Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossa top seleção das revistas e livros de fotografia

De Fernanda, publicado dia 22/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Publicações de fotografia: quais são as melhores?

Procurando a melhor maneira de aprender fotografia? E se você confiasse em uma publicação especializada?

As revistas, os livros e as demais publicações de fotografia são uma ótima maneira de descobrir os fundamentos, a história e o que há de mais novo no universo das imagens.

Esses impressos podem rapidamente se tornar seus grandes companheiros ao logo de seu curso de fotografia. Portanto, escolha suas leituras com atenção!

Descubra sem demora as principais publicações periódicas para aprender a fotografar!

Revista Zum

Onde ler sobre fotografia? A fotografia contemporânea é foco da Revista Zum.

A revista semestral Zum dedica-se sobretudo à divulgação de trabalhos de fotógrafos de carácter artístico e autorais contemporâneos, bem como de fotografia documental e fotojornalismo. A iniciativa é do Instituto Moreira Salles (IMS), cujo acervo de 550 mil imagens – especialmente dos séculos 19 e 20 – é um dos mais significativos do país. A Zum parte de um esforço de expandir fronteiras para além das exposições e catálogos. Segundo o coordenador-executivo do Instituto, Samuel Titan Jr., a proposta “é passar da coleção para a discussão e reflexão” da fotografia contemporânea, evitando-se publicar na revista o acervo histórico do IMS.

Além da publicação, promove workshops, encontros e eventos diversos. Um deles é o Zum na Escola, série itinerante de debates universitários sobre fotografia contemporânea. O objetivo é alimentar a reflexão acadêmica em torno de temas e questões destacados da revista ZUM, por meio de mesas redondas realizadas periodicamente com fotógrafos e/ou autores de textos publicados na revista (não necessariamente na mesma edição). Os debates são sediados em instituições de ensino superior em diferentes cidades do país, ao longo do período letivo.

O Instituto também promove a Bolsa de Fotografia ZUM. O objetivo da Bolsa é permitir que artistas e fotógrafos desenvolvam e aprofundem sua produção no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. O resultado final dos projetos selecionados é incorporado permanentemente à Coleção de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.

Encontre inspiração nas 20 melhores citações de fotografia.

Revista Photo Magazine

Lançada em março de 2005, a revista acompanha o slogan “Fotografia é Arte”, que exprime o conteúdo de suas reportagens, artigos e ensaios. Diferente das outras publicações sobre fotografia do Brasil, Photo Magazine fala sobre fotografia e fotógrafos de modo singular, ela se dirige tanto aos simples amantes da fotografia quanto aos fotógrafos profissionais, pessoas com fascínio pela imagem ou com larga vivência na profissão.

Você sabe quem inventou a fotografia?

Para os profissionais, a Photo Magazine é um espaço para a troca de experiências, conceitos e valorização da fotografia, retratando o dia a dia da profissão e abrindo o caminho para aprofundar os conhecimentos com dicas e ensaios. Em suas edições, a revista traz exposições fotográficas, cursos, concursos de fotografia, lançamento de produtos, novidades em equipamentos fotográficos, trips fotográficas, lances do fotojornalismo, técnicas inovadoras, formas tradicionais de registro do cotidiano, polêmica e opinião de personalidades que conhecem a cultura fotográfica nacional.

Revista Fhox

A FHOX nasceu como escola de fotografia no final dos anos 80 em Curitiba. Traz em seu DNA conteúdo educacional. Criada por Carlos Dreher, já falecido, logo alcançou sucesso. Isso possibilitou a abertura de mais uma unidade que formou fotógrafos em todo o Brasil.

Da parceria com a Fujifilm (presente desde a primeira edição), a publicação foi crescendo. Passou de jornal em P&B para uma revista colorida, mudando sua estrutura para São Paulo.

Hoje, em todas as feiras de negócios que organiza, nacionais ou regionais, possui sempre um riquíssimo conteúdo educacional e motivacional a oferecer.

Em quase 30 anos de história, FHOX coleciona iniciativas de fomento aos mais variados segmentos da fotografia, que fazem parte do Programa Amigas da Foto, sua criação.

A Feira Fotografar e seu congresso, fóruns, workshops, eventos itinerantes como FHOX On The Road, organização da feira Alasul e seu congresso, revista FHOX RS e seu evento educacional, encartes Fine Art Inside e Informei (dedicado à empresas de formatura) são algumas das ações desencadeadas que visam o fortalecimento do ramo e o comprometimento de todos os seus agentes.

O portal online da revista é focado no fotógrafo profissional e também no amante da fotografia, ainda que seja apenas um admirador. O site tem o objetivo de manter viva a paixão pela imagem que move um mercado gigante no Brasil e em todo o mundo.

Descubra as melhores escolas de fotografia do mundo!

onde ler sobre fotografia? Outra publicação brasileira reconhecida é a Revista Fhox.

É uma boa uma ferramenta de trabalho para aqueles que vivem da fotografia. Com circulação direcionada exclusivamente aos assinantes, traz as últimas novidades em equipamentos fotográficos, entrevistas com profissionais da área, análise do mercado fotográfico brasileiro, e muito mais.

O público leitor da revista é composto principalmente por profissionais formadores de opinião que atuam diretamente no ramo da fotografia e fazem uso das informações publicadas nessa revista para direcionar seus trabalhos e investimentos.

Revista digital Foto Grafia

A revista digital Foto Grafia é um projeto de incentivo à produção fotográfica, realizado de maneira colaborativa e independente.

Seu principal objetivo é destacar e apresentar aos leitores projetos contemporâneos que tenham relevância artística, cultural e documental, fornecendo, assim, base para estudos e análises ligados ao ramo da fotografia e, consequentemente, da antropologia e das artes visuais.

Todas as edições da revista estão disponíveis gratuitamente tanto para visualização online quanto para download.

Fotografe Melhor

Revista dedicada àqueles que apreciam a boa fotografia, seu público é formado por fotógrafos amadores, que têm a fotografia como um hobby, até os profissionais que atuam em áreas como fotojornalismo, publicidade, foto social e natureza, aventuras e viagens. Lançada em 1996, Fotografe Melhor é referência para fotógrafos profissionais e experts, funcionando como um guia teórico e prático, que fala a língua dos fotógrafos.

Em suas páginas, Fotografe Melhor abrange um conteúdo bem vasto, mantém seus leitores atualizados com avaliações e reviews dos últimos lançamentos em equipamentos fotográficos, como câmeras digitais, filmes e acessórios.

Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente – Henry Carroll

Sem clichês. Sem enrolação. Sem jargão profissional. Esta introdução simples e direta sobre como fotografar pessoas é a muito aguardada continuação do best-seller Leia isto se quer tirar fotos incríveis. Ideal para usuários de qualquer câmera com um conhecimento básico de alguns fundamentos da fotografia, este livro descreve as técnicas essenciais para fotografar pessoas, seja na rua, em casa ou em um estúdio.

Recheado de imagens icônicas feitas por fotógrafos aclamados, este livro oferece inspiração e todo conhecimento técnico que você precisa para sair por aí e tirar ótimas fotos de amigos, familiares e de todo mundo. 50 mestres da fotografia, incluindo: Richard Avedon, William Klein, Cindy Sherman, Gary Winogrand, Richard Renaldi, William Eggleston, Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, August Sander, Joel Sternfeld.

Onde aprender sobre foto digital? Uma bibliografia básica para inspirar futuros fotógrafos.

A ilusão espetacular – Uma teoria da fotografia – Arlindo Machado

Esta obra de Arlindo Machado já se tornou um clássico e uma referência na teoria da história da fotografia. As universidades brasileiras nunca deixaram de incluir esse título na bibliografia de seus cursos de comunicação e artes, e o texto permanece citado de modo recorrente nas dissertações e teses dedicadas à fotografia.

O autor explicita de forma contundente os diversos meandros da fotografia em sua tentativa de se manter como fiel representação da realidade e, consequentemente, na manutenção da perspectiva central como uma representação realista e desprovida de qualquer ideologia intrínseca. A partir daí, analisa imagens que obtiveram êxito em se desprender dessas armadilhas, denunciando o próprio mecanismo de ação do chamado “efeito especular”.

Segundo o autor, “a fotografia é um ‘texto’ como outro qualquer, que se constrói através de uma articulação simples ou sofisticada de seus elementos expressivos. Não há nem mais nem menos ‘manipulação’ numa foto (e, por extensão, num documentário, numa imagem de telejornal) do que num texto jornalístico, numa pesquisa de sociologia ou num tratado de filosofia. Isso não quer dizer que não exista uma ‘verdade’, um ‘fato’ do qual buscamos nos aproximar, seja fotografando, seja verbalizando, mas essa aproximação só pode ser uma construção, necessariamente coletiva, que se dá através de um amplo processo de negociação entre os sujeitos sociais”.

Como ler uma fotografia – Richard Salkeld

Vivemos em um mundo cada vez mais saturado de imagens, o que é uma prova do papel primordial exercido pela fotografia na comunicação humana. No entanto, fotografar o mundo e lê-lo por meio de fotos são atos menos simples do que poderíamos pensar. Afinal, tais atos influenciam a forma como compreendemos a realidade e a nós mesmos. É justamente por isso que devemos entender como e por que uma fotografia funciona e o que ela significa. Resumido, precisamos nos adiantar à teoria da fotografia.

Como ler uma fotografia apresenta uma clara introdução à análise visual da fotografia. Ao fazer uma abordagem histórica do desenvolvimento desse tipo de arte, Richard Salkeld nos oferece uma obra compreensível e lindamente ilustrada, resultante das reflexões que foram surgindo em torno das mais diversas imagens. Este livro possibilita uma fácil aproximação à teoria em que está encerrada a prática fotográfica contemporânea, tornando-se, assim, um guia básico para entender o papel fundamental que a fotografia tem na sociedade atual e em nosso ambiente cotidiano.

E você já sabe onde fazer cursos online de fotografia?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar