"Aprender uma língua também é se tornar um pouco outra pessoa."
Haruki Murakami (nascido em 1949)
Ao contrário do que muitas vezes ouvimos, o catalão é uma língua distinta do espanhol (castelhano), e não um "portunhol". O catalão é um dialeto ou uma língua regional, mas trata-se de um idioma românico, com gramática, vocabulário e verbos.
Com quase 10 milhões de falantes nativos, sua área de difusão não se limita a Catalunha. Longe disso: 40% da população da Província Valenciana fala catalão, assim como 73% das pessoas nas Ilhas Baleares, e 34% em Andorra. E ainda há mais 6% da população de Languedoc - Roussilon. Seria esse um motivo suficientemente forte para você fazer um curso de catalão?
Enfim, se você sente vontade de aprender o idioma, mas falta um pouco de motivação, ou se você vive se questionando onde esse novo conhecimento vai se aplicar, listamos aqui 10 bons motivos para fazer a sua matrícula agora mesmo!
1. Viajar
Você pode aprender um idioma para viajar para uma região específica. Se a sua vontade é conhecer a Catalunha, ou um desses outros locais onde se fala catalão, talvez saber falar, ainda que algumas palavras ou frases, na língua local faz toda a diferença. Especialmente se a sua ideia é passar férias nessa região que conta com a maior parte dos falantes do catalão no mundo, aprenda antes! A Catalunha, dentro de seus limites administrativos, se estende aos Pirenéus e Andorra, ao Mar Mediterrâneo e à Costa Dourada.
Suas cidades estão entre as que mais recebem turistas na Espanha: Barcelona, Girona e Lérida. Elas contêm locais e monumentos imperdíveis para visitar. Quer exemplos?
- Monumentos de Gaudi (Barcelona);
- Parque Delta do Ebro;
- Cabo de Creus;
- Mosteiros;
- Ruínas romanas da Terragona;
- História da cidade de Girona;
- Cricas da Costa Brava;
- Parque Güel e Casa Batlo.

Ainda que você tenha um nível básico de espanhol, ou mesmo catalão, o ideal é buscar oportunidades de praticar o idioma no local. E isso acontece melhor quando você procura por nativos. Eles ficarão felizes, inclusive, ao perceber que você está interessado em sua língua e cultura. Mas não pense que isso pode acontecer somente na Catalunha, em si. Visitar as Ilhas Baleares, Roussillon (departamento pertencente aos Pirenéus Orientais) e a região de Valência é algo que certamente vai surpreendê-lo.
Lembre-se de que é sempre bom aprender algumas palavras e frases do vocabulário catalão antes de comprar a sua passagem para Maiorca, Menorca, Barcelona ou Valência. Para isso, você pode recorrer à informações de um site ou software, ou até mesmo cursos online. Entretanto, a ajuda de um professor fará toda a diferença no direcionamento do aprendizado. Trata-se do estudo com objetivo.
2. Descobrir uma língua românica
Todo mundo estuda inglês, certo? Dizer que esse idioma é necessário para o mercado de trabalho, as viagens de férias ou mesmo em algumas situações do dia a dia é clichê. Mas, você que é apaixonado por história e culturas, certamente quer ir muito além desse "lugar comum". Entenda que escolher o catalão trará muito menos dificuldades do que se você optasse pelo russo ou alemão, por exemplo. Trata-se de uma das línguas hispânicas e românicas, herdada do latim vulgar que era usado nas províncias colonizadas pelo Império Romano.
O latim foi introduzido na Península Ibérica no século IIaC. pelos soldados da República Romana. Eles também ocuparam o sul de Narbonne Gaul (Roussillon e atual Aude) e as populações locais foram rapidamente latinizadas. A partir de desenvolvimentos sucessivos ao longo dos séculos, o latim falado em Gotholonia (a terra dos visigodos, que mais tarde se tornaria a Catalunha) tornou-se uma forma de occitano, ou seja, uma das línguas autônomas por direito próprio.
Você vai descobrir que muitas características do catalão são, de fato, semelhantes à nossa língua materna. Línguas românicas são todas as que surgiram a partir do Latim na Alta Idade Média. São elas: o francês, o espanhol castelhano, o italiano (toscano, e outras línguas itálicas), o romeno e o português. Mas existem outras línguas espanholas que também são românicas (com exceção do basco). Se você já tem noção de italiano, castelhano ou occitano, aprender catalão será mais fácil.
3. Descobrir a cultura catalã
Porque sim! Ter aulas de catalão permite explorar uma cultura única na Europa, uma forte identidade nacional encerrada em um estado soberano. Se tanto se fala hoje da Catalunha, isso se dá, particularmente, por causa dos separatistas e nacionalistas que fazem campanha para que ela seja um país soberano. Tudo por conta do referendo de autodeterminação organizado em um clima político tempestuoso, em 2017.
A cultura catalã engloba a identidade e a fala das populações que vivem de Andorra a Conflent (Roussillon), a Cedagne através da costa de Vermeille (norte da Catalunha), toda a Catalunha espanhola, a Província Valenciana (toda a comunidade valenciana), as Ilhas Baleares e a cidade de Alghero, na Sardenha (Itália). Poucos povos europeus podem afirmar ter uma cultura tão rica e viva.
Porque existem mais de 10 milhões de falantes de catalão em uma área correspondente a 65.000km2, o que corresponde a 13% da área total da Espanha. Além disso, a comunidade valenciana abriga 5 milhões de habitantes e está na 4ª posição das comunidades autônomas mais populosas da Espanha. Finalmente, a Catalunha é a segunda comunidade autônoma mais populosa da Espanha, depois da Andaluzia, com 7,32 milhões de habitantes. Você pode fazer um curso básico de catalão, com nuances de história e cultura.
4. Ser bilíngue
Você quer ser bilíngue e não necessariamente aprender inglês para isso? Aliás, para quem já sabe, está aí uma oportunidade para tornar-se trilíngue. E quem escolhe o catalão como segunda língua, trata-se de uma estratégia bem original, não acha? E você vai ter menos trabalho do que quem escolhe o alemão, por exemplo. No Brasil, temos somente o português nativo oficial. Mas muitas pessoas estudam o espanhol castelhano. Se desejar aprofundar seu conhecimento na língua, uma aula de espanhol pode fazer toda a diferença. O catalão seria uma variação disso.

Como aqui no Brasil, o espanhol das escolas convencionais é o castelhano, você precisará procurar por uma escola especializada em cultura, ou contratar um professor particular para aprender catalão. Trata-se de uma oportunidade de conhecer a gramática, praticar diálogos, e ampliar o seu vocabulário com novas palavras. Mas a parte principal é o ganho cultural.
5. Conhecer a arte
Uma arte você não aprende em um curso online. E não é tão óbvio assim que ela venha no pacote junto com um idioma. Aliás, ela pode não ter relação nenhuma com a gramática, ou vir à tona por meio de palavras que remetem à ela. Os países catalães trazem uma enorme bagagem artística, não porque os monumentos e construções ainda conservem sua forma antiga, mas por conta do legado preservado desde sempre.
Em Terragona, por exemplo, não se pode esquecer de mencionar as ruínas romanas, e da arte como fruto de anos e anos de história. O modernismo e o nacionalismo vieram pelas mãos de artistas como Victor Beltri, Rusigñol e Casas, Alexandre de Riquer e Luis Graner. Uma verdadeira corrente artística que transformou uma cultura regional tradicionalista em uma cultura nacional moderna.
6. Aprimorar seu conhecimento histórico
Uma língua também traz consigo parte de uma história local. O catalão dava seus primeiros sinais no final do século VII e início do século VIII. Após a queda do Império Romano, em 476, a Península Ibérica foi invadida pelos visigodos (povos germânicos). A princípio, eles adotaram o latim vulgar, que deu lugar ao occitano (derivado da França Ocidental). Com a colonização árabe, os dialetos começaram a surgir, e isso tornou-se uma identidade cultural, em uma terra que ainda era parte da Espanha, e falava castelhano.
Aprenda o básico da história local por meio de um professor que mescla essas informações com diálogos na língua catalã. Um aluno, muitas vezes, aprende muito mais por história do que por música. Aprender idiomas nem sempre precisa se resumir à fala. E isso você não consegue estudando sozinho por software.
7. Treinar o aparelho vocal
Você gosta de desafios? Então talvez aprender catalão seja o que falta para tornar a sua vida mais dinâmica. Falar idiomas é uma experiência que vai muito além da pronúncia. O ensino, ainda que do básico, ajuda você a desenvolver partes do cérebro e do aparelho da fala que você nem imagina. A cada lição você vai ganhar novas habilidades que poderão ser usadas para adquirir outros conhecimentos mais tarde. Se essa é a sua segunda língua, você poderá aprender inglês ou outros idiomas com maior facilidade depois.
8. Ter uma segunda língua latina
O catalão, assim como o português, deriva do latim. Para algumas pessoas, isso representa maior facilidade para aprender. É como se uma grande barreira linguística fosse quebrada por esse fato. Prova disso é que muitos alunos escolhem a opção da prova de espanhol no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). E o que explicaria também tantas pessoas indo fazer intercâmbio em países latinos?
No curso de catalão, você verá que há palavras parecidas com o português. O vocabulário e até mesmo a gramática se assemelham em algumas coisas. Saber português ajuda no aprendizado do catalão e vice-versa. Mas isso nem sempre significa que outra opção será mais difícil. Cada experiência com idiomas é única!
9. Conhecer o Mediterrâneo

O castelhano abre as portas para comunicar-se com mais de 500 milhões de pessoas no mundo, enquanto o catalão é falado apenas por 10 milhões. Mas ela tem uma origem bem peculiar, que envolve a conquista do Mar Mediterrâneo. Sua bagagem histórica e cultural é apaixonante e inigualável. E você poderá conferir toda essa história de perto quando for passar férias na região. Sim, porque a grande maioria dos alunos desenvolve essa curiosidade a partir dos estudos.
10. Ter um diferencial
Embora o castelhano seja o mais usado para o mercado de trabalho, o fato de falar línguas que pouca gente fala coloca você em destaque por muitas razões. As aulas com professores particulares permitem uma aprendizagem que vai além da palavra. Embora seja comum ouvirmos dizer que o aluno aprende melhor ao ler, ou por uma lição de diálogos, é a vivência que trará, de fato, o seu diferencial.
Isso significa que vivenciar uma nova cultura através da fala permitirá que você siga novos caminhos, como o de guia turístico ou mesmo professor no futuro. Já imaginou aprender com um dos profes do Superprof e tornar-se parte desse grupo mais tarde? Mas tenha em mente que isso não vai acontecer em uma única aula. Você vai repetir muitas frases, estabelecer diálogos e buscar o dicionário a cada nova palavra.

E você? Conhece algum outro motivo para estudar catalão? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.