Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As melhores dicas para saber teclar rapidamente no computador

De Fernanda, publicado dia 08/03/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Como aprender a digitar mais rápido?

Hoje em dia, saber como digitar depressa é uma competência quase obrigatória no mundo todo, uma vez que o computador se tornou parte integrante de nossas vidas diárias.

As gerações mais jovens, que já nasceram dominando os touchscreens, começam a aprender a digitar no teclado mesmo antes de ir para a escola, e os idosos, por sua vez, estão cada vez mais aprendendo sobre o mundo digital e integrando as redes sociais.

Entre 2012 e 2016, a porcentagem de brasileiros com mais de 60 anos que usa internet cresceu de 8% para 19%, segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Mas será que todos os usuários sabem como digitar depressa e utilizar os seus dez dedos no teclado, de forma a otimizar a digitação sem erros?

Saber digitar bem não significa apenas digitar rápido. Saber digitar bem é conseguir escrever tranquilamente em um software de edição de texto – Word ou Openoffice -, utilizando atalhos de teclado, sem erros de digitação e sem criar vícios que prejudicam o trabalho.

Como nos bons e velhos tempos da máquina de escrever, digitar é uma arte!

E, como em todos os campos da arte, acelerar sua velocidade de digitação no teclado Azerty ou em um teclado Qwerty é um exercício que exige tempo e perseverança.

O Superprof traz aqui aos seus leitores as melhores dicas para aprender a digitar rapidamente no teclado do seu computador.

Adquira uma boa postura para aprender a digitar bem no teclado

Quem ainda procura pelas letras e digita utilizando apenas dois dedos, escrevendo no máximo cinco ou seis palavras por minuto – o famoso “catar o milho”? Para aprender a digitar o teclado do computador, não existem muitos segredos. A primeira dica é: você precisa estar bem instalado.

Não se esgueirar no seu sofá para escrever. Uma boa postura no computador evita problemas de esforços de repetição. Na digitação, evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo. E atenção: esqueça o seu confortável sofá ou sua cama!

A posição sentada por um período prolongado pode provocar muita dor se você não estiver instalado corretamente. O que pode tornar a tarefa ainda mais árdua se você tiver de procurar cada localização das letras do alfabeto, caracteres especiais ou pontuação (cedilha, acento agudo, acento grave, traços, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, etc.).

Uma postura incorreta pode provocar dor nas costas, fadiga muscular e distúrbios músculo-esqueléticos, como tendinite e tenossinovite ou síndrome do túnel do carpo.

Para aprender a escrever o mais depressa possível com as duas mãos sem lesionar nenhuma parte do corpo, veja algumas dicas básicas para se posicionar corretamente e conseguir manusear o teclado facilmente:

  • Se instale em um local confortável, bem iluminado e bem ventilado
  • Digite em uma mesa; é proibido escrever com o computador no colo (ou ainda pior, deitado na cama…),
  • Deixe as costas retas e os pés planos no chão,
  • Os pés devem estar alinhados com os ombros, as pernas paralelas
  • Coloque os pulsos no mesmo nível que o teclado, para curvar bem os dedos,
  • Mantenha a sua caixa torácica livre para respirar bem,
  • Posicione sua cabeça e ombros para trás para que você não fique com as costas arqueadas
  • Exale exercitando os abdominais, para manter um estômago plano,
  • Ajuste a sua cadeira na altura adequada,

Para digitar cada vez mais depressa no teclado, é preferível começar exercitando com textos em português.

No Brasil, os teclados dos computadores – Mac ou Windows – seguem o padrão QWERTY. O nome QWERTY vem da disposição das seis primeiras letras do teclado alfabético. Criado por volta de 1870 por Christopher Sholes, originado na máquina de escrever, o padrão visa facilitar a digitação, pois as teclas foram organizadas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa.

Também será necessário aprender os atalhos mais utilizados no teclado. E, de novo, nada disso tão difícil assim.

Pronto para aperfeiçoar sua velocidade de digitação? Partiu!

Saiba que você precisa aprender a digitar sem olhar os dedos.

Um professor de música vai dizer o mesmo para seus alunos iniciantes no piano: para tocar bem, você não pode olhar os dedos nem as teclas, e deve sobretudo se concentrar na partitura.

O mesmo acontece na digitação: digite com foco no conteúdo, ou seja, no texto que você está escrevendo.

Mas antes de chegar nesse estágio, você precisa se familiarizar com as teclas do teclado e aprender a posicionar seus dedos corretamente. Você pode também optar um curso de informatica para se sentir mais a vontade.

Posicione bem os dedos para memorizar as teclas do teclado

Para o seu conhecimento, o teclado – padrão azerty e qwerty – foi originalmente projetado para evitar que os braços metálicos das letras da máquina de escrever ficassem presos entre eles durante uma digitação.

As letras foram posicionadas de modo que as teclas utilizadas com maior frequência ficassem espaçadas para não se enroscarem; se esse não fosse o caso, teríamos um layout seguindo as letras do alfabeto.

Para aprender a digitar rapidamente no teclado, você deve aprimorar a sua destreza e manter as mãos imóveis: são os dedos que buscam as teclas.

Antes de colocar os dedos no teclado, relaxe suas mãos para que seus dedos façam a curva necessária.

Aqui está a regra para o posicionamento dos dedos:

A posição de repouso é a seguinte: na mão esquerda os dedos estão posicionados nas letras A, S, D, F e na direita nas letras Ç, L, K e J. Na letra F e na letra J o teclado possui um alto-relevo, este alto- relevo serve para identificar a posição correta dos dedos sem a necessidade de olhar para o teclado. Antes de começar a digitar, posicione o dedo indicador esquerdo na tecla “F” e o dedo indicador direito na tecla “J”. Uma vez que os dedos são posicionados corretamente, os demais vão cair naturalmente sobre as teclas corretas.

Cada dedo tem seus locais precisos: use o dedo indicador esquerdo para digitar V, B, F, G, R, T, 4 e 5. Use o dedo indicador direito para digitar N, M, H, J, Y, L, 6 e 7 . Utilize o dedo médio da mão esquerda para digitar C, D, E e 3. Já o dedo médio direito, por sua vez, para digitar a vírgula, K, I e 8. O dedo anelar da mão esquerda digita o X, S, W e 2, além da tecla windows. O dedo anelar direito para digitar vírgula, L , O e 9. Use os dedos mindinhos para digitar todas as teclas nas laterais esquerda ou direita do teclado, incluindo as teclas Shift, Enter, Tab, etc. O espaço fica a cargo dos polegares.

Procurando por uma aula de excel avançado? Encontre seu professor ideal no Superprof!

Aprenda a digitar rapidamente sem olhar para o teclado

Como digitar depressa? A arte de posicionar bem seu corpo e seus dedos existe desde a época da máquina de escrever!

Nós temos uma dica preciosa para que você consiga desviar seus olhos do teclado e ser bem mais produtivo: acostume-se a escrever cobrindo as mãos com uma folha ou um pano. Vale a pena tentar!

Acelere sua velocidade de digitação aos poucos

Comece com uma olhada rápida para as primeiras letras de uma palavra, então digite enquanto olha para a tela.

Geralmente, as outras letras vem naturalmente se as mãos estiverem bem poicionadas.

Só assim você consegue digitar o mais rápido possível ou criar formular rapidamente. Que tal fazer um curso de excel online?

Para conseguir memorizar bem as teclas e se sentir à vontade com o posicionamento dos dedos, você precisa praticar todos os dias. A prática é essencial ao aprimoramento. Funciona do mesmo jeito que o aprendizado de línguas e de música.

Qualquer atividade que não seja praticada com regularidade tende a ser esquecida com o tempo. Tende a ser improdutiva ou ficar estagnada.

Quando você estiver dominando perfeitamente seu teclado, você vai conseguir olhar qualquer coisa, inclusive objetos fora da tela, como uma televisão ou seus colegas de trabalho.

Por exemplo: com os olhos fechados ou levantados para o céu, graças às referências das teclas “f” e “j”, o aprendiz consegue copiar uma página manuscrita e aumentar sua produtividade no trabalho.

Este método chamado “cego” permite aumentar sua velocidade de digitação gradualmente, e bem depressa, porque estimula a capacidade de memória do cérebro.

Ao praticar a digitação com velocidade suficiente, você percebe que pressionar as teclas se torna uma ação cada vez mais intuitiva: mesmo sem olhar para o teclado, os dedos vão direto ao lugar certo.

Como digitar rápido: atalhos de teclado no Windows

Nada melhor do que conhecer os principais atalhos no teclado para garantir uma digitação rápida! Vamos conhecer alguns deles?

Copiar, colar, duplicar…

Em vez de fazer uma seleção, de procurar na guia do menu contextual “copiar” e, em seguida, clicar com o botão direito do mouse para “colar” no local desejado… Podemos economizar tempo pressionando a tecla Ctrl (o equivalente da tecla Cmd no teclado do Mac) e realizar:

Ctrl C,
Ctrl V.

É a ferramenta preferida de qualquer pessoa que pretende acelerar sua velocidade de digitação.

Os melhores atalhos e os mais úteis! Vamos falar a real: o que existe de mais prático além do ctrl + c e ctrl + v ???

Recortar e colar

Control + X. Mas o que é isso?

Quando você pressiona Ctrl e depois X, o texto ou a imagem desaparecem do campo de visão. Isso não serve para excluir, mas para mover a seleção para a área de transferência: o conteúdo pode ser então colado (Ctrl + V) em outro lugar.

Restaurar

Um erro foi feito, eu não deveria ter apertado o botão “Delete” para excluir?

Ao escrever um texto, minha mão sem querer clicou na posição do cursor com o touchpad e terminei a frase no lugar errado?

Faça uma Ctrl Z para reestabelecer a situação inicial.

Magia, não? Salvo pelo gongo!

Encontrar na página

Comando ideal para observar a frequência de uma palavra ou para encontrar um conteúdo em um texto longo. O comando de busca do Windows ou do navegador possibilita acessar o essencial com as teclas Ctrl + F.

É um dos atalhos mais convenientes oferecidos pelo Microsoft Windows e seus navegadores.

Selecionar tudo

Em vez de rolar toda a página com o botão esquerdo do mouse pressionado, um único comando destaca todo o conteúdo: é o famoso Ctrl + A.

Abra o gerenciador de tarefas

Precisa bloquear o computador ou encerrar uma tarefa?

O tradicional Ctrl alt delete abre a caixa de diálogo fornecida para este fim.

A tecla Ctrl + alt + Del é um recurso famoso para os PCs que enfrentam problemas e bugs com frequência

Como digitar rápido: atalhos para o gerenciamento de janelas

Pode acontecer que você tenha de abrir mais de dez janelas simultaneamente e que, em todo esse emaranhado de guias, você se perca completamente! Isso é bem comum, na verdade, não é mesmo?

Pois é, nós temos dicas valiosas para essa situação sem precisar de curso básico de informática!

Mudar de uma janela para outra

O atalho Alt Tab permite que você visualize as janelas em miniatura e assim consiga encontrar aquela que pretende utilizar.

Muito útil para navegar entre o painel de controle, preferências do sistema, uma pasta de armazenamento de dados, um software de edição de imagem, uma página da web, etc.

A tecla Alt e a tecla Tab oferecem uma economia de tempo significante.

Um atalho fundamental para não se perder nas janelas do escritório. Perdido no meio de tantas janelas? Não se jogue! Nós temos a solução: o alt tab vai organizar a sua vida.

Ocultar todas as janelas

Ideal para visualizar a área de trabalho, a tecla Windows + D minimiza todas as janelas na barra de tarefas. Mais um toque de Windows + D faz mostrá-los novamente.

Este é o atalho para quem procura “organização e clareza”, pois você consegue visualizar toda sua área de trabalho.

Aliás, um simples toque na tecla do Windows – entre a tecla Fn e Alt – exibe o menu Iniciar.

Alternar uma janela

Aqui é um atalho que eu particularmente gosto: funciona apenas quando você estiver trabalhando com várias telas (pelo menos duas), e permite mover uma página para a esquerda ou para a direita:

Windows + tecla Shift + teclas de seta (seta para a esquerda ou para a direita).

Crie um desktop virtual

Quando a tela é pequena, por exemplo em um laptop de 10 ou 13 polegadas, pode-se criar um desktop virtual.

Um desktop virtual novo se reproduz de forma idêntica, à direita do primeiro. O comando é simples: Ctrl + Windows + D (como Desktop).

Isso permite que você faça malabarismos com muitas páginas sem ficar perdido.

Aplicativos para aprender como digitar rápido

Quer conhecer métodos alternativos para passar de um nível intermediário para o nível de especialista em digitação?

Aqui estão alguns jogos e brincadeiras para aprender como escrever melhor em seu computador, brincar de ditado ou ver quantas palavras são escritas por minuto:

  • Ouça o rádio e divirta-se digitando tudo o que você ouve,
  • Acesse o site Typingstudy: lá você encontra exercícios de digitação progressiva com teclado virtual, posicionamento dos dedos e estatísticas para observar o seu progresso,
  • Sense-lang.org: um site de jogos com tutorial animado e um teste de digitação. Atenção, o site está todo em inglês,
  • Keybr: um site em inglês – com teclado azerty – para avaliar sua velocidade de digitação,

Como digitar mais rápido? Dominar os computadores não é coisa de outro mundo. Comece a treinar em casa!

O portal especializado em tecnologia Techtudo elaborou uma uma lista com programas gratuitos que podem ajudar a treinar seu cérebro para digitar melhor e mais rápido. A sugestão é que você treine e aumente, em pouco tempo, a sua produtividade no computador. Os nove aplicativos estão disponíveis para WindowsMac OSLinux e também funcionam online (web).

1) TypeFaster

Desenvolvido para Windows, o programa TypeFaster tem uma interface simples que permite ao usuário treinar a digitação rápida ao assimilar grupos pequenos de letras no teclado do PC.

O software exibe uma lista de palavras que devem ser digitadas em um tempo adequado, com dificuldade progressiva: o tamanho e a quantidade das palavras aumentam enquanto o tempo diminui. O app também possui um jogo estilo 8-bits para distrair o usuário enquanto está praticando.

TypeFaster está disponível para Windows e possui jogo estilo 8-bits para treinar.

2) MaxType Lite

Mais do que um tutor, o MaxType Lite desafia com técnicas de digitação rápida. O programa tem dois modos: um de treino, em que se deve digitar o que é sugerido na tela, acompanhando sempre a velocidade e a precisão dos toques; e o Modo Extremo, que faz da máquina um oponente e testa o máximo da velocidade de digitação no teclado.

O app para Windows ainda mostra erros de digitação para forçar o usuário a ter atenção, feito para teclados em inglês.

O MaxType Lite oferece dois modos para treinar técnicas de digitação rápida.

3) Addictive Typing Lessons

Para quem gosta de personalização, o Addictive Typing Lessons permite modificar as 26 lições pré-instaladas com palavras de qualquer língua. Como em outros programas, também é possível acompanhar o desempenho com base em pontuação.

Não há limitação de sistema operacional: é possível usá-lo no Windows, Mac e Linux, pois é uma extensão para Firefox.

Addictive Typing Lessons permite personalizar lições e verificar pontuação

4) KeyBR

O mais simples de usar da lista é o KeyBR, que ensina a digitar mais rápido por meio de um aplicativo web, que roda em qualquer navegador. A interface é bonita e organizada, e oferece opção de personalização com redimensionamento do teclado e mudança de tema entre branco e preto.

O site também tem um modo multiplayer, mas que não funciona sempre, pois requer que alguém esteja online junto com você.

KeyBR é um app web para treinar digitação e jogar multiplayer.

5) Sense-Lang

Sense-Lang é uma empresa que oferece cursos de digitação, mas que também disponibiliza uma ferramenta online de uso gratuito para que usuários se familiarizem com a digitação dinâmica.

A interface é bonita e inteligente, com letras soltas, e não palavras, que devem ser digitadas. O app avisa com alertas sonoros quando houver erro e, ao final de cada lição, é possível ver uma pontuação e decidir se é hora de avançar de nível ou não.

O programa Sense-Lang tem alertas sonoros e diferentes níveis.

6) Klavaro

Klavaro é uma opção totalmente adaptada para português que ensina com detalhes como aperfeiçoar a digitação. O programa, gratuito para Windows e com menos de 20 Mb, ensina desde orientações básicas, sobre como repousar os dedos sobre o teclado, até aulas avançadas, passando por adaptabilidade, rapidez e fluidez.

Caso queira, o usuário pode também mudar o idioma da interface e a configuração do teclado, caso esteja usando um notebook importado.

O Klavaro está totalmente em português e treina rapidez e fluidez.

7) Rapid Typing 

Para quem gosta de aprender jogando, o Rapid Typing traz um pacote completo com lições para usuários iniciantes e avançados, além de uma interface divertida em todos os níveis.

Oferece tanto a opção de teclar para mover o boneco na tela, quanto a de digitar sequências de letras para avançar nos tutoriais. O app roda em Windows e é ideal para uso em sala de aula com crianças.

Rapid Typing é o programa ideal para treinar digitação rápida com crianças.

8) TIPP 10

TIPP 10 é, talvez, a alternativa mais versátil do mercado para aprender digitação rápida. Disponível para Windows, Mac e Linux, além de versão web, o programa permite ajustar o nível de ajuda oferecido pela ferramenta, algo que facilita seu uso por iniciantes e experientes.

Na hora de praticar, o usuário deve digitar frases, ao contrário de letras soltas. Um dos pontos negativos é que o app não está disponível em português.

TIPP10 está disponível para Windows, Mac e Linux, além da versão web.

9) KeyBlaze

Gratuito como todos nesta lista, o KeyBlaze se destaca por mostrar um design realista, que tenta imitar as mãos do usuário sobre o teclado com uma animação bem feita.

As mãos virtuais acompanham os movimentos dos dedos na medida em que o usuário digita, o que ajuda não só a mover as mãos sem precisar olhar para baixo, mas também permite aprender exatamente como elas devem ficar dispostas sobre o computador ao longo do curso.

KeyBlaze permite visualizar o movimento correto das mãos ao digitar.

E você, fica mais à vontade com o teclado Mac ou PC?

Teste rápido: ligue o cronômetro e digite este artigo em um documento em branco; meça então a rapidez com que você consegue digitar esse conteúdo!

Então? Quantas palavras você consegue escrever por minuto?

Saiba também como encontrar um bom curso de excel ou então um curso de informática online aqui no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy CostaAbnor Gondim Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Abnor Gondim
Convidado
Abnor Gondim

Olá! Gostaria de encontrar um professor que pudesse me ensinar a digitar sem olhar para o teclado e que me ensinasse a usar esses programas de escrita inteligente.

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá Abnor,
veja nossa lista de superprofes que podem te ajudar: https://www.superprof.com.br/aulas/iniciacao-a-informatica/brasil/ (: