Esse assunto rende muitos artigos! A TI está onipresente hoje, seja com a proliferação de computadores, tablets e smartphones no mundo profissional e nas casas das pessoas, mas também com a explosão de digital que continua a crescer em nossas vidas.

Independente da sua área de atuação, compreender as funções de um PC doméstico pode tornar a vida mais fácil e agradável. Pessoas com conhecimentos básicos de informática podem, dentre outros:

  • armazenar e catalogar fotografias e músicas,
  • assistir a filmes,
  • jogar online (ou offline),
  • fazer design para fins variados,
  • interagir com amigos,
  • administrar finanças pessoais.

A lista de funções que podem ser exercidas através desta máquina só aumenta com o tempo. Dentro deste mundo cada vez mais digital, as pessoas sem conhecimento no assunto podem se surpreender com a facilidade e rapidez com que tudo isso - e muito mais - pode ser gerenciado.

O aumento dos conhecimentos nesta área pode ajudar as pessoas a realizar o trabalho que já possuem de forma mais rápida e eficiente, permitindo-lhes obter aumentos salariais e promoções para vagas específicas. Elas podem até entender como usar um PC para procurar outra ocupação remunerada, por meio de anúncios online. Elas podem, ainda, encontrar maneiras de complementar sua renda realizando tarefas básicas para outras pessoas e empresas.

As possibilidades são quase ilimitadas e uma pessoa só precisa fazer sua matrícula em um curso de informática - online ou presencial, grátis ou não - para começar a assimilar o que pode ser feito em um simples PC.

Aprenda o bê-á-bá da computação, faça robótica e cursos de linguagens de programação, ou simplesmente entenda os conceitos básicos de edição de texto ou navegue na Internet. Amplie seus conhecimentos e sua experiência em computação com as dicas do Superprof!

De A a Z: aprenda a informática em 10 passos

Como fazer aulas de informática?
Alfabetização digital é um conceito muito discutido hoje em dia.

Hoje muitas crianças já aprendem informática na escola desde cedo, por meio de programas lúdicos e divertidos. Mas nem todos têm essa sorte: por isso, precisam encontrar outras soluções.

Saber estudar sozinho é importante, porque o uso diário do computador continua sendo um imperativo para avançar efetivamente.

Mas o que é preciso estudar para dominar os conhecimentos de base na computação? Descubra:

  • Compreender um sistema operacional. Em primeiro lugar, você precisa entender os conceitos básicos de computação, isto é: Entender como funciona um computador: o que há nele? Como ele liga / desliga? Quais dispositivos podem se conectar e onde (USB, Firewire, HDMI ...)? Como configurar uma impressora? Como se conectar a uma rede wifi?
  • Navegue na Internet: você vai precisar instalar um navegar e ter um provedor de acesso à rede.
  • Domine o editor de texto. Um curso do pacote Office é a base para começar a usar os recursos do computador. Saiba como elaborar um relatório de reunião, atualizar seu currículo, fazer uma lista de compras ou redigir e-mails... Você pode acessar um software livre, como o OpenOffice, desenvolvido pelo Apache.
  • Salvar seus dados. Existem essencialmente duas maneiras de fazer backup de seus documentos e de outros programas de computador: on-line, em um espaço virtual e em um disco rígido externo.
  • Conhecer alguns softwares fundamentais... Nós não estamos falando em como se tornar um programador, mas aprender os conceitos básicos de algum software que pode ser extremamente útil para você, como editor de fotos, vídeos, texto, apresentações, planilhas...
  • Codificação e programação. Dê uma olhada no site da Codecademy, uma plataforma online interativa que oferece aprendizado gratuito de seis linguagens de programação, como Python, PHP, JavaScript ou linguagens web, como HTML e CSS.
  • Crie um site! Existem sites onde você consegue comprar rapidamente um nome de domínio. Então você só precisa escolher um "template" e instalar o WordPress, uma plataforma de publicação que é muito fácil de usar!
  • O que é segurança informática? Com a ajuda de recursos e softwares, como antivírus ou um firewall, você tem uma boa base de segurança para seu computador. A perda ou disseminação, mesmo que voluntária, de dados pessoais pode ser profundamente deplorável e prejudicial. Navegar livremente na Internet pode trazer consequências surpreendentes - consequências que você não tinha nem ideia quando contratou seu provedor de banda larga.

Aprenda o básico da informática com um prof particular

No mundo dos computadores, muitas vezes falamos em "cultura da web" ou "cultura digital". Essas duas noções abrangem (em parte) tudo o que acabamos de falar. E isso também é o que o professor particular irá ensinar: explicar isso para você, simplificando ao máximo e, acima de tudo, evitando que você se sacrifique à toa do seu lado.

Saiba que esses professores particulares são acima de tudo apaixonados pelo mundo digital e todas essas áreas. Além disso, essa modalidade de ensino é uma das raras ocasiões em que a juventude pode, por sua vez, transmitir o conhecimento aos mais velhos.

Um exemplo de conteúdo que o seu curso de informatica pode ensinar é sobre manutenção:

  • Limpar seu PC,
  • Atualizar seus drivers de computador,
  • Reforçar a segurança do seu computador contra hackers, ...

Estes são apenas alguns dos muitos itens que você precisa dominar para garantir o bom funcionamento do seu computador. Mas se você quiser ir mais longe, aqui está um resumo das habilidades de manutenção que o professor de computação lhe dará:

  • Desinstalar softwares que você não usa. Há uma boa dúzia! Isso libera espaço de memória e torna sua sessão de inicialização menos lenta, se eles inicializarem quando você ligar o computador,
  • Eliminar arquivos temporários regularmente.
  • Desfragmentar o disco rígido regularmente, para otimizar a memória usada.
  • Limpar seus dados de navegação e outros cookies.
  • Saber como usar seu antivírus para analisar as invasões sofridas por seu computador.

Muitas vezes, há uma lacuna entre o professor de informática (muitas vezes um representante da famosa geração Y, que cresceu com recursos digitais e redes sociais) e a clientela dessas aulas particulares. Por acaso você está procurando por aulas de informática particulares?

Aliás, além disso, para concluir, conheça as qualidades mais frequentes dos professores particulares de informática:

  • Simplificação de toda essa linguagem, que às vezes parece indecifrável,
  • Paciência e didática,
  • Prazer em ensinar,
  • Felicidade para falar sobre ferramentas que fazem parte de suas vidas diárias,
  • Disposição para permitir que o aluno compreenda o mundo em que vivemos hoje.
  • Vontade de oferecer ao aluno novos meios de comunicação ...

Saiba que esses professores particulares são acima de tudo apaixonados pelo mundo digital e todas essas áreas. Além disso, essa modalidade de ensino é uma das raras ocasiões em que a juventude pode, por sua vez, transmitir o conhecimento aos mais diferentes perfis de alunos.

Como aprender informática de graça?

Um homem com um capuz e algoritmos matrix verdes
Perdido no mar de cursos que estão disponíveis na web? Estamos aqui para lhe ajudar!

Antes de qualquer coisa, você precisa saber exatamente o que pretende com seu curso de informática: qual seu objetivo?

  • Qual é o seu nível atual de conhecimento em computação (iniciante, intermediário ou especialista, do tipo você já é um programador)?
  • Você tem um orçamento reservado para aprender computação online? Os vídeos pagos oferecem acesso a cursos completos, bem feitos e profissionais. A maioria dos vídeos gratuitos de cursos em informática é de menor qualidade.
  • Qual a sua afinidade com os computadores? Se for alta, você aprenderá muito mais rápido do que se tiver medo de enfrentar um computador ...

O Superprof compilou uma lista de alguns sites gratuitos para fazer aulas de softwares de escritório, instalação de computadores, desenvolvimento de softwares, hardware ou codificação:

  • Google: em sua plataforma Actívate, os usuários podem estudar desde marketing digital até produtividade pessoal.
  • Senar EAD: navegar pela internet ou aprender a com um computador são os objetivos do curso de Inclusão Digital oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
  • CIEE: o Centro de Integração Empresa-Escola oferece cursos de word, curso de excel, HTML.
  • Microsoft: a própria Microsoft disponibiliza diversos cursos de informática básica.
  • Fundação Bradesco: a Escola Virtual, da Fundação Bradesco, oferece o curso gratuito de Introdução à Informática. São 20 horas de conteúdo.
  • Prime Cursos: oferece algumas formações gratuitas como informática básica, Windows 7, WordPress, entre outros.
  • Portal Intel: em seu Portal Next Generation Center, oferece cursos gratuitos de informática básica e avançada.
  • Brasil Mais TI: oferece dezenas de cursos específicos e gratuitos na área de informática, como algoritmos, comunicação visual para web, elementos e lógica de programação, interface com o usuário
  • O Instituto Politécnico de Ensino à Distância disponibiliza curso de informatica online com certificado.

Além dessas dicas, você tem o Youtube, que disponibiliza vídeos tutoriais de graça, mas também pode procurar por projetos de inclusão digital nos meios associativos e centros culturais de sua cidade.

No YouTube, digite "aprender informática", "aulas de informática para iniciantes", "noções básicas de computação" ou "aprender a programar" e você encontrará muitos vídeos. Há cursos para todos os níveis e perfis mas geralmente para continuar avançando você precisa adquirir um pacote, para obter um nível de excel avançado, por exemplo, você precisa investir.

Uma boa maneira é verificar o número de visualizações: se tiver algumas centenas de milhares de visualizações, ele começa a se tornar sério!

Na biblioteca do YouTube, você encontra muitos cursos de informática para iniciantes, com os seguintes temas:

  • Limpeza de arquivos temporários,
  • Personalização do Windows e outros sistemas operacionais,
  • Aprender sobre manutenção do computador (limpar um disco rígido, fazer uma varredura antivírus, esvaziar o lixo, desinstalar softwares, ...)
  • Navegar na Internet, fazer uma pesquisa efetiva via Google ou Safari,
  • Realizar sua primeira edição de vídeo.

Você ainda pode aprender operações básicas com cursos on-line:

  • Abrir e manipular um software de escritório (editor de texto, planilha, apresentação...)
  • Criar e salvar um documento,
  • Salvar fotos de um dispositivo digital,
  • Transferir documentos de um dispositivo USB,
  • Ler seus e-mails em um software de e-mail,
  • Fazer uma primeira montagem de vídeo...

Para aprender a digitar mais rápido, não há solução milagrosa além de praticar! Quanto mais você usa o Word e escreve e-mails, mais à vontade você fica com seu teclado. Ah, sim, ainda há algumas dicas e truques para digitar mais rapidamente em um teclado...

A empresa de telefonia TIM, por exemplo, usou o Youtube como plataforma para disponibilizar diversos cursos gratuitos de informática. Entre eles, os mais populares são os cursos de desenvolvimento web e programação. Há também tutoriais com especialistas que ensinam o básico, como o Descomplicando a Informática ou portais voltados para informática em concurso público.

Antes de iniciar uma sessão no YouTube, certifique-se de ter os materiais necessários para que o curso seja rentável:

  • Um computador com RAM suficiente para carregar o vídeo rapidamente,
  • Conexão de Internet de alta velocidade (fibra óptica é o melhor),
  • Um fone de ouvido de áudio de qualidade, para não irritar seus vizinhos, se você trabalhar em um espaço público (coworking, café, etc ...)
  • Lembre-se de trazer um caderno se você não estiver acostumado a registrar suas observações em um software de edição de texto.

É possível informática para a terceira idade?

Como ensinar informática para a terceira idade?
Computadores e idosos: um erro 404? Claro que não!

Hoje o mundo virtual chega como solução para muitos problemas. Ficar em contato com familiares e amigos de todos os lugares do planeta nunca foi tão fácil. Bastam poucos cliques para relembrar bons momentos por meio de fotos ou encomendar medicamentos e produtos para entrega em casa. Sem mencionar as contribuições para a memória e o raciocínio lógico.

No Brasil, dois a cada 10 idosos usam a Internet. Ainda, as projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que o país ainda vai envelhecer até 2050 – passando de 12,5% para 30% a população com mais de 60 anos. Isso se dá devido ao aumento progressivo da expectativa de vida do brasileiro, que era, em 2015, conforme dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 75 anos. Com uma população cada vez mais idosa, é preciso pensar em qualidade de vida e acesso aos meios de comunicação que tornem o dia a dia mais fácil e prático.

Em Portugal, as expectativas para 2050 são ainda mais impressionantes. Segundo uma pesquisa de 2015 das Nações Unidas, a população de Portugal chegará a aproximadamente 41,2% de idosos (+ de 60 anos) em meados deste século.

Veja algumas dicas básicas e práticas para manter os idosos motivados durante a aula:

  • Planeje intervalos regulares para manter a atenção e o interesse, porque o tempo de concentração é menor do que em pessoas mais jovens,
  • Ilustre sempre o potencial dos recursos digitais através de exemplos concretos (compra on-line para a Internet, gerenciamento de contas para um doc Excel, ...)
  • Oriente-os passo a passo, mas não se esquecendo de dar um pouco de autonomia; é contraproducente mastigar o trabalho, por isso deixe-os controlar e manipular as máquinas livremente, em seu ritmo,
  • Simplifique sua vida criando atalhos na área de trabalho para o software mais usado.

Encontre um bom curso excel online!

Muitas associações compreenderam o interesse e o desejo dos idosos por cursos abrangentes de informática, promovendo assim, projetos de inclusão digital para terceira idade. Veja alguns exemplos de conteúdo programático:

Sistema operacional:

  • Conceitos básicos sobre sistemas operacionais;
  • Interface inicial e elementos da área de trabalho do Windows;
  • Gerenciamento de janelas no Windows;
  • Digitação, formatação e gravação de trabalhos;
  • Utilização de ferramentas básicas para realização de desenhos no Paint;
  • Gerenciamento de arquivos e pastas;

Internet básica:

  • Conceitos básicos;
  • Navegando na internet;
  • Ferramentas e e-mail, comunicação instantânea;
  • Fóruns e redes sociais, integração em espaços digitais;
  • Aplicação de transações bancárias on-line;
  • Pesquisas em sites de busca.

Tecnologia da informação aplicada à terceira idade:

  • Conceitos básicos de informática;
  • O ser humano e suas relações com o computador;
  • O domínio, o controle e a segurança das informações;
  • Inclusão digital dos idosos na era das novas tecnologias da informação e comunicação;
  • Ergonomia no uso de computadores;
  • As diversas aplicações das novas tecnologias no cotidiano;

Encontre um bom curso de excel avançado no Superprof!

Muitas associações compreenderam o interesse e o desejo dos idosos por cursos abrangentes de informática, promovendo assim, projetos de inclusão tecnológica. Alguns temas abordados:

  • Iniciação à informática
  • Auxílio na elaboração de currículos e procura de empregos (muitos ainda estão procurando empregos após demissões / reestruturação / contratação de pessoas mais jovens, menos experientes, mas também menos remunerados, além da necessidade de alguns de complementar a miséria da aposentadoria...)
  • Criação de sites,
  • Domínio das modernas ferramentas para se comunicar (smartphone, tablet, laptop, ...)

Além disso, muitas instituições de ensino superior também oferecem cursos como projeto institucional de extensão ou formações gratuitas.

Vamos citar algumas iniciativas abaixo:

Instituto de Química da UNESP - Araraquara (SP), oferece anualmente o curso "Informática Básica para a Terceira Idade" para pessoas acima de 55 anos. Ministrado por docentes e com o auxílio de dois bolsistas e de monitores voluntários, o curso acontece no primeiro e no segundo semestre de cada ano, com uma turma de 27 alunos (cada semestre), 4 horas semanais (total de 60 horas).

  • No primeiro módulo do curso, o educando aprende a identificar a estrutura básica do computador.
  • No módulo sobre o Windows, o educando aprende a abrir e fechar programas e a utilizar e gerenciar, adequadamente, pastas e arquivos.
  • No Módulo sobre o processador de textos Word, o educando aprende a utilizar alguns dos meios de edição de textos: desde a criação de um novo documento até a impressão dele.
  • No módulo sobre Internet aprenda a navegar, fazer pesquisas e downloads, visitar lojas virtuais, etc. Será ensinado a registrar um e-mail gratuitamente, fazer exercícios práticos de envio e recebimento de mensagens com arquivos anexos. Além disso, aprenda a utilizar alguns dos meios de comunicação instantânea (MSNSKIPE).

A USP promove a Universidade aberta à Terceira Idade, um programa através do qual se demonstra e reconhece o papel essencial dos idosos na nossa sociedade. Destina-se a pessoas com mais de 60 anos e disponibiliza vagas em disciplinas regulares, atividades culturais e a esportivas. As inscrições são abertas semestralmente.

Aprenda o básico da informática com um prof particular.
Telas e teclados sem mistério. O meio associativo é uma excelente alternativa!

A Pontifícia Universidade Católica de diversos estados (como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Belo Horizonte) oferece cursos em diversas áreas da tecnologia. Em Porto Alegre, o curso sobre Vida Digital, as pessoas da Terceira Idade trocarão experiências positivas no uso da redes virtuais. O objetivo é promover a inclusão e incentivar a troca de experiências positivas.

Aprenda um ofício na escola de informática

Quer uma carreira em TI? Códigos de computador e software são suas paixões? Seja qual for o motivo, é bem possível começar uma trajetória profissional focada em computação.

Hoje, muitas oportunidades estão abertas para a geração mais jovem que deseja ingressar no negócio de computadores. Mas também é possível aprender em qualquer idade. O setor de TI não conhece a crise, aproveite!

Mas antes de escolher uma escola de informática, saiba identificar suas expectativas em termos de aprendizado . Você quer treinamento inicial, treinamento de estudo de trabalho, aulas noturnas?

Escolas profissionalizantes permitem considerar uma carreira na área. Você pode já ter conhecimentos de informática que podem ajudá-lo mais tarde e orientá-lo em uma área mais do que em outra.

Para pesquisar nas escolas de informática que estão disponíveis para você, você pode procurar na internet as melhores escolas de informática no Brasil e exterior.

Não hesite em entrar em contato com alguns ex-alunos para obter seus comentários sobre a experiência que tiveram na escola. Possibilidade de estágio no exterior, programa, exercícios práticos, professores de informática, pedir todas as informações possíveis.

Saiba que, entre todas as escolas, existem diferentes maneiras de ensinar ciência da computação. Algumas escolas terão um perfil mais artístico (designer gráfico, webdesigner, etc.) enquanto outras serão voltadas para o ensino de engenharia da computação.

Saiba para qual caminho você deseja ir ou escolha uma escola mais geral se ainda não tiver ideias. Muitas escolas oferecem um primeiro ano bastante geral para orientar os alunos para o treinamento ideal.

Que tal estudar sem sair de casa?

Muitos negócios são possíveis após o treinamento em informática:

  • Web designer,
  • Designer gráfico,
  • Editor de Vídeo,
  • Programador,
  • Desenvolvedor,
  • Especialista em segurança da informação,
  • Engenheiro da computação.

Na escola de informática, os alunos aprendem temas como HTML, JavaScrip, JQuery, PHP, MySQL, Python, Ruby, sistemas e redes, análise de dados, etc.

As possibilidades são muitas e as empresas procuram muito esses profissionais qualificados em TI!

Aprender a usar computadores é essencial para os negócios
A globalização diminuiu as barreiras e trouxe mais proximidade com a internet
Precisando de um professor de Informática Educativa ?

Você curtiu esse artigo?

3,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.