Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Preparando-se para o ENEM ou vestibular de espanhol

De Marcia, publicado dia 25/02/2019 Blog > Idiomas > Espanhol > Os estudos e provas da língua espanhola

O espanhol é a língua oficial de 21 países. Não é à toa que ela já representa uma opção para a prova de idiomas do ENEM e é a escolha universitária de muitas pessoas.

Mesmo que você ainda seja um mero iniciante no idioma, ainda há tempo para se preparar e ter um futuro brilhante, seja como professor ou tradutor.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para a prova de espanhol do ENEM e a escolha de uma boa universidade para o curso de letras português – espanhol.

A prova de espanhol do ENEM

Há algum tempo, a prova de idiomas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se restringia aos conhecimentos em inglês. Hoje, com a difusão do aprendizado do espanhol, já é possível fazer a opção de inglês ou espanhol.

Motivos para escolher o espanhol

Muitos estudantes escolhem o espanhol para a prova de idiomas por ele parecer, a princípio, mais fácil. Esse pode ser um bom motivo para escolha, mas jamais pode servir como justificativa para não estudar.

Espanhol em testes Motivos para escolher o espanhol para a prova de idiomas do ENEM não faltam.

A similaridade com o português também costuma ser citada, quando o estudante é questionado do porquê da escolha. Entretanto, é necessário ter muito cuidado com os falsos cognatos. Fazer essa opção sem nunca ter estudado o idioma não é recomendado.

A proximidade com a América Latina também motiva muitas pessoas a optarem pelos estudos do espanhol e, consequentemente, escolhê-lo para a prova de idiomas do ENEM. Há quem sonhe em trabalhar em empresas com filiais em algum país vizinho do Brasil e esse representaria o primeiro passo.

Também a riqueza cultural espanhola encanta algumas pessoas, que fazem dela um motivo a mais para escolher o idioma como sua fonte principal de contato com a cultura estrangeira.

Motivos para não escolher o espanhol

Apesar de todas essas vantagens do espanhol, o inglês continua sendo a língua universal. Se você viaja para a Europa, por exemplo, é possível “se virar” com inglês em qualquer um dos países. Trata-se de uma espécie de segundo idioma em diversas partes do mundo.

De modo geral, não é necessário ser fluente em espanhol para passar na prova do ENEM. Basta dominar algumas habilidades gramaticais e comunicativas, que podem ser aprendidas em um curso de espanhol online.

As melhores universidades de letras português – espanhol

Se você se apaixonou pela língua espanhola e deseja tornar-se professor e tradutor na área, nada melhor que cursar uma faculdade de letras com habilitação no idioma.

Entretanto, a garantia de que você vai se tornar um profissional de qualidade está ligada, além da sua dedicação, também à universidade escolhida. Fazer o curso em uma faculdade bem conceituada é o ponto chave para começar a trilhar uma carreira brilhante.

Ensino presencial

Desde os tempos dos nossos pais, para aprender é necessário frequentar uma escola. Quanto à universidade, vale o mesmo conceito. Não é à toa que os cursos universitários atuais ainda são, em sua maioria, presenciais.

Estudos na universidade Fazer um bom curso de letras é o primeiro passo para a formação de um professor ou tradutor de sucesso.

Para isso, você vai precisar pesquisar a existência de universidades bem conceituadas em sua cidade (ou considerar a possibilidade de mudar de cidade em busca de um ensino de boa qualidade). Á essa hora, vale a pena abrir mão do conforto de estudar perto de casa, em busca de melhores níveis de ensino.

Ensino à distância

Hoje em dia, com a informatização do ensino, há faculdades que oferecem a opção de ensino à distância. Trata-se de uma maneira de estudar sem sair de casa.

Entretanto, essa opção não é para todos. É necessário ser disciplinado o suficiente para organizar o seu cronograma de estudos e assumir um compromisso como o que seria necessário para fazer um curso presencial.

A presença de um professor na preparação para o ENEM e vestibular

Desde o primeiro contato com o espanhol, a preparação para a prova do ENEM ou vestibular pode se tornar mais efetiva com a ajuda de um professor particular.

Por que contratar um professor particular?

  • Para se sentir mais tranquilo: um professor particular trabalhará para solucionar suas dúvidas e, dessa forma, fará com que você se sinta mais confiante e tranquilo na hora do exame;
  • Para se motivar: o professor vai “forçar” você a manter-se em contato direto com o idioma, de maneira que você tome gosto pelos estudos, e não os enxergue como uma mera obrigação;
  • Para acertar a metodologia: Nem todo método de ensino funciona igualmente para todas as pessoas. O professor particular vai descobrir qual a melhor forma de aprendizado para você e focar nisso.

Estude em casa com seu tutor Um professor particular pode ajudar você a obter bons resultados na prova de espanhol.

O professor de espanhol se adapta ao aluno e suas dificuldades. Ele lhe dará dicas de como progredir nos estudos, focando na superação das suas dúvidas e anseios, além de encontrar a metodologia ideal para fazê-lo se dedicar e progredir.

Além disso, você pode escolher um profissional cujo perfil combine com você. Para que os estudos realmente fluam, é necessário que haja uma afinidade também em alguns quesitos pessoais.

Escolher com que antecedência começar a estudar cabe somente a você. Entretanto, lembre-se sempre de que, quanto mais cedo o contato com o idioma, melhor.

Se a ideia de estudar com  um professor particular lhe agrada, a nossa plataforma conta com diversos profissionais cadastrados. Basta entrar e escolher o seu futuro tutor para suas aulas de espanhol.

A preparação para um bom resultado nas provas

Prestar a prova do ENEM com o idioma espanhol ou mesmo fazer um vestibular para ingresso na universidade dos seus sonhos requer preparação prévia. Você precisará estudar! Embora cada um tenha o seu próprio ritmo de estudos, existem algumas atitudes capazes de fazê-lo realmente evoluir. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ser úteis para você.

  • Frequente as aulas: Geralmente, um aluno retém 20% do que ele ouve, 70% do que ele diz e 90% do que ele escreve. Você precisa frequentar suas aulas de espanhol para evoluir de fato. E não basta estar presente na aula, é preciso prestar atenção e ser o mais participativo possível.  Faça perguntas, tome notas, responda às perguntas do professor… quanto mais focado você for, menor será a carga de lição de casa;
  • Faça cartões de revisão: Reler a matéria da aula no mesmo dia, antes de dormir é uma boa estratégia de memorização. Você pode preparar cartões de revisão, com imagens, destaques em cores e síntese de informações. Dessa forma, as revisões se tornarão mais rápidas e efetivas;
  • Seja curioso: As duas ou três horas de aula de espanhol que você tem semanalmente não são suficientes para garantir o seu bom aproveitamento do curso. Para realmente progredir, é necessário manter o contato diário com o idioma. Reserve alguns minutos do seu dia para revisar a matéria da aula anterior e preparar-se para a próxima;
  • Escolha um lugar tranquilo para os estudos: Quando estamos estudando, precisamos nos manter longe das distrações. Nada de celular, música alta, televisão ligada ou quaisquer outros elementos que podem desviar a sua atenção. Leve apenas cadernos, livros, lápis, cartões de revisão, garrafa de água, lanchinho e tudo o que possa fazer você se sentir mais confortável durante os estudos.
  • Faça um grupo de estudos: Quanto à parte escrita, é melhor revisar sozinho. Entretanto, para praticar a parte oral do idioma, o ideal é fazer um grupo de estudos com seus amigos. Vale lembrar que todos os integrantes devem ser de fato interessados em estudar. Nada de convidar aquele seu amigo que mais servirá como agente de distração do que como membro ativo do grupo;
  • Faça simulados: Na internet, é possível encontrar simulados disponíveis, que foram tirados de provas anteriores. Você pode utilizá-los para potencializar seus estudos. Lembre-se de que, por terem sido tirados de provas reais, eles apresentam o mesmo modelo das questões da prova, evitando surpresas desagradáveis;
  • Faça pequenas pausas: Para realmente tirar proveito dos estudos, é necessário relaxar. Ninguém consegue manter-se focado por um longo período de tempo. O ideal é fazer pequenas pausas a cada 1 hora ou 1h45. Determine intervalos de 10 minutos e cumpra o cronograma!
  • Liberte-se do estresse: Tente esquecer o estresse do dia a dia na hora dos estudos. O mesmo vale para o nervosismo que costuma anteceder provas importantes. Trabalhe sua mente para libertar-se desses sentimentos e entregue-se ao prazer de estudar;
  • Organize seu material: Escreva suas revisões de maneira legível e com cores que destaquem informações importantes. Dessa forma, você vai encontrar maior facilidade na hora de estudar;
  • Cuide do seu corpo: Para melhor aproveitamento dos estudos, você precisa cuidar da sua saúde. Manter uma boa alimentação e uma rotina de sono regrada são medidas essenciais para o bom desempenho nos estudos.
  • Não deixe de estudar A preparação para provas e vestibulares demanda dedicação aos estudos

     

    Em síntese:

  • Conhecer o conteúdo das provas é essencial para direcionar os estudos;
  • A preparação para o ENEM ou vestibular deve começar no início do ano. Deixar para a última hora só aumentará a sua tensão e resultará em menos tempo para dedicar-se aos aspectos importantes para a prova;
  • Um professor particular pode ajudar você a se preparar melhor para uma prova de espanhol, especialmente em termos de metodologia, motivação e gerenciamento de estresse;
  • Encontre o seu professor na plataforma Superprof e garanta bons resultados!
  • Que tal aproveitar que ainda estamos no começo do ano e começar agora mesmo a se preparar para o ENEM ou vestibular?
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar