Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para restaurar calças antigas

Blog > Artes e Lazer > Costura > Como renovar um jeans velho

Depois de cinco anos de serviço leal, o seu jeans favorito não aguenta mais o “batidão” do dia a dia. Um bolso furado, um botão empenado, o ziper que não fecha direito.

O seu querido jeans está, atualmente, decorado com belos furos que, definitivamente, não vieram de fábrica.

Resumindo: sua calça precisa ser aposentada, mas você não quer “deixá-la ir”.

Você se deu conta disso e está quase tendo um ataque de pânico só de pensar na separação?

Não se desespere, pois existem soluções para reparar esses pequenos buracos da vida cotidiana.

O jeans é o carro-chefe do guarda-roupa de muitos homens e mulheres brasileiras e não precisamos nem consultar estudos oficiais para chegarmos a essa conclusão: basta ir às ruas e dar uma olhadinha à sua volta!

Calma, não entre em pânico e fique atento às nossas dicas de como reciclar sua calça jeans preferida! Nada de pânico: o futuro do seu jeans tem solução!

Sendo assim, não é nada surpreendente que várias alternativas de recuperação de calças jeans que já estejam “nas últimas” sejam encontradas cotidianamente por costureiras de plantão, sejam elas iniciantes ou com carreira consolidada.

Bordado, feltro, aplicação de enfeites… Basta pegar a sua caixa de costura e alimentar sua criatividade!

Falta inspiração?

Então confira nossas dicas com algumas alternativas para “ressuscitar” o seu tão amado e fiel companheiro de guerra: seu jeans favorito!

E fique esperto para não perder nossa seleção de truques utilizados por quem é fera em corte e costura!

A localização do buraco e a condição do jeans

Você acabou de descobrir um pequeno furo no seu jeans favorito e isso foi o suficiente para começar a pensar em todos os bons momentos que vocês passaram juntos antes de precisar se separar dele…

Calma, pois ainda não é o fim!

Jeans com buracos não são irreparáveis. Muitas técnicas existem para reparar a sua calça preferida.

Antes de mais nada, é preciso identificar e analisar a fonte do problema.

Observe cuidadosamente a condição do seu jeans, dando atenção especial para o tamanho do buraco a ser remendado e sua posição. Com base nessas constatações, é mais fácil optar pela solução mais adequada.

Existem vários tipos de furos causados por desgaste.

Tentamos também explicar de maneira fácil como fazer um molde de costura de A a Z.

Parte interior das coxas

O mais comum é o que fica entre as pernas, provocado pela fricção constante entre as coxas.

Na verdade, este é o lugar dos jeans mais afetado ​​quando você anda ou senta. As costuras nem sempre são reforçadas, então, assim que o desgaste é detectado, é preciso costurá-lo o mais rápido possível para evitar que o buraco fique maior.

Você sabia que escolher a agulha certa para sua máquina de costura torna todo o processo mais fácil?

Bolsos

O bolsos furados também são um tipo de desgaste bem comum.

O tecido é geralmente mais fino na região dos bolsos e, portanto, fura com mais facilidade. Além disso, basta colocar objetos pontiagudos dentro deles para que se estraguem rapidamente.

As pernas da calça jeans sofrem muito durante o uso. Os joelhos são, muitas vezes, os mais desgastados.

Fique por dentro de algumas dicas práticas para quem está começando a se dedicar ao mundo do corte e costura.

Pernas

Também é possível que pequenos buracos sejam formados nas pernas dos jeans. Isso pode acontecer por causa de uma queda ou ao desgaste quando nos ajoelhamos, sentamos, etc.

Sendo assim, identifique onde estão os buracos e quais são seus tamanhos. Dependendo do estrago, não vale a pena remendar a calça.

Se ligue em como fazer uso da sua nova máquina de costura.

Costurar à mão

Uma das opções que se apresentam na hora de ressuscitar uma calça jeans é a mais antiga das técnicas: costurar à mão com linha e agulha.

Sendo assim, para que o resultado final fique de acordo com as expectativas, é melhor dominar algumas regras básicas de corte e costura antes de colocar a mão na massa.

Tenha o material de costura certo

Costurar corretamente começa, antes de mais nada, com a aquisição das ferramentas adequadas.

Muitos supermercados oferecem pequenos kits de costura não muito caros e que cabem facilmente na bolsa. Eles contêm o essencial para costurar uma peça de roupa:

  • Linha,
  • Agulha,
  • Alfinete,
  • Uma tesoura de costura pequena.

Alguns kits possuem ainda não só agulhas para a costura à mão, mas também para a máquina de costura.

Para costurar materiais espessos como o jeans, o melhor é escolher uma agulha mais grossa e não muito pequena. Como o tecido é grosso, a agulha precisa ser resistente.

Aprenda o que fazer com as sobras de tecido que se acumulam.

Prepare o ambiente de trabalho

Embora seja possível costurar sua calça jeans em um ônibus, a melhor opção continua sendo se instalar em um local calmo e estável, que não se mova em todas as direções.

Então deixe para executar esta tarefa quando estiver em casa. Afinal de contas, é o destino do seu jeans preferido que está em jogo e você não quer colocar tudo a perder.

Comece preparando a linha, cortando-a no comprimento certo, passando-a no buraco da agulha e fazendo um nó.

Em seguida, basta passar o fio pelo tecido, enfiando a agulha da frente para trás, seguindo um intervalo regular e bastante apertado.

Colocar a linha corretamente na agulha é um dos passos para se fazer a costura à mão. Muitas vezes, é preciso ter paciência para passar a linha pelo buraco da agulha.

Para terminar, passe a agulha no laço final e dê um nó novamente durante o percurso de costura. É isso!

Se o furo for muito grande, costurá-lo desta maneira pode acabar deformando seu jeans. Se este for o seu caso, a melhor opção é costurar um retalho de tecido – ou algo mais decorativo, como um brasão, por exemplo – sobre a calça. Esta é uma técnica igualmente utilizada para personalizar suas roupas.

Costurar com uma máquina de costura

Se você não é muito habilidoso com seus dedos, a máquina de costura pode ser uma boa alternativa. No entanto, você deve aprender a manipulá-la antes de se lançar na costura.

Para evitar comprar uma máquina apenas por causa de um simples buraco no jeans, pergunte aos seus vizinhos, amigos ou familiares se alguém não têm uma para te emprestar.

Você conseguiu uma máquina e chegou a hora de entrar em ação. Para evitar a decepção na hora de colocar a sua calça favorita na “linha de fogo”,  aqui vão algumas dicas, passo a passo, para costurar seu jeans com sucesso:

  • Selecione o tipo de ponto que você precisa / deseja e o seu comprimento. Para costurar um buraco, o ponto reto é suficiente.
  • Posicione o jeans sob a agulha e deixe o resto da calça à esquerda da máquina, para que ela não interfira no processo.
  • Abaixe a sapata. Com o jeans esteja posicionado, basta abaixar a agulha em direção ao tecido.
  • Mantenha os fios esticados. Para ter sucesso nos primeiros pontos, é necessário manter os fios esticados no tecido.
  • Use o pedal. Com o pedal você controla a velocidade de funcionamento da máquina, fazendo com que a agulha se mova mais ou menos rapidamente. Comece devagar.
  • Libere os jeans. Levante a sapata para soltar a calça jeans da máquina.
  • Corte o fio. O último passo é cortar o fio usando a lâmina presente na máquina ou uma tesoura.

Se você passou por este desafio com sucesso, então está pronto para costurar todos os jeans da sua família!

Você já pensou em costurar suas próprias almofadas?

Reparar com fita termocolante

As fitas termocolantes são muito úteis para consertar furos em calças jeans, principalmente quando você não sabe nada sobre costura e também não deseja aprender a costurar somente para ressuscitar sua peça de roupa favorita.

As fitas e adesivos termocolantes são ideais para aquelas pessoas quem não são muito ligadas – ou muito habilidosas – em trabalhos manuais, mas que, mesmo assim, desejam remendar uma calça jeans em apenas alguns minutos.

Mas como funciona uma fita termocolante?

Elas são um tipo de fita que pode ser colado em um tecido.

Basta colocar um pedaço de fita onde você deseja consertar e, em seguida, passar um ferro quente por cima.

O calor derrete a cola, que se adere ao tecido, juntado as duas partes desejadas uma à outra, remendando o rasgo da calça que tanto te incomodava.

Para evitar estragar a tábua de passar roupa ou o outro lado da calça jeans, recomenda-se posicionar os tecidos entre a calça e o ferro, assim como entre a tábua e a calça.

3 a 4 segundos é o tempo ideal para se deixar o ferro quente em contato com a parte da calça que possui a fita para que o processo seja realizado com sucesso.

A cola da fita é derretida com o calor do ferro de passar roupa. Para utilizar uma fita termocolante, é preciso saber também manipular um ferro de passar roupas!

Preparamos ainda algumas dicas para quem deseja costurar sua própria gravata-borboleta.

Costurar um botão

Às vezes, o buraco de um jeans é causado pela queda repentina do botão que deveria garantir a sustentação da calça na cintura. Neste caso, o reparo pode acabar sendo um pouco mais delicado do que para um único furo (confira vídeos tutoriais no Youtube!)

Aqui, é preciso não só esconder o furo, mas também costurar um novo botão para que a calça volte a ser funcional.

Para evitar que o buraco volte a aparecer ou que o botão volte a cair, é preciso ter cuidado na hora de costurar, assegurando-se que o novo botão aplicado esteja afastado do furo a ser consertado.

Com a pressão e a manipulação (o “coloca e tira” do botão de dentro da casa), o novo botão pode acabar caindo se estiver próximo ao furo antigo.

Sendo assim, escolha um lugar diferente para aplicá-lo, de forma que ele continue tendo acesso à casa (senão não é possível fechar a calça novamente!).

Dica para personalizar sua calça: que tal escolher um botão diferente, um pouco decorado para mudar um pouco a cara do seu jeans preferido?

Confira também algumas dicas essenciais para conseguir fazer a bolsa de tecido dos seus sonhos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar