Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas podem ensinar muito sobre informática e o mundo da TI

De Fernando, publicado dia 21/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Aprenda os conceitos básicos da computação

De acordo com um estudo realizado pela empresa especializada em segurança cibernética Kaspersky Lab e B2B International, 86% dos maiores de 55 anos têm acesso à Internet em casa . Mas quantos realmente sabem como usá-lo?

A idade não pode ser uma barreira para um aprendizado tão importante nos dias de hoje. E mesmo entre os mais novos, esse impedimento não pode existir. É importante ter dedicação e foco para aprender, independente da área de TI que você está buscando conhecer ou se aprimorar.

Então, por que não fazer o treinamento em informática para melhorar ou aprender?

Voluntários também podem ensnar Aprenda sobre informática na sala de aula!

Por que aprender ciência da computação?

Alguns anos atrás, a internet era acessível apenas por profissionais e os computadores eram do tamanho de um microondas.

Hoje, as crianças nascem com teclados e telas nas mãos e acham normal. Impossível para eles imaginarem a vida sem as novas tecnologias. A TI evoluiu nos últimos anos.

Em 20 anos, no entanto, o digital virou de cabeça para baixo a forma como vivemos , consumimos, pensamos, etc. As empresas também tiveram que se adaptar a essas mudanças que continuam avançando.

É por isso que, nos últimos anos, muitas profissões surgiram para lidar com essas mudanças em nossas vidas diárias. Quase todas as negociações exigem saber como dominar as ferramentas de escritório de um computador.

Escolas de informática foram então criados para atender a essa necessidade e treinar uma nova geração em computadores, para que eles sejam capazes de se adaptar às novas tecnologias como um todo.

Engenheiros, programadores, desenvolvedores, web designers e designers gráfico fascinam muitos jovens que querem uma carreira, como especialista de comunicações digitais, gerentes de projetos multimídia, especialistas em estratégia digital, engenheiro de computação, entre outros.

Aprender fundamentos de ciência da computação é, portanto, um passo essencial. Os mais jovens desenvolverão suas habilidades, enquanto os mais velhos geralmente aprendem o básico da informática para conseguirem suprir suas necessidades diárias, caso não trabalhem especificamente com essa área.

Por paixão ou necessidade, é possível fazer cursos em uma associação especializada em cursos de informática . A escolha deste modo de aprendizagem permite não pressionar os resultados e seguir o próprio ritmo.

Muitas escolas oferecem cursos de nível iniciante a avançado para enriquecer seus conhecimentos. Os professores costumam ser verdadeiros entusiastas e sabem como transmitir sua paixão.

As associações também tornam possível não encher sua cabeça encadeando várias horas de aulas, como pode ser o caso em um curso técnico ou superior (já pensou nessas possibilidades?).

De acordo com o seu desejo, é possível que os cursos vão devagar e ao ritmo de cada um . Você também pode fazer todas as perguntas que o intrigam para aprender a melhor maneira de usar seu material. Sem deixar de lado o momento de fazer exercícios e treinar na prática os seus aprendizados

Faça uma aula para aprender sobre computadores Qual a sua especialidade pretendida na computação?

Como encontrar uma escola de computadores?

Associações especializadas em aulas de informática não correm pelas ruas. Então, como encontrá-las e contatá-las?

Você pode começar conversando com as pessoas ao seu redor sobre como aprender a usar um computador, aprender a codificar, aprender computação gráfica ou qualquer outra coisa. Talvez entre seus amigos ou em sua família, algumas pessoas já tenham participado deste tipo de curso e, portanto, possam lhe dar alguns contatos .

Você também pode olhar para os classificados em lojas locais, como padarias e escolas de idiomas, para obter um nome e um número.

Os cursos podem estar abertos para todos os níveis de habilidade.

Em geral, as associações também são listadas pelas prefeituras. Lembre-se de contatar sua própria prefeitura, mas também a de cidades e municípios vizinhos. Eles então dirão se as aulas de informática são dadas perto de você.

A Internet também é uma ótima fonte de informações para encontrar a combinação ideal.

Uma vez encontrado, entre em contato com a escola ou vá diretamente ao site para saber quais cursos de nível são oferecidos e qual é o programa. Seria perda de tempo começar do zero se você já tem algumas noções básicas, então vá sabendo o que você busca!

Dependendo da escola e do programa, você pode entrar apenas no início do ano ou semestre, em outros não e as datas são mais flexíveis. Alguns cursos já podem estar completos e pode ser difícil oferecer uma boa educação para todos os alunos além de um certo número, caso você entre no meio do cronograma de aulas. Além disso, tendo perdido o começo do ano, pode ser complicado chegar ao nível dos seus colegas no fim do curso, dependendo do seu avanço.

Nesses casos, você pode fazer um curso rápido de uma ou duas semanas para se atualizar.

As escolas oferecem principalmente aulas semanais e estágios. Estas podem ser uma oportunidade para aprofundar uma habilidade ou uma determinada área sem ter que se comprometer com o ano.

Alguns professores até oferecem aulas em casa. Uma fórmula que pode ser apreciada por idosos que não podem se mover ou por pessoas que preferem estudar de casa.

Cabe a você ver qual fórmula combina com você e com que frequência.

Você também pode experimentar cursos de informática online!

Dê suporte para empresas tendo um diploma de informática Algumas escolas oferecem também aulas sobre as estruturas internas físicas dos computadores

O programa de cursos de informática

O que vemos nas aulas de informática? Uma grande pergunta cuja resposta dependerá do seu perfil.

Pode ser linguagem de programação, conhecimentos de informática, segurança da informação, redes de computadores, algoritmos, navegar na internet, OpenOffice, software livre, sistemas de computador, equipamentos de informática, existem muitos módulos para aprender do básico ao mais avançado dentro do tema computador.

As aulas ajudam você a entender como o mundo digital funciona e apresentar até mesmo uma possibilidade de profissão!

Algumas pessoas precisarão aprender como usar um computador e aí você tem que aprender tudo do zero. Esses cursos para iniciantes geralmente incluem esses módulos:

  • Como ligar um computador
  • Aprenda a gerenciar os aplicativos,
  • Iniciação à Internet e email
  • Diferenças entre Mac, Windows e Linux e cultura de computadores,
  • Usar um software de escritório (processador de texto, planilha, …),
  •  Transferir documentos de um dispositivo USB.

Esses princípios básicos são usados ​​para usar um computador para criar texto e se comunicar facilmente com a família ou amigos. Esses workshops são frequentemente organizados para um público sênior, mas por vezes os jovens que nunca tiveram acesso a um computador e querem aprender o básico também podem ser contemplados.

Para os estudantes de ciência da computação que estão um pouco mais acostumados à prática digital, outras habilidades são ensinadas. Estes então tornam possível aprofundar as capacidades para apresentar um bom currículo ou para um projeto futuro:

  • Edição de imagens e vídeos,
  • Aprender como criar um site ou blog
  • Gerenciar suas redes sociais,
  • Aprender a usar um software avançado (Photoshop, Gimp, Illustrator, etc.).

Outros são mais experientes e querem atacar com afinco a parte mais interna da computação com cursos como estes:

  • Aprenda a programar
  • Linguagem HTML, Javascrip, JQuery, Php, MySQL, Python, Ruby,
  • Sistemas e redes,
  • Análise de dados.

Não se preocupe se você ainda não se encontrou com o que falamos por aqui. Todos devem definir seus próprios objetivos e avançar para seu nível de habilidade.

De qualquer forma, veja no início do ano qual é o programa com o professor para se certificar de que combina com você.

Faça cursos de segurança da informação e encontre uma boa área de trabalho com computadores e suporte.

Como evitar ataques de hackers? Aprenda na escola Aprender sobre as melhores maneiras de proteger os computadores também é importante

Quem são os professores de informática?

As escolas podem recrutar professores de todos os horizontes para oferecer aulas ou estágios semanais das mais variadas especialidades.

Designers gráficos, codificadores, engenheiros, web designers ou apenas entusiastas de computadores, os professores poderão ensinar o melhor de suas habilidades com didáticas diferenciadas.

Muitos professores em associações locais podem ser  voluntários. É essencial amar os computadores para dar o seu tempo para ensinar os outros como um voluntário, mas isso é um diferencial para quem busca disseminar o seu conhecimento.

Nem todos os professores são geeks! Essas pessoas muitas vezes aprenderam o básico com auto aprendizado digital lendo livros ou seguindo tutoriais na internet. O resto é apenas prática e exercício. Eles não necessariamente têm uma profissão relacionada ao computador.

Outros podem ser professores ou ex-professores de uma escola de informática. Esses profissionais são usados ​​para explicar a ciência da computação para iniciantes. Didática é sua grande vantagem.

Alguns combinam professor de ciências da computação e freelancer no trabalho. Eles podem ser cientistas da computação, designers gráficos ou outros e oferecer cursos dentro de uma escola em seu tempo livre.

Também pode acontecer que os professores da associação não tenham mais conhecimentos de informática do que isso e não tenham nenhum comando de linguagens de código. No entanto, as pessoas que sabem usar um computador e a internet podem dar lições a ótimos iniciantes!

Os estudantes de informática também às vezes dão aulas para ajudar os menos avançados. Em algumas associações os professores são pagos, isso pode ser uma excelente contribuição para um estudante ou como um complemento de renda.

Seja qual for o perfil do seu professor, ele pode não ser capaz de responder a todas as suas perguntas. Se este não for o caso, muitos deles buscarão a resposta do lado deles para lhe darem. Lembre-se de que os professores são tão apaixonados quanto você ou mais!

Também é possível ter aulas particulares de informática com o seu professor favorito diretamente em casa.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar