Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossos conselhos para você se tornar um bom fotógrafo

De Fernanda, publicado dia 24/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Técnicas fotográficas: aprenda as melhores!

“Uma câmera nunca produziu uma bela imagem, nem uma máquina de escrever fez um grande romance.” (Peter Adams)

Aprender fotografia é, claro, aprender a usar uma ferramenta e o modo manual da câmera, mas é acima de tudo aprender a desenvolver o senso artístico e o próprio estilo para fazer as melhores fotos.

Começamos dominando o básico da fotografia com a foto em preto e branco. Quando você progride um pouco, é necessário adquirir o material adequado, e o Superprof ajuda você a escolher a sua lente objetiva com base nos seus assuntos favoritos. Por fim, para desenvolver sua criatividade, nada melhor do que obter um pouco de inspiração na web com os melhores fotógrafos.

Siga o guia!

Fotografar em branco e preto: qual a melhor técnica?

Fotografar em branco e preto: qual a melhor técnica? O que você precisa saber para tirar lindas fotos em preto em branco

“Em preto e branco, sinto que chego à essência da minha história” – Kadir van Lohuizen

“É também uma questão de sentimentos, me sinto mais livre quando fotografo em preto e branco.” – Jon Lowenstein

A cor pode ser uma forma de distração.

Em geral, tirar fotos é contar uma história. Uma fotografia é um pensamento e seu assunto deve ser também. Mesmo que o preto e branco seja adequado para uma ampla variedade de assuntos, há algumas coisas a serem levadas em conta para tornar sua foto ainda mais impactante:

  • A textura: muitas vezes valorizada no preto e branco, a textura tende a ser ofuscada pela cor. Pense em madeira, em pedra, folhas, rugas da pele ou, pelo contrário, a tez de pêssego da pele de uma menina. Uma foto em preto e branco trará a intensidade de todas as texturas,
  • Formas: e especialmente aquelas que são formas repetidas ou simétricas encontradas na natureza. Tente imaginar uma floresta de árvores muito retas, ondas de surfe e outras espirais naturais. Belas imagens em P&B também são belas formas que se prestam a ela,
  • Padrões: um padrão repetitivo é geralmente propício para uma imagem em preto e branco,
  • Linhas: especialmente em arquitetura. Uma foto de uma rua pavimentada em preto e branco terá uma intensidade muito mais importante do que em cores. Os interstícios entre as pedras se destacam mais escuros, as pedras, mais claras, com todos os possíveis tons de cinza. Idem para um edifício de pedra.

É aconselhável fotografar em formato RAW. Seja para fazer fotografia artística ou não, no preto e branco é obrigatório! (curso fotografia)

Ele certamente ocupa mais espaço e por um bom motivo: o arquivo RAW salva todas as cores, que você tira diretamente em preto e branco ou em cores para refazer a imagem na hora de editar.

É possível brincar com a mistura de diferentes camadas de cores, brilho e contraste.

Na arquitetura você observa muito a técnica do preto e branco. Forma, textura, padrões … Os elementos destacam os contrastes. Dependendo da fonte de luz, fica fácil criar uma imagem contrastante poderosa em preto e branco.

A foto de retrato também pode ser trabalhada em preto e branco. Sem cor, o foco é naturalmente nos olhos e no rosto. Na mesma lógica, o preto e branco embeleza as rugas e texturas.

A foto de paisagem pode ser feita em preto e branco, desde que você tenha iluminação e brilho necessários. As linhas e formas se destacam do mesmo jeito que nas fotos arquitetônicas.

Close-ups, detalhes e fotos de textura são ideais em preto e branco.

Objetiva fotográfica: qual escolher?

Objetiva fotográfica: qual escolher? Qual é a melhor lente para sua câmera?

Basicamente, existem três categorias de lentes, para fotografia em preto e branco ou a cores:

  • Padrão: o que vemos nas lentes é o que vemos com nossos olhos. Uma lente padrão tem uma distância focal entre 35mm e 85mm. É ideal para fotografia de retrato e fotografia do dia a dia
  • Grande angular: o que vemos na lente é mais amplo que a visão humana. Elas possuem abaixo de 28mm. Ideal para tirar uma foto da paisagem: a profundidade de campo aumenta,
  • Teleobjetiva: obtém um assunto ampliado, mesmo que esteja longe. Estas lentes têm acima de 100mm. É ideal para fotos de esportes ou fotografia da vida selvagem, ou mesmo retrato.

A segunda informação levar em conta quando se quer aprender fotografia com uma lente adequada é a sua abertura máxima.

A abertura é designada pelo símbolo F /. Quanto menor o número por trás deste F, mais abertura a lente terá. A abertura máxima que um fotógrafo profissional precisa depende das situações em que ele fotografa:

  • Em interiores: uma abertura de F / 2.8 ou superior é preferível,
  • Para os dias nublados: e se você quiser usar uma velocidade rápida do obturador, uma abertura de F / 3.5 atende,
  • Em pleno sol: não importa a abertura, tudo será apropriado.

Com estes dois elementos, o fotógrafo aprendiz já está um passo à frente na escolha da lente mais adequada para o seu disparo e sua câmera digital.

No Superprof, aconselhamos os iniciantes a escolherem uma lente zoom acessível, como a 18-55mm da Nikon SLR (ou equivalente na Canon). Não se esqueça: é sempre aconselhável optar por uma lente da mesma marca que sua câmera digital.

Última super dica de fotografia: Também é possível alugar uma objetiva: dessa maneira, você tem o tempo para testar se ela é a mais adequada para você. Há muitos sites de aluguel na Internet.

Sites de foto: conheça os melhores

Sites de foto: conheça os melhores. Os melhores artistas da fotografia presentes na Internet.

Quando você quer aprender fotografia, muitas vezes precisa de um mentor. Se você não o encontrar na vida real, é essencial encontrar alguma outra inspiração para forjar sua própria personalidade como artista e profissional.

Vamos dar alguns nomes de fotógrafos com especialidades diferentes mas que podem inspirar muito seus cliques! Informe-se na web:

  • Joel Santos: fotógrafo português, nascido em 1978, é formado em economia e administração, e se apaixonou pela arte há mais de uma década. Seu trabalho o levou ao redor do mundo, da Europa à Ásia, à América do Sul e à África. Descubra seu trabalho em seu site.
  • Suzi Eszterhas: fotógrafa americana baseada na Califórnia, ela é famosa por suas fotos de animais jovens ou filhotes, filmados em seu ambiente natural. Ela viaja pelo mundo em busca de vida familiar animal. Suas imagens já foram publicadas nas principais revistas: Time, BBC Wildlife, National Geographic … Para descobrir suas fotos, visite o site dela.
  • Araquém Alcântara: começou a trabalhar como fotojornalista em São Paulo nos anos setenta antes de passar a trabalhar de forma independente em meados dos anos oitenta. Seus temas giram em torno da natureza e de questões ecológicas. Araquém é o primeiro dos fotógrafos brasileiros a produzir uma edição especial para a National Geographic Society.

Conheça outros grandes nomes da foto na web.

Como dominar a fotografia de arte?

Como dominar a fotografia de arte? Como se tornar um fotógrafo artístico?

Hoje, qualquer pessoa pode tirar fotos lindas, sem ter grande conhecimento de arte.

No entanto, poucas pessoas podem se gabar de serem verdadeiros fotógrafos!

A fotografia artística é geralmente muito mais profunda do que uma simples fotografia digital de uma paisagem urbana ou um retrato de um ente querido. Como qualquer arte, a fotografia esconde mensagens mais profundas do que a aparência.

Aqui estão alguns critérios que fazem a diferença entre fotografia artística e a fotografia clássica:

  • A imagem apresenta a visão artística do fotógrafo profissional,
  • A foto artística expressa uma ideia, uma emoção ou uma mensagem,
  • A foto artística apresenta uma ótima técnica fotográfica
  • Obras de arte podem ser exibidas em galerias, ao contrário das fotos padrão,
  • O fotógrafo artista tem um objetivo muito específico (demonstrar um fenômeno, provocar o público …).

Em regra geral, não há “bons momentos” para tirar uma foto: a inspiração continua sendo o primeiro guia do fotógrafo!

O melhor é organizar uma pequena sessão de brainstorming fazendo as perguntas certas:

  • Quais são as técnicas de fotografia que mais me interessam?
  • Quem ou o que eu prefiro fotografar (natureza morta, paisagem urbana, sociedade …)?
  • Que mensagem estou tentando transmitir com a minha arte?
  • Quais são meus assuntos favoritos?

Estudar o trabalho dos maiores autores da fotografia artística é um passo essencial para se tornar um fotógrafo profissional: a criação de uma obra, sem dúvida, passa pela inspiração nos grandes artistas. (curso fotografia)

Ao ter uma visão completa dos artistas que marcaram suas respectivas épocas, você encontra facilmente alguns fotógrafos que irão marcá-lo. Este passo é um ponto de partida e ajuda você a definir seu futuro assunto favorito.

Técnicas fotográficas: conheça as melhores dicas!

Técnicas fotográficas: conheça as melhores dicas! Nossos melhores conselhos para fotografar como um profissional!

Faça belos retratos

O assunto fotografado exige respeito por parte do fotógrafo profissional, independentemente de sua idade. Portanto, é essencial garantir que ele esteja bastante confortável nessa ou naquela pose: seu estúdio de fotografia talvez seja o local mais apropriado para isso.

No que diz respeito ao enquadramento e à composição, as regras são simples:

  • Faça um primeiro ou primeiríssimo plano para focar o rosto e as expressões do modelo,
  • Faça um plano geral ou americano, em fullframe, para colocar o assunto em relação ao seu ambiente.

O fotógrafo amador pode absolutamente decidir destacar um ponto específico do rosto do modelo, concentrando-se em um detalhe; na maior parte do tempo, o foco está no nível dos olhos, embora seu estilo artístico possa ser diferente.

Capture paisagens incríveis

Para ter sucesso em sua fotografia de paisagem, é melhor usar uma lente grande angular. Com um bom equipamento fotográfico (diafragma, foco automático, tripé …), é muito mais fácil imortalizar uma paisagem natural com a sua câmara DSLR.

Aqui estão algumas dicas para tirar fotos da paisagem:

  • Capture movimentos naturais,
  • Leve em conta as pessoas que ocupam uma paisagem,
  • Componha em boa posição de terços,
  • Use filtros de fotos para destacar a cor do céu, o mar …
  • Crie profundidade de campo,
  • Use a água como espelho de uma paisagem
  • Fotografe ao amanhecer ou no entardecer.

Enquadramento de animais

O animal e o humano são modelos completamente diferentes. Enquanto o primeiro em geral atende aos seus pedidos e pode se dar ao luxo de ter uma longa exposição, o segundo estará à sua frente e cabe a você adaptar-se a ele. Informações a levar em conta para evitar a frustração durante a sessão de fotos ao ar livre!

Uma pequena lista não exaustiva de dicas para um clique de um animal com sucesso:

  • Coloque-se no nível do animal,
  • Enquadre seus olhos para mais expressão,
  • Nunca use um flash para evitar assustar o animal,
  • Aumente a velocidade do obturador
  • Use uma lente teleobjetiva para animais selvagens,
  • Fotografe em formato RAW,
  • Use o fundo para destacar o animal em seu ambiente.

Conheça aqui outras dicas incríveis de técnicas fotográficas!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar