Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua francesa e seu grande potencial

De Carolina, publicado dia 24/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > É importante aprender francês?

Saber línguas hoje é essencial. O inglês, por exemplo, foi estabelecido como o idioma internacional por excelência.

Mas você sabia que durante muito tempo foi o francês a principal língua internacional? Pergunte para a sua avó se ela não aprendeu francês na escola?

A França e a cultura francesa influenciaram o mundo inteiro durante o século XIX e início do século XX.

Depois, os Estados Unidos assumiram o posto hegemônico da cultura mais difundida e influente no mundo.

Porém, o francês não perdeu sua importância e pode abrir muitas portas profissionais e também no âmbito pessoal.

Mais de 274 milhões de francófonos

Em todo o mundo, mais de 274 milhões de pessoas falam francês. É uma das principais línguas em organizações internacionais e é falado em mais de 20 países.

Assim, o francês é uma língua de grande importância. De qualquer forma, não devemos esquecer que o francês não é falado apenas do outro lado do oceano, mas também no nosso continente (Guiana Francesa) e em outros como o africano.

Dados interessantes sobre francês:

  • O francês é falado em territórios ultramarinos, juntamente com outras línguas como o tahitiano, na Polinésia Francesa, o crioulo na Reunião, na Guadalupe e na Martinica.
  • É a décima terceira língua mais falada (número de falantes nativos) no mundo e a segunda língua por excelência nas relações internacionais, dada a sua importância na União Européia e nas Nações Unidas.
  • E o francês é falado nos Estados Unidos! Você sabia disso?

Conheça mais sobre o país e o idioma de Molière A França não é somente o seu símbolo mais conhecido, é muito mais!

É uma língua minoritária que, em 2000, tinha 1,6 milhão de falantes nos EUA, tornando-se a terceira língua mais falada do país depois do inglês e do espanhol.

As comunidades francesas estão concentradas no sul da Luisiana e no norte da Nova Inglaterra. Embora também seja a segunda língua mais falada em Maine, New Hampshire e Vermont.

Nos EUA, encontramos:

  • 84% dos francófonos em Madawaska
  • 80% dos francófonos em Frenchville (seu nome diz tudo!)
  • 80% dos francófonos em St. Agatha
  • 76% dos francófonos em Grande Isle

E como o francês chegou nos EUA? Por causa dos movimentos colonizadores entre os séculos XVI e XVIII

Não pense duas vezes e aprenda logo o francês: em uma escola de idiomas, na universidade, com aulas particulares ou através da internet.

Viva suas viagens de outra maneira

Falar francês (também no mundo dos negócios!) pode ajudá-lo a viver uma experiência única toda vez que você viaja. Você pode ver a França como nunca! Graças ao francês, você pode fazer novas amizades, entender mais o significado dos monumentos, da história, da cultura…

O que você acha da ideia?

Recomendamos que você entre em contato com os nativos para aprender mais facilmente. Claro, aprender francês na França pode ser um grande desafio: entender as gírias, acompanhar a velocidade da fala dos nativos…

Para alguém que começou agora, essa missão pode parecer impossível! Então, para a experiência não se transformar em um traumatismo, é melhor você ir com uma certa base do idioma antes de se jogar na aventura.

De fato, se você está acostumado a usar o português> tradutores automáticos franceses para se expressar, é melhor procurar boas aulas e se orgulhar do seu domínio do idioma!

Você já sonhou em descobrir a cultura francesa? Você gostaria de se comunicar com estrangeiros? Você não gostaria de fazer seus pedidos fluentemente em um restaurante francês?

Inspire-se com os costumes franceses e descobra suas tradições! Não tenha medo da barreira do idioma e vá para Paris, Montreal ou Bruxelas.

O francês (por que aprendê-lo?) permitirá que você descubra um grande número de países em uma perspectiva completamente diferente. Da mesma forma, você terá acesso a uma grande quantidade de produções cinematográficas e literárias sem ter que consultar o tempo inteiro um dicionário de bolso.

Os principais países francófonos

Os francófonos estão concentrados em cinco continentes: Europa, América, Ásia, África e Oceania.

Encontramos duas categorias de países: aqueles em que os francófonos representam uma minoria e aqueles em que os francófonos são maioria.

Países em que o francês (motivos para aprendê-lo) é uma minoria são: Estados Unidos, Canadá, Egito, Camboja, Laos, Vietnã e Índia. Os países em que os franceses são maioria são a França, a Costa do Marfim, o Gabão, o Luxemburgo e o Mônaco.

O idioma de Molière parece um pouco com o português Não perca mais tempo e conheça mais sobre o país e a língua francesa!

Além disso, você deve ter em mente que na França são faladas outras línguas, como bretão, provençal, basco e catalão. Em outros países, os franceses convivem com árabe, crioulo, dialetos berberes, etc.

Os Estados Unidos merecem uma menção especial onde o francês (razões para aprendê-lo) não é uma língua oficial! Ela é a terceira língua mais falada do país, pode acreditar!

Francês: um idioma cultural

O francês é um idioma romano que compartilha muitas semelhanças com o português. É por isso que é muito mais fácil para os brasileiros aprender francês que outras línguas de origem mais distante como o russo ou o japonês.

Francês e português têm muitas palavras e estruturas gramaticais comuns tornando-se muito mais transparente e acessível para nós.

Além de ser fácil de assimilar, o francês, tanto no seu registro formal (profissional), quanto no coloquial, permitirá que você enriqueça muito sua cultura geral!

Na verdade, a França tem uma das mais interessantes histórias culturais contendo os melhores escritores, pintores, arquitetos e culinária do mundo! Por isso, seria uma pena não aprender francês

A literatura francesa tem obras de referência na cena internacional, como as de Alexandre Dumas, autor de Os Três Mosqueteiros e O Conde de Montecristo; de Vitor Hugo com Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris; de Gustave Flaubert com Madame Bovary; de Marcel Proust com Em Busca do Tempo Perdido e de Honoré de Balzac com A Comédia Humana, As Ilusões Perdidas entre outros autores imperdíveis!

Se você quiser aproveitar plenamente das versões originais dessas ótimas obras de literatura universal (e muitos outros), é melhor conhecer a língua. Ela permitirá que você compreenda todas as nuances e sutilezas.

Com relação à arquitetura francesa, encontramos uma grande diversidade! De galo-romano a Art Nouveau, passando pelo barroco ou neoclássico. A França tem uma das tradições arquitetônicas mais destacadas do continente europeu com períodos de grande esplendor que deram origem a estilos tipicamente franceses espalhados por todo o mundo.

Foi um país pioneiro na proteção do patrimônio arquitetônico e tem a maior herança mundial após a Itália, com 13 edifícios declarados patrimônio mundial. Alguns exemplos desses magníficos enclaves são o Mont Saint-Michel, o Palácio e o Parque de Versalhes, a Catedral de Chartres…

Toda a França está lotada de lugares únicos, cheios de história, tanto nas cidades pequenas quanto nas grandes.

Então, pegue um carro e descobra todo o país ao seu próprio ritmo. Museus, catedrais, igrejas, pontes, arcos, fontes, jardins… Deixe-se surpreender com todas as maravilhas francesas!

O idioma e a França são lindos, saiba tudo sobre eles! A capital francesa é uma das cidades mais conhecidas mundialmente e uma das mais bonitas

Sem contar com o cinema francês! Você já ouviu falar de Nouvelle Vague? É um movimento cinematográfico que marcou o cinema mundial!

Todos os tipos de experimentação com imagem, diálogo, edição foram feitos nessa época. Sem contar que o movimento influenciou outros como o Cinema Novo aqui no Brasil.

Os principais diretores da Nouvelle Vague são: Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol, Éric Rohmer…

O movimento também revelou grandes atores franceses como Jeanne Moreau, Jean-Paul Belmondo, Jean-Louis Trintgnant, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve…

Os filmes são de uma grande sensibilidade e falam sobre temas do cotiano como as relações amorosas, a infância, o trabalho (tenha mais oportunidades falando francês!)

Por outro lado, a França também é famosa pela sua gastronomia caracterizada pela sua variedade e refinamento.

Sua influência atingiu todo o mundo, especialmente no Ocidente, onde um grande número de técnicas e conhecimentos básicos foram incorporados.

Na verdade, talvez você não saiba, mas a gastronomia francesa está incluída na lista de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Queijos, vinhos, quiche, ratatouille, tapenade, crêpes, macarons, tarte tatín… As culturas também podem ser conhecidas pelo paladar!

Se você quer que sua experiência seja ainda mais enriquecedora, faça algumas aulas de francês para adquirir bases e poder mergulhar completamente em seu passeio.

Francês no Canadá

No Canadá, o francês é uma língua co-oficial com o inglês. A maioria dos canadenses é de língua inglesa, mas nas regiões de Quebec, a população é essencialmente francófona. Na verdade, o francês é a única língua oficial nessa área.

Quebec é a segunda província mais povoada de Canadá depois de Ontário e é aquela com o maior território. Durante muitos anos, esta região experimentou intensos debates sobre sua independência, de modo que marcaram a paisagem política em grande escala.

Honfleur é uma cidade linda no norte de Paris Os portos, as pequenas cidades francesas são muito charmosas. Conheça o país e suas diferentes arquiteturas!

80% da população de Quebec fala francês no cotidiano. Em todo caso, aqueles que não falam francês como língua materna têm um bom domínio da língua.

Em 2011, mais de 94% da população alegou falar francês. Assim, a maioria dos quebequenses se considera bilíngue em francês e inglês.

Se você está interessado em trabalhar ou viver uma experiência de imersão em um território ultramarino, Quebec pode ser uma ótima opção, você não acha?

Saiba também como encontrar um bom curso de francês online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar