Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que aprender com um fotógrafo online?

De Fernanda, publicado dia 15/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Curso de fotografia online: funciona?

“Quando você é prisioneiro da imagem, você tem toda a audácia necessária. » – Robert Doisneau

A fotografia continua sendo hoje uma das artes favoritas dos brasileiros!

A razão é simples: qualquer um pode embarcar nesse campo artístico, já que você nem precisa mais de um câmera DSLR para tirar fotos de uma paisagem urbana ou uma foto da vida selvagem, por exemplo. Você pode começar a praticar com o seu celular! Na era digital, aprender fotografia é ainda mais fácil!

Na verdade, existem muitas opções de aulas de fotografia online para iniciantes, acessíveis a todos. Tudo o que você precisa é de uma boa conexão à Internet para descobrir os conceitos básicos da fotografia e se lançar nessa aventura de cliques.

Descubra por que tantos alunos fazem aulas de fotos online!

Como é um curso de fotografia online?

Ainda desconhecido por muitos estudantes brasileiros, os cursos de fotografia online são particularmente fáceis de acessar!

Como escolher seu curso de web de fotografia? Por que não experimentar a aventura da fotografia online?

Na verdade, muitos estudantes que já experimentaram alguma vez fazer curso fotografia online são mais propensos a preferir este método de ensino, graças à diversidade e facilidade na hora de organizar as aulas. O segredo é aprender a trabalhar de forma independente, fazendo exercícios práticos entre cada curso, para progredir rapidamente, seja qual for a sua especialidade: fotografia de retrato, fotografia de paisagem ou fotografia de filme.

Veja uma breve descrição do conteúdo de um curso clássico de fotografia online:

  • Aula de iniciação fotográfica, na qual o professor apresenta o conteúdo do curso e o aluno define seus objetivos,
  • Configuração do equipamento fotográfico de base (tripé, distância focal, lente fotográfica, câmera, etc.),
  • Técnicas fotográficas com o professor,
  • Compartilhamento de imagens entre professor e aluno,
  • Observação e análise das fotos,
  • Avaliação final e análise do progresso do aluno.

Antes de iniciar o curso, os alunos devem escolher um lugar que seja adequado para o aprendizado, sabendo que uma das melhores opções é uma sala ou escritório tranquilo e confortável. Por fim, lembre-se de levar um computador com boa velocidade e memória (que suporte a leitura de imagens em alta resolução), e sobretudo não se esqueça de garantir uma boa conexão com a Internet para evitar possíveis interrupções durante a aula.

Não nos esqueçamos de que a fotografia é, acima de tudo, uma arte bem possível de se dominar de maneira autodidata. O curso é, acima de tudo, uma oportunidade para aprender as técnicas, mas é você quem vai produzir suas lindas fotos ao longo da semana!

Por que não aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre a história da foto?

Quais são as vantagens de fazer um curso de fotografia online?

O ensino de fotografia a distância tem muitas vantagens, seja para iniciantes, intermediários ou avançados.

O curso de fotografia online é particularmente recomendado para iniciantes desta arte ou jovens estudantes. Na verdade, a formação fotográfica a distância ocorre em um ambiente muito mais descontraído do que em uma aula tradicional presencial, e não possui esse aspecto formal das aulas particulares.

Ao se sentir mais confiante durante as aulas, o aluno se sente mais motivado para tirar fotos com maior frequência, no modo automático ou no modo manual, e descobre sozinho algumas funções de sua câmera (velocidade do obturador, balanço de branco, efeitos de desfocagem…).

Confira alguns dos muitos benefícios das aulas de fotos online:

  • Atmosfera amigável e mais descontraída do que na escola,
  • Bate-papo instantâneo com o professor,
  • Em geral preços mais baixos,
  • Horários facilitados e mais flexíveis,
  • Economia de tempo (não precisa de deslocamento),
  • Possibilidade de contratar professores em todo o Brasil,
  • Mais especialidades de fotografia disponíveis.

Infelizmente, o ensino da fotografia em universidade ou escola especializada permanece acessível apenas para os alunos que vivem em grandes metrópoles. Os cursos de fotografia online podem, portanto, evitar um deslocamento – até mesmo uma possível mudança – mantendo a mesma qualidade de uma aula clássica.

O aluno pode se comprometer a longo prazo com seu professor, garantindo uma formação de longa duração para realmente melhorar sua técnicas de exposição, em fotografia digital ou edição de fotos. Quem sabe não se torna um verdadeiro fotógrafo profissional!

Sinta-se livre para fazer sua própria pesquisa sobre os fotógrafos mais famosos do mundo!

Como fazer um curso de fotografia online?

Ok, você finalmente decidiu começar seu curso de fotografia online…. Mas como?

Os cursos online podem ser realizados em pequenos grupos, bem como em aulas individuais: trata-se de encontrar a plataforma certa para conversar. O primeiro passo é escolher a especialidade do curso (foto retrato, foto de casamento (social), fotografia de culinária, fotojornalismo, foto de paisagem …). Dessa maneira, você pode comparar os preços de acordo com os professores.

O curso de fotografia online é adequado para todos os orçamentos; há aulas remuneradas com profissionais qualificados mas também tutoriais de foto gratuitos para download diretamente acessíveis por seu computador.

Veja como encontrar uma aula particular de foto online:

  • Cursos de fotografia MOOC por especialidade (história da fotografia, macro fotografia, enquadramento e composição …),
  • Vídeos tutoriais de fotos,
  • Escolas especializadas em fotografia,
  • Softwares de edição de imagens / fotografia,
  • Universidades que oferecem cursos livres,
  • Aulas particulares de fotografia on-line.

No Superprof, centenas de professores oferecem seus serviços por meio de cursos online. Para encontrar um professor, o processo é muito simples : digite o que você procura no campo de busca (por exemplo, “light painting”, “fotografia de estúdio” ou “foto em preto e branco”) e acesse os perfis dos professores.

Basta dar uma olhada no lado esquerdo do perfil para verificar se o professor aceita dar aulas de curso a distância. Uma vez que o professor tenha sido escolhido, o aluno pode entrar em contato diretamente com ele e organizar a primeira aula de fotografia online Por que não fazer uma introdução à fotografia com um verdadeiro profissional online?

Quer descobrir quais são os fotógrafos brasileiros mais consagrados?

Como estudar entre dois cursos de fotografia online?

Para ter a garantia de progredir rapidamente e alcançar uma melhoria efetiva na arte de fotografar, o aluno deve acima de tudo mostrar seriedade e comprometimento durante a aula. E também entre as aulas!

Como organizar sua aula de fotografia online? Com uma boa dose de motivação, você pode passar de um nível iniciante para um nível avançado em apenas alguns meses.

Durante uma oficina de fotos na web, o professor de fotografia terá o cuidado de acompanhar o progresso do aluno passo a passo. O aluno deve, de antemão, definir claramente seus objetivos finais. Como por exemplo: vender suas fotos para bancos de imagens ou para dominar edição de imagens. O professor pode então recomendar certos recursos e exercícios ao aluno de acordo com sua especialidade.

Existem diferentes maneiras de estudar entre duas aulas de fotos on-line:

  • Tire fotos todos os dias com sua câmera digital,
  • Treine edição de imagens com diferentes softwares,
  • Estude as diferentes técnicas fotográficas (focalização do diafragma, contra luz, luz natural …),
  • Crie fichas de revisão,
  • Compre bons livros de fotografia
  • Baixe aplicativos de fotografia,
  • Faça exercícios práticos em sites dedicados à fotografia,
  • Organize uma sessão de fotos em um estúdio de fotografia, etc.

Você entendeu: o curso de foto on-line tem, é claro, muitos benefícios, mas às vezes exige mais envolvimento do que um curso presencial. Melhor ainda, já que o aluno poderá desenvolver sua autonomia artística com mais facilidade, qualidade que é essencial para um dia se tornar um dos maiores fotógrafos do planeta!

Alguns professores também têm blogs de fotos ou sites de compartilhamento de mídia social.

Lembre-se de fazer um tour em suas páginas web para mergulhar nesse universo e aprofundar seu conhecimento em fotografia!

Quanto custa um curso de fotografia on-line?

Os cursos online custam mais ou menos do que um curso tradicional? A resposta é… depende!

Na verdade, é bem possível fazer um curso de fotografia gratuito por meio de tutoriais de fotos on-line ou aplicativos educacionais. No entanto, esta gratuidade é, por vezes, apenas de fachada: para ter acesso a uma formação de qualidade você vai ter de investir 100 reais por mês, um preço equivalente a um curso tradicional!

Qual é o preço médio de uma aula de fotografia na net? Torne-se um profissional da fotografia artística graças aos tutoriais de ensino a distância! Fotografia curso.

No Superprof, o preço médio de um curso de foto online é 62 reais. No entanto, o aluno pode ter acesso a professores mais experientes do que em uma aula presencial: você pode encontrar profissionais qualificados e com anos de experiência de ensino, pelo Brasil afora.

Esses professores qualificados oferecem em geral reduções no valor da aula pelo fato de ser a distância. Na verdade, os professores não precisam incluir nas suas despesas o deslocamento ou o aluguel de um estúdio de fotografia às suas custas, o que às vezes explica a diferença de preço entre um curso online e um curso presencial.

Com um curso mais qualitativo, você poderá espaçar as aulas e, assim, economizar alguns reais valiosos!

Note também que, no Superprof, mais de 92% dos professores concordam em dar o primeiro curso de fotografia gratuitamente: o suficiente para testar este novo método de ensino!

Por fim, lembre-se de que o aluno pode acordar com um professor um pacote caso opte por um curso de longa duração. Pode fazer um plano anual, por exemplo.

Então, por que não começar agora suas aulas de fotografia a distância?

Existem muitos livros sobre fotografia que podem ajudá-lo a progredir rapidamente.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar