Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça o ranking das instituições de ensino da fotografia mais famosas do planeta!

De Fernanda, publicado dia 22/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > As melhores escolas de fotografia do mundo

“Quando você se torna prisioneira da imagem, você ganha toda a audácia”, Robert Doisneau

Se a fotografia de arte sempre foi sua grande paixão, por que não se juntar a um instituto internacional de prestígio para divulgar seu trabalho no exterior e trabalhar suas técnicas fotográficas?

Graças ao advento das câmeras digitais profissionais e aos smartphones com boas lentes, estamos testemunhando hoje uma democratização dos estudos nas artes fotográficas. Mais e mais novatos estão se interessando nesse passatempo e desejam fazer dele sua principal atividade.

É por esse motivo que as escolas de fotografia estão se proliferando em todo o mundo, recebendo tanto fotógrafos iniciantes quanto fotógrafos confirmados.

Os diplomas de fotografia são cada vez mais reconhecidos, e muitas vezes são necessários alguns anos de estudo para atender às exigências de uma agência de notícias respeitável ou até mesmo para obter muitos alunos para suas aulas particulares de fotografia.

O Superprof traz aqui o ranking das melhores escolas de fotografia do mundo!

Escola de fotografia: que formação fazer para aprender fotografia?

Você quer se tornar um fotógrafo profissional?

A melhor solução é fazer estudos aprofundados e descobrir as profissões da fotografia!

Quanto tempo dura um treinamento de fotografia? Bacharelado, tecnólogo, cursos de longa duração, cursos online de fotografia.. Existem muitos diplomas para se tornar um fotógrafo!

Antes de mais nada, lembre-se, primeiramente, de que a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada no Brasil. Isso quer dizer que você não precisa ter ensino superior completo para exercer a sua profissão.

Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados…

O fato é que várias possibilidades estão disponíveis para o aluno que deseja fazer seus estudos em fotografia. Não importa se você quiser estudos de curta ou longa duração, há opções para todos. Mas então, como se tornar um fotógrafo?

É possível se tornar um fotógrafo profissional sem ter feito curso nenhum, mas é um pouco complicado.

Confira aqui as diferentes opções para os amantes das lentes no Brasil:

Bacharelado em fotografia: atualmente só existem duas instituições que formam bacharéis em fotografia no Brasil. O Senac SP é um deles. Segundo a instituição, o curso tem como objetivo propiciar ao estudante uma sólida formação fotográfica, relacionada com o pensar e o produzir imagens, proporcionando o domínio das múltiplas dimensões que constituem o trabalho do fotógrafo contemporâneo.

Por se tratar de um bacharelado, com duração de 4 anos, evidencia-se a possibilidade de uma formação ligada à Fotografia, mais abrangente, que, para além da técnica fotográfica, envolve discussões dentro dos campos da Comunicação e da Arte. O bacharel em fotografia além de estar capacitado como fotógrafo, apresenta repertório histórico, estético e comunicacional amplo.

Afinado com o estado da arte fotográfica, o curso tem ênfase na fotografia digital. No entanto, por preocupar-se com a evolução da técnica e da linguagem da fotografia, preserva o estudo dos processos analógico e fotoquímico.

Neste curso o aluno terá formação para atuar nos diversos segmentos de mercado, como por exemplo: os estúdios, a moda, a arquitetura, a ciência, a imprensa, o audiovisual, a publicidade, as empresas etc. Para além desses segmentos, com o domínio da linguagem fotográfica, o aluno estará capacitado para a gestão de acervos fotográficos, o exercício da crítica em fotografia e em processos gráficos, para discutir os usos dessa linguagem, suas apropriações e importância contemporânea. Poderá atuar como pesquisador e professor, abarcando a atuação acadêmica. Além disso, o estudante é estimulado a desenvolver trabalhos autorais, utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão artística.

As Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso), em Olinda (PE), e a Faculdade Panamericana de Artes, em São Paulo (SP), também oferecem o curso de Bacharelado em Fotografia.

Cursos Superiores de Tecnologia em Fotografia: essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.

Cursos livres de curta/média duração: ofertados por escolas particulares de fotografia, possuem temáticas e modalidades variadas. Informe-se na sua cidade sobre as escolas particulares de fotografia.

Bacharelado em jornalismo ou publicidade: essa acaba sendo a opção de muitos estudantes que desejam se tornar fotógrafos profissionais. Muitos cursos de graduação oferecem inclusive a disciplina de fotojornalismo.

Você também pode optar por um curso de fotografia online! 

Pois bem, já falamos do Brasil. Vamos conhecer o nosso ranking internacional de instituições especializadas na oitava arte?

As 5 melhores escolas de fotografia no mundo

1. Sir JJ School of Applied Arts, Mumbai, Índia

Considerada hoje uma das escolas de fotografia de maior prestígio do planeta, a Sir JJ vem ajudando os fotógrafos profissionais a se profissionalizarem desde 1935.

Suas muitas especializações, mas também sua configuração única, tornam o local perfeito para aperfeiçoar sua fotografia.

Como aprender a fotografar a paisagem na escola? A Ásia tem muitos institutos de fotografia de renome!

O estabelecimento privado oferece diferentes estudos para aprender a profissão de fotógrafo:

  • O Bacharel em Belas Artes, com duração de 4 anos,
  • O Mestrado em Belas Artes, com duração de 2 anos,
  • Aprendizagem profissional, com duração de 1 ano.

A escola é conhecida por sua filosofia de aprender fazendo: você não apenas vai frequentar as aulas de fotografia tradicionais, mas também terá que ir a campo para imortalizar as cenas do dia a dia.

Para ser admitido na instituição, o aluno deve apresentar uma carta de motivação dos estudos, bem como seu portfólio de fotógrafo; possuir algumas habilidades em desenho também é um adicional na hora da seleção.

Encontre inspiração nas 20 melhores citações de fotografia.

2. California Institute of Arts, Valência, Califórnia, Estados Unidos

Fundado em 1961, o California Institute of Arts, também conhecido como CalArts, é uma escola particular localizada no oeste dos Estados Unidos. Fotografia, mas também dança, teatro e design: a escola oferece vários caminhos artísticos para formar grandes artistas do futuro!

A formação fotográfica da CalArts se concentra na relação entre fotografia e mídia, com a possibilidade de os alunos escolherem a especialidade “art digital”, como opcional.

Para ser admitido nesta grande escola, os estudantes devem:

  • Apresentar um portfólio de seu trabalho fotográfico,
  • Preencher um formulário on-line,
  • Apresentar cartas de recomendação de antigos professores,
  • Provar seus níveis de inglês com as certificações do teste TOEFL (pontuação mínima de 80),

A taxa de inscrição do primeiro ano é de mais de US $ 46.000 por ano, mais o custo de residência, transporte ou alimentação.

Durante os estudos na CalArts, você pode estudar comunicação visual e se especializar em artes decorativas, profissões audiovisuais ou demais profissões artísticas por meio de aulas de fotografia fornecidas por grandes fotógrafos!

3. Film and TV School of the Academy of Performing Arts em Praga, República Tcheca

Uma das escolas de cinema mais antigas do mundo, a Film and TV School of the Academy of Performing Arts de Praga oferece um curso de fotografia no qual jovens estudantes aprendem processamento de imagens em um laboratório fotográfico, fotojornalismo, entre muitas outras disciplinas.

Como integrar uma importante escola internacional de fotografia? Por que não melhorar suas técnicas fotográficas em uma das melhores escolas europeias?

Na escola, existem várias galerias onde os alunos exibem seu trabalho na expectativa de garantir suas carreiras profissionais. Bacharelado, mestrado e intensivo: você certamente vai encontrar uma formação continuada profissional adaptada aos seus objetivos de vida!

Veja o que é necessário para realizar sua inscrição:

  • O CV do futuro fotógrafo,
  • Os diplomas e histórico escolar do aluno,
  • Um ensaio pessoal explicando suas motivações como fotógrafo.

Um ano na Film and TV School em Praga custa € 8.700!

A escola também oferece cursos de fotografia de paisagem ou fotografia de rua: aqui, os alunos devem aplicar seu senso artístico para transmitir uma mensagem social que reflete a sociedade contemporânea.

Além do lado estético da fotografia, é também a ferramenta de comunicação que interessa à escola checa!

4. Tokyo Zokei University, Tóquio Japão

Quer aprender fotografia de casamento, fotografia de vida silvestre, fotografia digital ou fotografia analógica?

Por que não atravessar o mundo para aprender fotografia profissional?

A universidade japonesa recebe estudantes internacionais de braços abertos, desde que sejam fluentes em japonês ou inglês.

Reconhecida por seu ensino de qualidade, a escola oferece bolsas de estudo para os alunos que atenderem a determinados critérios, às vezes isentando as mensalidades anuais.

Os alunos têm a escolha entre várias especializações durante o primeiro ano:

  • Design Gráfico,
  • Belas artes,
  • Design Education.

O estudante deve, é claro, trazer sua câmera digital, mas também pode alugar um equipamento fotográfico no local.

Para ser admitido na Universidade de Tóquio, o aluno tem que passar no exame de admissão: o instituto tem vagas limitadas.

Prepare-se para concorrer com fotógrafos famosos de todo o mundo!

Você sabe quem inventou a fotografia?

5. Spéos, em Paris, França

Como encontrar uma escola para se tornar um fotógrafo de estúdio? A França, além de ser um belo país, oferece cursos de qualidade em fotografia!

Há mais de 30 anos a Spéos forma fotógrafos em Paris. A versão londrina da escola foi criada há 6 anos, no outro lado do Canal da Mancha. O instituto é especializado em diferentes níveis:

  • Fotojornalismo,
  • Foto de estúdio,
  • Foto da moda,
  • Reportagem fotográfico,
  • Foto documental …

Preocupada em preparar os alunos para as demandas do mercado, a Spéos tem parceria com as principais marcas de câmeras do mundo, da Kodak à Canon, Nikon e Leica. Além de estudantes de toda a França, a Spéos recebe estudantes internacionais, o suficiente para desenvolver sua rede mundial!

Existem muitos programas na escola Spéos:

  • Curso profissional com a Magnum Photo, uma agência de fotógrafos, e com a Paris Match, a revista.
  • Fotografia de moda com Paolo Roversi e Dominique Issermann,
  • Programas intensivos de 32 semanas,
  • Programas de 1 ano,
  • Programas de 2 anos,
  • Programa de 6 meses em Paris e 5 meses em Londres,
  • Workshops de fotos à noite e aos fins de semana,
  • Oficina de fotografia de verão.

Para se tornar um fotógrafo de imprensa ou um fotógrafo de moda reconhecido, é a escola ideal!

Saiba que a arte da fotografia pode ser aprendida em qualquer idade: é sempre possível fazer uma reorientação profissional e fazer da fotografia seu trabalho em tempo integral. Os cursos de fotografia internacionais são perfeitos para transformá-lo em um verdadeiro fotógrafo artístico por meio de seus diferentes programas de graduação.

Então, que tal arriscar e tentar agora mesmo ser admitido em uma grande escola de fotografia? Lembre-se: sempre há possibilidade de bolsas e de financiamentos dos estudos. Informe-se na coordenação ou secretaria da instituição.

Quer conhecer as melhores publicações de fotografia?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar