Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > O guia completo do fotógrafo iniciante

Curso de fotografia para iniciantes: informações indispensáveis para começar a fotografar!

“A fotografia é uma arte; é melhor que uma arte, é o fenômeno solar onde o artista colabora com o sol. – Alphonse de Lamartine

Praticada pela maioria de nós todos os dias, a arte de fotografar nunca esteve tão em alta. No entanto, poucas pessoas realmente dominam as técnicas fotográficas e podem produzir verdadeiros cliques artísticos. É por este motivo que existem tantos cursos de fotografia voltados para alunos que desejam dominar a sua câmara digital ou descobrir fotografia analógica.

Superprof explica tudo o que você precisa saber antes de começar a aprender fotografia!

A grande história da fotografia

A grande história da fotografia. As origens e a evolução da arte da foto!

A câmara escura e seu mecanismo, chamado Camera Obscura em latim, existiam de fato desde o século XIV. No entanto, utilizar este processo não era algo bem visto: os grandes pintores da época pensavam que o desenvolvimento do que se tornaria a fotografia mataria a nobre arte da pintura sobre tela. Esta grande máquina era reservada para uma elite que queria desenvolver imagens mais precisas do que as reproduções das pinturas. Este processo foi tão desaprovado que Giovanni Battista, seu inventor, foi preso e condenado por feitiçaria, pois os nobres não entendiam a função desta misteriosa sala portátil!

A primeira fotografia foi tirada pelo inventor Joseph Niepce no ano de 1825 e mostra uma visão simples de uma janela em uma cidade francesa.

Depois de morrer, Joseph Niepce deixou seu trabalho inacabado e Louis Daguerre assumiu suas pesquisas. Louis Jacques Mandé Daguerre é certamente uma figura indiscutível na arte fotográfica.

A técnica do daguerreótipo, iniciada por Joseph Niepce e finalizada por Louis Daguerre, rapidamente se tornou um sucesso entre os aficionados da fotografia. Louis Daguerre chegou a patentear sua invenção na Grã-Bretanha, e cada pessoa que quisesse fazer um daguerreótipo teve que pagar uma grande quantia a seu inventor!

Foi preciso esperar pela Exposição Universal de Paris de 1859 para que as fotos e as artes clássicas (escultura, pintura, gravura, fotografia de palco paris) ficassem expostas ao lado das demais. A comercialização da primeira câmera Kodak em 1888 também ajudou a tornar a foto acessível à famosa classe média. Mas foi só no século XX que a fotografia conheceu seu verdadeiro apogeu!

Durante a Primeira Guerra Mundial, a fotografia e a tecnologia em geral se tornaram vetores de progresso e mudança na sociedade!

Os artistas de vanguarda combinaram tecnologia e história registrando as trincheiras, mas também o cotidiano das pessoas. Após a primeira guerra mundial, a fotografia se tornou um meio de imortalizar as mudanças na sociedade e a reconstrução do povo durante o período entre as duas guerras.

Por fim, a foto colorida começou a se tornar popular durante a década de 1930, décadas após o sucesso das pesquisas de Auguste e Louis Lumière.

Quem são os maiores fotógrafos da história?

Quem são os maiores fotógrafos da história? Os 8 artistas fotográficos que você precisa conhecer.

Estudar a história da fotografia e seus principais atores é um passo essencial para se tornar um fotógrafo profissional: a criação de uma obra, sem dúvida, passa pela inspiração de grandes artistas.

Leva apenas alguns minutos para obter uma visão geral dos ilustres fotógrafos que marcaram seu tempo.

  1. Mario Testino, fotógrafo de moda
  2. Steve McCurry, fotojornalista
  3. David Bailey, fotógrafo dos grandes
  4. David LaChapelle, fotógrafo pop
  5. Edward Sheriff Curtis, fotógrafo nativo americano
  6. Annie Leibovitz, a fotógrafa
  7. Anne Geddes, fotógrafa dos pequenos
  8. Ansel Adams, fotógrafo de paisagens

12 grandes fotógrafos brasileiros

Dez grandes fotógrafos brasileiros. Nosso top dos 10 melhores artistas de fotografia no Brasil!

Ao longo de cursos de fotografia ou numa aula particular, o aluno inevitavelmente será confrontado com os cliques mais famosos do Brasil para descobrir as diferentes técnicas da oitava arte.

Estudar o estilo da foto mas também a biografia desses ilustres artistas é essencial para se tornar um fotógrafo profissional e adquirir cultura artística.

Que tal uma pequena lista não exaustiva dos melhores fotógrafos brasileiros para você começar a estudar fotografia com muita inspiração!

  1. German Lorca
  2. Sebastião Salgado
  3. Bob Wolfenson
  4. Walter Firmo
  5. Márcio Cabral
  6. Araquém Alcântara
  7. Cristiano Mascaro
  8. Maureen Bisilliat
  9. Maurício Lima
  10. Cássio Vasconcellos
  11. Rui Mendes
  12. Fred Pompermayer

Aprenda a manusear uma câmera digital

Aprenda a manusear a câmera digital. Como tirar belas fotos em uma câmera SRL?

Existem dezenas de sites onde você pode pegar algumas informações essenciais para aprender a dominar sua nova câmera digital.

Antes mesmo de começar a encontrar dicas online, é aconselhável mergulhar no manual de instruções. Embora este pequeno livreto às vezes não seja atraente, ele contém bons conselhos para o fotógrafo iniciante.

Além do mais, o manual irá ajudá-lo a conhecer melhor a sua câmara e a escolher a marca que prefere (Canon, Nikon, Pentax, Sony …)!

Após essa breve leitura, dê uma olhada nos sites dedicados à fotografia:

  • Digital Photography School – blog de fotografia
  • Fotografia Todo Dia – efeitos de fotos
  • DIY Photography – faça você mesmo suas fotos profissionais
  • Beyond megapixels – um blog com tutoriais sobre o básico de fotografia
  • Amigo do fotógrafo – para ter ideias na área de fotografia
  • Blog Emania.com.br
  • Canon College – técnicas de fotografia
  • Canon Blogger – artigos para fotógrafos amadores

Aprender em uma escola especializada de fotografia ou em uma universidade continua sendo uma das maneiras mais eficazes de aprender a dominar sua câmera. Os cursos são didáticos e os professores têm a missão de fazer você passar de um nível de fotógrafo amador para um nível de fotógrafo profissional.

Aqui estão algumas oportunidades de estudos em fotografia:

  • Bacharelado em fotografia: SENAC-SP, Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso), em Olinda (PE), e a Faculdade Panamericana de Artes, em São Paulo (SP).
  • Cursos Superiores de Tecnologia em Fotografia: essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.
  • Cursos livres de curta/média duração: ofertados por escolas particulares de fotografia, possuem temáticas e modalidades variadas. Informe-se na sua cidade sobre as escolas particulares de fotografia.

Curso de fotografia online: funciona?

Curso de fotografia online: funciona? Por que aprender com um fotógrafo online?

Na verdade, muitos estudantes que já experimentaram alguma vez fazer curso fotografia online são mais propensos a preferir este método de ensino, graças à diversidade e facilidade na hora de organizar as aulas. O segredo é aprender a trabalhar de forma independente, fazendo exercícios práticos entre cada curso, para progredir rapidamente, seja qual for a sua especialidade: fotografia de retrato, fotografia de paisagem ou fotografia de filme.

Veja uma breve descrição do conteúdo de um curso clássico de fotografia online:

  • Aula de iniciação fotográfica, na qual o professor apresenta o conteúdo do curso e o aluno define seus objetivos,
  • Configuração do equipamento fotográfico de base (tripé, distância focal, lente fotográfica, câmera, etc.),
  • Técnicas fotográficas com o professor,
  • Compartilhamento de imagens entre professor e aluno,
  • Observação e análise das fotos,
  • Avaliação final e análise do progresso do aluno.

Ao se sentir mais confiante durante as aulas, o aluno se sente mais motivado para tirar fotos com maior frequência, no modo automático ou no modo manual, e descobre sozinho algumas funções de sua câmera (velocidade do obturador, balanço de branco, efeitos de desfocagem…).

Confira alguns dos muitos benefícios das aulas de fotos online:

  • Atmosfera amigável e mais descontraída do que na escola,
  • Bate-papo instantâneo com o professor,
  • Em geral preços mais baixos,
  • Horários facilitados e mais flexíveis,
  • Economia de tempo (não precisa de deslocamento),
  • Possibilidade de contratar professores em todo o Brasil,
  • Mais especialidades de fotografia disponíveis.

Os cursos online custam mais ou menos do que um curso tradicional? A resposta é… depende!

Na verdade, é bem possível fazer um curso de fotografia gratuito por meio de tutoriais de fotos on-line ou aplicativos educacionais. No entanto, esta gratuidade é, por vezes, apenas de fachada: para ter acesso a uma formação de qualidade você vai ter de investir 100 reais por mês, um preço equivalente a um curso tradicional!

No Superprof, o preço médio de um curso de foto online é 62 reais. No entanto, o aluno pode ter acesso a professores mais experientes do que em uma aula presencial: você pode encontrar profissionais qualificados e com anos de experiência de ensino, pelo Brasil afora.

Qual é o melhor livro para aprender a fotografar?

Qual é o melhor livro para aprender a fotografar? Nosso ranking das melhores publicações para estudar fotografia

O livro não é apenas uma primeira introdução à arte da fotografia, mas também pode ser conservado e consultado durante toda a sua vida, para encontrar as diferentes dicas de fotografia.

Com um orçamento a partir de 50 reais, o estudante pode encontrar um livro de fotografia de qualidade: o segredo é escolher o a publicação mais adequada aos seus objetivos enquanto fotógrafo.

Encontre todos os nossos conselhos para adquirir um livro de qualidade e tornar-se um futuro fotógrafo profissional!

  • Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente – Henry Carroll
  • Tudo sobre fotografia – David Campany e Juliet Hacking
  • Como criar uma fotografia – Mike Simmons
  • Livros de Araquém Alcântara
  • A ilusão espetacular – Uma teoria da fotografia – Arlindo Machado
  • Composição de simples fotos a grandes imagens – Laurie Excell
  • Como ler uma fotografia – Richard Salkeld
  • Genesis – Sebastião Salgado
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar