Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As melhores técnicas fotográficas para multiplicar seus likes!

De Fernanda, publicado dia 18/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Aprenda a fotografar para brilhar nas redes sociais

Ao longo dos anos, a imagem se tornou o elemento essencial na maioria das redes sociais.

Conteúdo atraente e envolvente, postar uma foto de sucesso é básico para qualquer influenciador profissional ou amador que se respeite.

Segundo um blog francês, mais de 350 milhões de fotos são compartilhadas todos os dias no Facebook e mais de 100 milhões no Instagram!

Filtros, enquadramentos, softwares e aplicativos de edição… São inúmeras as ferramentas para melhorar de um jeito fácil suas fotos; por isso não é difícil ter a ilusão de que dominamos a arte da fotografia.

Mas se todo mundo é capaz de postar fotos bonitas graças a alguns artifícios, como você consegue se destacar nesse fluxo de imagens de paisagens, moda, viagens, pratos?

Chegue mais perto…. Nós temos o segredo: aprenda a tirar foto de verdade!

“A paixão é a essência das mídias sociais” – Jay Baer

Deixe de lado o seu smartphone para publicar fotos tiradas com câmeras reais! Ainda mais ao saber que muitos hoje em dia estão equipados com sistemas Wi-fi ou Bluetooth, o que permite que você compartilhe suas fotos com muito mais facilidade em redes sociais.

Nada melhor do uma foto com qualidade técnica para se destacar e multiplicar os likes e seus seguidores!

Nós trazemos as melhores dicas para aumentar sua reputação nas redes graças às suas imagens.

A composição da sua foto

Seja preciso na sua grade fotográfica Aqui o casal está bem posicionado em um dos pontos principais da imagem, na intersecção de duas linhas.

Uma foto harmoniosa é um resultado de um bom trabalho de composição. Na verdade, para que seja equilibrado e agradável ao olhar, é necessário que a foto esteja bem estruturada!

Mas o que é composição fotográfica? Algo para se aprender em seu curso online de fotografia, talvez?

É o que faz com que todos os elementos estejam organizados: sejam cores, linhas, formas ou planos. Essa técnica teve sua origem nas artes antigas, como pintura e desenho.

Existem muitas regras a  serem seguidas para se obter uma composição satisfatória. Aqui estão algumas delas:

  • As linhas de grade: esta é a regra básica em composição fotográfica. Consiste em imaginar sua figura com linhas do estilo de jogo da velha, composto por duas linhas verticais e duas linhas horizontais, separando a imagem em 9 áreas iguais. Você deve então colocar o assunto que deseja destacar na interseção de uma linha vertical e horizontal, e não dentro de uma das áreas, para posicioná-lo em um ponto principal. Para aqueles que têm dificuldade em imaginar essas linhas imaginárias: a maioria das câmeras oferece um recurso para visualizar a tela dessa maneira.
  • As linhas de força: esta regra é a continuação da anterior, já que as linhas de força designam as famosas linhas horizontais e verticais que cruzam sua imagem. Se sua foto tiver um elemento horizontal (por exemplo, o horizonte), você deve posicionar esse elemento em uma das duas linhas horizontais. Da mesma forma, se tiver um elemento linear vertical (como um edifício), você posiciona esse elemento em uma das linhas verticais da sua grade.

“Se as suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente” – Robert Capa

  • Preenchendo o enquadramento com o assunto: se estiver registrando um determinado assunto, como uma pessoa ou um animal, não hesite em se aproximar para dar importância e reforçar o impacto da foto. Nem sempre é fácil se aproximar do seu modelo, por exemplo, se fotografar um estranho na rua. Neste momento, você pode usar uma lente com zoom ou recortar na hora da edição quando estiver na frente do computador.
  • Isolar o elemento principal da sua foto: o objetivo é que seu assunto ganhe toda a importância e que não seja perturbado por outros elementos, como um veículo ou um transeunte. Isso pode ser feito de várias maneiras. Primeiro, você pode se aproximar do assunto para capturar toda a atenção. Você também pode reduzir a profundidade do campo ao redor dele para reduzir o fundo. Concentre-se no assunto para criar um efeito de desfoque no fundo.
  • Divirta-se com as repetições e mosaicos: cliques de padrões são muito agradáveis ​​para o olhar, então abuse desta técnica! Pode ser uma grade através da qual você fotografa uma paisagem ou uma cena. Também pode ser um campo de flores idênticas ou um grupo de edifícios semelhantes. Sua foto será ainda mais bem-sucedida se um elemento diferente interromper a repetição. Pode ser, por exemplo, uma margarida no meio de um campo de papoulas!
  • A composição simétrica: Atenção, esta regra requer um grande rigor na escolha do assunto e no momento do enquadramento. Seu assunto pode ser um único elemento, muito exatamente centrado na imagem, como um monumento tirado da rua. Mas você também pode ter dois sujeitos apresentando-se em uma posição de simetria total em relação um ao outro.

Existem muitas outras técnicas para tornar sua foto incrível, mas se você começar a dominá-las, já vai fazer um grande progresso e vai ver a diferença quando publicar o resultado do seu trabalho! Que tal procurar por cursos de fotografia online?

Descubra também as 15 razões para aprender a fotografar!

Técnica de Lay Flat: a tendência top nas redes sociais

O conceito “Flat Lay” talvez não signifique nada para você, mas saiba que nas redes sociais é o assunto do momento. Você certamente já viu alguma imagem nesse estilo em seu Instagram.

E qual é o seu princípio? É uma questão de fotografar (em plongée) vários elementos relacionados ao mesmo tema e cuidadosamente organizados em um cenário bem escolhido.

Este tipo de fotos é a última moda, especialmente em perfis dedicados ao estilo de vida, culinária ou viagem.

Em relação ao mundo dos globe-trotters, o Flat Lay é uma forma de apresentar, por exemplo, todos os elementos essenciais para uma viagem: guia turístico, mochila, câmera, óculos de sol, passaporte, protetor solar, maiô, notebook de viagem …

Para perfis culinários, o Flat Lay permite apresentar todos os ingredientes necessários para uma receita.

O Flat Lay também relançou o enquadramento fotográfico em plongée (mergulho em francês – de cima para baixo) nas redes sociais, especialmente no que diz respeito às fotos de alimentos. Por exemplo, no restaurante, a grande tendência é colocar uma fotografia do seu prato vista de cima e bem centrada na imagem, ou uma foto de toda a sua mesa.

Organize seus itens com muita precisão, sem deixar nada ao acaso Este Flat Lay coloca em cena um momento prazeroso de rever imagens do seu filho.

Aqui estão algumas dicas para fotos bem-sucedidas ao estilo Flat Lay:

  • Fique bem acima do assunto: mesmo se estiver usando uma escada ou cadeira, sua câmera deve estar posicionada acima e exatamente no centro dos elementos que você deseja fotografar.
  • Use a luz do dia: esse tipo de foto impõe uma luz de qualidade. A luz natural dará um efeito melhor do que a luz artificial. No entanto, prefira uma luz indireta, peneirando-a com uma cortina, por exemplo.
  • Não faça uma composição e um enquadramento aleatórios da sua foto: o sucesso de uma foto ao estilo Flat Lay vem em primeiro lugar de um layout cuidadoso de cada elemento para obter uma renderização ordenada. Preste também atenção ao equilíbrio geral de sua imagem, alternando objetos grandes e elementos mais discretos.
  • Preste atenção na escolha do seu cenário / fundo: para que uma foto como essa tenha sucesso e tenha uma renderização harmoniosa, escolher o plano de fundo é essencial. Ele deve participar da atmosfera geral da foto, destacando os elementos fotografados. Quanto ao tom, opte pelo oposto de seus assuntos: se você estiver fotografando objetos claros, escolha um fundo mais escuro e vice-versa.

Mas é possível e rentável hoje trabalhar como fotógrafo profissional?

Redes sociais profissionais de fotografia

Entre as dezenas de redes sociais que existem hoje, algumas realmente representam um paraíso para a fotografia profissional. Aqui estão alguns exemplos:

  • Instagram: é claro que é o rei das redes sociais se estamos falamos de fotos. Precursor na área, o princípio do Instagram é baseado inteiramente na imagem. Permite compartilhar imagens na comunidade, modificando-a antecipadamente por meio de filtros, embora a tendência ultimamente se incline para o #nofilter.
  • Pinterest: Propõe a criação de quadros temáticos virtuais, nas quais você pode fixar as fotos que o inspiram, e que os vários usuários podem seguir, se desejarem. Por conseguinte, pode ser uma boa fonte de divulgação das suas fotos.

Escolha o Instagram para fotos de estilo de vida Escolha sua rede social de acordo com o estilo da sua foto!

  • Flickr: Esta é uma rede social profissional de compartilhamento de fotos, com mecanismo de busca integrado. No entanto, se você está em busca de uso profissional, você tem que pagar por um cadastro.
  • DeviantArt: é uma comunidade de artistas on-line, que permite expor suas criações.
  • 500px: esta é uma plataforma de compartilhamento de fotos entre profissionais. Há fotos de muito boa qualidade, o que a torna muito conceituada no mundo dos fotógrafos profissionais.

Agora você já tem algumas dicas para se destacar e bombar nas redes sociais por meio de seus trabalhos fotográficos.

Portanto, não espere: faça um bom curso de fotografia, trabalhe bem sua composição, valorize a luz, capriche e poste sua imagem na rede especializada de sua escolha.

O resto é só aguardar… Que venham os likes, compartilhamentos e seguidores!

Se você quer se tornar um verdadeiro fotógrafo, não fique de fora!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar