Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que aprender com um fotógrafo online?

De Fernanda, publicado dia 03/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Curso de fotografia online: funciona?

“Quando você é prisioneiro da imagem, você tem toda a audácia necessária. » – Robert Doisneau

A fotografia continua sendo hoje uma das artes favoritas dos brasileiros!

A razão é simples: qualquer um pode embarcar nesse campo artístico, já que você nem precisa mais de um câmera DSLR para tirar fotos de uma paisagem urbana ou uma foto da vida selvagem, por exemplo. Você pode começar a praticar com o seu celular! Na era digital, aprender fotografia é ainda mais fácil!

Na verdade, existem muitas opções de aulas de fotografia online para iniciantes, acessíveis a todos. Tudo o que você precisa é de uma boa conexão à Internet para descobrir os conceitos básicos da fotografia e se lançar nessa aventura de cliques.

Descubra por que tantos alunos fazem aulas de fotos online!

Como é um curso de fotografia online?

Ainda desconhecido por muitos estudantes brasileiros, os cursos de fotografia online são particularmente fáceis de acessar!

Como escolher seu curso de web de fotografia? Por que não experimentar a aventura da fotografia online?

Na verdade, muitos estudantes que já experimentaram alguma vez fazer curso fotografia online são mais propensos a preferir este método de ensino, graças à diversidade e facilidade na hora de organizar as aulas. O segredo é aprender a trabalhar de forma independente, fazendo exercícios práticos entre cada curso, para progredir rapidamente, seja qual for a sua especialidade: fotografia de retrato, fotografia de paisagem ou fotografia de filme.

Veja uma breve descrição do conteúdo de um curso clássico de fotografia online:

  • Aula de iniciação fotográfica, na qual o professor apresenta o conteúdo do curso e o aluno define seus objetivos,
  • Configuração do equipamento fotográfico de base (tripé, distância focal, lente fotográfica, câmera, etc.),
  • Técnicas fotográficas com o professor,
  • Compartilhamento de imagens entre professor e aluno,
  • Observação e análise das fotos,
  • Avaliação final e análise do progresso do aluno.

Antes de iniciar o curso, os alunos devem escolher um lugar que seja adequado para o aprendizado, sabendo que uma das melhores opções é uma sala ou escritório tranquilo e confortável. Por fim, lembre-se de levar um computador com boa velocidade e memória (que suporte a leitura de imagens em alta resolução), e sobretudo não se esqueça de garantir uma boa conexão com a Internet para evitar possíveis interrupções durante a aula.

Não nos esqueçamos de que a fotografia é, acima de tudo, uma arte bem possível de se dominar de maneira autodidata. O curso é, acima de tudo, uma oportunidade para aprender as técnicas, mas é você quem vai produzir suas lindas fotos ao longo da semana!

Por que não aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre a história da foto?

Quais são as vantagens de fazer um curso de fotografia online?

O ensino de fotografia a distância tem muitas vantagens, seja para iniciantes, intermediários ou avançados.

O curso de fotografia online é particularmente recomendado para iniciantes desta arte ou jovens estudantes. Na verdade, a formação fotográfica a distância ocorre em um ambiente muito mais descontraído do que em uma aula tradicional presencial, e não possui esse aspecto formal das aulas particulares.

Ao se sentir mais confiante durante as aulas, o aluno se sente mais motivado para tirar fotos com maior frequência, no modo automático ou no modo manual, e descobre sozinho algumas funções de sua câmera (velocidade do obturador, balanço de branco, efeitos de desfocagem…).

Confira alguns dos muitos benefícios das aulas de fotos online:

  • Atmosfera amigável e mais descontraída do que na escola,
  • Bate-papo instantâneo com o professor,
  • Em geral preços mais baixos,
  • Horários facilitados e mais flexíveis,
  • Economia de tempo (não precisa de deslocamento),
  • Possibilidade de contratar professores em todo o Brasil,
  • Mais especialidades de fotografia disponíveis.

Infelizmente, o ensino da fotografia em universidade ou escola especializada permanece acessível apenas para os alunos que vivem em grandes metrópoles. Os cursos de fotografia online podem, portanto, evitar um deslocamento – até mesmo uma possível mudança – mantendo a mesma qualidade de uma aula clássica.

O aluno pode se comprometer a longo prazo com seu professor, garantindo uma formação de longa duração para realmente melhorar sua técnicas de exposição, em fotografia digital ou edição de fotos. Quem sabe não se torna um verdadeiro fotógrafo profissional!

Sinta-se livre para fazer sua própria pesquisa sobre os fotógrafos mais famosos do mundo!

Como fazer um curso de fotografia online?

Ok, você finalmente decidiu começar seu curso de fotografia online…. Mas como?

Os cursos online podem ser realizados em pequenos grupos, bem como em aulas individuais: trata-se de encontrar a plataforma certa para conversar. O primeiro passo é escolher a especialidade do curso (foto retrato, foto de casamento (social), fotografia de culinária, fotojornalismo, foto de paisagem …). Dessa maneira, você pode comparar os preços de acordo com os professores.

O curso de fotografia online é adequado para todos os orçamentos; há aulas remuneradas com profissionais qualificados mas também tutoriais de foto gratuitos para download diretamente acessíveis por seu computador.

Veja como encontrar uma aula particular de foto online:

  • Cursos de fotografia MOOC por especialidade (história da fotografia, macro fotografia, enquadramento e composição …),
  • Vídeos tutoriais de fotos,
  • Escolas especializadas em fotografia,
  • Softwares de edição de imagens / fotografia,
  • Universidades que oferecem cursos livres,
  • Aulas particulares de fotografia on-line.

No Superprof, centenas de professores oferecem seus serviços por meio de cursos online. Para encontrar um professor, o processo é muito simples : digite o que você procura no campo de busca (por exemplo, “light painting”, “fotografia de estúdio” ou “foto em preto e branco”) e acesse os perfis dos professores.

Basta dar uma olhada no lado esquerdo do perfil para verificar se o professor aceita dar aulas de curso a distância. Uma vez que o professor tenha sido escolhido, o aluno pode entrar em contato diretamente com ele e organizar a primeira aula de fotografia online Por que não fazer uma introdução à fotografia com um verdadeiro profissional online?

Quer descobrir quais são os fotógrafos brasileiros mais consagrados?

Como estudar entre dois cursos de fotografia online?

Para ter a garantia de progredir rapidamente e alcançar uma melhoria efetiva na arte de fotografar, o aluno deve acima de tudo mostrar seriedade e comprometimento durante a aula. E também entre as aulas!

Como organizar sua aula de fotografia online? Com uma boa dose de motivação, você pode passar de um nível iniciante para um nível avançado em apenas alguns meses.

Durante uma oficina de fotos na web, o professor de fotografia terá o cuidado de acompanhar o progresso do aluno passo a passo. O aluno deve, de antemão, definir claramente seus objetivos finais. Como por exemplo: vender suas fotos para bancos de imagens ou para dominar edição de imagens. O professor pode então recomendar certos recursos e exercícios ao aluno de acordo com sua especialidade.

Existem diferentes maneiras de estudar entre duas aulas de fotos on-line:

  • Tire fotos todos os dias com sua câmera digital,
  • Treine edição de imagens com diferentes softwares,
  • Estude as diferentes técnicas fotográficas (focalização do diafragma, contra luz, luz natural …),
  • Crie fichas de revisão,
  • Compre bons livros de fotografia
  • Baixe aplicativos de fotografia,
  • Faça exercícios práticos em sites dedicados à fotografia,
  • Organize uma sessão de fotos em um estúdio de fotografia, etc.

Você entendeu: o curso de foto on-line tem, é claro, muitos benefícios, mas às vezes exige mais envolvimento do que um curso presencial. Melhor ainda, já que o aluno poderá desenvolver sua autonomia artística com mais facilidade, qualidade que é essencial para um dia se tornar um dos maiores fotógrafos do planeta!

Alguns professores também têm blogs de fotos ou sites de compartilhamento de mídia social.

Lembre-se de fazer um tour em suas páginas web para mergulhar nesse universo e aprofundar seu conhecimento em fotografia!

Quanto custa um curso de fotografia on-line?

Os cursos online custam mais ou menos do que um curso tradicional? A resposta é… depende!

Na verdade, é bem possível fazer um curso de fotografia gratuito por meio de tutoriais de fotos on-line ou aplicativos educacionais. No entanto, esta gratuidade é, por vezes, apenas de fachada: para ter acesso a uma formação de qualidade você vai ter de investir 100 reais por mês, um preço equivalente a um curso tradicional!

Qual é o preço médio de uma aula de fotografia na net? Torne-se um profissional da fotografia artística graças aos tutoriais de ensino a distância! Fotografia curso.

No Superprof, o preço médio de um curso de foto online é 62 reais. No entanto, o aluno pode ter acesso a professores mais experientes do que em uma aula presencial: você pode encontrar profissionais qualificados e com anos de experiência de ensino, pelo Brasil afora.

Esses professores qualificados oferecem em geral reduções no valor da aula pelo fato de ser a distância. Na verdade, os professores não precisam incluir nas suas despesas o deslocamento ou o aluguel de um estúdio de fotografia às suas custas, o que às vezes explica a diferença de preço entre um curso online e um curso presencial.

Com um curso mais qualitativo, você poderá espaçar as aulas e, assim, economizar alguns reais valiosos!

Note também que, no Superprof, mais de 92% dos professores concordam em dar o primeiro curso de fotografia gratuitamente: o suficiente para testar este novo método de ensino!

Por fim, lembre-se de que o aluno pode acordar com um professor um pacote caso opte por um curso de longa duração. Pode fazer um plano anual, por exemplo.

Então, por que não começar agora suas aulas de fotografia a distância?

Existem muitos livros sobre fotografia que podem ajudá-lo a progredir rapidamente.

Curso de fotografia online: nossas sugestões

Bem, depois de avaliar todas as vantagens dos cursos de fotografia na web e descobrir você pode usufruir dessa modalidade, abaixo selecionamos uma lista com os melhores cursos disponíveis e o programa de cada um. Escolha o mais adequado às suas expectativas! Agora é com você:

Fundação Bradesco – Escola Virtual

Esse curso é simples e vai dar uma boa noção para você que não entende muito de fotografia, mas quer aprender. Ele tem apenas 27 horas de carga horária e lá você vai conhecer elementos fundamentais que compõem uma foto, vai aprender sobre a câmera, luz, recursos e como fotografar melhor:

  • Módulo 1 – Apresentação
  • Módulo 2 – Luz, Câmera, Assunto e Ação!
  • Módulo 3 – Recursos e Vantagens
  • Módulo 4 – Como Fotografar Melhor

O curso traz ainda as vantagens e desvantagens do formato digital e, de quebra, apresenta alguns marcos históricos bem interessantes. Entre eles, que a primeira foto reconhecida e noticiada foi tirada em 1826.

Prime Cursos

No site Prime Cursos é possível encontrar um curso grátis de fotografia digital, com duração de 35 horas e conteúdo aprovado pela ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância). Os alunos podem estudar totalmente à distância, através de uma plataforma moderna e fácil de usar.

O curso de fotografia da Prime Cursos é focado na captação de imagem digital, por isso ensina as técnicas básicas de luz, cores, composição e diferenças entre as câmeras. O acesso ao conteúdo é totalmente gratuito e o aluno só precisa arcar com os custos da emissão do certificado.

Canal Escola Pública de Fotografia

Para fotografar de maneira profissional, é preciso dominar as técnicas e conhecer todos os recursos do equipamento. Reconhecendo essa necessidade, o Sit Kong Sang lançou o canal Youtube Escola Pública de Fotografia. Esse projeto busca democratizar os conhecimentos fotográficos, através de uma plataforma de videoaulas gratuitas.

Os vídeos se dividem nos seguintes módulos: básico, intermediário e avançado. Todo o conhecimento é apresentado de maneira didática e fácil de compreender.

IPED

IPED é uma escola especializada em cursos pagos pela internet, mas que também disponibiliza alguns títulos gratuitamente, como é o caso dos cursos: Curso Grátis de Introdução à Fotografia Digital, Introdução ao Fotojornalismo, Introdução ao marketing para fotógrafos.

O plano gratuito assegura o direito de acessar um conteúdo interativo, com animações e vídeos.

Fotografia de exteriores a arte de ver

Este curso de fotografia online é pago e em inglês, mas conta com a qualidade dos ensinamentos de Frans Lating em dois dias de inspiração que vão mudar o modo como olhas para a fotografia. São 23 vídeos com lições em HD de um fotógrafo que já percorreu desde a Amazónia à Antártida.

Udemy

O Udemy é um site especializado em educação online, que permite ampliar os conhecimentos sobre diferentes assuntos, como é o caso de fotografia. Entre os cursos disponíveis na plataforma, vale destacar o de Composição Fotográfica, que possui 29 lições e um vídeo com duração de 1 hora. E o melhor de tudo: o conteúdo está disponível em português.

Além desse curso, o portal ainda tem uma lista extensa de cursos online de fotografia, com os mais variados assuntos. São mais de 150 cursos em português.

As câmeras fotográficas do celular podem ser muito úteis para quem quer aprender, mas não pode comprar um aparelho profissional. São vários os aplicativos que auxiliam os amadores de fotografia a progredirem utilizando o celular.

Portal Alison

A Alison é uma das maiores plataformas de aprendizado gratuito do mundo para educação e treinamento de habilidades.

Em fotografia, são 5 opções:

  • Fotografia Digital Avançado (3 horas)
  • Diploma em Fotografia Digital (12 horas)
  • Introdução à fotografia Digital (3 horas)
  • Fotografia Digital Intermediário (3 horas)
  • Fotografia Digital para Iniciantes (3 horas)

Lembrando que todos eles estão disponíveis apenas em inglês.

INEAD

O INEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância) oferece o curso de Fotografia Digital com a carga horária de 40 horas, e que abrange o conteúdo:

  • Breve Histórico
  • O que é Fotografar?
  • A Luz e as Cores
  • Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)
  • Como a Imagem é Registrada?
  • Os Dispositivos de Exposição
  • Como Fotografar?
  • A Composição da Imagem
  • Imprima e Impressione
  • Escolhendo um Equipamento
  • Cuidados Especiais

Veduca

O Veduca tem alguns cursos que podem interessar o aprendiz de fotógrafo. Entre os títulos disponíveis, vale destacar Introdução ao Pensamento Visual, fornecido pela Universidade de Berkeley e composto por 10 videoaulas.

Zona da fotografia

“Canal dedicado a inspirar pessoas através da fotografia as tonando seres humanos melhores e, consequentemente fotógrafos melhores.”
(Descrição no YouTube)

Zona da Fotografia é um dos maiores canais do YouTube Brasil que ensina e debate fotografia e suas técnicas.

Criado e mantido por Marcos Fraresso, o canal possui mais de 278 mil inscritos (até o dia da publicação desta matéria), sendo que os vídeos possuem mais de 13 milhões de visualizações.

Além do YouTube, Marcos Fraresso também está no Facebook e no Instagram, sempre abordando assuntos relacionados a fotografia.

Dentre os temas dos tutoriais, encontramos:

  • Comparações de aparelhos fotográficos;
  • Tudo sobre cartões de memória;
  • Erros fotográficos de iniciantes;
  • Melhores câmeras para se comprar (em 2017, em 2018…);
  • Como ir do iniciante ao profissional em fotografia;
  • Tratando fotos Preto e Branco no Lightroom;
  • Parecer sobre vários tipos de câmeras profissionais e semi-profissionais;
  • Técnicas para se ter mais controle de luz;
  • Dentre vários outros assuntos.

Vale a pena conferir já que existem MUITOS vídeos disponíveis na página do YouTube da Zona da Fotografia.

Vlog do Zack

O portal, administrado por Marcello Castilho, possui artigos escritos e um canal do Youtube com muitos tutoriais, esclarecendo as principais dúvidas dos fotógrafos iniciantes.

Letra na Foto

“É o lugar para aprender e se divertir com fotografia.”
(Descrição no YouTube)

Este canal sobre fotografia existe no YouTube desde fevereiro de 2014. A ideia é a de atualizar o conteúdo com quatro vídeos novos a cada mês.

Além do canal no YouTube, Letra na Foto conta ainda com um site onde disponibiliza não só vídeos, mas também um local para perguntas e respostas, comentários, informações específicas sobre Lightroom e Photoshop.

Letra na Foto incentiva o aprendizado da fotografia associado à diversão através de vídeo com vários assuntos, tais como:

  • Uso de Soft Box;
  • Uso de Ring Light;
  • Dicas de foco para ensaio fotográfico;
  • Lugares incríveis para fotos;
  • Dicas para criar um Instagram de fotógrafo profissional;
  • Efeitos analógicos;
  • Montagem de álbuns;
  • Fotografias de eventos;
  • E muito mais.

Canal da Foto

“Videoaulas sobre fotografia, câmeras, iluminação, equipamentos, básico de fotografia, exposição, fundo desfocado, etc.”
(Descrição no YouTube)

Além de um canal no YouTube dedicado a vídeos tutoriais para ensinar técnicas de fotografia para iniciantes, intermediários e avançados na prática, o Canal da Foto possui ainda um site e um blog.

No site encontramos vários cursos ofertados por profissionais no ensino da fotografia para todos os níveis. Sem contar que se você já for fera no assunto e estiver interessado em passar adiante seus conhecimentos, é possível ainda se candidatar para virar professor de uma das aulas vinculadas ao Canal da Foto.

Já no blog encontramos textos com dicas, informações, passo a passo, tutoriais, curiosidades e muito mais, tudo sobre o universo da fotografia.

No canal do YouTube encontramos vídeos com os mais variados temas, tais como:

  • Fotografia profissional com smartphones;
  • Fundos baratos para estúdio de fotografia;
  • Perspectivas no Photoshop;
  • Qual preço cobrar na hora de vender fotografias;
  • Transferência de fotos da câmera para o computador;
  • Comparativo de câmeras;
  • Zoom;
  • Fotografia de rua;
  • Como superar o medo de investir em materiais fotográficos;
  • Como fotografar bailarinas;
  • Etc.

Vídeos tutoriais são como aulas de fotografia. Nada melhor do que ter uma coletânea de dicas sobre fotografia em um mesmo site!

TV Aula

Esse também é um curso de vídeo no Youtube: simples e rápido, tem a duração de 15 minutos mas que vai te ajudar a ter uma visão melhor para a fotografia. Nele você vai aprender qual o momento certo de fotografar e captar tudo o que quiser com um clique.

Dupla Exposição

“Vamos dividir dicas de fotografia na real, na prática e sem firula! Desde a base da fotografia, até dilemas existenciais que só nós fotógrafos entendemos.”
(Descrição no YouTube)

Vídeos com tutoriais desenvolvidos e apresentados pela dupla de fotógrafos – e casal! – Vanessa e Júnior são encontrados no canal Dupla Exposição.

Mais uma vez, mais informações sobre fotografia também podem ser encontradas no site homônimo da dupla.

Com mais de 119 mil seguidores e 5 milhões de visualizações, Vanessa e Junior falam de assuntos do mundo fotográfico como:

  • Dicas de locais para fotografar;
  • Bate-papos com diversos fotógrafos;
  • Análise de diferentes tipos de fotos;
  • Utilização de luz natural;
  • Ensaios fotográficos;
  • Prática fotográfica analógica;
  • Improvisando com “gambiarras“;
  • Como começar um ensaio;
  • Fotos de rua;
  • Fotos antigas;
  • Dentre outros.

Universidade Estadual de Michigan

Disponível na plataforma de cursos online Coursera, o curso Conceitos básicos de fotografia e mais: do smartphone ao DSLR abrange uma ampla gama de princípios fundamentais da fotografia, do controle de câmera aos princípios de composição e criatividade, fornecendo a você uma base para a arte de tirar fotos.

O programa inclui 4 módulos:

  • Câmeras, Exposição e Fotografia
  • Princípios da Composição de Fotos e da Pós-Produção de Imagens Digitais
  • Controle da câmera
  • Técnicas de fotografia: luz, conteúdo e compartilhamento
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar