Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Chrome, Firefox, Safari, Opera e Internet Explorer….

De Fernanda, publicado dia 18/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Saiba tudo sobre navegadores web

“Quem domina Internet, domina o mundo …” – Christophe Bonnefont

Hoje em dia, navegar em sites na world wide web é fundamental para se manter atualizado nesse mundo e explorar todo o universo vivo que existe na internet.

Sim, mas aqui está justamente a questão: uma tela e um microprocessador não são suficientes para entrar e visitar uma URL.

É por isso que nós estamos aqui para analisar e avaliar o mundo dos navegadores 2.0…

O que é um navegador?

Certamente uma das primeiras coisas que você vai aprender em sua aula de informática on-line!

Para navegar a partir de um dispositivo eletrônico, é necessário um software que saiba ler e interpretar as linguagens HTML (XHTML agora), PHP e outros JavaScript ou Flash. Isso faz com que você visualize as páginas com uma apresentação legível, de forma agradável aos olhos (trabalho dos bons designers e programadores web).

Por definição, um navegador é uma interface gráfica que baixa dados (texto, imagens, gráficos, vídeos, áudios) e os apresenta aos usuários de uma determinada forma.

O primeiro deles remonta ao ano de 1990: WorldWideWeb, uma obra de Tim Berners-Lee. No entanto, foi necessário aguardar até 1993, com o NCSA Mosaic, para que fosse possível exibir imagens e formulários de maneira ativa.

Na maioria das vezes, um programa desse tipo é instalado automaticamente, de modo que raramente você precisa dedicar muito tempo a isso.

A livre concorrência, no entanto, permite que as pessoas consigam selecionar o navegador de sua escolha, que tenham vários em sua máquina, que troquem quando bem entenderem…

O download do Firefox para Android pode ser uma boa maneira de desfrutar a melhor web em tela cheia e com atalhos de teclado intuitivos. Um navegador é mais rápido quando é aberto imediatamente ao clicarmos nele e também quando baixam os elementos de uma página de forma instantânea.

Problemas de cookies, vírus ou erros de repetição são alguns dos tantos motivos que levam os usuários a trocarem de navegadores.

Ter vários no mesmo dispositivo pode, de acordo com algumas pessoas, causar problemas de convivência; apesar disso, é uma garantia de conseguir consultar todos os sites.

Apesar de ainda existirem softwares para leitura de correio eletrônico (como o Thunderbird), é cada vez mais comum consultar sua conta do Gmail (conta do Google) ou outro webmail por meio de um navegador rápido. O mesmo vale para as mensagens instantâneas: a maioria delas já está sendo utilizada via navegador para que mais um aplicativo não influencia na velocidade da máquina.

Ao contrário da maioria dos demais softwares, os navegadores da Internet são sempre gratuitos –  talvez com algumas exceções aqui ou ali, condenadas ao fracasso e ao rápido desaparecimento.

Os principais sistemas operacionais atualmente em uso são Windows, Mac OS, Linux / Ubuntu, iOS e Android.

Cada um deles tem suas próprias peculiaridades, daí a existência de navegadores específicos para cada sistema operacional: é isso que vamos ver agora.

Você sabia que seus dados pessoais podem precisar de proteção na web?

Top 5 dos navegadores

Hoje, e este tem sido o caso por algumas décadas, três grandes sistemas operacionais compartilham o mercado de informática. Aqui estão eles, por ordem de importância:

  • Windows, a multinacional bem sucedida de Bill Gates, com seus Windows 93, 95, 98, 2000, XP, Vista, 7, 8, 9 e 10 … O gigante da informática ganhou cedo os corações das empresas e dos gamers.
  • Mac OS, a criação altamente protegida da Apple, sob a benção de Steve Jobs, do Classic ao X e do 0.0 ao 10.12.6. A marca de maçã mordida sempre teve seus fãs, como nos setores de edição, cinema e fotografia.
  • Linux ou Ubuntu (GNU), em plena ascenção devido à sua gratuidade (open-source), popular entre profissionais da informática e entusiastas da open-source, surgiu em 2004 e se aperfeiçoou ao longo do tempo.

Dentro destes três mundos totalmente desenvolvidos e altamente compartimentados, um número infinito de navegadores da internet vem à tona.

Vamos mencionar os 5 softwares mais populares (dependendo da participação de mercado) por usuários do mundo inteiro, logicamente em busca do melhor navegador:

  • O Google Chrome conquistou em julho de 2017 mais da metade dos usuários de internet no planeta. O navegador deve sua existência ao Chromium, um “projeto gratuito”, e tem a vantagem de rodar no Windows, Mac e Linux (entre outros).
  • O Safari consegue boa avaliação de quase um a cada cinco usuários da Internet, sendo navegador preferido do Mac, mas rodando também no Windows, pelo Webkit.
  • O Internet Explorer (em 2015, substituído por Edge) ainda atrai uma a cada dez pessoas: perdeu muitos usuários desde o momento em que surgiu com o Windows!
  • O Mozilla Firefox satisfaz cerca de 7% dos usuários e tendo, como o navegador Chrome, a vantagem da versatilidade: é um navegador altamente recomendável.
  • Já o Opera atrai pouco mais de 2% de todos os usuários na web. É surpreendente por causa de sua natureza multiplataforma que o faz eficaz até mesmo nos sistemas operacionais mais raros e menos conhecidos, com algum sucesso no mobile.

Encontre um bom profe para sua aula de excel avançado ou iniciante no Superprof!

Como navegar gratuitamente na WEB? Qual é o seu preferido? A concorrência entre navegadores é acirrada!

Gráfico de compatibilidade do navegador para celular

Agora vamos nos concentrar em celulares (principalmente smartphones, porque eles são muito mais confortáveis ​​para a navegação) e tablets (iPad, iPod …).

Às vezes, falamos de “microbrowsers”, um termo que é autoexplicativo.

É para nós a ocasião de elaborar uma tabela completa das possibilidades de navegação que lhe são fornece de acordo com seus equipamentos:

Nome do browserEmpresaSistemas CompatíveisAno de criação
Google Chrome/ChromiumGoogleAndroid, iOS, Windows, Mac, Linux2008
SafariAppleiOS, Mac et Windows (à partir d'XP)2003
FirefoxMozzilaiOS (depuis 2015), Android, Windows, Mac (OS X), GNU/Linux2002
EdgeMicrosoftWindows 10, Xbox One2015
Internet ExplorerMicrosoftWindows (fin du support en 2015)1995
OperaOpera SoftwareiOS, Android, Nintendo DS, Symbian, Mac (OS X), Linux, BSD, Solaris, Windows, OS/2, QNX1994
UC BrowserUCWebiOS, Android, Windows Phone, RT, S60, CE, Bada, J2ME, BREW, MTK2004
Lynxlynx-devUnix, VMS, MS-DOS, Windows, Mac (système 7 minimum)1992
Avant BrowserAvant ForceWindows (2000, XP, Vista et 7)2004
Maxthon Cloud BrowserMaxthon International LimitedWindows, Linux, OS X2006

Para não ficarmos restritos a uma única interface de usuário alternativa, ainda podemos mencionar Seamonkey, Rockmelt, Camino (nativo para Mac OS X) e Dolphin Browser HD…

Como escolher o melhor navegador de internet?

O usuário comum quer acessar a Internet acima de tudo para consultar ou criar conteúdo na web.

Ainda assim, a questão do melhor navegador web é, em grande parte, subjetiva.

Infelizmente, é praticamente impossível declarar um navegador como melhor do que outro. Todos possuem características muito semelhantes, o que é natural se considerarmos que eles se concentram em atender o mesmo propósito: oferecer a melhor experiência de navegação.

Nossa dica: se você consultar e ler a nossa tabela, pode instalar uma versão estável e compatível com seu sistema.

Depois, procure elaborar a sua própria opinião, a partir de sua experiência pessoal: com base na memória RAM, na presença de malwares, na instalação de um plugin bloqueador de pop-ups ou de um antivírus gratuito (como Avast)… A escolha do navegador será diferente em função desses elementos.

Como se proteger na web! Os navegadores devem oferecer elementos para que você surfe de forma anônima e desta maneira não ser rastreado pelos sites que você visitou.

Além de observar nas estatísticas os navegadores mais populares e mais eficientes em função de cada recurso, a verdade é que não existe uma resposta pronta! Especialmente porque a questão da navegação é muito variável para cada pessoa: há quem prefira vídeos do YouTube, ouvir Vivaldi, navegar na Internet em alguns sites não certificados, usar uma versão mais antiga por hábito, testar uma versão beta para um design mais moderno …

É verdade que alguns navegadores são mais bem reconhecidos em um aspecto técnico ou outro, mas há um forte relação com o “gosto pessoal” de cada usuário. Enquanto um recurso pode não ser tão importante para você, para outra pessoa pode ser considerado essencial.

Dependendo da marca do seu smartphone e do seu tablet, a funcionalidade no sistema não será a mesma. Por exemplo, o Opera Mini tem a vantagem de reduzir os dados armazenados (arquivos temporários) pelo seu disco rígido.

Há algumas atitudes a adotar para evitar decepções: tenha apenas um navegador padrão, desinstale qualquer malware ou spyware (se sua página de inicialização tiver mudado, você deve redobrar a atenção), evite clicar em anúncios e publicidades estranhas (ou até mesmo usar um software bloqueador de anúncios, estilo Adblock), limpe o cache do navegador, exclua o histórico regularmente, obtenha um bom antivírus, não instale nada que seja supérfluo ou desconhecido, preste atenção a novos recursos, ajuste suas configurações avançadas, escolha seu mecanismo de busca padrão, reinstale um novo navegador em caso de falha ou lentidão anormal…

Lista de navegadores que deixaram de existir

Por simples nostalgia da época em que surgia a Internet, por curiosidade ou desejo de desenvolver seu próprio projeto de open-source inspirando-se nos códigos-fonte dos melhores aplicativos do passado, pode ser interessante mencionar alguns dos navegadores antigos que não existem mais, mas que revolucionaram o mercado (algo que você também vai aprender em suas primeiras aulas de computação):

  • O Netscape Navigator (descontinuado em 2008) foi criado pelo desenvolvedor da Mosaic Marc Andreessen: foi o navegador mais usado antes de ser substituído em 2000 pelo Internet Explorer, e é graças a ele que utilizamos a palavra navegador em português para browser!
  • NCSA Mosaic é um antepassado criado em 1992, nascido sob X Window e Macintosh, sem quais URLs em “www” não existiriam …
  • NetPositive – ou “Net +” – é o primeiro criado do sistema BeOS: com eles nos sentimos um pouco velhos…!

Em qualquer caso, não se esqueça de monitorar suas extensões e proteger a sua privacidade. Um navegador seguro permite identificar, usando alguns filtros, se a página não é perigosa, se possui algum software mal-intencionado, se possui algum mecanismo que queira roubar a sua identidade, processo conhecido como “phishing”, em inglês.

Além disso, um bom navegador gratuito deve, além de ser econômico, oferecer um controle parental seguro, uma fluidez infalível, boa velocidade e compatibilidade entre versões atualizadas.

Descubra aqui também nossas aulas de informática para principiantes!

Saiba como encontrar um bom curso de excel ou então um curso de informatica online aqui no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar