Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossos melhores conselhos para ser mais rápido no teclado

De Fernanda, publicado dia 15/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Dicas de informática

Em 1987 o economista Robert Solow, ganhador do Prêmio Nobel, observou: “os computadores estão por toda parte, exceto nas estatísticas de produtividade”.

Nós já sabemos: os computadores e a internet estão mudando as relações e a comunicação e estão obrigando usuários em todo o mundo a utilizar suas máquinas cada vez mais depressa.

Praticamente todos – com exceção das gerações mais antigas ou das camadas da população sem acesso à tecnologia – sabem como digitar em um teclado de computador.

Isto é ainda mais verdadeiro entre jovens nascidos a partir dos anos 1980: aprender a digitar se tornou processo natural e espontâneo ao desenvolvimento das crianças e adolescentes.

No entanto, ainda existem pessoas que não sabem onde posicionar seus dez dedos no teclado.

E o que dizer de nossos avós, que conheciam tão bem a boa e velha máquina de escrever? E a velocidade da digitação? Como aprender todos os atalhos de teclado AZERTY ou QWERTY e para que isso serve?

Tanto para você que tem um Windows ou para você que possui um MAC, os atalhos têm o objetivo principal de economizar tempo, seja na edição de texto ou em softwares de edição de imagem, por exemplo.

Enquanto algumas pessoas juram que o MacBook Air ou o MacBook Pro ainda são as melhores máquinas – conhecidas por sua velocidade e imunidade à maioria dos vírus -, o Microsoft Windows continua a equipar 88,07% dos PCs das empresas em 2017.

Conhecer seus atalhos e aprender a digitar mais rápido sem erros utilizando dez dedos é o segredo para aumentar a produtividade em qualquer trabalho.

O Superprof traz aqui neste artigo os melhores atalhos de teclado e as super dicas para a digitação rápida.

Como aprender a digitar mais rápido?

O primeiro a usar um computador. O primeiro passo é saber como aprender: acabar com os preconceitos e o medo de descobrir o mundo da informática.

As gerações mais jovens, que já nasceram dominando os touchscreens, começam a aprender a digitar no teclado mesmo antes de ir para a escola, e os idosos, por sua vez, estão cada vez mais aprendendo sobre o mundo digital e integrando as redes sociais.

Entre 2012 e 2016, a porcentagem de brasileiros com mais de 60 anos que usa internet cresceu de 8% para 19%, segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Saber digitar bem não significa apenas digitar rápido. Saber digitar bem é conseguir escrever tranquilamente em um software de edição de texto – Word ou OpenOffice -, utilizando atalhos de teclado, sem erros de digitação e sem criar vícios que prejudicam o trabalho.

A primeira dica para aprender a digitar mais depressa é a postura corporal. Uma postura incorreta pode provocar dor nas costas, fadiga muscular e distúrbios músculo-esqueléticos, como tendinite e tenossinovite ou síndrome do túnel do carpo.

Veja algumas dicas básicas para se posicionar corretamente e conseguir manusear o teclado facilmente:

  • Se instale em um local confortável, bem iluminado e bem ventilado
  • Digite em uma mesa; é proibido escrever com o computador no colo (ou ainda pior, deitado na cama…),
  • Deixe as costas retas e os pés planos no chão,
  • Os pés devem estar alinhados com os ombros, as pernas paralelas
  • Coloque os pulsos no mesmo nível que o teclado, para curvar bem os dedos,
  • Mantenha a sua caixa torácica livre para respirar bem,
  • Posicione sua cabeça e ombros para trás para que você não fique com as costas arqueadas
  • Exale exercitando os abdominais, para manter um estômago plano,
  • Ajuste a sua cadeira na altura adequada,

Além disso, há o posicionamento dos dedos. Na letra F e na letra J o teclado possui um alto-relevo, ele serve para identificar a posição correta dos dedos sem a necessidade de olhar para o teclado. Antes de começar a digitar, posicione o dedo indicador esquerdo na tecla “F” e o dedo indicador direito na tecla “J”.

Em seguida, cada dedo tem seus locais precisos: use o dedo indicador esquerdo para digitar V, B, F, G, R, T, 4 e 5. Use o dedo indicador direito para digitar N, M, H, J, Y, L, 6 e 7 . Utilize o dedo médio da mão esquerda para digitar C, D, E e 3. Já o dedo médio direito, por sua vez, para digitar a vírgula, K, I e 8. O dedo anelar da mão esquerda digita o X, S, W e 2, além da tecla windows. O dedo anelar direito para digitar vírgula, L , O e 9. Use os dedos mindinhos para digitar todas as teclas nas laterais esquerda ou direita do teclado, incluindo as teclas Shift, Enter, Tab, etc. O espaço fica a cargo dos polegares.

Por fim, o ideal é digitar sem olhar para seu teclado. Uma boa técnica é escrever cobrindo as mãos com uma folha ou um pano. Vale a pena tentar!

O top de atalhos no teclado do Mac

Como descobrir os atalhos no apple? Macintosh: ame-o ou deteste-o!

Steve Jobs foi pioneiro no desenvolvimento global de computadores pessoais, tocadores de música digitais, smartphones e touch pad, gerente geral da Apple Inc, diretor da Pixar Studios e membro do conselho de administração da Disney.

Juntamente com Steve Wozniak (nascido em 1950) e Ronald Wayne (nascido em 1934), Steve Jobs fundou a empresa Apple em 1976. Comercializaram o primeiro Macintosh em 1984, um dos primeiros computadores com interface de usuário e mouse.

Para muitos usuários, todos os recursos do Macbook Pro ou Macbook Air – com Mac OS X – são superiores ao Microsoft Windows.

Segundo os adeptos, a Apple e seu computador teriam um melhor desempenho devido a:

  • Sua área de trabalho mais fluida,
  • Melhor navegabilidade nas pastas, de maneira silenciosa,
  • Uso garantido sem “bug”.

Mas você, que acabou de comprara a sua máquina e pretende começar suas atividades profissionais ou pessoais com seu Apple: como abrir o gerenciador de tarefas em poucos segundos e sem nenhum clique? Como navegar entre as janelas do seu navegador e como utilizar os atalhos disponíveis para o Photoshop e agilizar o seu projeto?

A equipe editorial do Superprof reuniu os melhores atalhos de teclado do Mac.

Copiar, colar, recortar

É fácil: com o ponteiro do mouse, coloque o cursor no início do item desejado e selecione-o.

Em seguida, mantenha pressionado o botão Cmd (⌘) e pressione simultaneamente o botão “C”. Nada acontece, mas com ⌘ + C, o computador salvou o item destacado.

Pressione a tecla de comando Cmd novamente, depois pressione «V»: Cmd + V permite copiar de forma idêntica.

Para recortar, basta pressionar o comando Cmd + X.

Selecionar tudo

Para evitar de ter que selecionar frase por frase ou parágrafo por parágrafo de uma página da Internet, basta efetuar o atalho “selecionar tudo”. Uma única manipulação: Cmd + A.

Encontrar

O atalho Cmd + F é o melhor amigo do usuário, que encontra em menos de um segundo as palavras que foram perdidas de vista.

Salvar

Às vezes, softwares como o WordPress têm um backup automático. Mas não é o caso de todos. Para antecipar um possível erro – embora no Mac, isso seja tão raro quanto uma inundação no deserto – existe um atalho rápido para garantir seu trabalho: o Cmd + S salva o documento ativo.

Inverta as cores do computador

A tela do Mac usa uma cor predominantemente branca, que consome energia, e que pode ser deslumbrante. Para atenuar isso, é possível mudar para preto. O comando: tecla Ctrl + Alt + Cmd + 8.

Ajuste o volume com precisão

Ao pressionar a tecla Alt + Shift + e tecla + ou -, o som pode variar em 1/4 de ponto. Isso também pode ser usado para aumentar a nitidez da imagem ajustando o brilho da tela.

Forçar o reinício do Mac

Você pode forçar o reinício do computador pressionando Ctrl + Cmd + botão de energia.

Colocar em repouso

Se um programa estiver em execução e você precisa se ausentar, basta colocar o computador em modo de repouso sem perder os dados ativos: para fazer isso, pressione o botão Ctrl + Shift + Power.

O top dos atalhos no teclado de um PC

O top 10 dos atalhos no teclado de um PC. Quais as melhores teclas para digitar mais rápido no Windows?

Segundo o portal NetMarketshare, no uso residencial, o Linux ocupa apenas 2,33% do mercado — o SO mais famoso para essa finalidade é o Windows com 88,87%, e o Mac com 8,06%. Os dados se referem ao cenário global, e não apenas ao Brasil.

De todos os acessórios de um computador, o teclado continua sendo um equipamento fundamental, seja nos padrões AZERTY ou QWERTY.

Atividades como edição de texto no Word, edição de imagens no Adobe Photoshop, desenvolvimento web, web design, etc., exigem inevitavelmente um trabalho rápido e de qualidade. E como fazer isso? É simples! Com atalhos!

A equipe editorial do Superprof analisou os melhores atalhos de teclado para você se sentir em casa com o Windows. Descubra agora e ganhe tempo!

Copiar, colar, duplicar…

Podemos economizar tempo pressionando a tecla Ctrl (o equivalente da tecla Cmd no teclado do Mac) e realizar:

Ctrl C,
Ctrl V.

É a ferramenta preferida de qualquer pessoa que pretende acelerar sua velocidade de digitação.

Recortar e colar

Quando você pressiona Ctrl e depois X, o texto ou a imagem desaparecem do campo de visão. Isso não serve para excluir, mas para mover a seleção para a área de transferência: o conteúdo pode ser então colado (Ctrl + V) em outro lugar.

Restaurar

Um erro foi feito, eu não deveria ter apertado o botão “Delete” para excluir? Faça uma Ctrl Z para reestabelecer a situação inicial. Isso é perfeito para quem usa ferramentas com números e precisa corrigir algo, num curso de excel as pessoas restauram muito as formulas.

Encontrar na página

Comando ideal para observar a frequência de uma palavra ou para encontrar um conteúdo em um texto longo. O comando de busca do Windows ou do navegador possibilita acessar o essencial com as teclas Ctrl + F.

Selecionar tudo

Em vez de rolar toda a página com o botão esquerdo do mouse pressionado, um único comando destaca todo o conteúdo: é o famoso Ctrl + A.

Abra o gerenciador de tarefas

O tradicional Ctrl Alt Delete abre a caixa de diálogo fornecida para este fim.

Mudar de uma janela para outra

O atalho Alt Tab permite que você visualize as janelas em miniatura e assim consiga encontrar aquela que pretende utilizar.

Ocultar todas as janelas

Ideal para visualizar a área de trabalho, a tecla Windows + D minimiza todas as janelas na barra de tarefas. Mais um toque de Windows + D faz mostrá-los novamente.

Alternar uma janela

Funciona apenas quando você estiver trabalhando com várias telas (pelo menos duas), e permite mover uma página para a esquerda ou para a direita:

Windows + tecla Shift + teclas de seta (seta para a esquerda ou para a direita).

Crie um desktop virtual

Quando a tela é pequena, por exemplo em um laptop de 10 ou 13 polegadas, pode-se criar um desktop virtual.

Um desktop virtual novo se reproduz de forma idêntica, à direita do primeiro. O comando é simples: Ctrl + Windows + D (como Desktop).

Isso permite que você faça malabarismos com muitas páginas sem ficar perdido.

Claro, existem muitos outros atalhos no Windows. Precisa de ajuda?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar