Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que você precisa saber para tirar lindas fotos em branco e preto

De Fernanda, publicado dia 16/05/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Fotografar em branco e preto: qual a melhor técnica?

“Em preto e branco, sinto que chego à essência da minha história” – Kadir van Lohuizen

“É também uma questão de sentimentos, me sinto mais livre quando fotografo em preto e branco.” – Jon Lowenstein

Por que fotografar em preto e branco?

Alguns artistas respondem a isso. Para eles, é mais fácil se concentrar em contrastes, composição, formas, sombras claras e no preto e branco.

A cor pode ser uma forma de distração.

Mas como fazer uma foto em preto e branco?

Se você é inspirado nas obras de Ansel Adams, James Nachtwey ou outros mestres da fotografia em preto e branco, provavelmente vai querer experimentar contrastes.

Se você não sabe por onde começar, este guia pode ajudá-lo a entrar no mundo da fotografia P&B.

Aprenda a ver o mundo em preto e branco

Como criar uma imagem perfeita? A luz natural é um recurso para o fotógrafo de preto e branco.

Nosso olho está acostumado a ver a cores. Às vezes é difícil imaginar em preto e branco. E, no entanto, devemos ser capazes fazê-lo.

Na verdade, uma foto de uma tulipa vermelho-brilhante, sem dúvida, será muito melhor em cores; já convertida em preto e branco pode se tornar sem graça.

É por isso que é importante se concentrar em formas, luzes, texturas e contrastes.

Leva tempo, e é necessário treino e prática.

Escolha bem o assunto

Em geral, tirar fotos é contar uma história. Uma fotografia é um pensamento e seu assunto deve ser também. Mesmo que o preto e branco seja adequado para uma ampla variedade de assuntos, há algumas coisas a serem levadas em conta para tornar sua foto ainda mais impactante:

  • A textura: muitas vezes valorizada no preto e branco, a textura tende a ser ofuscada pela cor. Pense em madeira, em pedra, folhas, rugas da pele ou, pelo contrário, a tez de pêssego da pele de uma menina. Uma foto em preto e branco trará a intensidade de todas as texturas,
  • Formas: e especialmente aquelas que são formas repetidas ou simétricas encontradas na natureza. Tente imaginar uma floresta de árvores muito retas, ondas de surfe e outras espirais naturais. Belas imagens em P&B também são belas formas que se prestam a ela,
  • Padrões: um padrão repetitivo é geralmente propício para uma imagem em preto e branco,
  • Linhas: especialmente em arquitetura. Uma foto de uma rua pavimentada em preto e branco terá uma intensidade muito mais importante do que em cores. Os interstícios entre as pedras se destacam mais escuros, as pedras, mais claras, com todos os possíveis tons de cinza. Idem para um edifício de pedra.

Use luz e contrastes

Em preto e branco, você perde as cores (óbvio!). Isso significa que é impossível editar as cores para separar diferentes elementos ou para guiar o olho na hora da composição da foto. A dica aqui é balancear tons claros e tons escuros: ou seja, os contrastes.

Luzes fortes e sombras se tornam seus amigos! Não importa qual câmera fotográfica você tenha, sempre funcionará.

Escolha uma luz que crie sombras, laterais ou frontais. Isso reforça os contrastes e enfatiza formas e texturas.

A contraluz, que muitas vezes é evitada pelo fotógrafo, torna-se seu aliado no preto e branco.

Sinta-se à vontade para aguardar a luz certa; movimente o assunto para criar o contraste desejado.

Tire fotos em dias nublados

As nuvens tendem a reduzir os contrastes, o que pode parecer contraditório ao que acaba de ser explicado.

Com tempo nublado, muitos fotógrafos se queixam de uma luz ruim.

Mas este é o momento perfeito para clicar em preto e branco!

Na verdade, a cena é mais intensa já que é acentuada pelo preto e branco já presentes naturalmente. Experimente clicar em um dia de tempestade. Você verá que as cores são quase inexistentes e os contrastes estão lá.

Tirar fotos em preto e branco depois da chuva dá ótimos resultados. Superfícies molhadas acentuam reflexos no chão, ideais para o preto e branco.

Use o RAW

É aconselhável fotografar em formato RAW. Seja para fazer fotografia artística ou não, no preto e branco é obrigatório! (curso fotografia)

Ele certamente ocupa mais espaço e por um bom motivo: o arquivo RAW salva todas as cores, que você tira diretamente em preto e branco ou em cores para refazer a imagem na hora de editar.

É possível brincar com a mistura de diferentes camadas de cores, brilho e contraste.

Para entender completamente como converter uma imagem em preto e branco, vamos falar um pouco sobre a composição de uma foto. Uma imagem é composta por pixels e cada pixel é composto por uma mistura de vermelho, verde e azul (RGB). Cada pixel, portanto, tem um valor entre 0 (preto) e 255 (branco). Por exemplo, um valor 255; 0; 0 corresponde ao vermelho brilhante.

A fotografia analógica pode fazer preto e branco? A macrofotografia se presta a contrastes.

O que é a mesclagem de camadas?

Em seu software de edição do Photoshop CC, Lightroom ou outro, não desperdice tudo simplesmente clicando em dessaturar.

A dessaturação pode tornar sua imagem cinza e plana, porque é apenas a média das camadas RGB (vermelho, verde, azul). Ao usar a mesclagem de camadas, você obterá tons de cinza mais ricos e mais sutis.

Primeiro de tudo, você tem que decompor a imagem em 3 camadas: vermelho, verde e azul. Você verá que uma das camadas geralmente foca mais ruído (o que aumenta com a sensibilidade ISO) do que as outras. Às vezes você não precisa de todas as camadas e tem que tatear para obter o resultado desejado.

Além disso, é possível editar os contrastes ajustando os níveis e curvas.

Tudo é uma questão de nuance e do que queremos fazer, é claro: um contraste forte produz uma imagem mais dura, enquanto um contraste baixo evoca a doçura.

Para tornar suas fotos em preto e branco ainda mais atraentes, sinta-se à vontade para fazer o download do Silver Efex Pro.

Fotografe diretamente em preto e branco

Retocar a foto é parte do trabalho do fotógrafo. Até mesmo quando se fotografa diretamente em preto e branco.

Porque sim, sua câmera SLR tem configurações que permitem fotografar em preto e branco. Mas por que fotografar em preto e branco quando você tem ferramentas de edição de fotos disponíveis?

Primeiro, para se acostumar a ver em preto e branco. Ao escolher o modo monocromático do seu dispositivo, você verá o mundo em preto e branco. Isso permite que você pense sua imagem de maneira diferente. Finalmente, é mais fácil tirar uma foto em preto e branco. Você economiza tempo de edição de fotos.

Então, é claro, leva tempo para fazer as configurações certas para a imagem perfeita. Mas isso significa mais tempo atrás da câmera que atrás do seu computador!

Já falamos sobre fotografar em RAW: esta é a primeira configuração a ser feita em sua câmera (fotografia curso).

Então, no modo manual, é possível escolher “monocromático”. Este modo simples permite tirar fotos em preto e branco, mas elas podem parecer acinzentadas. Você precisa personalizar este modo para criar fotos de caráter:

  • Aumentando o contraste nas configurações,
  • Usando o corretor de exposição: a superexposição ou subexposição da foto altera completamente a imagem.

E por que não tentar preto e branco com uma câmera analógica? É possível comprar aparelhos antigos a preço acessível e os filmes são comercializados até hoje 😉

Gostaria de fazer um curso de fotografia online?

As configurações da câmera

Muitas câmeras DSLR atuais permitem que você mude de cor para preto e branco / monocromático no menu. Algumas DSLRs avançadas permitem que você escolha diferentes tipos de filtros de cor para uma melhor conversão para preto e branco.

Embora seja bom fotografar diretamente em P & B a partir de DSLRs, já que você está removendo as cores das imagens, está limitando as opções de edição posterior se estiver gravando no formato JPEG.

Depois das cores convertidas para P & B, não há retorno possível.

Além disso, o processamento P & B embutido é frequentemente mal implementado e a câmera não oferece controle sobre como as cores ou regiões específicas da imagem devem ser tratadas.

Portanto, é melhor tirar fotos coloridas e convertê-las em preto e branco (no final das contas).

Se estiver fotografando em RAW, independentemente do perfil de cores que você aplicar à sua câmera, o arquivo integra todas as informações necessárias da câmera para obter uma conversão de P & B bem-sucedida.

Se a sua intenção é fotografar em preto e branco e ver o efeito na câmera, não hesite em configurar a câmera no modo P & B. Durante o processo de importação, se você usar software como o Capture NX2, suas imagens serão importadas em preto e branco, embora você possa alterá-las posteriormente.

Se você usar o Adobe Photoshop ou o Lightroom, as imagens serão importadas em cores e as configurações em preto e branco usadas na câmera serão perdidas. Os produtos da Adobe não têm a capacidade de ler informações proprietárias do fabricante a partir de arquivos RAW. Então clique em RAW e você estará pronto para ir.

Aqui está uma sugestão de configuração de câmera:

  • Qualidade de imagem / Formato: RAW
  • Profundidade de bits RAW: 14 bits (se disponível)
  • Sensibilidade ISO: a mais baixa possível
  • Balanço de branco: Auto

Da mesma forma que para fotos coloridas, o ideal é tirar fotos RAW com a maior resolução possível, a fim de obter o máximo de dados para filtros de cores, com o mínimo de ruído.

Em relação ao balanço de branco “Auto”: as configurações do WB não são importantes ao fotografar em RAW.

A única coisa que você precisa ter certeza é de que o seu balanço de branco é corrigido depois de importar suas fotos para o Lightroom / Photoshop – caso contrário você terá problemas com as cores durante o processo de conversão.

Ideias de fotos em preto e branco

Como mostrar uma foto de viagem? Belíssimos retratos podem ser produzidos em P&B.

Aprender fotografia em preto e branco também é praticar! Aqui estão algumas ideias e sugestões. Aliás, que tal fazer um curso de fotografia?

Na arquitetura você observa muito a técnica do preto e branco. Forma, textura, padrões … Os elementos destacam os contrastes. Dependendo da fonte de luz, fica fácil criar uma imagem contrastante poderosa em preto e branco.

A foto de retrato também pode ser trabalhada em preto e branco. Sem cor, o foco é naturalmente nos olhos e no rosto. Na mesma lógica, o preto e branco embeleza as rugas e texturas.

A foto de paisagem pode ser feita em preto e branco, desde que você tenha iluminação e brilho necessários. As linhas e formas se destacam do mesmo jeito que nas fotos arquitetônicas.

Close-ups, detalhes e fotos de textura são ideais em preto e branco.

Sinta-se livre para ler os sites dos fotógrafos profissionais para obter ideias!

Em síntese:

  • Um fotógrafo profissional tem diferentes razões para usar preto e branco. Em todos os casos, o preto e branco é decidido na hora do clique.
  • O assunto, a luz e os contrastes são os três elementos essenciais da foto P&B.
  • Ao fotografar em RAW, é possível obter melhores fotos em preto e branco e editá-las corretamente para realçar sua intensidade total.
  • Também é possível criar uma foto em preto e branco assim que o obturador for disparado, graças às configurações da sua SLR digital.
  • Praticar é a melhor maneira de refinar sua técnica e sublimar cada foto!

Nos seus cursos de fotografia, você pode aprender isso e muito mais!

Quando se trata de fotografia em preto e branco, não há “modelo mágico” ou configuração perfeita que funcione para cada imagem.

Embora você possa ter um conjunto de configurações padrão para fotografias coloridas, não é possível aplicar as mesmas técnicas de P & B a todas as fotografias, devido aos diferentes cores e tons de cinza nas imagens.

Além disso, converter paisagens coloridas em preto e branco não é o mesmo que converter retratos coloridos em preto e branco.

Ao trabalhar com o retrato, você deve usar diferentes técnicas de conversão e ter mais cuidado com filtros de cor, configurações de contraste e estrutura.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar