Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Nosso ranking das melhores publicações para estudar fotografia

De Fernanda, publicado em 15/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Qual é o melhor livro para aprender a fotografar?

“A fotografia é uma arte; é melhor que uma arte, é o fenômeno solar onde o artista colabora com o sol “, Alphonse de Lamartine

  • Apaixonado por imagens e por arte? Quer descobrir como tirar lindas fotos com sua câmera digital?
  • E se você estudasse fotografia com um livro didático ou um livro de fotografia?

Independentemente da disciplina a ser ensinada, a aprendizagem pelos livros continua a ser um recurso essencial para assimilar todas as técnicas e conselhos dos profissionais de fotografia.

O livro não é apenas uma primeira introdução à arte da fotografia, mas também pode ser conservado e consultado durante toda a sua vida, para encontrar as diferentes dicas de fotografia.

Com um orçamento a partir de 50 reais, o estudante pode encontrar um livro de fotografia de qualidade: o segredo é escolher o a publicação mais adequada aos seus objetivos enquanto fotógrafo.

Encontre todos os nossos conselhos para adquirir um livro de qualidade e tornar-se um futuro fotógrafo profissional!

Leia isto se quer tirar fotos incríveis de gente – Henry Carroll

Onde aprender sobre foto digital? Uma bibliografia básica para inspirar futuros fotógrafos.

Sem clichês. Sem enrolação. Sem jargão profissional. Esta introdução simples e direta sobre como fotografar pessoas é a muito aguardada continuação do best-seller Leia isto se quer tirar fotos incríveis. Ideal para usuários de qualquer câmera com um conhecimento básico de alguns fundamentos da fotografia, este livro descreve as técnicas essenciais para fotografar pessoas, seja na rua, em casa ou em um estúdio.

Recheado de imagens icônicas feitas por fotógrafos aclamados, este livro oferece inspiração e todo conhecimento técnico que você precisa para sair por aí e tirar ótimas fotos de amigos, familiares e de todo mundo. 50 mestres da fotografia, incluindo: Richard Avedon, William Klein, Cindy Sherman, Gary Winogrand, Richard Renaldi, William Eggleston, Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, August Sander, Joel Sternfeld.

Tudo sobre fotografia – David Campany e Juliet Hacking

Este livro vibrante convida você a embarcar em uma viagem inesquecível pelas fotografias mais icônicas da história – imagens inovadoras que se tornaram um divisor de águas na maneira como nos enxergamos e percebemos o mundo à nossa volta.

Organizado em ordem cronológica e escrito por uma experiente equipe de críticos especializados, este guia traça um panorama da evolução fotográfica, com seus estilos e movimentos mais importantes.

• Destaca os fotógrafos que melhor representam cada gênero, oferecendo uma análise profunda de suas obras.

• Traz a cronologia dos principais acontecimentos, ajudando a compreender o contexto sociocultural em que as fotos foram produzidas.

• Apresenta a história da fotografia de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura e com mais de mil ilustrações.

• Explica o que é a fotografia etnográfica, o registro documental, a fotografia de vanguarda, a publicitária, a erótica e o nu, entre outros estilos.

Como criar uma fotografia – Mike Simmons

Algumas fotografias não são simplesmente tiradas – elas são feitas, construídas deliberadamente por meio de um processo criativo em que a conceitualização e a intencionalidade do projeto são tão importantes quanto o conhecimento e o exercício fotográficos.

Este livro é um manual prático que enfoca o processo de criação de uma fotografia ou uma série fotográfica desde as fases de planejamento e desenvolvimento até a realização e a difusão dos resultados obtidos.

Ao adotar o processo criativo como fio condutor, o livro explora uma ampla variedade de práticas fotográficas – retratos, paisagens, naturezas-mortas e fotografias abstratas – e de técnicas específicas como a fotografia encenada e a fotomontagem. As explicações mais teóricas, apresentadas de maneira simples e clara, são acompanhadas de diversas obras fotográficas, e de exercícios práticos precisos.

Trata-se de um guia prático e visual que nos introduz aos aspectos-chave da significação, da composição visual e das técnicas fotográficas, oferecendo-nos os conhecimentos necessários para decisões bem fundamentadas em um projeto de criação fotográfica.

Livros de Araquém Alcântara

Nascido em Florianópolis, em 1951, estudou jornalismo na Universidade de Santos (SP) e é considerado um dos fotógrafos mais inspiradores do Brasil. Começou a trabalhar como fotojornalista em São Paulo nos anos setenta, colaborando com os jornais O Estado de São PauloJornal da Tarde; e com a revista Isto É, antes de passar a trabalhar de forma independente em meados dos anos oitenta.

Seus temas giram em torno da natureza e de questões ecológicas. Araquém é o primeiro dos fotógrafos brasileiros a produzir uma edição especial para a National Geographic Society.

Já publicou mais de 15 livros, tendo ainda participado de uma vintena de obras coletivas e realizado mais de meia centena de exposições individuais. Seu livro Terra Brasil (Editora DBA e, em seguida, Edições Melhoramentos, 1998) é o livro de fotografia brasileiro mais vendido de todos os tempos, tendo ultrapassado a marca dos 100 mil exemplares.

Quem é Araquém de Alcântara Manacapuru, Amazonas. Seu principal tema é a natureza, que muitas vezes ele explora como andarilho – seja para mostrar nossa grande diversidade ecológica ou gerar debate sobre as questões ambientais.

A ilusão espetacular – Uma teoria da fotografia – Arlindo Machado

Esta obra de Arlindo Machado já se tornou um clássico e uma referência na teoria da história da fotografia. As universidades brasileiras nunca deixaram de incluir esse título na bibliografia de seus cursos de comunicação e artes, e o texto permanece citado de modo recorrente nas dissertações e teses dedicadas à fotografia.

Quer conhecer nossa seleção dos melhores fotógrafos do mundo?

O autor explicita de forma contundente os diversos meandros da fotografia em sua tentativa de se manter como fiel representação da realidade e, consequentemente, na manutenção da perspectiva central como uma representação realista e desprovida de qualquer ideologia intrínseca. A partir daí, analisa imagens que obtiveram êxito em se desprender dessas armadilhas, denunciando o próprio mecanismo de ação do chamado “efeito especular”.

Segundo o autor, “a fotografia é um ‘texto’ como outro qualquer, que se constrói através de uma articulação simples ou sofisticada de seus elementos expressivos. Não há nem mais nem menos ‘manipulação’ numa foto (e, por extensão, num documentário, numa imagem de telejornal) do que num texto jornalístico, numa pesquisa de sociologia ou num tratado de filosofia. Isso não quer dizer que não exista uma ‘verdade’, um ‘fato’ do qual buscamos nos aproximar, seja fotografando, seja verbalizando, mas essa aproximação só pode ser uma construção, necessariamente coletiva, que se dá através de um amplo processo de negociação entre os sujeitos sociais”.

Que tal uma pequena lista não exaustiva dos melhores fotógrafos brasileiros para você começar a estudar fotografia com muita inspiração?

Composição de simples fotos a grandes imagens – Laurie Excell

Fazer suas fotos saírem das capturas comuns em direção às grandes imagens começa com um sólido entendimento de sua câmera e suas lentes, a fim de que possa mudar intuitivamente de uma configuração para outra, capturando os momentos a medida em que aconteçam.

Apesar de este livro ser sobre composição, eu prefiro começar do começo, com a câmera, e dar a você os fundamentos para estabelecer uma base sólida para a construção de fotografias, em vez de simplesmente “tirar fotos”.

Depois, estuda-se a luz. Cada imagem que você faz é influenciada por ela. Sua câmera mede a qualidade, a quantidade e a direção da luz, e lhe informa sobre a exposição a ser usada para fazer imagens que representem sua visão.

O livro também trata sobre compensação de exposição, que dá o controle criativo da exposição. Uma vez com a exposição básica, é preciso decidir o clima que se está tentando capturar.

Enfim, chega-se à composição que é a arte de arrumar os elementos no quadro em uma imagem agradável. Fica a seu critério determinar o que é o tema e arrumar os elementos. As linhas e as formas são elementos importantes na composição.

Belamente ilustrado com fotos amplas e vibrantes, este livro ensina a assumir o controle de sua fotografia e a fazer a imagem que você busca quando pega a câmera.

Acompanhe este guia cativante e inteligente, para aprender sobre:
• Os recursos-chave da câmera que afetam a composição, incluindo o triângulo da exposição (ISO, abertura e velocidade do obturador)
• Sombras e luzes e como dirigir a visão do espectador para seu tema
• Linhas e formas que criam caminhos visuais para pontos de interesse em sua imagem
• O papel da cor – usando cores complementares ou contrastantes – para acrescentar sua expressão artística individual
• Relação espacial e como posicionar o tema dentro do quadro para retratos, fotos de ação ou paisagens

Que tal aprender com curso de fotografia online?

Como ler uma fotografia – Richard Salkeld

Vivemos em um mundo cada vez mais saturado de imagens, o que é uma prova do papel primordial exercido pela fotografia na comunicação humana. No entanto, fotografar o mundo e lê-lo por meio de fotos são atos menos simples do que poderíamos pensar. Afinal, tais atos influenciam a forma como compreendemos a realidade e a nós mesmos. É justamente por isso que devemos entender como e por que uma fotografia funciona e o que ela significa. Resumido, precisamos nos adiantar à teoria da fotografia.

Como ler uma fotografia apresenta uma clara introdução à análise visual da fotografia. Ao fazer uma abordagem histórica do desenvolvimento desse tipo de arte, Richard Salkeld nos oferece uma obra compreensível e lindamente ilustrada, resultante das reflexões que foram surgindo em torno das mais diversas imagens. Este livro possibilita uma fácil aproximação à teoria em que está encerrada a prática fotográfica contemporânea, tornando-se, assim, um guia básico para entender o papel fundamental que a fotografia tem na sociedade atual e em nosso ambiente cotidiano.

E você já aprendeu como manipular uma câmera digital?

Genesis – Sebastião Salgado

Onde aprender a fotografar? Aprenda com o olhar peculiar de Sebastião Salgado.

Como deixar de mencionar o celebrado Sebastião Salgado. Hoje em dia, é um dos artistas mais conhecidos dentro e fora do Brasil quando o assunto é fotografia. Sua linha se baseia sobretudo em fotos documentais, em branco e preto, e que registram questões importantes ao longo do tempo: o cotidiano de índios, trabalhadores, migrantes do campo para as cidades e, mais recentemente, flagrantes de como a natureza é explorada em nosso planeta.

Formado inicialmente em Economia, abandonou essa carreira pela fotografia, e hoje viaja pelo mundo para captar imagens cada vez mais surpreendentes. Sebastião Salgado é o mais novo integrante da Academia de Belas Artes da França e representante especial da UNICEF, além de ter sua trajetória contada no filme O Sal da Terra, de Wim Wenders.

Por que não aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre a história da foto?

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar