Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quem foram os primeiros fotógrafos da história?

De Fernanda, publicado dia 20/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Invenção da fotografia: quem foram os pais da oitava arte

A fotografia te fascina?

Você gosta de imortalizar cenas do cotidiano com seu próprio olhar artístico?

Para se tornar um dos maiores fotógrafos do mundo um dia, ainda é necessário conhecer na ponta dos dedos a história e as evoluções da arte fotográfica.

Por meio de muito trabalho e dedicação, estes grandes nomes da fotografia conseguiram tornar esta arte acessível a todos, contribuindo assim para o desenvolvimento da formação profissional em fotografia.

O Superprof explica quem são essas grandes figuras que deram nascimento à fotografia!

Thomas Wedgwood: o primeiro experimentador de fotografia

Nascido em 1771 na Inglaterra e falecido em 1805, Thomas Wedgwood continua sendo hoje um dos primeiros grandes nomes da história da fotografia.

Apesar de nunca ter conseguido fixar definitivamente uma imagem em um suporte, Thomas Wedgwood contribuiu modestamente para desenvolver a técnica fotográfica!

Como estudar a história da fotografia com um professor? Descobrir a técnica para fixar uma imagem em um suporte não foi nada fácil!

Thomas Wedgwood usou um método químico de fixação composto por uma camada de nitrato de prata em papel, expondo-o a um determinado objeto e mantendo-o em um quarto escuro.

Muitas vezes apelidado de “primeiro fotógrafo” pelos historiadores de arte, Wedgwood multiplicou as experiências para finalmente conseguir fixar a imagem no papel … Bem, ou quase! Apesar de suas tentativas, Wedgwood não conseguiu manter a imagem por mais de alguns dias no papel.

O motivo? Os efeitos nocivos da luz externa que danificavam a fotografia. Thomas Wedgwood foi, portanto, obrigado a manter seus resultados em um quarto escuro, sob o risco de vê-lo se destruir lentamente.

O fotógrafo inglês ainda é conhecido até hoje!

Em 2008, houve rumores de que uma fotografia tirada pelo inventor, datada da década de 1790, havia sido encontrada. A imagem a princípio seria leiloada, mas acabou sendo removida do leilão por causa das muitas controvérsias em torno da sua autenticidade.

Descubra também as 20 melhores citações sobre fotografia!

Nicéphore Niepce: o inventor da heliografia

Nascido em 1765 em Chalon-sur-Saône e falecido em 1833, Nicéphore Niepce é frequentemente visto como o pioneiro da arte fotográfica. Em 1822, ele inventou heliografia, um processo que consiste em transferir um positivo fotográfico para um verniz fotossensível baseado no betume da Judéia (um pigmento orgânico).

É a este grande fotógrafo francês que devemos a primeira fotografia preservada da história: “Le Point de Vue du Gras“!

Tirada em sua casa de campo, a imagem foi resultado de um longo tempo de exposição (vários dias), após o qual o inventor conseguiu obter um nível de clareza nunca antes obtido. Em 2003, a prestigiosa revista Life listou essa imagem como uma das 100 fotografias que mudaram o mundo.

Antes desta invenção revolucionária, o fotógrafo foi confrontado com algumas experiências nem sempre bem sucedidas. Em seu quarto escuro, Nicéphore Niepce usava o cloreto de prata, que ele colocava em uma folha de papel em branco: essa experimentação continuou sendo um fracasso, já que Niepce foi incapaz de fixar permanentemente a imagem de sua câmera obscura.

Graças à invenção da heliografia, Niepce ficou conhecido no campo da fotografia, mas morreu antes de poder concluir seu trabalho em progresso. Seus estudos ainda permaneceram gravados na memória coletiva: ainda existe hoje o prêmio Niepce, que reconhece todo ano o melhor fotógrafo francês com menos de 50 anos.

Louis Daguerre: o pai do daguerreótipo

Nascido em 1787 e falecido em 1851, Louis Daguerre era artista e fotógrafo francês. Amigo de longa data do precursor Nicéphore Niepce, Louis Daguerre assumiu a pesquisa deste último após sua morte.

Como encontrar um manual sobre fotografia em filme? “Boulevard du Temple”, de Louis Daguerre, seria a primeira imagem em que um homem aparece.

Foi durante o século XIX que Louis Daguerre inventou o conceito que leva seu nome, o daguerreótipo. O princípio? Usar uma placa de prata exposta ao vapor de iodo para formar um iodeto de prata e, em seguida, expor este resultado ao vapor de mercúrio para revelar e fixar a imagem na placa.

Considerado muito rápido para a época (apenas cerca de vinte minutos de exposição), este conceito foi acima de tudo revolucionário. No entanto, o daguerreótipo era de uso único, então a impressão ainda estava limitada a uma fotografia por exposição.

É realmente graças a este inventor francês que a prática da fotografia foi revelada ao mundo inteiro!

E o entusiasmo foi geral: o processo foi exportado para toda a França, e também para todo o mundo, especialmente a Europa e a América. Tendo tido grande sucesso graças à comercialização do daguerreótipo, Daguerre se autointitula como o inventor da fotografia: ele até exigiu que essa menção fosse feita em sua lápide depois de sua morte.

Se você deseja realizar cursos de fotografia (bacharelado, tecnólogo, cursos livres, curso online de fotografia), você certamente vai estudar o trabalho meticuloso do fotógrafo francês.

Você vai aprender um pouco mais sobre o ancestral da fotografia analógica, uma prática ainda hoje admirada pelos aficionados do obturador!

Thomas Sutton: o inventor da fotografia colorida

Nascido em 1819 e falecido em 1875, Thomas Sutton era um fotógrafo inglês, mas também um reconhecido inventor e autor.

Em 1859, Sutton começou seu primeiro grande projeto de invenção: o aparelho fotográfico reflex com grande ocular panorâmica. Teve de esperar até 1861 para criar definitivamente este objeto revolucionário.

Mas os avanços tecnológicos de Thomas Sutton não param por aí!

Com a ajuda de seu amigo cientista James Clerk Maxwell, Thomas Sutton organiza no mesmo ano uma demonstração da foto colorida. Para fazer isso, Sutton adiciona um filtro azul, um filtro verde e um filtro vermelho a uma foto em preto e branco e a coloca em um projetor equipado com filtros semelhantes.

O experimento obtem um sucesso parcial: os materiais são sensíveis à luz azul, pouco sensíveis à luz verde e insensíveis à luz vermelha.

Foi, no entanto, um avanço significativo na pesquisa fotográfica e sua descoberta abriu caminho para muitas invenções importantes alguns anos depois!

Além de suas atividades de fotografia, Thomas Sutton foi um autor prolífico escrevendo romances, bem como livros didáticos de fotografia, como o Dicionário de Fotografia de 1858. Então, por que não mergulhar em um livro antigo? fotografia para descobrir as origens desta arte em particular?

Escolha a melhor escola de fotografia do mundo!

Steven Sasson: o criador da câmera digital

Você por acaso sabe quando e como surgiu a primeira câmera digital?

Nascido em 1950 em Nova York, Steven Sasson é um dos maiores inventores da fotografia moderna, como a conhecemos hoje em dia. Engenheiro elétrico de formação, Steven Sasson começou seu trabalho sob a direção do grupo Kodak durante a década de 1970.

É em 1975 que Sasson desenvolve o protótipo que o torna famoso: a câmera digital!

Pesando mais de 3 kg e tendo uma resolução de apenas 0,01 megapixels, o objeto gravava a imagem em uma fita durante um tempo de 23 segundos, e apenas em preto e branco. A invenção contribuiu muito para a reputação da marca Kodak, que nos anos 70 foi a referência em fotografia!

Trabalhando hoje para proteger o capital intelectual da Kodak, Steven Sasson recebeu a Medalha Nacional de Inovação e Tecnologia de 2009 do presidente dos EUA, Barack Obama. Essa distinção foi concedida apenas a poucos inventores ilustres.

Por fim, em 2011, Steven Sasson tem a honra de se juntar ao National Inventor Hall of Fame, um dos 313 eleitos!

É, portanto, para o inventor americano que devemos uma das câmeras mais usadas entre os aprendizes da fotografia, mas também entre os fotógrafos profissionais. Lembre-se disso na próxima vez que você comprar o seu material fotográfico antes de um curso de fotografia básica!

Invenção da fotografia: outros grandes nomes da história!

Você quer fazer um curso de fotografia online para descobrir a profissão e, quem sabe, um dia talvez se tornar um fotógrafo profissional?

Então mergulhe na história da arte fotográfica!

Quem são os precursores da fotografia antiga? Sem o trabalho e a dedicação de todos esses grandes fotógrafos, o que seria da fotografia hoje em dia?

Todos os maiores inventores da fotografia se inspiraram em outros criadores, alguns até menos famosos, que ajudaram a aperfeiçoar as técnicas dessa arte, a melhorar o processamento das imagens na pós-produção ou a tirar fotografias à noite, por exemplo.

Veja agora uma pequena lista não exaustiva dos inventores das diferentes técnicas fotográficas:

  • Sir Hershcel, inventor do cianótipo,
  • William Henry Fox Talbot, inventor do calótipo,
  • Jean Marie Taupenot, inventor do processo de albumina e colódio seco
  • Scott Archer, inventor do processo de colódio úmido,
  • BJ Sayce e WB Bolton, inventores do processo de colódio e brometo de prata,
  • Robert L Maddox, inventor do processo de chapas secas
  • George Eastman, inventor de negativos flexíveis.

Seja para fazer fotografias de casamento, fotografias da vida silvestre, fotografias em estúdio, de culinária ou artística, estudar as várias invenções criadas ao longo dos anos é uma ótima maneira de descobrir o que está por trás de nossa câmera digital SLR (focal, diafragma … ).

A melhor maneira de aprimorar sua foto? Faça um curso de fotografia com um fotógrafo profissional!

No Superprof, uma hora de aula particular de fotografia custa em média 58 reais. Então, monte seu tripé e aprenda a fazer lindas fotos como um especialista no assunto!

Seu objetivo? Quem sabe ter seu trabalho publicado em uma dessas belas publicações de fotografia que existem?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar