Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Mergulhe fundo na arte fotográfica!

De Fernanda, publicado dia 22/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Descubra o mundo maravilhoso da fotografia!

“A arte da fotografia é imortalizar retratos silenciosos e fazer deles retratos falados.” – Remy Donnadieu

Você sonha em seguir uma carreira brilhante em fotografia profissional?

Graças à popularidade de smartphones e câmeras digitais adaptadas a todos os orçamentos, mais e mais brasileiros aderem à arte das imagens instantâneas.

No entanto, antes de organizar sua primeira sessão de fotos, ainda é necessário dominar as técnicas básicas, e também descobrir a cultura da fotografia para capturar cenas inesquecíveis.

O Superprof explica tudo o que você precisa saber sobre o fabuloso mundo da fotografia!

Citações de fotografia: 20 frases para guardar!

As mais belas frases que todo futuro fotógrafo precisa saber.

No início de uma sessão de fotos, o aluno pode relembrar as frases mais bonitas da fotografia para encontrar inspiração e conduzir suas sessões com confiança.

Estar interessado em fotografar com estilo é explorar a história e a riqueza cultural dessa arte que passou por muitas eras. Mergulhar nas citações de autores famosos ou fotógrafos reconhecidos é, portanto, uma grande oportunidade para descobrir a evolução e repercussão da fotografia ao longo dos anos, e também de acordo com culturas diferentes.

A maioria dos grandes fotógrafos deste mundo pronunciou algumas frases que marcaram os espíritos. Ler citações ou mesmo livros inteiros escritos por um fotógrafo artístico é uma ótima maneira de estudar o trabalho de outros autores e desenvolver sua própria cultura pessoal!

Algumas citações, como a famosa “Uma imagem vale mais que mil palavras”, de Confúcio, são até mesmo conhecidas pelos não iniciados na foto!

Pois bem, pronto para começar a refletir e chacoalhar tudo o que você entende por imagem até hoje? Conheça as citações dos famosos!

  1. “Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo” – Sebastião Salgado
  2. “A fotografia é a literatura do olhar” – Remy Donnadieu
  3. “O que a fotografia reproduz ao infinito só acontece uma vez” – Roland Barthes
  4. “A fotografia é uma breve cumplicidade entre a previsão e o acaso” – John Stuart Mill
  5. “Nós fotografamos objetos para expulsá-los de nossa mente” – Franz Kafka
  6. “Se uma foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente” – Robert Capa
  7. “A coisa mais difícil na fotografia é ser simples” – Anne Geddes
  8. “Para um fotógrafo, cultura é muito mais importante que técnica” – Gisèle Freud
  9. “Se você só vê o que é óbvio, você não verá nada” – Ruth Bernard
  10. “Nós fotografamos o que olhamos, então fotografamos a nós mesmos” – Denis Roche
  11. “Fotografar uma pessoa é afirmar que ela nos interessa” – Bernard Arcand
  12. “Fotografar é uma atitude, um modo de ser, um modo de vida” – Henri Cartier-Bresson
  13. “O propósito da fotografia é revelar o amor que se sente em uma única imagem” – Amélie Nothomb
  14. “A fotografia é a arte de pintar sem pincéis” – Damien Berrard
  15. “Você tem que amar a solidão para ser fotógrafo” – Raymond Depardon
  16. “Na arte como no amor, o instinto é suficiente” – Anatole France
  17. “Você não tira uma foto, você a cria” – Ansel Adams
  18. “Qual é a minha foto favorita? Aquela que vou tirar amanhã” – Imogen Cunningham
  19. “O importante é ver o que é invisível para os outros” – Robert Frank
  20. “Descrever é destruir, é sugerir, é criar” – Robert Doisneau

Invenção da fotografia: quem foram os pais da oitava arte?

Invenção da fotografia: os pais da oitava arte. Quem foram os primeiros fotógrafos da história?

Por meio de muito trabalho e dedicação, estes grandes nomes da fotografia conseguiram tornar esta arte acessível a todos, contribuindo assim para o desenvolvimento da formação profissional em fotografia.

Vamos conhecer alguns dos principais personagens que participaram da fabulosa história da fotografia!

Nicéphore Niepce: o inventor da heliografia

Nascido em 1765 em Chalon-sur-Saône e falecido em 1833, Nicéphore Niepce é frequentemente visto como o pioneiro da arte fotográfica. Em 1822, ele inventou heliografia, um processo que consiste em transferir um positivo fotográfico para um verniz fotossensível baseado no betume da Judéia (um pigmento orgânico).

Antes desta invenção revolucionária, o fotógrafo foi confrontado com algumas experiências nem sempre bem sucedidas. Em seu quarto escuro, Nicéphore Niepce usava o cloreto de prata, que ele colocava em uma folha de papel em branco: essa experimentação continuou sendo um fracasso, já que Niepce foi incapaz de fixar permanentemente a imagem de sua câmera obscura.

Graças à invenção da heliografia, Niepce ficou conhecido no campo da fotografia, mas morreu antes de poder concluir seu trabalho em progresso. Seus estudos ainda permaneceram gravados na memória coletiva: ainda existe hoje o prêmio Niepce, que reconhece todo ano o melhor fotógrafo francês com menos de 50 anos.

Louis Daguerre: o pai do daguerreótipo

Foi durante o século XIX que Louis Daguerre inventou o conceito que leva seu nome, o daguerreótipo. O princípio? Usar uma placa de prata exposta ao vapor de iodo para formar um iodeto de prata e, em seguida, expor este resultado ao vapor de mercúrio para revelar e fixar a imagem na placa.

Considerado muito rápido para a época (apenas cerca de vinte minutos de exposição), este conceito foi acima de tudo revolucionário. No entanto, o daguerreótipo era de uso único, então a impressão ainda estava limitada a uma fotografia por exposição.

E o entusiasmo foi geral: o processo foi exportado para toda a França, e também para todo o mundo, especialmente a Europa e a América. Tendo tido grande sucesso graças à comercialização do daguerreótipo, Daguerre se autointitula como o inventor da fotografia: ele até exigiu que essa menção fosse feita em sua lápide depois de sua morte.

Se você deseja realizar cursos de fotografia (bacharelado, tecnólogo, cursos livres, curso online de fotografia), você certamente vai estudar o trabalho meticuloso do fotógrafo francês.

Você vai aprender um pouco mais sobre o ancestral da fotografia analógica, uma prática ainda hoje admirada pelos aficionados do obturador!

Steven Sasson: o criador da câmera digital

Nascido em 1950 em Nova York, Steven Sasson é um dos maiores inventores da fotografia moderna, como a conhecemos hoje em dia. Engenheiro elétrico de formação, Steven Sasson começou seu trabalho sob a direção do grupo Kodak durante a década de 1970.

Pesando mais de 3 kg e tendo uma resolução de apenas 0,01 megapixels, o objeto gravava a imagem em uma fita durante um tempo de 23 segundos, e apenas em preto e branco. A invenção contribuiu muito para a reputação da marca Kodak, que nos anos 70 foi a referência em fotografia!

As melhores escolas de fotografia do mundo

As melhores escolas de fotografia do mundo. Conheça o ranking das instituições de ensino da fotografia mais famosas do planeta!

Graças ao advento das câmeras digitais profissionais e aos smartphones com boas lentes, estamos testemunhando hoje uma democratização dos estudos nas artes fotográficas. Mais e mais novatos estão se interessando nesse passatempo e desejam fazer dele sua principal atividade.

É por esse motivo que as escolas de fotografia estão se proliferando em todo o mundo, recebendo tanto fotógrafos iniciantes quanto fotógrafos confirmados.

Os diplomas de fotografia são cada vez mais reconhecidos, e muitas vezes são necessários alguns anos de estudo para atender às exigências de uma agência de notícias respeitável ou até mesmo para obter muitos alunos para suas aulas particulares de fotografia.

Conheça algumas das escolas mais famosas do mundo em fotografia:

  1. Sir JJ School of Applied Arts, Mumbai, Índia
  2. California Institute of Arts, Valência, Califórnia, Estados Unidos
  3. Film and TV School of the Academy of Performing Arts em Praga, República Tcheca
  4. Tokyo Zokei University, Tóquio Japão
  5. Spéos, em Paris, França
  6. Parsons The New School for Design, Nova Iorque, EUA
  7. Royal College of Art, em Londres, Reino Unido
  8. Instituto New York of Photography, New York City, EUA
  9. Vevey Escola de Fotografia, Vevey, Suíça
  10. Ryerson University, em Toronto, Canadá
  11. Escola do Instituto de Arte de Chicago, Chicago, EUA
  12. European Academy of Fine Arts, Trier, Alemanha
  13. IED – Istituto Europeo di Design, em Roma, na Itália e Madrid, Espanha

Publicações de fotografia: quais são as melhores?

Revistas de fotografia: quais são as melhores? Nossa seleção das revistas de fotografia mais famosas do mundo

As revistas, os livros e as demais publicações de fotografia são uma ótima maneira de descobrir os fundamentos, a história e o que há de mais novo no universo das imagens.

Descubra sem demora as principais publicações periódicas para aprender a fotografar!

Revista Zum

A revista semestral Zum dedica-se sobretudo à divulgação de trabalhos de fotógrafos de carácter artístico e autorais contemporâneos, bem como de fotografia documental e fotojornalismo. A iniciativa é do Instituto Moreira Salles (IMS), cujo acervo de 550 mil imagens – especialmente dos séculos 19 e 20 – é um dos mais significativos do país. A Zum parte de um esforço de expandir fronteiras para além das exposições e catálogos. Segundo o coordenador-executivo do Instituto, Samuel Titan Jr., a proposta “é passar da coleção para a discussão e reflexão” da fotografia contemporânea, evitando-se publicar na revista o acervo histórico do IMS.

Além da publicação, promove workshops, encontros e eventos diversos. Um deles é o Zum na Escola, série itinerante de debates universitários sobre fotografia contemporânea. O objetivo é alimentar a reflexão acadêmica em torno de temas e questões destacados da revista ZUM, por meio de mesas redondas realizadas periodicamente com fotógrafos e/ou autores de textos publicados na revista (não necessariamente na mesma edição). Os debates são sediados em instituições de ensino superior em diferentes cidades do país, ao longo do período letivo.

O Instituto também promove a Bolsa de Fotografia ZUM. O objetivo da Bolsa é permitir que artistas e fotógrafos desenvolvam e aprofundem sua produção no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. O resultado final dos projetos selecionados é incorporado permanentemente à Coleção de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.

Revista Fhox

A FHOX nasceu como escola de fotografia no final dos anos 80 em Curitiba. Traz em seu DNA conteúdo educacional. Criada por Carlos Dreher, já falecido, logo alcançou sucesso. Isso possibilitou a abertura de mais uma unidade que formou fotógrafos em todo o Brasil.

A Feira Fotografar e seu congresso, fóruns, workshops, eventos itinerantes como FHOX On The Road, organização da feira Alasul e seu congresso, revista FHOX RS e seu evento educacional, encartes Fine Art Inside e Informei (dedicado à empresas de formatura) são algumas das ações desencadeadas que visam o fortalecimento do ramo e o comprometimento de todos os seus agentes.

O portal online da revista é focado no fotógrafo profissional e também no amante da fotografia, ainda que seja apenas um admirador. O site tem o objetivo de manter viva a paixão pela imagem que move um mercado gigante no Brasil e em todo o mundo.

Revista digital Foto Grafia

A revista digital Foto Grafia é um projeto de incentivo à produção fotográfica, realizado de maneira colaborativa e independente.

Seu principal objetivo é destacar e apresentar aos leitores projetos contemporâneos que tenham relevância artística, cultural e documental, fornecendo, assim, base para estudos e análises ligados ao ramo da fotografia e, consequentemente, da antropologia e das artes visuais.

Todas as edições da revista estão disponíveis gratuitamente tanto para visualização online quanto para download.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar