Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Edição de imagens não precisa ser um assunto complicado

De Ligia, publicado dia 02/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Maneiras simples de editar uma foto

A edição de fotos é uma área frequentemente assustadora para os mais novatos. Photoshop, layers, brilho, contraste, todos esses termos podem ser assustadores, mas, se o que deseja é simples, usar um editor de fotos amador não é tão complicado!

Hoje em dia, as técnicas evoluíram muito e nos permitem editar fotos de maneira simples e intuitiva. Seja no foco, criar colagens ou uma pequena correção, tudo (ou quase) é viável com alguns toques ou cliques.

Algumas ideias e funcionalidades são simmples e serão úteis para levar em conta nos seus disparos e torná-los ainda mais bonitos.

Mas como aprender a editar imagens? Quais são os melhores softwares nessa área? E como corrigir um detalhe em alguns cliques? Respondemos algumas dessas questões no artigo!

passe suas fotografias para o computador com facilidade Depois dos cliques, hora de começar a próxima etapa da mágica!

Como transferir fotos para um computador?

Seja de um pendrive USB, um disco rígido externo ou do seu smartphone, é completamente possível levar as fotos para nosso computador antes de retocar! Sim, importar imagens na sua estação de trabalho, é o primeiro passo para fazer ajustes! Para isso, tudo dependerá dos dispositivos que você tem: Mac, PC, iPhone, Android, etc. Porque algumas pequenas diferenças existem.

De um iPhone, você tem a escolha entre várias soluções para transferir seus arquivos:

  • Se você tem um computador também Mac, o Icloud é a maneira mais fácil e fácil de fazer upload de suas fotos. Graças a um sistema de sincronização regular do telefone, o iCloud (que significa “nuvem” em inglês) é atualizado automaticamente, qualquer que seja o dispositivo utilizado. Você só precisa usar suas credenciais do iCloud para encontrar suas fotos favoritas em qualquer lugar.
  • Se você tem um PC com Windows , basta importar as fotos conectando o seu iPhone ao computador via cabo USB . Note que agora, o Windows 10 oferece uma versão próxima do Icloud, chamada “Photos”, que segue o mesmo princípio de compartilhamento,
  • Observe também a solução Airdrop que, se você tiver dois dispositivos Apple, funciona como o Bluetooth. Conecte seu telefone ao seu computador, ativando o recurso em cada dispositivo e em poucos segundos as fotos poderão ser transferidas.

De um telefone Android , as coisas são um pouco podem ser menos virtuais, caso não use serviços de nuvem como Dropbox, OneDrive ou Google Drive, mas igualmente simples. De fato, a técnica de cabo USB é uma das mais eficazes aqui. Basta conectar o telefone ao computador, seja o que for, e arrastar as fotos desejadas para uma pasta ou área de trabalho. E é isso!

Além disso, se você não tem nenhum cabo em você, ou que o uso de novas tecnologias não o preocupa, existem aplicativos de transferência, como WeTransfer, GoogleDrive ou Airmore.

A partir de câmeras ou de um dispositivo externo, é novamente o cabo que ajudará a usar os recursos. Além disso, algumas fotos digitais vêm de um cartão de memória. Neste caso, basta removê-lo da câmera, inserí-lo na porta compatível e transferir as fotos para um computador .

Alguns computadores não têm uma entrada para o cartão de memória, neste caso, certifique-se de obter um adaptador que lerá suas fotos sem problemas. E você está pronto para atacar os primeiros momentos de edição de imagens!

Cortar fotografias e mudar ponto de foco são tarefas simples Antes de conseguir efeitos sofisticados, que tal tentar o básico?

Como alterar o tamanho, peso e tamanho da sua foto?

Na frente de uma imagem muito grande ou uma foto muito pesada, não desista, apenas saiba como editar isso em uma foto!  Entre as configurações mais populares na fotografia, tamanho e peso são elementos que constantemente buscamos mudar. Porque sim, tentar mandar um e-mail com uma foto muito pesada pode ser um impedimento para o envio.

Mas qual é a solução? Simplesmente modifique a foto para que ela se adapte aos desejos e necessidades. Quando se fala em edição de fotos online, existem muitas técnicas e programas disponíveis, resta saber qual o melhor pro seu caso.

Alterar o tamanho de uma imagem

Para redimensionar uma foto, um software de edição parece ser a melhor solução. O Photoshop é a plataforma que todo mundo conhece, considerado um dos melhores softwares e consegue muito bem tornar uma imagem menor ou maior.

Alterando o número de pixels, sempre tomando cuidado para “manter as proporções”, a foto estará no tamanho certo.

O mesmo vale para o Lightroom, que, graças a uma alta resolução e parâmetros avançados, nos permitirá obter um resultado satisfatório. É claro que, como não estamos em um mundo perfeito, como o Photoshop, esse não é um software livre.

Mas existem muitos software de edição de fotos, livres de taxas, e você pode redimensionar uma foto em poucos cliques: só buscar na internet! Alguns sites permitem carregar uma foto e selecionar a altura e a largura desejadas.

E se você tiver um Mac, alterar o tamanho de uma imagem pode ser feito diretamente com o software de visualização, clicando na opção “ferramenta” e “ajustar tamanho”.

Alterar o peso de um arquivo

Porque tamanho não é tudo, o peso de uma foto também é um critério importante. E para fazer isso, a técnica mais simples, e provavelmente a melhor, é a compactação . Mas o que é isso, você vai nos dizer?

A compactação é, logicamente, a ação de compactar um arquivo ou pasta (o mais comum é o formato zip), para que o último seja mais leve. E em um computador, os passos são simples:

  • No Mac, basta clicar com o botão direito, selecionar “compactar” e uma nova pasta, mais leve, aparece ao lado dela
  • No Windows, vá para o Office, clique em “formato das ferramentas de imagem”, depois em “compactar imagens” e pronto!

Além dessas duas soluções, há também muitos aplicativos e softwares online de edição de imagens, que, quando carregamos nossos arquivos, os torna mais leves em poucos cliques.Então, alterar o tamanho e o peso de uma foto, não é complicado e muito útil enviar fotos por email ou upload em uma rede sociais.

Redimensionar uma foto

Quando você tira uma foto, escolhe um determinado quadro. No momento da edição, você não poderá obter mais do que tirou uma foto. Por exemplo, se você decidiu se encaixar apenas nos pés de uma pessoa, não poderá ter todo o seu corpo na edição. Lógica, a câmera não é uma varinha mágica e o processamento da imagem não fará com que você apareça o que não foi fotografado .

No entanto, você pode decidir cortar a foto existente mantendo apenas parte da imagem. Muito útil em caso de enquadramento ruim com uma placa ou o braço de uma pessoa que você não queria na foto. Para isso, várias possibilidades estão disponíveis para você:

  • No Mac, com a ferramenta Visualizar basta selecionar a parte que você deseja manter. Um quadro aparece. Em seguida, clique na aba “ferramenta” e, em seguida, “recortar”,
  • Você também pode usar o Word para cortar sua imagem clicando em “tamanho da imagem” e, em seguida, “cortar” para revelar os marcadores da imagem que você pode mover como quiser. Clique novamente em “crop”, clique com o botão direito e “salvar imagem”,
  • No Photoshop , basta clicar na ferramenta “crop”, selecionar a área para continuar usando as marcas e clicar em “enter”.

Se você nunca tem nenhum desses softwares e ou não é usuário do Mac, pode sempre cortar sua imagem online usando uma ferramenta pesquisando na Internet “cortar uma imagem”.

não é preciso pós produção para usar o blur Com a câmera, é possível criar efeitos de desfoque sem complicações

Fotografia: como desfocar uma imagem?

O desfoque é um dos recursos favoritos dos usuários de software de edição de fotos. Entre contrastes, balanço de branco, nitidez ou recorte, o filtro de desfoque é uma ferramenta de processamento obrigatória que um editor de fotos deve propor.

Assim, uma placa indesejada pode ser borrada se o processamento da imagem for bem feito. Mas então como proceder para alcançar tal resultado com esta ferramenta de edição?

  • Com um dispositivo da Apple (iPhone ou Ipad), o aplicativo Skitch pode se tornar nosso melhor aliado. Basta fazer o download para o dispositivo e editar a foto em questão. O ícone do aplicativo deve aparecer ao clicar nas configurações. Selecione a área a ser tratada e é isso.
  • O mesmo vale para o Windows, que oferece no Evernote, um suporte desenvolvido no mesmo princípio do Skitch. Ao selecionar uma imagem que você deseja desfocar, um pequeno símbolo de quadradinhos será exibido. Basta clicar em “pixelizar a imagem” para tornar as visível o efeito desejado.

É importante citar também softwares específicos de edição de fotos, como Photoshop (software pago) ou Gimp (software livre, muito completo e fácil de usar), que oferecem possibilidades de desfoque em todas as suas versões.

Esse mesmo efeito borrado será chamado de “Gaussian Blur” e consiste simplesmente em uma harmonia do desfoque na imagem inteira, com os pixels da foto geral.

E, claro, ter uma boa câmera é uma base interessante para desfocar uma foto. Mas ainda é necessário entender e assimilar como obter um bom desfoque apenas com seu equipamento, sem ferramenta adicional de edição. Aqui estão algumas dicas de configurações:

  • Chegue o mais perto possível de seu objeto,
  • Escolha um fundo distante, pelo menos 2 metros,
  • Use uma lente objetiva, com um zoom de 200-500 mm,
  • E, para reduzir a profundidade de campo, use uma grande angular (mínimo f / 1.8 ou f / 2).

Já se sente pronto para começar a testar?

Editar uma foto que não ficou do seu agrado pode ser simples Profissionais de fotografia também precisam saber edição

Como mudar o formato de uma foto?

Simples de usar, um software de edição de fotos pode mudar rapidamente o seu formato. Isto é o que irá definir sua extensão e alguns detalhes de configuração. Gif, Jpeg, pdf, png,  todas essas abreviaturas são a extensão definida pelo próprio formato. Um básico na edição de fotos digitais saber essa informação.

Assim, um formato pode ser mais ou menos pesado, mais ou menos suportado por determinadas plataformas, o que tornará mais ou menos difícil enviar e-mails, carregar uma apresentação de slides ou a velocidade do carregamento online.

Embora cada extensão corresponda a um formato de foto específico, é possível converter uma imagem para outra finalidade. Para isso, existem algumas técnicas básicas.

No Windows , basta clicar em “editar” na foto que você deseja transformar. Clique em “salvar como” escolhendo o formato desejado disponível e de seu interesse e pronto.

No Mac, a edição de imagens também é simples. Selecione uma imagem, clique com o botão direito do mouse e escolha “exportar imagens selecionadas”. Será questionado em que formato você deseja exportá-lo e cabe a você escolher aqui.

Além dos recursos básicos fornecidos pelos computadores, algumas ferramentas online podem ser úteis. Nós não mencionaremos um site específico, mas é  enorme quantidade de sites que, quando você digita “conversor de imagem” ou “alterar o formato de foto” em um buscado. E geralmente são propostos passos tão simples quanto os anteriores!

Um a dica é o Gimp, famoso software de edição inspirado no Adobe Photoshop, mas na versão gratuita, oferece muitos serviços. Além de olhos vermelhos, contraste, preto e branco ou corte, o Gimp permite que você altere o formato de uma foto com apenas alguns cliques. Ao abrir o arquivo em questão e clicar em “exportar”, você terá mais uma vez a opção de converter sua foto, além da versatilidade de um aplicativo intuitivo!

Usando filtros, editando fotos on-line, recortando uma imagem, recortando ou desfocando um item, tudo isso estará acessível a você assim que você dominar os fundamentos da edição de imagens. Pronto para o próximo passo?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar