Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a utilidade de fazer cursos de fotografia?

De Fernanda, publicado dia 19/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Por que aprender fotografia?

Nos últimos anos, os smartphones declararam guerra às câmeras digitais e outros dispositivos compactos.

Esses aparelhos integram câmeras cada vez mais poderosas e muitas vezes nós nos perguntamos se ainda há vantagens em se fotografar com um dispositivo “real”.

Será que os smartphones realmente substituíram os dispositivos digitais? Eles fornecem a mesma qualidade e precisão nos resultados?

A maioria dos profissionais de verdade concorda que as câmeras ainda têm muitas vantagens à frente deles.

“Você não tira uma foto, você a faz” – Ansel Adams

“Mas qual é o benefício de investir em um dispositivo de qualidade e aprender a fotografar se o meu smartphone já me permite fazer com facilidade e rapidez os instantâneos que me satisfazem?” Você vai nos dizer.

Pois bem…. Para simplesmente ir mais longe e expandir o leque de possibilidades que se abre para você em termos de fotografia! Fazer um curso de fotografia lhe permite descobrir técnicas, vocabulário, satisfação, legitimidade e possibilidades inesgotáveis.

Pronto para embarcar nessa? Veja por que aprender fotografia ainda é essencial hoje em dia!

Razões para aprender a fotografar

15 razões de aprender a fotografar. Por que fazer aulas de fotografia?

De acordo com um artigo em um blog francês, 95 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias apenas no Instagram!

E você ainda não entrou para esse universo? Não sabe quais são os motivos para aprender a fotografar? Você vai rapidamente mudar de idéia!

Se o tamanho do equipamento te impede de sair às ruas e fotografar, hoje você não tem mais desculpas. Atualmente existem excelentes câmeras em formato pequeno: por exemplo, as compactas profissionais oferecem, graças à qualidade de seus componentes, uma capacidade muito semelhante ao de uma DSLR em um formato perfeitamente portátil. Onde quer que você esteja: sempre tem um monumento, uma cena, um detalhe interessante para fotografar! Oportunidades existem por toda parte: agarre-as!

Obviamente, para saber fotografar bem, é preciso aprender de muitas técnicas, estudar muito e adquirir uma certa experiência. Os cursos de fotografia estão no mercado para isso. No entanto, algumas técnicas são simples e têm muito efeito!

Além disso, o domínio da fotografia, sobretudo a fotografia social, pode ser uma boa maneira de ter uma fonte de renda adicional. Há muitas ocasiões que exigem a presença de um fotógrafo: casamentos, festas de empresas, batizados, aniversários… Cabe a você a aprimorar suas técnicas e suas habilidades para se qualificar para este tipo específico de sessão.

Fazer fotos também é uma maneira de deixar um registro da sua passagem, uma lembrança para sua família, para seus amigos ou na sua empresa, por exemplo. É uma maneira de imortalizar seus contemporâneos, o mundo como você o vê, os costumes do seu tempo.

Estude fotografia e descubra uma profissão

Estude fotografia e descubra uma profissão. Faça cursos de fotografia e se torne fotógrafo profissional

Ainda é justificável falar da profissão do fotógrafo como a conhecemos hoje?

Pois saiba que sim! Os profissionais não olham apenas para o aspecto estético da foto, mas também, e sobretudo, seu aspecto técnico!

Para eles, a fotografia não é apenas uma arte, mas uma disciplina real, com todo o trabalho, experiência e aprendizado que isso acarreta.

Um verdadeiro fotógrafo, ou mesmo um amante de fotos, diferencia facilmente uma foto editada com efeitos, filtros e retoques de uma foto de sucesso com técnica aplicada e luz controlada.

Se você quiser se apresentar como um fotógrafo, o reconhecimento de seus pares vai passar por uma análise cuidadosa de sua legitimidade para adquirir este título!

O mundo da fotografia é tão vasto que reúne uma imensidão de diferentes profissões. O simples termo “fotógrafo” muitas vezes não significa muito se ele não é qualificado por um conceito complementar.

Seria difícil citar aqui todas as profissões relacionadas ao mundo da fotografia, mas aqui estão algumas que podem ajudá-lo a esclarecer sua orientação.

  • O fotógrafo artístico: inventivo e criativo, o fotógrafo de arte não procura representar uma paisagem ou uma pessoa em sua realidade, mas sim por um olhar abstrato, original ou inusitado em seus assuntos. Este não é o status mais fácil de se obter no meio. Na verdade, além de dominar as técnicas fotográficas, ele impõe uma sensibilidade artística e uma imaginação muito desenvolvida. Nem é a escolha mais lucrativa que um fotógrafo pode fazer. Muitos estão lutando para viver de sua arte e são forçados a desenvolver negócios paralelos para ganhar a vida, como fazer fotos comerciais, de eventos ou para bancos de imagens.
  • O fotógrafo de retratos: em geral trabalha em estúdio. Ele faz retratos individuais ou retratos de família. Essa atividade também se desenvolveu muito ultimamente graças ao sucesso das sessões de fotos, a última moda em aniversários, maternidade ou despedidas de solteiro, por exemplo. Mas esta profissão também pode ser exercida ao ar livre. Este é, por exemplo, o caso de fotógrafos que fazem retratos ou fotos em grupo nas praias ou em terraços de restaurantes no verão.
  • O fotógrafo de imprensa: em geral ele trabalha, como o nome sugere, para as agências de mídia e de notícias. Também chamado de fotojornalista, ele pode ter a vantagem de poder possuir um cartão de imprensa, da mesma forma que os jornalistas. A parte mais conhecida desta atividade é provavelmente a fotografia de pessoas. É também o mais lucrativo. Em geral esses fotógrafos também são formados em jornalismo ou publicidade.
  • O fotógrafo de eventos (ou social) é uma categoria que reúne uma ampla variedade de possibilidades. O fotógrafo do evento pode realmente intervir durante eventos privados, como festas de empresas, aniversários … Mas também em boates, por exemplo, ou em festivais. Faz também imagens de casamento, que sabemos que estão entre os protagonistas sine qua non para o sucesso de tal evento.
  • O fotógrafo de moda: muitos dos fotógrafos mais conhecidos se especializam em fotografia de moda. Juntamente com as maiores estrelas, trabalhando para as melhores marcas e as maiores revistas, este é o perfil que pode ser o mais sonhado, mas obviamente não é o mais fácil de alcançar!

Estudar fotografia: uma carreira possível?

Por que começar a fotografia? Imortalize momentos autênticos.

Na prática, o trabalho do fotógrafo vai muito além dos disparos e dos cliques!

Se você quiser se tornar um fotógrafo profissional, tenha em mente que esta profissão inclui muitas tarefas além da fotografia pura.

  • Em primeiro lugar, antes de tirar suas fotos, o fotógrafo deve preparar e organizar suas sessões. Ele também deve montar seu equipamento.
  • Depois que as fotos são tiradas, vem uma etapa muito importante e demorada: o tratamento ou a edição. Na verdade, na maioria das vezes é necessário retocar as fotos para melhorar o brilho, corrigir alguns imprevistos e fazer alguns ajustes.
  • Em seguida vem a etapa de revelação. Ou ele faz isso sozinho ou ele tem que gastar tempo supervisionando uma empresa especializada ou laboratório.
  • O fotógrafo profissional também tem entender sobre gerenciamento. É ele quem gerencia toda a parte administrativa de sua profissão, como contabilidade, benefícios, bancos…
  • Ser fotógrafo também é saber ouvir e identificar as necessidades de seus clientes. Uma parte significativa da atividade é, portanto, encontrá-los e discutir com eles as expectativas que eles têm do próximo serviço.
  • Para fazer seu negócio funcionar, o fotógrafo também deve reservar tempo para a parte de marketing e relacionamento. Isso pode ser feito, em particular, criando um blog e contas em redes sociais, ou fazendo networking presencial em eventos e exposições, por exemplo.
  • Por fim, para manter seu equipamento em boas condições, ele deve dedicar parte de seu tempo à manutenção dele.

Tantos passos que você precisa aprender e dominar antes de embarcar em uma carreira fotográfica profissional!

Aprenda a fotografar para brilhar nas redes sociais

Escolha o Instagram para fotos de estilo de vida Escolha sua rede social de acordo com o estilo da sua foto!

Uma foto harmoniosa é um resultado de um bom trabalho de composição. Na verdade, para que seja equilibrado e agradável ao olhar, é necessário que a foto esteja bem estruturada!

Mas o que é composição fotográfica? Algo para se aprender em seu curso online de fotografia, talvez?

É o que faz com que todos os elementos estejam organizados: sejam cores, linhas, formas ou planos. Essa técnica teve sua origem nas artes antigas, como pintura e desenho.

Existem muitas regras a  serem seguidas para se obter uma composição satisfatória. Quer se destacar nas redes sociais com belas composições? Siga nossas dicas:

  • As linhas de grade: esta é a regra básica em composição fotográfica. Consiste em imaginar sua figura com linhas do estilo de jogo da velha, composto por duas linhas verticais e duas linhas horizontais, separando a imagem em 9 áreas iguais. Você deve então colocar o assunto que deseja destacar na interseção de uma linha vertical e horizontal, e não dentro de uma das áreas, para posicioná-lo em um ponto principal. Para aqueles que têm dificuldade em imaginar essas linhas imaginárias: a maioria das câmeras oferece um recurso para visualizar a tela dessa maneira.
  • As linhas de força: esta regra é a continuação da anterior, já que as linhas de força designam as famosas linhas horizontais e verticais que cruzam sua imagem. Se sua foto tiver um elemento horizontal (por exemplo, o horizonte), você deve posicionar esse elemento em uma das duas linhas horizontais. Da mesma forma, se tiver um elemento linear vertical (como um edifício), você posiciona esse elemento em uma das linhas verticais da sua grade.

“Se as suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente” – Robert Capa

  • Preenchendo o enquadramento com o assunto: se estiver registrando um determinado assunto, como uma pessoa ou um animal, não hesite em se aproximar para dar importância e reforçar o impacto da foto. Nem sempre é fácil se aproximar do seu modelo, por exemplo, se fotografar um estranho na rua. Neste momento, você pode usar uma lente com zoom ou recortar na hora da edição quando estiver na frente do computador.
  • Isolar o elemento principal da sua foto: o objetivo é que seu assunto ganhe toda a importância e que não seja perturbado por outros elementos, como um veículo ou um transeunte. Isso pode ser feito de várias maneiras. Primeiro, você pode se aproximar do assunto para capturar toda a atenção. Você também pode reduzir a profundidade do campo ao redor dele para reduzir o fundo. Concentre-se no assunto para criar um efeito de desfoque no fundo.
  • Divirta-se com as repetições e mosaicos: cliques de padrões são muito agradáveis ​​para o olhar, então abuse desta técnica! Pode ser uma grade através da qual você fotografa uma paisagem ou uma cena. Também pode ser um campo de flores idênticas ou um grupo de edifícios semelhantes. Sua foto será ainda mais bem-sucedida se um elemento diferente interromper a repetição. Pode ser, por exemplo, uma margarida no meio de um campo de papoulas!
  • A composição simétrica: Atenção, esta regra requer um grande rigor na escolha do assunto e no momento do enquadramento. Seu assunto pode ser um único elemento, muito exatamente centrado na imagem, como um monumento tirado da rua. Mas você também pode ter dois sujeitos apresentando-se em uma posição de simetria total em relação um ao outro.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar