Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Os 8 artistas fotográficos que você precisa conhecer

De Fernanda, publicado em 14/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Quem são os maiores fotógrafos da história?

“Não se trata de transmitir uma visão, mas de tocar as pessoas por meio de uma imagem”, Ansel Adams

Para aprimorar seus conhecimentos do aspecto artístico, nada melhor do que conhecer as obras de outros artistas!

Até os estudantes de fotografia iniciantes já devem conhecer alguns clichês clássicos da história da oitava arte. Mas você já se perguntou quem eram esses homens e mulheres que estavam por trás de tais obras de arte?

Estudar a história da fotografia e seus principais atores é um passo essencial para se tornar um fotógrafo profissional: a criação de uma obra, sem dúvida, passa pela inspiração de grandes artistas.

Leva apenas alguns minutos para obter uma visão geral dos ilustres fotógrafos que marcaram seu tempo.

Superprof revela os 8 principais fotógrafos mais famosos do mundo para ajudá-lo no seu curso de fotografia!

1. Mario Testino, fotógrafo de moda

Nascido em 1954 em Lima, Peru, Mario Testino é provavelmente o fotógrafo de moda mais influente do mundo!

De que material eu preciso para tirar fotos profissionais? As modelos mais populares foram registradas pelo olhar do grande Mario Testino.

Tendo colaborado com as mais prestigiadas revistas de moda, como Vogue, V Magazine e Vanity Fair, Mario Testino tirou fotos de modelos famosas e celebridades em todo o mundo. É graças a ele que devemos o sucesso de marcas famosas como a Burberry ou Versace: sua maneira de imortalizar as roupas através de sua lente fotográfica permanece única.

Kate Moss, Naomi Campbell e até a Princesa Diana: as mulheres mais conhecidas do mundo passaram pelo seu estúdio fotográfico!

Não foi até o ano de 2014 que Mario Testino recebeu sua distinção mais prestigiada, ou seja, a Ordem do Império Britânico, que o recompensou por sua contribuição para o mundo da moda. Nos seus cursos de fotografia, você pode se inspirar em seu trabalho para estudar a foto de estúdio!

Descubra também a grande história da fotografia antes de começar!

2. Steve McCurry, fotojornalista

Nascido em 1950, no estado da Pensilvânia, Steve McCurry é uma referência para todos os futuros jornalistas que desejam capturar imagens!

O fotojornalista é particularmente conhecido por seu retrato mítico da “menina afegã”, também chamado “Sharbat Gula”, em que McCurry revela os belos olhos verdes transcendentes desta jovem refugiada, que deixava sua terra natal para se juntar ao Paquistão. Um clique que se tornou o símbolo dos refugiados da década de 1980, demonstrando a violência da guerra.

McCurry ganhou todos os principais prêmios de fotografia, desde o Life Magazine Award até os vários prêmios da agência WordPress.

Em vez de fotografar paisagens de guerra, McCurry gostava de se concentrar no rosto humano e em suas expressões – que, segundo ele, são mais reveladoras do que qualquer cenário. McCurry agora se dedica a missões associativas para ajudar os asiáticos por meio de sua Fundação Imagine Asia.

3. David Bailey, fotógrafo dos grandes

E se você fizesse fotografias em preto e branco e retratos com artistas como David Bailey?

David Bailey era o fotógrafo da moda na década de 1960 – literalmente, já que trabalhava para a Vogue britânica. O fotógrafo fez retratos de algumas das maiores figuras do mundo do entretenimento; seu estilo é facilmente reconhecível graças à sua luz dramática e seus fundos austeros.

Bailey tentou imortalizar o período “Swinging London”, durante o qual Londres foi a capital da cultura pop e da moda por excelência!

Embora ele fosse apaixonado por seu país natal, a Inglaterra, David Baily tinha uma pequena predileção pela França: foi assim que ele se casou com o ícone do cinema Catherine Deneuve em 1965. Para conhecer melhor esse artista atípico, você também pode assistir ao filme Blowup, cujo personagem principal é amplamente inspirado no fotógrafo inglês.

Existem muitos livros de fotografia que apresentam os fotógrafos que marcaram a história.

4. David LaChapelle, fotógrafo pop

Aprenda a desenvolver seu próprio estilo de fotografia inspirando-se no trabalho de David LaChapelle (curso fotografia online)!

Como aprender fotografia avançada com um professor? A última ceia, vista pelos olhos de David LaChapelle, em sua série “Jesus é meu Homeboy” (“Jesus é um de nós”).

Nascido em 1963 em Fairfield, Connecticut, David LaChapelle pratica fotografia artística. Foi durante sua juventude que ele se apaixonou por essa arte, ao tirar uma foto simples de sua mãe: sua paixão não o abandonou mais até hoje.

Foi Andy Wharhol que percebeu seu talento e lhe deu seu primeiro emprego como fotógrafo na Interview Magazine. Seus cenários são tanto pop quanto kitsch, e carregam fortes mensagens sociais.

O trabalho do fotógrafo americano é particularmente diversificado: ele dirigiu o clipe My Life do grupo No Doubt, ganhando o prêmio de Melhor Clipe do Ano!

Influenciado por outros artistas talentosos, como Salavador Dali ou Jeff Koons, David LaChapelle continua até hoje apresentando seu trabalho em todo o mundo. Por que não visitar uma galeria dedicada a ele?

E você, já sabe onde fazer curso de fotografia online?

5. Edward Sheriff Curtis, fotógrafo nativo americano

Mergulhe na história da fotografia estudando as imagens tiradas por Edward Curtis no início do século 20 (fotografia curso)!

Nascido em 1868 no estado de Wisconsin, Edward Curtis é filho de um veterano da Guerra Civil Americana, ainda marcado por suas feridas de guerra. Só foi em 1895 que Edward Curtis começou a estudar fotografia, principalmente depois do seu encontro com a princesa Angelina, filha de um famoso chef indígena de Seattle.

Logo, Curtis fez muitos retratos de nativos norte-americanos (ou “Natives Americans”) que lhe renderam vários prêmios. Esse povo se tornou a inspiração principal de Edward Curtis, que os fotografou do Alasca ao sudoeste dos Estados Unidos.

Retratos, mas também cerimônias religiosas, tradições ou vida cotidiana: nada fugiu aos olhos do fotógrafo!

Edward Curtis, portanto, contribuiu largamente para o reconhecimento dos povos indígenas entre os habitantes dos Estados Unidos, sendo um dos poucos capazes de se integrar entre os nativos.

A câmera digital é essencial para esses artistas!

6. Annie Leibovitz, a fotógrafa

Annie Leibovitz é provavelmente a fotógrafa mais famosa do mundo!

Como escolher o plano de fundo de sua foto da paisagem? Annie Leibovitz gosta de colocar seus modelos em um cenário inesperado. Aqui, Scarlett Johansson interpreta Cinderela em um clique fantástico!

Nascida em 1949 no estado de Connecticut, Annie Leibovitz logo se interessa por arte, especialmente pintura, desde tenra idade. Cada vez mais atraída pela fotografia durante seus estudos, foi em sua viagem ao Japão que sua visão da oitava arte evoluiu, e ela decidiu continuar neste ramo em seu retorno aos Estados Unidos.

Trabalhando inicialmente em preto e branco e depois em cores, Annie Leibovitz tira em 1980 um clique que permanecerá icônico.

Depois de convencer John Lennon a posar nu, ela o fotografa beijando sua esposa; algumas horas depois desse ensaio, Lennon é assassinado em Manhattan.

Por muitos anos, Annie Leibovitz é responsável por tirar o retrato das maiores celebridades da revista Vanity Fair. Devemos-lhe algumas capas icônicas, como a da grávida Demi Moore ou Whoopi Goldberg tomando banho de leite.

Descubra também onde fazer um curso fotografia!

7. Anne Geddes, fotógrafa dos pequenos

Nascida em 1956 na Austrália, Anne Geddes é uma fotógrafa autodidata, cujo tema favorito são crianças e bebês. Começando sua atividade em Hong Kong, vão ser necessários alguns anos para que Anne Geddes levasse mais a sério a arte de fotografar crianças.

Ela ficou conhecida depois de criar uma série chamada “Cabbage Kids”, fotos estilizadas onde é possível ver crianças descansando em folhas de salada. Esta característica peculiar está presente em todo o seu trabalho: as crianças são frequentemente fotografadas como flores, fadas, contos de fadas ou pequenos animais.

Tendo vendido mais de 18 milhões de livros em todo o mundo, Anne Geddes é reconhecida na cultura pop.

Também podemos admirar seu trabalho em um episódio da 6ª temporada Friends, no qual a colega de quarto de Joey põe um retrato de bebê em seu apartamento!

Anne Geddes é a artista que você deve conhecer para aprender fotografia de estúdio e, especialmente, para estudar como lidar com crianças pequenas na frente da câmera!

8. Ansel Adams, fotógrafo de paisagens

Fotografar paisagens naturais continua sendo um dos fundamentos da fotografia. Para descobrir as diferentes maneiras de revelar a beleza da natureza, inspire-se em um dos maiores profissionais do mundo (curso online de fotografia)!

Como calcular o tempo de exposição de uma foto de retrato? Ansel Adams tinha o olho para imortalizar a beleza das paisagens naturais dos Estados Unidos.

Nascido em 1902 em San Francisco, Ansel Adams era fotógrafo, mas também ambientalista norteamericano. Determinado a conservar a natureza em seu estado mais puro, ele era apaixonado pelas muitas paisagens do oeste americano, também fotografando parques naturais como o famoso Parque Yosemite.

O estilo de Ansel Adams é facilmente reconhecível: o fotógrafo tira apenas fotos em preto e branco em um formato grande, ajudando a destacar a nitidez de suas fotografias.

O ano de 1980 marca o ponto culminante da carreira de Ansel Adams: o presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter lhe concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade, o maior prêmio dos Estados Unidos, por seu trabalho como fotógrafo e ativista.

Encorajando o respeito da natureza até seus últimos dias, Ansel Adams também publicou livros para explicar como melhorar sua técnica fotográfica sem colocar em risco nem agredir o meio ambiente.

E se você lesse algumas biografias dos grandes fotógrafos deste mundo para aprender como desenvolver seu próprio estilo e assim criar obras verdadeiramente únicas?

Descubra também quem são os melhores fotógrafos brasileiros!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar