Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos gratuitos de informática: isso existe?

De Fernanda, publicado dia 03/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Como aprender informática de graça?

Duas a cada três (66%) crianças e adolescentes brasileiros com acesso à internet se conectam mais de uma vez por dia, aponta a pesquisa “TIC Kids Online”, divulgada em 2016 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação .

Isso significa que a proporção de brasileiros com idade entre 9 e 17 anos que acessam a internet várias vezes ao dia triplicou: em 2014, esse percentual era de 21%. A pesquisa ouviu pessoas nessa faixa etária entre novembro de 2015 e junho de 2016.

Então, nada mais natural do que ver profissionais e idosos procurando por aulas de informática junto aos mais jovens!

Estamos próximos de um futuro em que não existirá mais emprego sem computadores… Portanto, por que não começar a fazer agora aulas gratuitas de informática?

Superprof tem todos os melhores planos para você fazer suas aulas de computação sem pagar nada (ou muito pouco!)! Quer um desenvolvimento pessoal e profissional de qualidade? Vamos lá!

Podemos aprender informática gratuitamente na Internet?

A resposta é, infelizmente, essa: sim e não.

Eu sei, você estava esperando outra coisa, mas vamos explicar agora o porquê dessa resposta.

Por que não fazer aula particular para melhorar seu comando de software de escritório? Os vídeos gratuitos lhe dão os conceitos básicos de computação, mas se você quiser ir mais longe, é melhor planejar um pequeno orçamento para uma formação mais séria.

A resposta à sua pergunta realmente depende de vários critérios:

  • Qual é o seu nível atual de conhecimento em computação (iniciante, intermediário ou especialista, do tipo você já é um programador)?
  • Você tem um orçamento reservado para aprender computação online? Os vídeos pagos oferecem acesso a cursos completos, bem feitos e profissionais. A maioria dos vídeos gratuitos de cursos em informática é de menor qualidade.
  • Qual a sua afinidade com os computadores? Se for alta, você aprenderá muito mais rápido do que se tiver medo de enfrentar um computador …

Você pode aprender operações básicas com cursos on-line:

  • Abrir e manipular um software de escritório (editor de texto, planilha, apresentação…)
  • Criar e salvar um documento,
  • Salvar fotos de um dispositivo digital,
  • Transferir documentos de um dispositivo USB,
  • Ler seus e-mails em um software de e-mail,
  • Navegar pela Internet,
  • Fazer uma primeira montagem de vídeo…

Para aprender a digitar mais rápido, não há solução milagrosa além de praticar! Quanto mais você usa o Word e escreve e-mails, mais à vontade você fica com seu teclado. Ah, sim, ainda há algumas dicas e truques para digitar mais rapidamente em um teclado…

No YouTube, digite “aprender informática”, “aulas de informática para iniciantes”, “noções básicas de computação” ou “aprender a programar” e você encontrará muitos vídeos. Há cursos para todos os níveis e perfis mas geralmente para continuar avançando você precisa adquirir um pacote, para obter um nível de  excel avançado, por exemplo, você precisa investir.

Uma boa maneira é verificar o número de visualizações: se tiver algumas centenas de milhares de visualizações, ele começa a se tornar sério!

Na biblioteca do YouTube, você encontra muitos cursos de informática para iniciantes, com os seguintes temas:

  • Limpeza de arquivos temporários,
  • Personalização do Windows e outros sistemas operacionais,
  • Aprender sobre manutenção do computador (limpar um disco rígido, fazer uma varredura antivírus, esvaziar o lixo, desinstalar softwares, …)
  • Navegar na Internet, fazer uma pesquisa efetiva via Google ou Safari,
  • Realizar sua primeira edição de vídeo.

A empresa de telefonia TIM, por exemplo, usou o Youtube como plataforma para disponibilizar diversos cursos gratuitos de informática. Entre eles, os mais populares são os cursos de desenvolvimento web e programação. Há também tutoriais com especialistas que ensinam o básico, como o Descomplicando a Informática ou portais voltados para informática em concurso público.

Antes de iniciar uma sessão no YouTube, certifique-se de ter os materiais necessários para que o curso seja rentável:

  • Um computador com RAM suficiente para carregar o vídeo rapidamente,
  • Conexão de Internet de alta velocidade (fibra óptica é o melhor),
  • Um fone de ouvido de áudio de qualidade, para não irritar seus vizinhos, se você trabalhar em um espaço público (coworking, café, etc …)
  • Lembre-se de trazer um caderno se você não estiver acostumado a registrar suas observações em um software de edição de texto.

A verdade é que esses vídeos têm o mérito de estar disponíveis e podem inclusive lhe dar a vontade de querer aprender mais ou fazer um curso de informática presencial com um professor particular…

Além disso, o Superprof compilou uma lista de alguns sites gratuitos para fazer aulas de softwares de escritório, instalação de computadores, desenvolvimento de softwares, hardware ou codificação:

  • Google: em sua plataforma Actívate, os usuários podem estudar desde marketing digital até produtividade pessoal.
  • Senar EAD: navegar pela internet ou aprender a com um computador são os objetivos do curso de Inclusão Digital oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
  • CIEE: o Centro de Integração Empresa-Escola oferece cursos de word, excel, HTML, você pode fazer um curso de excel, iniciação a informática, etc.
  • Microsoft: a própria Microsoft disponibiliza diversos cursos de informática básica.
  • Fundação Bradesco: a Escola Virtual, da Fundação Bradesco, oferece o curso gratuito de Introdução à Informática. São 20 horas de conteúdo.
  • Prime Cursos: oferece algumas formações gratuitas como informática básica, Windows 7, WordPress, entre outros.
  • Portal Intel: em seu Portal Next Generation Center, oferece cursos gratuitos de informática básica e avançada.
  • Brasil Mais TI: oferece dezenas de cursos específicos e gratuitos na área de informática, como algoritmos, comunicação visual para web, elementos e lógica de programação, interface com o usuário
  • O Instituto Politécnico de Ensino à Distância disponibiliza cursos de informática online com certificado.

Encontrar um professor de informática entre seus conhecidos

Como aprender sobre computação, uma linguagem de programação ou simplesmente cultura digital usando sua rede?

Divulgue para todo mundo! Conte para seus amigos e sua família que você está procurando ajuda para aprimorar o Visual Basic, por exemplo, aprender os conceitos básicos de programação na web ou conhecer melhor a linguagem html.

Há certamente conhecidos, um primo próximo, um sobrinho ou o cunhado de seu vizinho que pode lhe dar uma mão.

Peça à pessoa “especialista” para dar aquela força e dar uma aulinha de informática para facilitar sua vida, em um momento mais adequado para ela: na hora do almoço, à tarde, em um sábado de manhã, durante uma reunião familiar…

Para espalhar a informação ao seu redor, use a força das redes sociais (principalmente o Facebook), que podem transmitir a mensagem a todos os seus amigos, mas também aos amigos de seus amigos. Enfim, muitas pessoas!

Também recomendamos este artigo: “10 dicas para aprender a mexer em seu computador em pouco tempo”!

Aprenda programação gratuitamente: onde e como?

Por que não entrar na Codecademy para vídeos gratuitos de programação? Não perca na rede! É bem possível aprender os conceitos básicos das linguagens em poucas aulas!

A menos que a cunhada de seu vizinho seja um especialista em codificação ou linguagem de programação, felizmente, você poderá aprender a codificar com a Codecademy!

Codecademy é uma plataforma interativa norte-americana online, lançada em 2011, que oferece o ensino das seguintes linguagens de programação:

  • Python,
  • PHP,
  • Java Script,
  • HTML et CSS,
  • Le Reponsive Design (para desenvolvimento de aplicativos de smartphone),
  • Ruby (ferramenta de criação de site web),

Há também tutoriais em vídeo para criar sites!

Boa notícia: se você não entende muito inglês, saiba o site está disponível também em português.

Zack Sims, cocriador do site, explica:

“Além das escolas, estamos também direcionados a adultos que procuram uma boa formação ou uma mudança de carreira”, diz Zack Sims. “Aprender codificação melhora a sua empregabilidade. Temos muitos exemplos de usuários que conseguiram encontrar ou mudar de emprego graças às aulas da Codecademy. Um deles duplicou seu salário em um ano, passando de técnico em estatística para analista de dados. “

Então, o que você está esperando para criar uma conta nesta grande plataforma?

Agora… Se sua formação em informática é voltada para programação e linguagens como Java, Visual Basic, C ++, Python ou MySQL (sistema de gerenciamento de banco de dados), nada melhor do que fazer exercícios de programação em casa e por conta própria, para não se esquecer do que aprendeu nas aulas! Assim como os músicos, que precisam passar horas se dedicando ao seu instrumento para alcançar níveis profissionais!

Muitas listas de exercícios de programação podem ser encontradas na Internet. Selecionamos duas indicações:

Descubra também como aprender computação com um professor particular!

Faça aulas particulares de informática graças ao Superprof!

Desenvolver seus conhecimentos em programação ou em linguagens com um especialista em algoritmos, sem pagar nenhum centavo, é possível por meio da plataforma Superprof! Embora esta plataforma divulgue aulas particulares que são pagas, existem algumas “dicas” para não desembolsar nada:

Registre-se como professor particular e dê aulas de inglês, matemática, chinês ou canto, se estas forem suas habilidades. Sua renda será usada para pagar suas aulas de segurança informática ou webdesign!

Uma boa solução para estudar computação de graça! Que tal dar aulas de inglês ou espanhol para pagar suas aulas de informática?

Entre em contato com um Superprof e lhe ofereça uma troca de serviços. Uma aula de linguagem C ou linguagem HTML por uma aula de inglês, uma aula de desenho ou uma aula de cerâmica! Você não tem nada a perder!

Economize dinheiro: se o professor se desloca até a casa do aluno ou se a aula particular é feita a distância (via webcam), estima-se que o custo médio de uma hora seja apenas cerca de 40 reais. Não é nada absurdo, certo?

Descubra como aprender informática na terceira idade…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de1,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar