Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossos melhores conselhos para fotografar como um profissional!

De Fernanda, publicado dia 17/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Técnicas fotográficas: conheça as melhores dicas!

“Sugerir é criar. Descrever é destruir”, Robert Doisneau

Cansado de tirar fotos ruins, escuras e sem graça? E se você tivesse as melhores dicas para aprimorar sua técnica fotográfica?

Hoje, a prática da fotografia está se tornando cada vez mais popular, especialmente com a chegada de smartphones com câmeras integradas. No entanto, belas fotos são raras em nossas câmeras, pela simples razão de que nem todo mundo é um fotógrafo confirmado!

Superprof lhe dá algumas dicas para fazer suas fotos com muita técnica!

Fotografia técnica: nossas dicas para fazer bons retratos

O retrato é, sem dúvida, um dos estilos de fotografia mais populares para os entusiastas da fotografia!

Como tirar uma foto de estúdio com uma modelo feminina? Capture as emoções do modelo para uma imagem de qualidade.

O assunto fotografado (nesse caso o modelo) exige respeito por parte do fotógrafo profissional, independentemente de sua idade. Portanto, é essencial garantir que ele esteja bastante confortável nessa ou naquela pose: seu estúdio de fotografia talvez seja o local mais apropriado para isso.

No que diz respeito ao enquadramento e à composição, as regras são simples:

  • Faça um primeiro ou primeiríssimo plano para focar o rosto e as expressões do modelo,
  • Faça um plano geral ou americano, em fullframe, para colocar o assunto em relação ao seu ambiente.

O fotógrafo amador pode absolutamente decidir destacar um ponto específico do rosto do modelo, concentrando-se em um detalhe; na maior parte do tempo, o foco está no nível dos olhos, embora seu estilo artístico possa ser diferente. Fotografia de arte exige prática!

Pense também em reduzir a profundidade de campo para criar uma barreira natural entre o modelo e o fundo! (fotografia curso)

Por fim, o natural sempre é o melhor: deixe que o modelo escolha suas próprias roupas e que faça uma pose na qual ele se sinta confortável. A personalidade do fotografado pode ser revelada e dar o brilho da imagem!

Fotografia técnica: como fazer fotografia de paisagem

Modo manual ou modo automático? Fotografia digital ou fotografia analógica? Não importa como você trabalha, a fotografia de paisagem é muitas vezes um passo necessário para se tornar um fotógrafo confirmado!

Para ter sucesso em sua fotografia de paisagem, é melhor usar uma lente grande angular. Com um bom equipamento fotográfico (diafragma, foco automático, tripé …), é muito mais fácil imortalizar uma paisagem natural com a sua câmara DSLR.

Aqui estão algumas dicas para tirar fotos da paisagem:

  • Capture movimentos naturais,
  • Leve em conta as pessoas que ocupam uma paisagem,
  • Componha em boa posição de terços,
  • Use filtros de fotos para destacar a cor do céu, o mar …
  • Crie profundidade de campo,
  • Use a água como espelho de uma paisagem
  • Fotografe ao amanhecer ou no entardecer.

Regra de ouro para tirar belas fotos da paisagem: não procure constantemente a perfeição!

Em geral, o mau tempo ou uma paisagem sem cor pode, na verdade, criar originalidade para a foto. A paisagem pode ser bastante modificada no processamento de edição, com um filtro polarizador, por exemplo, embora esse processo seja às vezes polêmico entre os aficionados da fotografia.

E se você fizesse um curso de fotografia online?

Por fim, a coisa mais importante em uma fotografia de paisagem é transmitir uma certa mensagem, seja uma emoção ou uma mensagem engajada, para a proteção da natureza, por exemplo. O fotógrafo profissional deve deixar a paisagem falar por si, mantendo sua aparência natural.

Monte seu tripé, pegue sua lente teleobjetiva e tire uma foto noturna ou uma foto contraluz para capturar a natureza ou a paisagem urbana!

As técnicas para fotografia animal

Quantos de nós temos dezenas e dezenas de fotos de nossos animais de estimação? Mas você realmente sabe capturar a alma de um animal sem ter feito nenhum curso de fotografia? (curso fotografia)

Como tirar belas fotos do seu animal de estimação? Animais selvagens continuam sendo os mais complexos para se fotografar… Mas quando vemos o resultado!

O animal e o humano são modelos completamente diferentes. Enquanto o primeiro em geral atende aos seus pedidos e pode se dar ao luxo de ter uma longa exposição, o segundo estará à sua frente e cabe a você adaptar-se a ele. Informações a levar em conta para evitar a frustração durante a sessão de fotos ao ar livre!

Uma pequena lista não exaustiva de dicas para um clique de um animal com sucesso:

  • Coloque-se no nível do animal,
  • Enquadre seus olhos para mais expressão,
  • Nunca use um flash para evitar assustar o animal,
  • Aumente a velocidade do obturador
  • Use uma lente teleobjetiva para animais selvagens,
  • Fotografe em formato RAW,
  • Use o fundo para destacar o animal em seu ambiente.

Fazer fotografia de vida selvagem é uma ótima maneira de descobrir a arte da macrofotografia. Ao fotografar regularmente pequenos animais, você aprende a dominar seu zoom e seu foco naturalmente, enquanto imortaliza momentos impossíveis de ver a olho nu. Sinta-se livre para consultar os sites de fotógrafos famosos e se inspire!

Para melhorar a sua fotografia animal, os estudantes podem se inscrever em cursos de fotografia de nível superior, por exemplo!

Fotografia técnica: fazendo lindas fotos de viagem

O primeiro reflexo dos turistas nas férias: usar seus dispositivos digitais, claro!

Para tirar fotos de viagens, não é necessário saber os fundamentos da fotografia. Os turistas em geral se concentram em um monumento particular, sem prestar atenção à originalidade e ao lado artístico do clique.

No entanto, é de fato durante as viagens que podemos aprender fotografia e descobrir algumas dicas sobre como fotografar de uma forma natural!

Aqui estão alguns conselhos para tirar belas fotos de viagens:

  • Planeje sua sessão de fotos de antemão,
  • Componha em boa posição de terços,
  • Tire fotos de habitantes nativos do país,
  • Use luz natural e o pôr do sol
  • Pense em tirar fotos de memórias particulares,
  • Capture objetos originais e típicos,
  • Não use o modo automático
  • Faça retratos de rua.

A fotografia também é uma excelente maneira de criar contatos em um país. O povo local sempre fica feliz em posar para você: se o seu retrato não estiver embaçado e você der o disparo na hora certa, você pode se surpreender com o resultado!

Por fim, último conselho: lembre-se de se divertir durante os seus cliques. As fotos de viagem podem se tornar rapidamente ricas, tanto no aspecto artístico quanto no aspecto pessoal!

Quais as técnicas para fotografia de casamento?

Se você quiser optar pela profissão de fotógrafo de casamentos, siga nosso conselho!

A noiva e o noivo não só esperam que você exponha e edite suas fotos com um software de retoque, mas também e acima de tudo que você faça a sua personalidade brilhar por meio das imagens.

Para tirar fotos originais, o segredo é, portanto, fugir da aparência do casamento clássico: os recém-casados ​​buscam sempre relembrar a atmosfera amigável do dia mais bonito de suas vidas!

Algumas dicas para se profissionalizar em fotografia de casamento:

  • Use o modo preto e branco para destacar as roupas dos noivos,
  • Equipe-se com um flash cabeça de martelo
  • Conte uma história com suas fotos,
  • Capture momentos incomuns e engraçados
  • Planeje fotos de grupo com antecedência
  • Discuta objetivos com a noiva e o noivo
  • Mude as objetivas fixas

Sabendo que um casamento se prepara o ao longo de vários meses – ou mesmo anos – a noiva e o noivo esperam que você identifique todos os detalhes da cerimônia. Não hesite em imortalizar objetos decorativos, menus de refeições, pratos, etc.

A fotografia de casamento é uma ótima maneira de viver sua paixão confortavelmente. E se você fizesse um curso de fotografia para oferecer seus serviços para o próximo casamento de seus entes queridos?

6 dicas para ter sucesso em todas as suas fotos técnicas

Balanço de branco, tempo de exposição, fotos panorâmicas: você quer que a fotografia não seja mais um mistério para você?

Quais são as dicas para se tornar um fotógrafo profissional? Faça um curso introdutório de fotografia para aprender o básico!

Sabemos que hoje a maioria dos brasileiros usa principalmente o smartphone para fotografar, e isso acontece diariamente. No entanto, é essencial adquirir uma câmera de qualidade e passar por uma formação para realmente se tornar um fotógrafo profissional.

Aqui estão algumas dicas para colocar em prática tudo o que aprendeu sobre técnicas fotográficas:

  1. Compre um equipamento fotográfico de qualidade, e que seja adaptado ao seu nível profissional,
  2. Estude a composição e o funcionamento da sua câmera (modos, zoom…), leia o manual com atenção;
  3. Aprenda os conceitos básicos da fotografia (abertura do diafragma, exposição, obturador …),
  4. Observe seu ambiente e fique atento a cada movimento,
  5. Estude o fundo e o horizonte,
  6. Use um formato RAW para corrigir os eventuais erros.

Para aprender a fotografar e fazer belas fotos e finalmente se tornar um fotógrafo confirmado, o ideal é fazer um curso de fotografia com um fotógrafo profissional!

Seja em uma escola especializada, na universidade, em oficinas ou workshops de fotografia, ou ainda em aulas particulares de fotografia, o professor transmite seus maiores conhecimentos para o aluno, permitindo tirar fotos melhores em apenas algumas sessões.

Então, pegue a objetiva e sua câmera: que tal tentar uma primeira aula de fotografia com Superprof?

E se você fizesse curso online de fotografia para aprimorar ainda mais seus conhecimentos?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar