Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para cerzir você mesmo uma bolsinha em tecido

Blog > Artes e Lazer > Costura > Como costurar uma bolsa de pano?

Nada melhor do que ser capaz de criar seus próprios acessórios.

A costura dá grande liberdade para aqueles que dominam suas técnicas: basta escolher o material, o modelo e personalizar o objeto confeccionado para ele se materializar na sua frente do jeitinho desejado.

Embora a costura tenha uma [errônea] reputação de atividade de avó, ela hoje está tão na moda que vários “novinhos” e “novinhas” se lançam em produções feitas à mão, à máquina, no bordado, tricô e crochê. Muitas pessoas querem se tornar costureiras, sejam elas mulheres ou homens!

Pode-se encontrar cada vez mais e mais publicações sobre o tema nas livrarias e nas bancas de revistar. Isso sem contar com o mundo digital, que está carregado de blogs com dicas, modelagens, ideias e DIY (“Do It Yourself” ou “faça você mesmo”). Existem ainda vários canais no Youtube com tutoriais super bem explicados com o passo a passo do que quer que você esteja procurando!

Nesta matéria, o Superprof tenta te guiar durante a produção da sua própria bolsa – ou sacola – de tecido.

Estojo para carregar maquiagem, bolsa pequena tira-colo, sacola ecológica de compras, bolsa cruzada tipo carteira… um modelo básico pode se transformar nas suas mãos, sendo versátil útil em vários momentos.

Confira algumas dicas essenciais para conseguir fazer a bolsa de tecido dos seus sonhos!

E fique esperto para não perder nossa seleção de truques utilizados por quem é fera em corte e costura!

Por que confeccionar uma bolsa de tecido?

Para uma balada, um casamento ou uma reunião: ter uma pequena bolsa em mãos pode ser útil para colocar seus acessórios e ainda dar aquele toque especial ao seu modelito.

Vendidas em várias lojas de moda e acessórios, essas pequenas maravilhas também são assunto de muitos tutoriais de costura. O que a torna um objeto fácil de se fabricar sozinho.

Mas quais são os benefícios reais de criar sua própria bolsa?

Ao fazer a sua própria bolsa, você ainda pode personalizá-la do jeito que preferir. As bolsas básicas de tecido podem ser bem práticas no dia a dia.

A primeira vantagem de costurar e inventar seu próprio modelo de bolsa vem do prazer de escolher você mesmo o tecido, o tamanho e a forma nas quais você deseja seu objeto.

Quando compramos bolsas prontas em lojas, muitas vezes encontramos detalhes que não nos agradam: uma costura no lugar errado, um bolso a mais, um compartimento de organização a menos…

Ao optar por costurar você mesmo seu acessório, você se torna o único “diretor artístico” de sua criação.

O custo também pode ser menor quando nos lançamos em um produção independente.

Claro que tudo depende do tipo de tecido escolhido. No entanto, na maioria dos casos, é raro encontrarmos uma bolsa mais barata do que uma produzida por nós mesmos.

Aprender a costurar também é uma ótima maneira de sempre ter opções de presentes para oferecer em aniversários e datas comemorativas! Sem mencionar que você pode personalizar a bolsa – ou estojo, ou sacola – de tecido para se encaixar perfeitamente ao gosto do seu melhor amigo, da sua mãe ou sua namorada.

O valor sentimental do objeto faz com que ele se torne um presente ainda mais especial!

A pessoa que o receber saberá que você colocou um esforço extra na confecção do acessório, sem contar com o tempo que gastou produzindo-o. Este é um detalhe que faz toda a diferença e que pode tocar ainda mais a pessoa que o recebe.

Ao ficar pronta, a bolsa pode ser utilizada em diferentes ocasiões, servindo a propósitos distintos: necessaire um dia, porta-treco no outro e carteira nos fins de semana!

Cabe a você usar e abusar da sua imaginação.

Tentamos também explicar de maneira fácil como fazer um molde de costura de A a Z.

Diferentes estilos de bolsas de tecido

Quando olhamos para as diferentes bolsa disponíveis para compra na internet ou nas lojas, percebemos, ao manipular-las, que cada uma delas é diferente da outra. Muitos elementos entram em jogo quando se trata de escolher o tipo de sacola que você quer fazer durante sua aula de costura.

É preciso ficar atento a determinados pontos-chave antes de iniciar a realização do objeto.

Use suas habilidades de corte e costura para fazer uma bolsa de pano! Faça você mesmo uma bolsa de tecido!

Você sabia que escolher a agulha certa para sua máquina de costura torna todo o processo mais fácil?

O tipo de tecido

Tecidos são fabricados a partir de fibras de diferentes materiais. Na realidade, o tecido é mais um estado do que um material.

O tecido, segundo o dicionário Michaelis, é um “material que resulta da tecedura de fios” que podem ser de lã, de algodão, de seda, sintéticos, etc.

Os tipos de tecidos com os quais algum artefato ou roupa são confeccionados são frequentemente especificados nas etiquetas dos produtos.

Para escolher a qualidade ideal para a sua nova bolsa, nada melhor do que ir a uma loja de tecidos e tocar nas diferentes opções disponíveis à venda. Desta maneira, você se familiarizará com cada um deles e poderá escolher o que melhor se encaixa em seu projeto.

Fique por dentro de algumas dicas práticas para quem está começando a se dedicar ao mundo do corte e costura.

Quais dimensões?

As dimensões de uma bolsa também podem variar, pois tudo depende do projeto (pochete, carteira, bolsa tira-colo, sacola de compras, etc). Sendo assim, cabe a você decidir uso que deseja dar à sua futura nova bolsa feita por você mesmo!

O tamanho médio de uma bolsinha tira-colo é de cerca de 16 x 24 cm. Este tamanho ainda pode ser mantido para necessaires de viagem, estojos de maquiagem, porta calcinha e sutiã (também para viagens), etc. Mais uma vez, a sua imaginação é o limite!

Se ligue em como fazer uso da sua nova máquina de costura.

Com ou sem alça?

Em algumas bolsas, uma alça de ombro pode ser adicionada. Este é um detalhe que permite com que o acessório seja utilizado tanto como uma bolsa-carteira como quanto à tira-colo.

Outra dica é confeccionar a alça de uma maneira com que ela possa ser retirada e / ou trocada. Isso agrega ainda mais versatilidade à sua bolsa, pois além de poder ser utilizada sem alça ou com uma à tira-colo, uma terceira alça maior ainda pode ser acrescentada, permitindo que o acessório também possa ser usado cruzado ao longo do corpo.

Aprenda o que fazer com as sobras de tecido que se acumulam.

O tipo de fechamento

Um último elemento a ser levado em conta para a sua bolsa é o tipo de fechamento utilizado. Botão, fivela, zíper, laço… as opção são múltiplas e tal detalhe pode ainda adicionar um charme extra à sua mais nova empreitada depois de tantas aulas de corte e costura!

O tipo de fechamento pode ser o toque de estilo da sua bolsa costurada à mão ou à máquina de costura. O tipo de fechamento escolhido para a bolsa contribui para a sua personalização.

Surpreenda-se com as várias alternativas de recuperação de calças jeans.

Material a ser utilizado na costura

Para ter sucesso na realização de sua futura carteira / bolsa / necessaire / estojo, você precisa adquirir alguns materiais e ferramentas de trabalho (caso você ainda não os possua, claro!).

Aqui está uma pequena lista do básico para conseguir costurar uma bolsinha de tecido:

  • Um pedaço de tecido (estampado, colorido ou liso) de mais ou menos 18 x 22 cm,
  • Um pedaço de tecido liso (com as mesmas dimensões do pedaço escolhido acima),
  • Uma máquina de costura (caso você não queira costurar à mão),
  • Linha de costura combinando com a cor do tecido
  • Alfinetes
  • Tesoura para tecidos afiada.

Você já pensou em costurar também suas próprias almofadas?

Escolha o seu tecido

Quando você faz uma bolsa, é importante ter em mente qual uso será feito dela.

Se for para uso ao ar livre, dê preferência a um tecido emborrachado, laminado ou impermeável. Caso a bolsa seja utilizada para carregar coisas importantes e / ou pesadas, opte por um tecido grosso e resistente.

Verifique sempre se o tecido é de boa qualidade, pois seria uma pena ver sua carteira com um buraco antes mesmo de terminar de ser costurada pela máquina de costura ou depois da primeira utilização porque não resistiu à ponta de uma chave.

Para encontrar o material ideal, faça um tour pela loja de tecidos.

Lojas especializadas têm uma ampla variedade, facilitando a escolha. Toque no tecido para ter uma ideia. Se você não conhecer os materiais, peça um conselho ao vendedor ou leve um amigo que entenda do assunto.

Máquina de costura ou costura à mão?

Uma pequena bolsa pode ser facilmente costurada à mão. Este processo pode demorar um pouco mais, principalmente se você for um iniciante na arte de corte e costura. No entanto, a tarefa é totalmente possível.

Sendo assim, não há necessidade de se comprar uma máquina de costura apenas para a realização deste projeto.

Bolsa de tecido passo a passo

Para criar e confeccionar uma bolsa de A a Z, é importante trabalhar metodicamente.

Por isso é importante seguir o trabalho passo a passo para que você não se perca.

É normal um iniciante não entender nada na primeira leitura, caso ainda não tenha começado a execução.

As etapas abaixo apresentam um guia a ser seguido para quem está costurando à mão, SEM uma máquina de costura:

Não é preciso gastar dinheiro comprando uma máquina de costura só para confeccionar uma bolsa de pano. Uma bolsinha de tecido pode ser facilmente costurada à mão.

  • Faça os dois retângulos sobrepostos e do mesmo tamanho, ponta com ponta. Certifique-se que o avesso do tecido é o que está para fora.
  • Costure todo o comprimento do lado direito.
  • Costure também o lado esquerdo, mas deixando um espaço de 5 cm para poder virar a bolsa, passando o lado avesso para dentro a partir daí (por enquanto, o avesso ainda está para fora).
  • Com o lado direito costurado em comprimento, faça uma marca no que corresponde a um terço da largura em cada lado da bolsa (superior e inferior). Em seguida, costure do lado direito até a parte marcada.
  • Em seguida, traga a borda esquerda para perto da marca, onde as costuras terminam. O tecido deve parecer uma sanfona para que possamos, em seguida, costurar as bordas do tecido liso dobrado sobre si mesmo. Faça o mesmo exercício com o tecido estampado.
  • Agora só falta tirar a bolsa do lado avesso, virando-a para o lado correto através do furo deixado no início do processo. Costure o furo.

Sua bolsa está pronta!

Preparamos ainda algumas dicas para quem deseja costurar sua própria gravata-borboleta.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar