajustar o tamanho da tatuagem de acordo com o desenho desejado. Quanto mais realista quiser sua tatuagem, com muitos detalhes e finesa, maior será o seu tamanho.

2. Morfologia

Onde ela será colocada no corpo? Outra questão essencial para desenhar sua tatuagem! Você deve levar em conta que o papel é a sua pele. Uma tatuagem terá que ser projetada de acordo com a parte do corpo em que será tatuada:

  • braço
  • costas,
  • torso,
  • nuca…

3. As cores

Quantas cores você quer em sua tatuagem? Tenha cuidado! Leve em conta o fato de que nem tudo pode ser reproduzido em uma tatuagem como em um desenho. Não basta ser um bom desenhista para desenhar uma tatuagem original, você também deve entender o método!

Como quando se aprende a desenhar quadrinhos, existem algumas restrições a serem consideradas.

4. Coerência

As diferentes tatuagens em um corpo terão que combinar juntas. Como harmonizar várias tatuagens para criar um todo? Também é um ponto a se pensar… Se cada tatuagem é única, todas devem encontrar seu lugar ao lado da outra.

Tatue seus pés Não é preciso muita coisa para fazer uma tattoo legal!

5. Quem vai fazê-la

Essa é a questão que faz toda a diferença! Se você tem uma ideia precisa de desenho, que você tenha feito seu próprio esboço de tatuagem, você deve encontrar o tatuador que vai respeitá-la com a maior fidelidade possível. Todos têm seu estilo e suas técnicas (aprenda as necessárias para o desenho). Se o seu desenho é muito detalhado, tem muitas cores ou efeitos, é possível que as adaptações sejam necessárias para fazer a tatuagem.

Encontre o melhor curso de desenho ou, caso procure uma outra especialização, um curso de pintura em tela no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar