A fotografia digital já é parte da vida de todos. As fotos são compartilhadas em massa nas redes sociais e nós somos os personagens principais. Mas se você não sabe como passar as imagens do seu celular, câmera ou pendrive, pode ser um problema para seu arquivo. Se você já usa o armazenamento em nuvem, pode considerar essa uma boa segunda opção para o backup das suas fotos - assim terá mais controle do que está salvando.

De acordo com o seu dispositivo de armazenamento, como transferir fotos para o seu computador e conseguir guardar suas melhores memórias em seu computador? Isto é o que veremos agora! São quatro possibilidades e uma delas deve atender sua necessidade. Continue lendo para saber mais sobre o primeiro passo para a boa edição de imagens digitais.

Transferir as imagens e tão importante quanto tirá-las
Os computadores fazem parte dos equipamentos do fotógrafo profissional ou amador

Transfira suas fotos para um computador de um iPhone

Seja qual for o modelo do seu celular da Apple, transferir fotos para o seu computador é muito simples!

Para salvar fotos de um telefone, existem várias técnicas, dependendo do modelo do telefone. E para quem tem um iPhone, aqui estão as principais maneiras.

Faça uma transferência de dados com o Icloud

A biblioteca de fotos do Iphone é salva principalmente online e, mais importante, automaticamente. Como? Graças ao iCloud! Se você tem um Iphone, você necessariamente tem uma conta Apple e a conexão com o serviço de armazenamento em nuvem, já que é obrigatório!

Essa conta nos permitirá armazenar arquivos, receber e-mails ou localizar nosso telefone e tem sua base em um servidor online de grande capacidade. O iCloud sincroniza todos os dispositivos Apple com uma espécie de pasta online gratuita, com 5 GB de espaço, que pode receber fotos, arquivos de texto, contatos e até aplicativos.

Se você fizer uma sincronização regular, todas as fotos que você tirou no seu telefone estarão acessíveis diretamente no seu espaço virtual onde tudo o que acabamos de mencionar está localizado.

Como configurar o ICloud? É simples:

  • Em seu dispositivo móvel, selecione a opção “Ajustes”. Aqui, há uma opção dedicada somente ao serviço.
  • Ative a nuvem e faça o login com a sua Conta Apple (a mesma usada para comprar aplicativos no iTunes).
  • Com o iCloud habilitado, basta escolher os arquivos que você deseja compartilhar entre todos os seus dispositivos. Existem diversas opções, como e-mails, contatos, calendário, fotos e documentos de dados.

Acessível em seu computador (no Windows ou Mac OS) com o iTunes, você perceberá rapidamente que as fotos serão transferidas em poucos cliques. Faça o teste!

No entanto, se você não gostar deste modo ou se, infelizmente, sua conta do iCloud não estiver acessível, é possível transferir fotos para o seu computador a partir do seu iPhone e espaço de armazenamento .

Transferindo arquivos com um PC

No Windows, a técnica é bem simples e permite que você transfira seus arquivos rapidamente:

  • Desbloqueie o seu Iphone e conecte-o ao computador pela porta usb.
  • No computador, clique na pequena aba "iPhone" que aparece quando o dispositivo é reconhecido,
  • Clique em "Home" e depois em "Importar"
  • E agora, todas as suas fotos migraram para sua estação de trabalho, coo mágica!

Observe que você também pode importar seus mais belos cliques para o iPhone pelo aplicativo "Fotos" ou usar a nuvem do iCloud, OneDrive ou Dropbox, por exemplo.

Exporte suas fotos para o iTunes

No Mac, tudo vai necessariamente passar pelo iTunes, que é o software básico para lidar com as diferentes mídias de um iPhone, independentemente da plataforma! Este princípio funciona para contatos, bem como para backups de mensagens ou arquivos de música.

Além disso, como o iTunes é uma plataforma relativamente simples de usar para esse tipo de operação, o Windows também pode transferir fotos do seu iPhone dessa maneira. Basta baixar o iTunes, conectar seu dispositivo móvel e pronto!

Use o Airdrop para transferir arquivos para o seu Mac

Conhece o AirDrop? É um sistema da Apple que pode parecer similar ao Bluetooth , permitindo enviar arquivos sem fio e em duas etapas.

PCs não estão equipados com essa funcionalidade, mas se você usa o MacBook, não hesite em ir para a barra de ferramentas localizada em na parte superior direita da tela do seu computador e ativar o Airdrop.

Ligue o seu iPhone ao computador e, a partir daí, tudo será feito facilmente!

Você poderá então editar suas fotos de acordo com o seu desejo, até mesmo criando uma área desfocada na imagem.

Cada sistema operacional funciona de um jeito para downloads de fotos?
Fotógrafo que usa mobile? Veja como levar as imagens para o computador

Transfira suas fotos para um computador de um Android

Você tem um Android? Não entre em pânico, no Mac ou PC, você pode exportar suas fotos com toda tranquilidade!

De um Android, os princípios são praticamente os mesmos de um Mac, mas algumas técnicas precisam ser adaptadas ao novo sistema operacional. Vamos ao passo a passo?

Aprenda a fotografar com um curso fotografia online !

Transferir fotos via cabo USB

A técnica mais simples, que é bastante comum há alguns anos, é obviamente o bom e velho cabo USB. Aqui, você só precisa seguir alguns passos simples:

  • Conecte seu telefone Android ao seu computador (independentemente do sistema operacional) usando um cabo USB
  • No seu computador, selecione a pasta do seu telefone ou o cartão de memória do telefone,
  • Selecione todas as fotos ou as que você deseja importar
  • Arraste o mouse da pasta "Imagens" do seu Android para a pasta "Imagens" no seu computador.
  • E é isso!

Use um aplicativo para fazer upload de fotos para um computador

Existem aplicativos de transferência de imagens  parecidos com o Airdrop, como o AirMore. Essa é uma versão online gratuita deste famoso suporte à exportação. Isso nos permitirá transferir imagens do nosso celular para o nosso PC ou Mac.

Mas isso não é tudo, o AirMore também permite, para quem precisa, transferir fotos de um dispositivo Android para outro dispositivo Android ! Mágico, não é mesmo? Tudo o que você precisa é de uma conexão Wi-Fi, para poder transferir várias fotos de uma vez para o seu computador. Note que uma versão com QR codes está agora funcionando, se você tem dificuldades para trabalhar diretamente com o wifi.

Veja se está tudo certo na hora do seu download de imagens
Quer transformar as melhores imagens em impressão? Melhor transferir primeiro.

Transferir fotos para um computador de uma câmera

Transferir suas fotos para um computador nunca foi tão fácil com uma câmera!

Uma câmera digital, não importa se para uso casual ou profissional, é um eletrônico bem presente na vida de cada um de nós. Seja uma foto de família ou um projeto de arte, queremos tentar sincronizá-los diretamente em nosso computador. Claro, tudo isso é possível graças ao bom uso da tecnologia!

Através de um cartão de memória

Atualmente, a maioria dos dispositivos digitais possui memória expansível graças a um cartão de memória . Esses pequenos objetos são importantes para salvar um número maior de imagens em sua câmera ou usar uma resolução maior. O cartão de memória existe em tamanhos diferentes, o que permitirá manter mais fotografias salvas para que possa exportar ou editar depois.

É por isso que agora, transferimos fotos da câmera para o computador, fazendo essa próxima etapa mais tranquila do que na época dos rolos de filmes e poses limitadas. E a você pode deixar as imagens mais leves ou menores com facilidade.

Pode ser um computador com Windows ou Mac, basta remover o cartão de memória da câmera e inseri-lo na porta disponível para essa finalidade no dispositivo do computador ou em um adaptador USB para isso, já que muitos dos computadores portáteis mais recentes, como o MacBook Air, já não têm mais uma porta para o cartão de memória.

Feito isso, basta selecionar a pasta correspondente ao cartão em seu computador (ou o Finder no Mac), selecionar as fotos que lhe interessam e arrastá-las para uma pasta de sua escolha em seu computador. Assim você vai transferir os documentos e poderá considerar que estarão apenas na pasta de destino.

Você também pode clicar com o botão direito, clicar em "copiar", ir para a pasta de destino e clicar em "colar". Desta forma, as fotos estarão na sua câmera e no seu computador.

Através de um cabo USB

É provável que você não tenha um cartão de memória em sua câmera, porque é muito antigo ou apenas que a memória do dispositivo já é adequada para você.

Nestes casos, é o bom e velho cabo USB nos servirá, já que este último normalmente é parte do kit da sua câmera.

Com o mesmo princípio do cartão de memória , basta conectar o cabo ao seu computador e sua câmera, seja ela qual for. Selecionamos as pastas corretas, transferimos as fotos desejadas com o mouse e aqui vamos nós!

Qual o melhor jeito de fazer download de imagens aéreas?
Seus drones usam cartão de memória e imagens incríveis para transferir.

Transferir fotos para um computador de um dispositivo externo

Um pendrive USB ou um disco rígido externo, todos os dispositivos de armazenamento externos são passíveis de transferência de arquivos para um computador!

Como as fotos não são armazenadas apenas em um telefone ou câmera, algumas pessoas recebem uma unidade USB com fotos para o aniversário ou encontram um disco rígido antigo com fotos da família armazenadas no seu interior.

Nós somos tentados a olhar para eles em uma tela maior e para fazer isso é muito simples!

Quer se trate de um PC com Windows ou Mac, um pendrive USB ou um disco rígido, o princípio de armazenar fotos e a transferência permanecerá o mesmo, não importa o formato ou extensão dos arquivos de imagem.

Conectar seu dispositivo de armazenamento à porta USB de seu computador e transferir as fotos para o computador, seguindo o mesmo princípio do cartão de memória . É simples e se você quiser enviar o seu rolo de fotos, este é o caminho a percorrer!

Em suma, seja qual for o seu dispositivo, transferir fotos no seu computador é possível e é especialmente simples! Compartilhe uma imagem que gostou, lembre-se de uma boa data com os amigos, redescubra imagens da infância, tudo é possível graças às fotografias que você tem armazenadas - melhor ainda se for digitalmente!

Como copiar tudo do celular para o pen drive?

Como tirar fotos?
Aprenda a tirar lindas fotos a partir do seu smartphone e guardá-las em um pendrive!

Se você ouve gosta muito de fazer fotografia com o seu smartphone, certamente já se viu sem espaço para aplicativos ou fotos em algum dado momento.

Por isso, outra dúvida que muitas pessoas têm é de como passar fotos do celular para um pendrive ou HD externo. Hoje em dia existem celulares que são acompanhados de um equipamento específico para esse fim, o adaptador USB OTG (adaptador de pen drive para celular).

A tecnologia USB OTG faz parte do padrão USB e cada fabricante do aparelho decide se oferece o adaptador para pen drive na caixa junto com o aparelho ou não. Em geral, uma boa parte dos smartphones com sistema Android reconhece a conexão OTG, mas há exceções.

Conheça alguns celulares que reconhecem USB OTG : Galaxy S5, Galaxy S4Galaxy S3, Galaxy Note (todas as edições, inclusive tablets), Nexus 5LG G2LG G3LG G4LG G5, LG Optimus G (Pro, Pro Lite e G2), Xperia Z (todos as edições), Moto E (todas as edições), Moto G (todas as edições), Moto X (todas as edições).

Se o seu celular não vier acompanhado de um cabo OTG, também é possível comprá-lo separadamente em lojas de eletrônicos. Esses cabos têm o preço muito mais acessível do que os pendrives compatíveis com celulares. O Ultra Dual Drive USB 3.0, por exemplo, com capacidade de armazenamento de 32 GB, pode ser adquirido por a partir de 50 reais. Já o de armazenamento de 128 GB a partir de 150 reais.

Uma vez com o equipamento em mãos, siga os próximos passos para conseguir conectar seu celular a um pendrive:

  • Passo 1. Insira o adaptador USB OTG em seu celular.
  • Passo 2. Em seguida, conecte o pendrive ou se preferir um HD externo na entrada USB convencional. Atenção: o Android só identifica dispositivos que estejam formatados em FAT32 ou exFAT.
  • Passo 3. Você deve visualizar uma notificação que vai lhe informar que a conexão com o dispositivo foi bem sucedida.
  • Passo 4. Use um aplicativo de gerenciamento de arquivos (Na Playstore você pode adquirir um, como o Meu Arquivo) para acessar o conteúdo do pendrive, transferindo e apagando fotos e arquivos normalmente.
  • Passo 5. Por fim, lembre-se de remover o pendrive em segurança, apertando a função “Desmontar”.

Aprendendo a tira fotos com o celular

Fotógrafo digital de telefone?
Você pode comprar acessórios de foto até para o celular

Algumas pessoas não querem ou não têm recursos para se tornar uma câmera profissional e tornam a câmera de seus telefones celulares a melhor ferramenta para se destacar no mundo da fotografia, muitas vezes se destacando em redes sociais especializadas, como o Instagram. A propósito, você sabia que muitos fotógrafos profissionais fizeram do seu perfil no Instagram um verdadeiro portfólio?

Se você é um daqueles que tem uma ótima câmera no celular e não tem ideia do que fazer com ela, preste atenção a estas etapas para melhorar a técnica fotográfica usando um telefone celular.

Enquadramento

Você não precisa viajar milhares de quilômetros para encontrar paisagens únicas e capturar fotos incríveis, o olho do fotógrafo treinado nasce de saber como tirar proveito de cada momento, cada raio de luz, cada espaço.

Nas palavras de Iaio Ataman:

“O enquadramento, na fotografia, refere-se à parte da cena que, como fotógrafo, você vai utilizar para suas fotografias. Ou seja, qual a proporção da cena que você irá capturar em uma fotografia.
Imagine a moldura como o palco onde as suas fotos ocorrem. ”

Se você vai tirar uma foto com seu telefone celular ou com sua câmera, reserve um momento para rever tudo o que está capturando, não importa se é uma foto de aniversário, um grupo de amigos ou uma criança correndo no parque, tudo o que compõe a imagem faz parte dela e será muito melhor se você parar um pouco para procurar o melhor quadro.

Se você quiser mais conselhos sobre como enquadrar uma foto e outras dicas sobre fotografia, não perca o artigo Dicas para tirar uma boa foto.

A edição

Existem programas de computador e aplicativos para telefone celular que podem ajudá-lo a melhorar sua imagem.

Se você fez um bom trabalho fotográfico, mas um detalhe na imagem não é do seu agrado, é possível apagá-lo ou alterá-lo.

A parte de edição subsequente inclui a possibilidade de alterar os tons, se você quiser as cores, é semelhante à aplicação de filtros à imagem, mas sem os clássicos já pré-programados em seu telefone celular. Isso permite que você tire a imagem e destaque os conceitos visuais que deseja destacar.

O portal Canaltech traz uma seleção dos 11 melhores apps de edição de imagens que voê pode baixar para o seu celular e garantir fotos incríveis:

  1. Adobe Lightroom
  2. Adobe Photoshop Mix
  3. Afterlight
  4. Autodesk Pixlr
  5. BeFunky Photo Editor
  6. Cupslice Photo Editor
  7. Fotor – Editor de Fotos
  8. VSCO
  9. PicsArt Photo Studio
  10. Snapseed
  11. Google Fotos
O celular virou câmera fotográfica
Hoje em dia, a maioria das pessoas utilizam seus smartphones para fazer uma bela imagem. Descubra como manipular essa ferramenta e como armazenar suas fotos sem saturar a sua memória!

Conheça sua câmera

Conselho do fotógrafo que se aplica à câmera do telefone celular e se você possui uma câmera digital ou analógica.

Tire uma foto em uma determinada condição de luz, por exemplo, à luz de velas.

Repita a mesma fotografia, modificando cada uma das opções disponíveis, como velocidade do obturador, abertura de abertura, sensibilidade ISO, contraste ou outras. Repita o exercício quantas vezes quiser e observe os resultados.

O mesmo pode ser feito com as alternativas de edição oferecidas pelo seu dispositivo até você ter cerca de três ou quatro opções.

"O componente mais importante de uma câmera está por trás dela."
Ansel Adams

As câmeras fotográficas do celular podem ser muito úteis para quem quer aprender, mas não pode comprar um aparelho profissional.
São vários os aplicativos que auxiliam os amadores de fotografia a progredirem utilizando o celular.

Como dominar a fotografia artística?

Hoje, a fotografia está disponível para todos, graças aos dispositivos que temos à nossa disposição, incluindo telefones celulares. Mas isso nos permite dominar a fotografia artística?

Um simples hobby, que acabou de comprar uma câmera, também pode dizer algo através de suas imagens? Uma mensagem profunda? Uma visão artística? Uma ideia?

Obviamente, depende do seu lado artístico, mas também do seu treinamento técnico como fotógrafo.

Para conseguir isso, primeiro você precisa olhar para o trabalho de fotógrafos de arte como Sebastião Salgado, Robert Doisneau, Robert Capa, Araquém Alcântara, Arnold Newman e Ansel Adams. Inspire-se!

Você também pode aprender fotografia artística com livros como:

  • Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente - Henry Carroll
  • Tudo sobre fotografia – David Campany e Juliet Hacking
  • Como criar uma fotografia - Mike Simmons
  • Livros de Araquém Alcântara
  • A ilusão espetacular – Uma teoria da fotografia - Arlindo Machado
  • Composição de simples fotos a grandes imagens – Laurie Excell
  • Como ler uma fotografia – Richard Salkeld
  • Genesis – Sebastião Salgado

Ou inscreva-se em uma das melhores escolas de fotografia do Brasil, como SENAC, Centro Europeu, Instituto Internacional de Fotografia, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo...

Embora, é claro, a opção de receber aulas particulares de fotografia seja uma das melhores para aprender no seu próprio ritmo e com ensino personalizado.

O que você está esperando para se inscrever em um curso de fotografia?

Fotografia técnica: dicas que você deve saber

E, mais precisamente, para dominar a arte da fotografia, primeiro vai ser necessário conhecer certas técnicas fotográficas.

Você tem a impressão de se concentrar bem porque seu celular faz isso com um simples toque na tela? A impressão de dominar o balanço de branco porque ... seu celular faz isso por você?

Como você pode imaginar, para aprender a tirar lindas fotos com uma câmera de celular, você vai precisar conhecer sua ferramenta. Para fazer isso, por que você não faz aulas de fotografia especializado nisso?

Além disso, graças a um bom professor de fotografia, você pode aprender todas estas técnicas fotográficas:

  • Fotografia de retrato,
  • Fotografia de paisagem,
  • Fotografia de animais,
  • Fotografia de turista,
  • Fotografia artística,
  • Fotografia em preto e branco ...
Precisando de um professor de Fotografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ligia

Jornalista e especialista em educação e comunicação digital. Apaixonada por aprender, gosta de conhecer novos lugares, ler, escrever e entender como as coisas funcionam.