Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual é a melhor lente para sua câmera?

De Fernanda, publicado dia 16/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Objetiva fotográfica: qual escolher?

“Para ser fotógrafo, você deve não apenas olhar através sua objetiva, mas também e acima de tudo com seu subjetivo”, Anne-Laure Jacquart.

Antes de fazer aulas de fotografia, pode ser interessante escolher uma câmera e sua primeira objetiva.

Mas nesse grande universo de lentes, pode ser difícil escolher entre tantas informações: distância focal – 200mm, 300mm, 90mm, lente grande angular e estabilizador de imagem…

Superprof orienta aqui o futuro fotógrafo na compra de sua objetiva.

Lente objetiva: qual distância focal escolher?

Como aprender a fotografar bem? Há tantas opções de lentes no mercado… Saiba como escolher as suas!

Essa é a primeira pergunta a fazer ao escolher sua objetiva. A distância focal é expressa em milímetros. Isso indica o quanto o assunto da foto será ampliado ou reduzido em comparação com a visão do olho humano.

Uma distância focal curta permite fotografar com um ângulo amplo (grande angular) enquanto uma distância focal longa cobre um campo estreito.

Basicamente, existem três categorias de lentes, para fotografia em preto e branco ou a cores:

  • Padrão: o que vemos nas lentes é o que vemos com nossos olhos. Uma lente padrão tem uma distância focal entre 35mm e 85mm. É ideal para fotografia de retrato e fotografia do dia a dia
  • Grande angular: o que vemos na lente é mais amplo que a visão humana. Elas possuem abaixo de 28mm. Ideal para tirar uma foto da paisagem: a profundidade de campo aumenta,
  • Teleobjetiva: obtém um assunto ampliado, mesmo que esteja longe. Estas lentes têm acima de 100mm. É ideal para fotos de esportes ou fotografia da vida selvagem, ou mesmo retrato.

Assim, a escolha da lente será determinada pelas necessidades do fotógrafo.

Um truque simples se você não souber qual distância focal escolher:

  • Vá até o Flickr, dê uma olhada em centenas de fotos e escolha as que você gostaria de tirar,
  • No canto inferior direito da página, a maioria das fotos tem dados EXIF ​​que indicam a distância focal usada,
  • Em uma dúzia de fotos, certamente surgirá um padrão.

Você também pode visitar os melhores sites de fotografia.

O caso das objetivas macro

A macrofotografia foca o assunto de perto. É um ramo da fotografia voltada aos pequenos objetos, mostrando aos nossos olhos detalhes muita vezes invisíveis a olho nu, sendo provavelmente este um dos motivos do seu encanto.

Se a foto de insetos lhe interessa, é necessário escolher uma objetiva macro. Outra lente nunca permitirá que você faça ajustes tão precisos!

Tudo isso você pode encontrar em seus cursos de fotografia, por exemplo.

A armadilha na qual não se deve cair é que a maioria das objetivas não-macro inclui a menção macro. Ah, as jogadas de marketing …

Para ter certeza de escolher uma lente macro, você tem que procurar a “distância mínima de foco” na sua ficha técnica. Se for 140cm, não é uma objetiva macro. Melhor se aproximar de 30cm.

Além disso, a ficha técnica de uma lente macro também inclui a frase “proporção de reprodução 1: 1”.

Zoom ou foco fixo?

Um zoom tem uma distância focal regulável enquanto uma distância focal fixa é… fixa! Mas isso significa que você tem que andar em vez de aumentar o zoom? Não é muito prático …

Mas se elas existem, é porque elas ainda têm suas vantagens.

Benefícios do foco fixoBenefícios do zoom 
Qualidade! Uma distância focal fixa produzirá fotos mais bonitas que um zoom. Também será mais brilhante que um zoom com aberturas máximas mais amplas. Flexibilidade e variedade! Ainda é confortável não ter que trocar lentes o tempo todo. Alguns zooms chamados transtandards oferecem comprimentos focais muito largos de 18-105mm.
O peso: mais leve que um zoom porque cobre menos distâncias focais e é construído com menos peças. No entanto, com uma distância focal fixa, você talvez precise carregar várias lentes, então o peso não será necessariamente uma vantagem. O peso: um zoom será mais pesado e mais volumoso, mas você não precisará tanto quanto distâncias focais fixas.
O preço: mais barato do que o zoom porque tecnicamente mais fácil de fabricar. O preço: os valores variam enormemente - do acessível ao nivel profissional.

Lente objetiva: e a abertura máxima?

A segunda informação levar em conta quando se quer aprender fotografia com uma lente adequada é a sua abertura máxima.

A abertura é designada pelo símbolo F /. Quanto menor o número por trás deste F, mais abertura a lente terá. Alguns exemplos para entender melhor:

  • 50mm f / 1.8 significa que esta distância focal fixa de 50mm pode abrir até f / 1.8,
  • 18-55mm f / 3.5-5.6 significa que este zoom pode abrir para f / 3.5 a 18mm e f / 5.6 a 55mm,
  • 28-70mm f / 2.8 significa que este zoom de 28 a 70mm pode ser aberto até f / 2.8, independentemente da distância focal.

A vantagem de uma abertura grande é que você pode fotografar facilmente com pouca luz, criar belos borrões artísticos ou fazer bokeh.

No entanto, quanto maior a abertura máxima, mais cara será a lente …

Não hesite em perguntar no seu curso de fotografia para saber mais sobre detalhes técnicos!

A abertura máxima que um fotógrafo profissional precisa depende das situações em que ele fotografa:

  • Em interiores: uma abertura de F / 2.8 ou superior é preferível,
  • Para os dias nublados: e se você quiser usar uma velocidade rápida do obturador, uma abertura de F / 3.5 atende,
  • Em pleno sol: não importa a abertura, tudo será apropriado.

Com estes dois elementos, o fotógrafo aprendiz já está um passo à frente na escolha da lente mais adequada para o seu disparo e sua câmera digital.

O mais importante, claro, é determinar o que você quer fotografar. As objetivas não serão as mesmas para uma foto de paisagem ou uma foto de animal. No primeiro caso, é melhor optar por uma grande angular, enquanto no segundo caso, a teleobjetiva é necessária.

Que ótica escolher para suas fotos de férias? O seu olho e a lente da sua câmera enxergam coisas diferentes.

Devo escolher uma lente com estabilizador?

O estabilizador impede a trepidação da câmera quando ela não está estável. No caso em que um tripé é usado, não é necessário ter uma objetiva com estabilizador.

Por outro lado, ainda é uma grande vantagem não ter que montar seu tripé o tempo todo.

Essa tecnologia também reduz a velocidade do obturador, o que pode ser útil em condições de baixa luminosidade.

Claro, essa opção tem um custo significativo, sobretudo se você está começando. Prefira investir em um tripé do que em uma lente com estabilizador neste caso.

Além disso, algumas câmeras são equipadas com um sistema de estabilização de deslocamento do sensor: a lente se torna um investimento desnecessário.

Por outro lado, o estabilizador de uma lente só impede a trepidação da câmera. O desfoque de movimento não será evitado. Para isso, é o talento do fotógrafo (em fotografia artística, por exemplo) e o ajuste de velocidade que entram em ação.

Lente objetiva: qual escolher quando está começando?

Sabemos que quando estamos começando algo novo, muitas vezes precisamos de orientação para tomar uma decisão. Aprender a fotografar já é bastante complicado, sem acrescentar a isso os problemas do equipamento fotográfico…

Portanto, no Superprof, aconselhamos os iniciantes a escolherem uma lente zoom acessível, como a 18-55mm da Nikon SLR (ou equivalente na Canon).

O aprendiz fotógrafo terá mais prazer em tirar fotos mesmo que ainda não domine todas as técnicas fotográficas: enquadramento, exposição, profundidade de campo …

É então possível completar essa compra com uma lente de foco fixo, forçando o fotógrafo novato a se mover e, portanto, a progredir.

Além disso, se a luz não for a ideal, ela ajudará o fotógrafo, com sua abertura máxima mais generosa e tempos de exposição reduzidos.

Todas as marcas têm modelos de distância focal fixa acessíveis como 50mm F / 1.8 ou 35mm F / 1.8. Você vai gastar entre 600 e 900 reais.

Qual marca de lente objetiva devo escolher?

Como tirar boas fotos de comida? Na fotografia de culinária, as lentes podem valorizar o seu assunto.

A escolha de uma lente fotográfica também passa pela escolha da marca. É sempre aconselhável optar por uma lente da mesma marca que sua câmera digital.

No entanto, mesmo que uma lente Canon ou Nikon continue sendo uma aposta segura, é possível encontrar excelentes objetivas de outras marcas a custos mais baixos, como Sigma e Tamron. Tudo o que você precisa fazer é ler as resenhas na internet.

Samyang é uma marca sul-coreana que produz lentes de boa qualidade, mas sem autofoco. É proibitivo para alguns, vantajoso para outros. Você decide!

Que tal começar a fazer um curso de fotografia online?

Uma dica também:

  • Defina seu orçamento e aumente de 20 a 40% – é o que você vai gastar,
  • Então busque a lente objetiva que você deseja,
  • Em seguida, procure no mercado de usados.

Ao contrário do que as marcas gostariam que acreditássemos, as tecnologias nesse equipamento evoluem pouco. Assim, comprar uma lente de segunda mão com dois ou três anos é uma boa solução econômica.

Última super dica de fotografia: Também é possível alugar uma objetiva: dessa maneira, você tem o tempo para testar se ela é a mais adequada para você. Há muitos sites de aluguel na Internet.

Em síntese:

  • Após a pergunta de qual câmera escolher, logo vem a de qual objetiva escolher. É necessário fazer várias perguntas para encontrar a lente ideal para você.
  • Definir a distância focal necessária é mesmo que perguntar: o que você quer fotografar? Uma distância focal longa, de 150 mm, por exemplo, cobre um campo estreito, enquanto uma distância focal curta, de 20 mm, por exemplo, permite fotografar um ângulo amplo.
  • A abertura máxima é o segundo elemento a ser levado em consideração. Quanto maior, mais fácil será fotografar mesmo em condições de pouca luz.
  • Uma lente com estabilizador não é necessária, especialmente se você pretende usar um tripé.
  • Um iniciante em fotografia irá preferir uma lente 50mm F / 1.8 ou 18-50mm zoom, a um custo menor.
  • Escolha uma objetiva da mesma marca da sua câmera, a menos que os concorrentes façam algo na mesma qualidade e a um custo menor.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar