É fato que as TICs, tecnologias da informação e comunicação, "chegaram" para transformar as nossas vidas. Atualmente, é através delas que obtemos informações sobre o mundo ao nosso redor, acessamos informações, conversamos com as pessoas distantes, realizamos tarefas de trabalho e nos entretemos.

Por isso, decidimos fazer este guia completo sobre as TICs, falando sobre o que é, quais são os principais tipos, como a tecnologia se aplica à educação e a sua relação com a desigualdade social. Confira tudo a seguir!

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Vamos lá

O que é TIC?

Pessoa mexendo em um tablet com computador ao fundo.
É importante que todos tenham acesso às TICs e saibam utilizá-las. Boas formas de aprender são através de aula de informatica para educação infantil, aula informatica, como aulas de informática básica, e aula de informática para concursos. Fonte: Pixabay.

O termo 'TIC' combina três palavras: tecnologia, comunicação e informação. Portanto, essa sigla significa as formas que se tem de se comunicar e de se informar através dos recursos tecnológicos.

Alguns exemplos de tecnologias da informação e da comunicação são: computadores, celulares, TVs, webcams, câmeras de vídeo, etc. Além dessas ferramentas, também podemos considerar o Bluetooth, o Wi-fi , o e-mail, e os serviços de streaming, por exemplo, como TICs.

As TICs são recursos que auxiliam no desenvolvimento da sociedade, pois atuam em diversas áreas, como na indústria, no comércio, na educação, no entretenimento... Afinal, usamos os nossos smartphones, por exemplo, para diversos fins, como para se divertir e trabalhar.

O uso profissional das TICs se tornou mais comum após a pandemia, visto que muitas pessoas passaram a trabalhar em home office, utilizando seus celulares, webcams, e-mails, computadores e redes sociais para conseguir se adaptar à nova realidade.

O seu uso também foi implementado no ramo educacional, pois muitos estudantes passaram a ter aulas online. Sendo assim, eles tiveram que utilizar os recursos tecnológicos para continuar com os seus estudos nesse período.

Porém, até mesmo antes da pandemia, o uso das TICs já era comum para a realização de diversas atividades. Muitas pessoas utilizavam a tecnologia para fazer uma faculdade à distância ou se comunicar com um parente que mora em outro país.

Não é à toa que o conhecimento em tecnologia e o acesso às TICs se tornaram fundamentais para a vida de muitas pessoas. Através dela, jovens conseguem se preparar para os vestibulares por aulas online, profissionais conseguem uma oportunidade de emprego, etc.

Diante da importância das tecnologias da informação e comunicação na atualidade, se percebe a importância de democratizar o seu acesso, implementando projetos de inclusão digital. A partir deles, todos conseguiriam ter acesso à internet com qualidade, obter conhecimento sobre o seu uso e utilizar as ferramentas necessárias.

Se não houver a implementação desse tipo de projeto, as TICs aumentarão, cada vez mais, o nível de desigualdade social. Isso porque quem tem acesso a essas tecnologias possui mais oportunidades em diferentes áreas.

Portanto, é fundamental a implementação de políticas que facilitem o acesso às TICs para as classes sociais mais baixas e para pessoas que residem em áreas mais distantes, como as rurais. Esse processo possibilita o desenvolvimento social como um todo, proporcionando oportunidades de forma igualitária.

Quais são as principais TIC's?

Computador e notebook em cima da mesa.
Para quem deseja aprender a usar todas as TICs, a aula de informática Word e a aula particular de informatica com um ótimo professor pode ajudar muito. Fonte: Unsplash.

Atualmente, existem várias TICs que fazem parte do nosso dia a dia, como computadores, smartphones e tablets. Porém, a lista das tecnologias da comunicação e informação existentes é bem vasta. Acompanhe a seguir:

  • Televisão: esse aparelho que transmite imagens foi criado em 1920 por John Baird. Porém, apenas em 1950, as televisões chegaram ao Brasil através da TV Tupi;
  • Tablet: o primeiro tablet foi criado em 1989 e chamava-se Gridpad Pen Computer. Ele tinha em torno de 2 kg e um processador de 20 MHz. O primeiro tablet que se popularizou foi o iPad, lançado em 2010;
  • Wi-fi: vários cientistas contribuíram com a criação do Wi-fi, como Alan Turing e Nikola Tesla. Em 1999, essa tecnologia foi aprimorada, tornando-se mais robusta. Vale ressaltar que a sua chegada no Brasil ocorreu somente em 2008;
  • Computador: o primeiro computador criado é bem diferente do que vemos hoje. O seu primeiro protótipo foi desenvolvido em 1945, e chamava-se ENIAC. Com o passar dos anos, esse aparelho se inovou bastante.
  • Pendrive: os pendrive foram criados em 2000. Logo que foi criado, ele se tornou popular devido ao seu pequeno tamanho e maior capacidade de armazenamento, quando comparado aos disquetes;
  • Bluetooth: até pouco tempo, não se imaginava que haveria tecnologia com conexão sem fio capaz de transmitir dados, como o Bluetooth. Esse TIC foi criada em 1998, mas se popularizou somente após os anos 2000;
  • Site: o primeiro site foi criado em 1991. O seu criador foi Tim Berners-Lee, que atuava no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. Ele foi o desenvolvedor do WWW (World Wide Web);
  • E-mail: o primeiro e-mail foi criado em 1971, quando um programador queria facilitar a sua comunicação com os outros funcionários do mesmo projeto. Esse TIC se popularizou somente após a criação do Hotmail, quando foi possível criar contas gratuitamente;
  • Impressora: Chester Carlson foi o criador da primeira impressora, em 1938. Porém, somente em 1953. foram desenvolvidos os modelos mais robustos e velozes;
  • Câmera fotográfica: esse aparelho foi criado em 1939 por Louis Jacques Mandé Daguerre. Porém, essa TIC se popularizou somente em 1888, quando surgiu a Kodak;
  • Webcam: o primeiro protótipo de Webcam foi criado em 1991, na Universidade de Cambridge. O seu objetivo era filmar uma cafeteira para verificar se ainda havia café. Anos depois, esse TIC foi aperfeiçoado, tornando-se útil para conectar pessoas em diferentes partes do mundo;
  • Smartphone: o primeiro smartphone foi criado em 1992, por Frank Canova para a empresa IBM. Já a primeira marca que inventou o celular foi a Motorola;
  • Youtube: a maior plataforma de vídeos do mundo foi criada em 2005, por Steve Chen e Chad Hurley. O seu objetivo inicialmente era compartilhar vídeos 'pesados', que não davam para serem enviados por e-mail, por exemplo.

A presença dessas TICs está cada vez mais comum nas nossas vidas. Por isso é importante fazer aulas de computação ou aulas de informática para conhecê-las e aprender a usá-las. Que tal se matricular em um curso de informatica ou em um curso excel?

O que é tics na educação?

As Tecnologias da Informação e da Comunicação auxiliam no desenvolvimento da sociedade, e com a educação não é diferente. Com as TICs é possível superar os desafios encontrados ao longo do processo de ensino.

Isso porque a transformação tecnológica tem ampliado as possibilidades, melhorando esse processo de ensino-aprendizagem e a interação entre aluno e professor. Através das TICs, os educadores podem ampliar as metodologias, facilitando o seu trabalho e o entendimento/raciocínio dos estudantes.

Para que o uso das TICs seja benéfico, é necessário que os professores, os alunos e as instituições de ensino acompanhem essas mudanças e se adaptem às transformações tecnológicas. Sendo assim, recomenda-se que haja um preparo antecipado, de modo que todos consigam usar as ferramentas tecnológicas da melhor forma e corretamente.

Através da atualização constante dos profissionais de educação em relação aos seus conhecimentos tecnológicos, e de um ambiente propício ao aprendizado com TICs proporcionados pelas escolas, é possível potencializar o ensino a partir do uso desses recursos.

As principais TICs que costumam ser utilizadas no setor educacional são os tablets, computadores, internet, pen drives... Há diversas ferramentas que podem auxiliar. Porém, é importante ressaltar que os apps, sites e programas também podem ser bons aliados, o que comprova a necessidade de saber/aprender a utilizá-los.

Através do uso de tablets, celulares, computadores, pode-se acessar a internet, e assim ver livros, documentos, vídeos e informações em diferentes formatos, que servem como objetos de estudo. Além disso, a partir de uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google, é possível acessar diversos resultados sobre o tema pesquisado.

Até pouco tempo, estudantes/pesquisadores tinham que se deslocar até uma biblioteca para ler livros, documentos e arquivos para encontrar determinada informação. Hoje em dia, é necessário apenas "tirar o celular do bolso" para fazer uma pesquisa. Isso significa que temos todas as informações na palma da nossa mão.

Diante disso é perceptível a importância de utilizar as TICs na área da educação. As tecnologias podem ajudar alunos e professores de forma inimaginável. Apps, sites, programas podem servir como ferramentas adicionais em uma aula, tornando-a mais interativa e interessante e facilitando o entendimento e o raciocínio dos alunos.

TICs e a desigualdade social no Brasil

Já que as TICs facilitam o acesso à informação, muitas pessoas presumem que a tecnologia diminui a desigualdade social. A verdade é que, por si só, os recursos tecnológicos conseguem simplificar esse processo. Porém, não é todo mundo que tem acesso às tecnologias, o que torna a sociedade mais desigual. Para torná-la mais igualitária, é necessário promover a inclusão digital.

Com a democratização dos recursos tecnológicos, as TICs poderiam facilitar o acesso à informação para todos, diminuindo a desigualdade de oportunidades, conhecimento, etc. Isso mostra a importância de desenvolvimento de projetos sociais que ajudem as pessoas a terem conhecimento sobre o assunto e acesso às tecnologias.

Se você gostou do artigo sobre esse guia completo sobre TICs, deixe o seu comentário e a sua nota. Além disso, mostre para todas as pessoas que têm interesse em ler sobre tecnologias da informação e comunicação!

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Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.