Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

10 dicas para aprender a mexer em seu computador em pouco tempo

De Fernanda, publicado dia 20/12/2017 Blog > Artes e Lazer > Informática > De A a Z: aprenda a informática em 10 passos

“Eu não entendo nada de computadores, não consigo fazer nada… Definitivamente informática não é para mim…”

Quantas vezes você já ouviu essa expressão pela boca de membros da família ou até amigos relatando seus problemas com informática?

Esta preocupação digital é muito comum entre os idosos, mas existem alguns jovens que ainda se sentem envergonhados em compartilhar suas dificuldades apesar da nova geração ultra conectada.

Felizmente, o Superprof está aqui para lhe dar todas as dicas que permitem que você aprenda a ciência da computação de A a Z e consiga superar seu medo do computador… Coloque um fim em todas as suas apreensões!

Saiba como enviar e receber e-mails, adicionar anexos, manipular seu navegador, usar a Internet com segurança, proteger suas contas dos hackers, escolher senhas seguras, adicionar um link de hipertexto em um documento… Tantas atividades necessárias nesse século 21!

A TI é acessível a todos agora! Seja por ensino a distância ou aulas noturnas; cursos gratuitos, aulas de Internet com exercícios corrigidos ou aulas particulares em casa: todas as receitas são boas e devem ser usadas para aperfeiçoar sua cultura científica!

Qual é o objetivo de aprender computação?

A linguagem informática tem algo que pode parecer absurda aos alunos iniciantes. Framework, MOOC, interface gráfica, jQuery, freeware, spyware, UML, linguagem Java, MySQL, programação C, salvar na nuvem, e-learning: palavras que pode assustar alguns e que são um universo à parte !

Mas não se preocupe: em breve, você saberá como decodificar todos esses detalhes! Mas saiba que é preciso ser dedicado e curioso… Sim!

Hoje muitas crianças já aprendem informática na escola desde cedo, por meio de programas lúdicos e divertidos. Mas nem todos têm essa sorte: por isso, precisam encontrar outras soluções.

Saber estudar sozinho é importante, porque o uso diário do computador continua sendo um imperativo para avançar efetivamente.

O primeiro a usar um computador. O primeiro passo é saber como aprender: acabar com os preconceitos e o medo de descobrir o mundo da informática.

1. Compreender um sistema operacional

Em primeiro lugar, você precisa entender os conceitos básicos de computação, isto é:

  • Entender como funciona um computador: o que há nele?
  • Como ele liga / desliga?
  • Quais dispositivos podem se conectar e onde (USB, Firewire, HDMI …)?
  • Como configurar uma impressora?
  • Como se conectar a uma rede wifi?

Você precisa entender os fundamentos da informática, assim como o pedreiro constrói os alicerces concretos da casa antes de levantar a estrutura. Para entender a arquitetura dos computadores, saiba como identificar:

  • o monitor ou a tela;
  • a torre / a CPU que abriga o processador (às vezes a CPU é integrada com o monitor, este é o caso da maioria dos modelos fixos da Apple);
  • teclado e mouse, conectados em modo com ou sem fio;
  • dispositivos externos, para se conectar: ​​modem, impressora, scanner, disco rígido externo, chave USB, altofalantes (jack neste caso), muitas vezes plugados nas portas USB da sua “torre”.

Se você está começando a aprender o computador e / ou sua cultura digital é próxima de zero, você pode ler alguns tutoriais na Internet, incluindo este guia para iniciantes que detalha os principais componentes um computador, bem como os jargões básicos de computação. Existem cursos on-line muito bons!

2. Aprenda ciência da computação: navegue na Internet

Não estamos falando em se tornar um desenvolvedor web, desenvolver código-fonte e aprender HTML, pelo menos agora, mas saber navegar na Internet com facilidade, sem medo de quebrar seu computador e sem pedir socorro para aquele seu amigo geek!

Para se conectar à Internet, você precisa de um provedor de acesso à World Wide Web, a expressão em inglês por trás do famoso “www” que precede a maioria das URLs. Para isso, não é complicado, porque hoje há muitos provedores no mercado oferecendo seus serviços a preços mais acessíveis.

Não vamos detalhar cada uma das ofertas, mas saiba que:

  • As diferenças estão na assinatura do plano (com ou sem assinatura. E preste atenção às ofertas especiais limitadas apenas ao primeiro ano);
  • os preços variam em função da velocidade da conexão com a Internet (velocidade de download e upload) – de 1 mega a 90 mega por exemplo;
  • considere associar a Internet com um plano de celular para beneficiar de descontos interessantes (pela TIM, pela Vivo).

Você também vai precisar instalar um navegador de internet. Os mais utilizados são:

  • Internet Explorer, agora substituído por Edge;
  • Mozilla Firefox;
  • e Google Chrome.
  • Os usuários de Mac (computadores da marca Apple) preferem o Safari, o navegador da Apple, que também funciona muito bem.

3. Domine o editor de texto

Um curso do pacote Office é a base para começar a usar os recursos do computador. Mas não é necessário passar por uma escola de informática para aprender os conceitos básicos de computador e o próprio Word!

Muitos cursos e tutoriais gratuitos estão disponíveis na web!

Saiba como elaborar um relatório de reunião, atualizar seu currículo, fazer uma lista de compras ou redigir e-mails: tudo isso passa pelo software de edição de texto como o Word, ou então, para os mais profissionais ou perfeccionistas – pelos softwares de editoração eletrônica como QuarkXPress e Adobe InDesign.

Se você é pão duro ou não quer enriquecer a Microsoft ainda mais, você pode acessar um software livre, como o OpenOffice, desenvolvido pelo Apache.

Uma vez que seu software de edição de texto estiver instalado, por que não realizar um curso introdutório com um professor particular do Superprof? Ou, se você for esperto, proponha uma troca com um amigo: um curso de informatica gratuito em troca de um almoço no restaurante – tudo é negociável, cabe a você encontrar o ponto fraco do seu amigo!

Ditado é excelente para aprender ortografiaInstale um software de edição de texto e acabe com o desperdício de papel!

Além disso, você vai precisar criar uma conta de e-mail (o Gmail é um dos melhores fornecedores do mercado, completamente seguro e gratuito até 15 GB de dados) e configurar o software de e-mail como o Outlook, o Thunderbird (Windows / Mac) ou Apple Mail (apenas Mac).

Hoje, no entanto, muitos usuários da Internet evitam o software de e-mail para poder visualizar seus e-mails em seus smartphones. Existem muitos cursos on-line para configurar uma caixa de correio no celular e aprender sobre Internet mobile!

4. Saiba como salvar seus dados aprendendo informática

É isso mesmo, você criou seus primeiros documentos, talvez até tenha feito seu primeiro curso excel online ou presencial (planilha eletrônica) para controlar seu orçamento doméstico. Demais!

Mas isso não é suficiente… Imagine se tudo isso desaparecesse durante a noite? Materiais de apoio de cursos, fotos de férias, apresentações em PowerPoint para o trabalho, programas de computador instalados … Tudo isso perdido!

Pense em todas essas empresas que foram atacadas por hackers… Pois bem! Saiba que não é necessário aprender programação para fazer uma cópia de segurança de seus documentos…

Existem essencialmente duas maneiras de fazer backup de seus documentos e de outros programas de computador:

  • on-line, em um espaço virtual (na verdade, os dados são armazenados em um servidor seguro) no que é chamado de “nuvem” – os hosts da Web geralmente fazem isso automaticamente de tempos em tempos para seus vários clientes;
  • em um disco rígido externo, que você conecta ao seu computador via wifi ou USB para depois proceder a backups regulares de seus documentos – uma vez por semana no ideal, ou um backup mensal no limite.

Os backups também são uma ótima prática para manipular seu computador, navegar em seu disco rígido principal e seu disco de backup (melhor ter dois e alterná-los). As duas técnicas descritas acima são, naturalmente, complementares e é o que recomendamos para mais segurança. Também é comum fazer uma cópia do backup em um segundo disco rígido, no caso de o primeiro disco rígido sofrer uma “pane”: você nunca sabe!

Os serviços de backup de dados on-line na nuvem geralmente são gratuitos até uma certa quantidade de dados (expresso em GB).

5. Aprender informática de A para Z também é conhecer alguns softwares fundamentais…

Nós não estamos falando em como se tornar um programador, mas aprender os conceitos básicos de algum software que pode ser extremamente útil para você:

  • software de edição de fotos, como o Photoshop (desenvolvido pela Adobe);
  • edição de vídeo para fazer filmes de sua família (você pode aprender a adicionar créditos e legendas, criar sequências estéticas, colocar uma trilha sonora …);
  • Aprender HTML se você pretende criar sites.

6. Faça a manutenção básica do seu computador

Ao assistir aos tutoriais gratuitos na web ou procurar na Internet o termo manutenção do computador, você encontra rapidamente algumas instruções fáceis de executar com regularidade:

  • limpeza de tela e teclado;
  • esvaziar o cache do seu navegador de internet;
  • apagar arquivos temporários;
  • formatar uma chave USB;
  • remover o interior da sua CPU;
  • ou mesmo desinstalar um programa corretamente …

Você vai ficar mais orgulhoso de si mesmo quando souber fazer tudo por conta própria, sem precisar pagar caro pelo serviço profissional!

7. Aprender computação: codificação e programação?

Para se familiarizar com uma linguagem de programação e aprender o básico, você pode ir ao YouTube e assistir a alguns vídeos sobre engenharia de software.

Procurando por cursos de informática on-line gratuitos? Dê uma olhada no site da Codecademy, uma plataforma online interativa que oferece aprendizado gratuito de seis linguagens de programação, como Python, PHP, JavaScript ou linguagens web, como HTML e CSS.

No Linux, como no Mac ou no Windows, se você aprender PHP vai fazer maravilhas tecnológicas!

Encontre o melhor profe para seu curso de informatica online no Superprof!

8. Crie um site!

Não é necessário ser um desenvolvedor web para criar um site!

Existem sites onde você consegue comprar rapidamente um nome de domínio. Então você só precisa escolher um “template” e instalar o WordPress, uma plataforma de publicação que é muito fácil de usar!

O melhor de tudo: o WordPress é um software livre e de código aberto. O PrestaShop é um equivalente na área de comércio eletrônico. Vale a pena conhecer.

9. O que é segurança informática?

Nas escolas de informática, este assunto é um dos conteúdos de base, porque é obrigatório proteger redes e ferramentas informáticas para proteger os bilhões de dados que são armazenados e trocados em redes de computadores! As empresas podem falir em caso de pirataria!

Os hackers mais brilhantes recebem frequentemente ofertas valiosas para se juntarem a agências governamentais ou departamentos de TI de multinacionais (Google, por exemplo). só para ajudar a fortalecer a segurança de suas redes!

Com a ajuda de recursos e softwares, como antivírus ou um firewall, você tem uma boa base de segurança para seu computador.

10. Faça aulas particulares para aprender ciência da computação

Nada melhor que fazer aulas particulares para aprender ciência da computação.

Conheça seu equipamento informático e aprenda a usá-lo efetivamente:

  • Aprender codificação?
  • A programação Oracle?
  • Saber mais sobre o desenvolvimento de aplicativos?

A linguagem comum de sintaxes de lisp ou actionscript é amplamente utilizada em mais de um servidor web ou para realizar um projeto de computador em linguagem básica sem aprender Python ou aprender PHP. O mundo da informática é um oceano de conhecimentos e descobertas…

São tantos conteúdos que podem ser explorados pelas centenas de professores particulares de informática, que oferecem seus serviços na rede ou através de organizações de apoio escolar. O Superprof tem a vantagem de oferecer uma avaliação em cada perfil de profissional, realizada pelos alunos passados. Excelente para dar uma ideia da competência do seu futuro professor!

Descubra também como aprender computadores na terceira idade… Porque não há idade para começar ou se tornar um profissional!

Encontre o melhor profe pra seu curso de excel no Superprof! Também há professores capacitados para cursos de excel avançado!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,00 sob 5 de 4 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar