"Cada idioma é uma forma diferente de ver o mundo"

Federico Fellini

O aprendizado de uma nova língua propõe uma abertura de espírito incomparável. Ao falar um novo idioma nós vemos o mundo de uma forma diferenciada e alguns estudiosos afirmam que a cada vez que falamos um idioma diferente, somos pessoas diferentes. Sabe-se atualmente que existem mais de 500 milhões de falantes de espanhol no mundo. Apenas esse simples fato já nos dá vontade de fazer parte desse número e ganhar novos horizontes falando espanhol. Porém, qual é o passo-a-passo para mergulhar no idioma espanhol e falar como um nativo?

Se você está começando do zero ou se já conhece as bases da língua espanhola, vem com a gente descobrir como aprender espanhol com a ajuda da internet.

Ter aula de espanhol utilizando um aplicativo

Dentre as principais alternativas para ter aulas de espanhol sem sair de casa, respeitando os seus próprios horários e disponibilidades, está o aprendizado por meio de um aplicativo. Os aplicativos para aprender espanhol são vários e cada um deles é elaborado à partir de uma metodologia. Existem opções variadas de acordo com o estilo de cada pessoa e com os objetivos de cada aluno. Sendo assim, você pode preferir aprender espanhol sozinho no conforto do seu sofá, ou buscar por métodos interativos com professores nativos, ou ainda, preferir ter aulas de espanhol de forma lúdica, através de jogos ou quizzes.

mulher utilizando aplicativos para aprender espanhol
Os aplicativos de idiomas oferecem formas de aprender simples e divertidas

Antes de escolher um aplicativo para aprender espanhol sugerimos que você se pergunte por qual razão você deseja aprender esse idioma e quanto tempo você deseja reservar na sua rotina para ter aulas, fazer exercícios e treinar a pronúncia. As respostas à essas questões fazem toda diferença no processo de aprendizado, tendo em vista que cada aplicativo é voltado para um tipo de público. Ao compreender melhor os seus objetivos com a língua espanhola você poderá selecionar o aplicativo melhor adaptado ao seu perfil e aprenderá mais rápido e com maior facilidade.

Seguem os aplicativos selecionados por nós para aprender espanhol:

  • LingoPlay
  • MemRise
  • Rosetta Stone
  • Beelinguapp
  • Duolingo
  • Busuu

Muitos desses aplicativos se dedicam não só ao ensino do espanhol mas também de outros idiomas. Sendo assim, essa pode ser a oportunidade para aprender diferentes línguas ao mesmo tempo. Você pode testar os diferentes aplicativos e escolher aquele que se adapta melhor ao que você busca. Alguns deles propões testes de nivelamento, video-aulas e interação com tutores nativos. Outros são mais simples e ensinam por meio de jogos ou exercícios de repetição e memorização, como é o caso do Duolingo, por exemplo. Se você deseja ter aulas de espanhol para todas as idades, incluindo para crianças, o Beelinguapp é uma ótima alternativa.

É possível realmente aprender espanhol utilizando um aplicativo?

Essa pergunta divide opiniões. Muitos acreditam que o aplicativo pode funcionar por ser prático e acessível, possibilitando um aprendizado sem fronteiras, a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, algumas pessoas acham que o aplicativo fornece apenas as bases de um novo idioma mas que deixa a desejar quando se trata de pronúncia e gramática. Aprender um novo idioma envolve diversos pilares (compreensão escrita, compreensão oral, expressão escrita, expressão oral, fonética, etc). É fato que os aplicativos oferecem conteúdos completos e muitas vezes tão eficientes quanto aulas com um professor. No entanto, você deve avaliar se isso serve para você ou não.

Muitos de nós precisamos do acompanhamento com um professor particular para ter progressos no aprendizado de uma nova língua. Se for o seu caso, nem tudo está perdido. Os aplicativos também podem servir de alternativa para complementar os seus estudos de espanhol com um professor particular. Você pode aproveitar dos exercícios de memorização e das vídeo-aulas para reforçar os conteúdos trabalhados nas aulas.

De todo modo, utilizar os aplicativos para aprender espanhol ou para complementar as aulas de espanhol com um professor particular, ambas as opções são válidas.

Para que um aplicativo proponha uma experiência interessante e de fato guie o aluno no aprendizado é necessário que ele seja pensado para que o aluno tenha vontade de utilizá-lo com frequência. O design deve ser de fácil compreensão e utilização. Além disso, o aplicativo deve propor conteúdos variados como forma de não deixar o cotidiano cair na monotonia. Sendo assim, é preciso verificar se você escolheu um aplicativo que disponibiliza lições de gramática, expressão escrita, mas que também não deixe de lado vocabulário, pronúncia e expressão oral.

No caso do espanhol, existem diferentes sotaques no mundo e o aplicativo deve ser capaz de ensinar a pronúncia correta das palavras e a entonação característica do idioma.

Enfim, um aplicativo não é uma aula. Para escapar da repetição gerada por um aprendizado solitário, os desenvolvedores dos aplicativos para aprender idiomas devem ser perspicazes na criação de estratégias de fidelização. Para prender a atenção do aluno e garantir que ele volte no dia seguinte para a próxima lição, muito deles são elaborados como jogos, como forma de desafiar o aluno e instigá-lo a ir além.

Quais são os melhores sites para um curso de espanhol online?

Antes do surgimento dos aplicativos para Android e iOs, já era possível aprender espanhol por sites na internet. Os sites voltados para o ensino de espanhol são vários e propõem conteúdos completos que permitem que os alunos estudem a língua espanhola de forma autônoma.

Os sites de espanhol possibilitam ao aluno:

  • Aprender frases específicas para situações pontuais (em viagens, por exemplo);
  • Descobrir o vocabulário;
  • Memorizar a conjugação e tipos de verbos;
  • Trabalhar a compreensão oral;
  • Conhecer as diferenças entre o espanhol falado na Espanha e na América do Sul;
  • Entre outros.

Dentre os melhores sites que oferecem cursos de espanhol online está o SEDA College online, que disponibiliza um extenso conteúdo do nível iniciante ao intermediário. Por 49,90 por mês o aluno têm acesso à módulos completos de aula, e aulas diárias de 30 minutos. As aulas são ministradas totalmente em espanhol para oferecer ao aluno uma experiência imersiva.

os melhores sites para aprender espanhol
Existem sites especializados em cursos de espanhol online

O site Lengalia também disponibiliza formações de espanhol do nível A1 ao C2, exclusivamente online. Por ser uma empresa europeia, os valores são em euros mas por apenas 4,99 euros por mês você tem acesso a um material completo composto de aulas, podcasts, vídeos e tutores nativos online à sua disposição. Como opção gratuita temos o Espanhol Grátis e o curso de espanhol da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF). Ambos são de fácil acesso e oferecem cursos gratuitos de espanhol no nível básico, ideal para você que precisa ter algumas noções do idioma para uma viagem de férias ou uma situação pontual no trabalho.

Existem várias opções de sites para aprender espanhol, com diferentes formatos, designs e metodologias. Não existe o site perfeito, mas é possível encontrar aquele ao qual você se adapte melhor. Para escolher como ter aulas pela internet, é necessário definir os seus critérios e propósitos no idioma. Lembre-se que o aprendizado será mais rápido e eficaz se você tiver objetivos bem definidos.

Ter aulas de espanhol via webcam

Aprender espanhol online nem sempre significa aprender sozinho. As novas tecnologias permitem a realização aulas de espanhol com um professor sem que ele ou o aluno precisem se deslocar, graças à webcam.

Ter aulas de espanhol via webcam tem várias vantagens. O aluno, assim como o professor, ambos ganham tempo uma vez que o tempo de trajeto é eliminado e pode até gerar economias (de gasolina ou de ticket de transporte). Além disso, é possível encontrar um professor particular em qualquer lugar do mundo.

No caso do espanhol, você pode escolher um nativo do México, do Peru ou da Espanha, como preferir! É a oportunidade perfeita para conversar com um professor nativo, trocar experiências e se familiarizar com os sons e sotaques do idioma espanhol. Se você mora em uma cidade pequena onde é difícil encontrar professores de espanhol, as aulas por webcam também são uma vantagem. Você poderá buscar por professores em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que também acolhem milhares de estrangeiros falantes de espanhol todos os anos.

Além disso, uma aula de espanhol online pode ser tão eficaz quanto uma aula presencial. O importante é ter um bom material (computador, webcam) e um lugar calmo na sua casa onde realizar as suas aulas.

Não se esqueça que é importante preparar o seu material com antecedência. De 15 a 20 minutos antes do início da aula ligue o seu computador e faça os testes de áudio, microfone e imagem. Se você fizer aulas no tablet ou no seu smartphone, te aconselhamos a recarregar a bateria do seu aparelho antes e que você se certifique que tudo está funcionando como previsto.

Também será preciso instalar ou acessar um programa de video-conferência. Alguns professores têm o hábito de utilizar apenas um canal de transmissão das aulas, na grande maioria dos casos, o Skype. Outras opções têm o funcionamento similar, como Google Meet, Hangouts ou Zoom. A grande maioria dos programas de video-conferência é gratuita.

homem tendo aulas de espanhol via webcam
Um bom material garante um melhor aproveitamento das aulas de espanhol online

Quando tudo estiver pronto para o início da aula você poderá avisar o professor e a aula poderá começar. A aula de espanhol via webcam funciona exatamente como uma aula presencial. O professor revisa com o aluno os pontos a serem trabalhados, apresenta a lição e passa exercícios de fixação do conteúdo que podem ser realizados durante a aula ou como tarefas de casa. Algumas aulas de espanhol são destinadas unicamente ao exercício da conversação, caso você já tenha bases sólidas no idioma.

É possível encontrar professores de espanhol na internet por meio de redes sociais ou de sites como o Superprof, que é especializado no estabelecimento de contato entre alunos e professores para a realização de aulas particulares.

Qual é o custo de um curso de espanhol online com um professor particular?

O aprendizado de espanhol pode ter diferentes preços de acordo com os métodos de ensino escolhidos por cada aluno.

Nem todos os recursos disponíveis na internet são gratuitos e alguns sites e aplicativos disponibilizam versões muito introdutórias do espanhol quando gratuitos. Isso significa que se você deseja realmente se aprofundar nos estudos de espanhol é preciso considerar alguns investimentos necessários.

Os cursos de espanhol online também demandam uma bom conexão com a internet e um bom material. Investir em um bom computador é o primeiro passo para aqueles que desejam ter aulas de espanhol via webcam.

Uma vez que você já providenciou o material ideal para a realização das suas aulas, é o momento de calcular o budget para o pagamento ao professor ou à plataforma de ensino. Grande parte dos aplicativos possuem uma versão gratuita, no entanto, caso você queira ter acesso à integralidade das aulas será necessário pagar um valor mensal que varia entre 29 e 49 reais. O mesmo vale para os sites para aprender espanhol. Caso você queira se aprofundar ou solicitar um certificado de conclusão do curso será necessário realizar o pagamento de taxas adicionais ou planos pagos mensalmente.

Se você preferir buscar por um professor em uma instituição de ensino é preciso reservar de 100 à 150 reais por semestre para aulas particulares via webcam. Os preços apesar de elevados, na grande maioria das vezes incluem o material didático. Também há a opção de ter aulas particulares com um professor independente, através de anúncios em sites de prestação de serviços ou redes sociais.

Caso você deseje uma experiência mais segura, você pode encontrar um professor particular através de uma plataforma especializada, como é o caso do Superprof. Os professores do Superprof estão em todo o Brasil e dão aulas online ou presenciais. Ao realizar a sua busca você pode inserir filtros de pesquisa se optar por professores nativos, por exemplo.

mulher tendo aulas online em casa
Professores nativos do mundo todo oferecem aulas online de idiomas

Atualmente no Superprof o preço médio para aulas de espanhol online gira em torno de 70 reais a hora/aula. Os valores podem variar de acordo com a cidade, experiência do professor e metodologia. Além do valor da hora/aula os alunos também devem realizar o pagamento do estabelecimento de contato através da plataforma. É importante levar em conta esse detalhe: o pagamento da taxa de serviço é obrigatório para que os alunos possam enviar pedidos de aula. A taxa de serviço do Superprof é 69 reais e dá ao aluno o direito de solicitar aulas para quantos professores desejar, de forma ilimitada.

Pronto para começar a ter aulas de espanhol e desbravar o mundo sem sair de casa?

 

Precisando de um professor de Espanhol ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.